segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

JANEIRAS PERCORREM O CONCELHO DE ALBUFEIRA


Já a partir de amanhã, os Grupos de Cantares de Janeiras começam a percorrer as várias freguesias do concelho, fazendo-se acompanhar de fortes vozes, trajes típicos e de instrumentos tradicionais como a pandeireta, os ferrinhos, o tambor, a flauta, a viola, o cavaquinho ou o acordeão.
A tradição manda que vizinhos, amigos ou familiares se agrupem e, no início de Janeiro, perto da noite de Reis, andem pelas ruas da terra, cantando de porta em porta e desejem a todos boas entradas no ano que começou. Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras (castanhas, nozes, pão, chouriço, morcela ou vinho), que no final da noite são repartidas por todos.
A ACRODA -Associação Cultural e Recreativa de Olhos de Água, a LUEL -Arte em Movimento, os Entretenga, as Moças Nagragadas, o Coro da Câmara Municipal e o Grupo de Janeiras de Paderne “Força da Tradição” irão actuar no dia 5 de Janeiro, pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Município. O executivo irá ofertar os Grupos com as tão esperadas Janeiras. Pão, chouriço e vinho prometem encher os cestos dos cantadeiros que continuarão o seu percurso, rumo a outra porta.
No dia 8 de Janeiro será a vez da aldeia de Paderne acolher o seu Encontro de Cantares na Casa do Povo da Freguesia. Já na 23.ª edição, este evento irá contar com a presença do Grupo Desportivo dos Machado “Charolas”, de Santa Catarina da Fonte do Bispo; Grupos de Cantares de Janeiras “A Força da Tradição” e “A União Faz a Força”, de Paderne; o Grupo de Cantares da ACRODA, de Olhos de Água; Grupo de Cantares do Parchal; Grupo de Cantares da LUEL; Grupo “Tarde Piaste”, da Guia; e “Os Janeireiros” de Boliqueime.
A ASCRATIA vai também organizar o Encontro de Janeireiros, no dia 15 de Janeiro, em Ferreiras, enquanto a ACRODA escolheu o dia 16 para levar a cabo o 3º Encontro de Janeiras na Junta de freguesia de Olhos de Água.