sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
EXPOSIÇÃO DOCUMENTAL "A 1ª REPÚBLICA NO CONCELHO DE LOULÉ”
No âmbito do programa de dinamização do Arquivo Municipal de Loulé, vai estar patente ao público a partir da próxima segunda-feira, e até Dezembro, a Exposição Documental "A 1ª República no Concelho de Loulé (1910 - 1926)".
No ano em que se assinala o Centenário da República Portuguesa, quem visitar o interessante espaço arquitectónico do edifício do Arquivo ou se aí se deslocar para desenvolver alguma investigação poderá aproveitar para tomar conhecimento do significativo fundo documental que, desde a implantação da República, retrata um período marcante para a História de Portugal.
A Exposição torna-se mais peculiar precisamente pela riqueza numérica e de conteúdos que apresenta, mas ao longo do ano vão surgir novos documentos em exposição, vão renovar-se as vitrinas. O que permitirá ao visitante voltar ao Arquivo para revisitar a Exposição.
Para esta primeira fase podem ser vistas as Actas de Vereação da Câmara Municipal de Loulé dos dias imediatamente seguintes à implantação da República, cartas dos altos dignitários da República à Câmara, renovação da toponímia da vila, bibliografia da época, e outros elementos. De salientar ainda que a Exposição conta com a colaboração habitual de munícipes que emprestam objectos, documentos e fotografias.
A par desta Exposição, tem lugar hoje, pelas 18h30, a sessão de abertura e apresentação do 1º Curso “Jornalismo de Cultura”. Este Curso promovido pela AGECAL – Associação de Gestores Culturais do Algarve e pelo CENJOR – Centro Protocolar de Formação Profissional de Jornalistas, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, decorrerá nos sábados 20 e 27 de Fevereiro e 6 e 13 de Março.
Com um total de 30 horas, e certificado pelo CENJOR, o Curso destina-se a jornalistas profissionais, colaboradores da Comunicação Social e todos os que desejam iniciar-se e actualizar-se na área do Jornalismo de Cultura. As aulas serão estruturadas por módulos teóricos e práticos relacionados com a Gestão Cultural e Jornalismo.
O Arquivo de Loulé recebe também no dia 27 de Fevereiro, pelas 15h00, a Conferência “A Biblioteca e a Promoção da Leitura para quê?”. João Lopes, responsável da Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, vai apresentar as actividades e toda a oferta cultural deste equipamento.