terça-feira, 20 de dezembro de 2011
“ESPAÇO RISCADO” DE DANIELA BORRALHO OBRA VENCEDORA DO CONCURSO “3 AO CUBO”
A TMF - Teatro Municipal de Faro, EM, no seu esforço de incentivo da criatividade da comunidade, lançou no início de 2011, o concurso “33” (3 ao cubo), que convidava artistas visuais a desenvolverem projetos de ocupação do espaço do foyer do Teatro das Figuras.
Para além da utilização daquela área como espaço de excelência para a exposição, esta constituía uma oportunidade para dar a conhecer o trabalho artístico dos concorrentes, num local de referência das artes a nível regional e nacional.
De entre as 10 obras que se apresentaram a concurso, o júri constituído por Teresa Luzio, artista formada em Arte Pública, docente e investigadora na Escola Superior de Artes e Design e João Carrolo, programador do Teatro das Figuras, selecionou “Espaço Riscado” uma obra de Daniela Borralho, artista plástica oriunda de Portimão, que presentemente frequenta o curso superior de Artes Visuais da Universidade do Algarve.
Sobre a sua obra, que se encontra atualmente em exposição no Teatro das Figuras, Daniela Borralho explica: “A obra instala desenho no espaço. Retira-o dos seus suportes convencionais e limites físicos habituais, passando a ocupar o espaço onde o observador se insere. A bidimensionalidade transforma-se em tridimensionalidade permitindo ao observador penetrar a obra e percorrer o desenho.”
“Espaço Riscado” estará em exposição até ao mês de fevereiro, altura em que será exposta “aprender esquecendo” a outra obra vencedora do concurso, da autoria de José de Jesus.