segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
Lagos associa-se às Comemorações do Centenário da República
“Sessão Pública de Apresentação do Projecto Wiki Lagos da República”
No próximo dia 5 de Outubro de 2010 é proclamado o primeiro Centenário da Implantação da República em Portugal, efeméride que será assinalada a nível nacional.
Lagos, com a riquíssima história que detém, neste período, nunca se poderia manter à margem destas Comemorações. Assim, a Câmara Municipal de Lagos, adjuvada por munícipes que quiseram também participar na organização das mesmas, formou um grupo de trabalho com o intuito de tornar esta data numa oportunidade única de celebrar a República.
Neste âmbito, decorreu no passado dia 11 de Fevereiro, uma Sessão Pública para dar conhecimento da programação de Lagos para assinalar esta data.
A sessão contou com as presenças de diversos convidados de várias áreas, estando igualmente presentes o Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, Paulo Morgado, o Director Regional Adjunto da Educação do Algarve, Eduardo Dias e, em representação da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, esteve presente a Prof. Doutora Fernanda Rollo.
Recorde-se que, a nível nacional, as Comemorações do Centenário da República procuram mobilizar um vasto leque de instituições e actores, instâncias centrais, regionais e locais da administração, universidades, escolas e centros de investigação, entidades empresariais, fundações, associações, entre outras, bem como a população em geral, nomeadamente, os mais jovens. Estas comemorações têm uma dimensão nacional e pretendem evocar historicamente os acontecimentos de 1910 e honrar a memória daqueles que se entregaram à causa da República e da sua proclamação.
O Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Júlio Barroso, começou por lembrar que “Lagos participou activamente na implementação da República, até porque já tinha movimentos republicanos antes mesmo da implantação deste marco histórico no país”.
Afirmando que “é com orgulho que Lagos se associa às comemorações nacionais desta data”, recordou que “este foi um dia muito importante de vida do país e que por essa razão será de se prestar homenagem aos 100 anos da República”.
Frisou ainda que “a plataforma Wiki Lagos da República, uma parceria bem sucedida entre a autarquia e a Escola Secundária Júlio Dantas, será onde Lagos terá o seu destaque nestas comemorações”.
Ao terminar, Júlio Barroso lembrou que na altura em que estas comemorações chegarem ao seu auge e simultaneamente ao seu fim, no dia 5 de Outubro, estarão a arrancar as Comemorações dos 550 Anos do Aniversário da Morte do Infante, a serem assinaladas pelos Municípios de Lagos, Aljezur, Vila do Bispo e Batalha. “Estes têm de ser momentos fortes e marcantes da nossa portugalidade”, reforçou o autarca.
Fernanda Rollo, da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República começou por “realçar e enaltecer a participação de Lagos nestas comemorações”, frisando que “Lagos tem tido sempre uma participação activa e inovadora no seu percurso histórico”, lembrando a propósito os deputados republicanos que Lagos elegeu outrora.
Lembrando que “o programa a nível nacional foi desenvolvido com base em inúmeras parcerias, uma vez que se pretende que estas comemorações sejam para todos e não para grupos restritos”, Fernanda Rollo aproveitou para, uma vez mais, sublinhar o papel importante de Lagos e das suas parcerias com escolas locais. “Já temos Lagos no mapa da República”, disse a terminar a breve intervenção.
Eduardo Dias, Director Regional Adjunto de Educação iniciou a sua intervenção enaltecendo “a interacção cada vez mais positiva entre a Câmara Municipal de Lagos e as suas instituições de ensino”. Lembrando que “se houve algo que marcou a acção dos republicanos foi a aposta na instrução pública”, o adjunto complementou esta ideia afirmando que “a autarquia de Lagos tem feito muito para que neste concelho todos possam ter óptimas condições de ensino, e tem proporcionado a todos igualdade de oportunidades”.
Lagos da República
Na segunda parte desta sessão, foi apresentado o programa previsto ao longo do ano e a plataforma Wiki Lagos da República.
Sublinhe-se que, para além das diversas exposições, tertúlias, concertos e conferências previstas para decorrerem ao longo do ano, o Município participa, também, na construção de uma plataforma onde todos os interessados são convidados a colaborar – Wiki Lagos da República.
Neste painel estiveram presentes o Prof. Doutor Rui Loureiro, Director do Departamento de Cultura, Educação e Acção Social da CML, que apresentou o programa, o Dr. José Alberto Baptista, autor de uma monografia que será lançada em Maio, no âmbito destas comemorações, e que se resume a uma primeira abordagem da vida republicana em Lagos, o Prof. Florivaldo Abundâncio, Director da Escola Secundária Júlio Dantas) e o Prof. João Barbosa, que apresentou o projecto wiki, juntamente com as técnicas superiores da CML Sara de Carvalho e Tânia Fernandes.
LAGOSDAREPUBLICA.WIKIDOT.COM
A Câmara Municipal de Lagos, em conjunto com os alunos do Curso Profissional de Informática e Gestão da Escola Secundária Júlio Dantas, desenvolveu uma plataforma de partilha de informação, disponível em www.lagosdarepublica.wikidot.com.
O conceito desta Wiki nasce dos ideais republicanos de partilha e conhecimento.
Mais do que um mero repositório de informação local, deseja-se tornar este espaço numa plataforma de comunicação a vários níveis e que espelhe a realidade tanto local, como nacional. Antes do mais, reflecte o estudo do espólio da Câmara Municipal de Lagos, já existente, e nunca antes divulgado.
Para além disso, pretende-se que este espaço traduza uma recolha, mais completa possível, de tudo o que se faz e se escreve, dentro desta temática.
A plataforma acolhe artigos de opinião, artigos científicos, testemunhos particulares, fotografias, cartas e outros contributos de interesse.