segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
36ª Volta ao Algarve em Bicicleta termina na Zona Ribeirinha de Portimão
A festa de consagração dos melhores ciclistas na 36ª Volta ao Algarve em Bicicleta Crédito Agrícola vai ter lugar na Zona Ribeirinha de Portimão, onde no dia 22 de Fevereiro, a partir das 12h20, termina a 5ª e última etapa, um difícil contra-relógio que deverá definir o pódio.
A derradeira etapa de uma das mais mediáticas provas do calendário velocipédico nacional vai ligar Lagoa a Portimão num contra-relógio de 17,2 Km, com a partida do primeiro ciclista prevista para as 12h00, do recinto da FATACIL.
Os ciclistas passam pelas localidades de Saliços, Sesmarias, Ferragudo e Parchal, entram em Portimão pela ponte metálica e cortam a meta, instalada em frente à Casa Inglesa, a partir das 12h20, o que irá determinar algumas alterações ao trânsito,
Assim, das 11h30 às 16h00 vai haver condicionalismo do tráfego rodoviário que entra em Portimão pela ponte férrea, enquanto o sentido Portimão-Lagoa estará fechado. NO mesmo horário, também a Rua Serpa Pinto ficará interditada entre a ponte e a rotunda do Sapal, o mesmo sucedendo com as artérias perpendiculares àquela rua. Em toda a Zona Ribeirinha de Portimão, o estacionamento ficará condicionado a partir das 09h00 do dia 20, sendo completamente interditado no dia da etapa, das 09h00 às 16h00.
Por outro lado, e em paralelo com a Feira da Volta, funcionará junto à meta, das 12h00 às 16h30, uma área de animação destinada ao público, a qual inclui mini-basket e aeróbica.
A edição deste ano, que começa no dia 17, conta com a presença de algumas referências do pelotão mundial, com destaque para o espanhol Alberto Contador, que triunfou no Algarve em 2009 e que venceu o Tour em 2007 e 2009 e o Giro e a Vuelta em 2008, e para corredores do nível de Robbie McEwenn, Samuel Sanchez, Levi Leipheimer, Sebastien Chavanel, Andreas Klöden, ou Gert Steegmans, além dos portugueses Manuel Cardoso, Tiago Machado, Rui Costa e Sérgio Paulino, num total de 184 corredores e 23 equipas.
A 36ª Volta ao Algarve é organizada pela Associação de Ciclismo do Algarve, Union Cyclist Internationale e Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o apoio institucional da Câmara Municipal de Portimão.