O Xarém com Conquilhas, um dos 21 pratos candidatos a Maravilha da Gastronomia e o único representante do Algarve, foi ontem promovido durante todo o dia através do programa Verão Total, da RTP1, que deu a conhecer a milhões de portugueses esta delícia gastronómica ao mesmo tempo que mostrava a tipicidade de Olhão, de onde foi emitido em directo o programa entre as 10h00 e as 18h00.
Aquele que antes era considerado um ‘prato dos pobres’, feito à base de farinha de milho, está cada vez mais de regresso à mesa dos algarvios e agora dá que falar com esta presença entre os finalistas às Maravilhas da Gastronomia. O delicioso Xarém com Conquilhas, prato típico olhanense, que hoje foi confeccionado ao vivo no Jardim Pescador Olhanense, onde decorreu o programa, é um prato muito apreciado por olhanenses e algarvios em geral e também cada vez mais conhecido dos visitantes desta zona do Algarve.
O presidente da Câmara Municipal de Olhão, um dos entrevistados por Tânia Ribas de Oliveira e Jorge Gabriel, recordou que desde os tempos de infância esta era uma iguaria presente na mesa dos olhanenses, que tem no milho e nas conquilhas, produto da Ria Formosa, as bases para o que se viria a tornar um saboroso petisco apreciado por cada vez mais pessoas.
Francisco Leal apelou mesmo a todos os algarvios e não só para que votem nesta delícia, uma vez que é a única candidata da região e um prato conhecido e apreciado também noutras terras do Sul. Para tal, basta aceder a www.7maravilhas.sapo.pt, ligar para o 760 302 709 ou enviar um sms para o número 68933 e marcar o código 709.
No programa Verão Total, onde também se mostrou alguns aspectos da cidade olhanense, como o Museu ou os Mercados Municipais, participaram também o padrinho da candidatura de Olhão, o actor Pedro Górgia, que conhece o concelho, onde costuma passar férias e disse apreciar bastante esta delícia gastronómica, assim como o presidente das 7 Maravilhas, Luís Segadães, para além de responsáveis ligados ao turismo e à gastronomia de Olhão e da região algarvia.
ara Luís Segadães, depois das outras competições entretanto promovidas pelas 7 Maravilhas, a escolha da Gastronomia foi óbvia, uma vez que é um património nacional de elevada qualidade e apreciada por todos os portugueses. “Contam-se pelos dedos de uma mão os países com verdadeiro capital de perenidade, para falar do património gastronómico, como só Portugal tem. De Norte a Sul, do Litoral ao Interior e nas Ilhas, Portugal oferece uma grande diversidade de paladares, para todas as bocas, para todos os gostos. As artes culinárias constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade cultural. Este reconhecimento das artes culinárias cria uma forte responsabilidade no que respeita à defesa da sua autenticidade, bem como à sua valorização e divulgação, tanto no plano interno quanto no plano internacional, constituindo um factor de atracção turística com grande importância económica”, referiu aquele responsável.
Em Olhão, todos foram unânimes: o Xarém com Conquilhas conquista o paladar de qualquer pessoa, basta provar. É isso que esta competição também sugere, pelo que o presidente da Câmara de Olhão reconhece que este programa, que deu a conhecer, mais uma vez, as várias realidades de Olhão, “serve de grande divulgação da cidade e do concelho, não se ficando pela gastronomia. É um convite a todos os portugueses para que nos visitem e conheçam a nossa gastronomia, mas também a nossa cultura e a Ria Formosa”.
Tudo ao som de muita música da região, como o Rancho Folclórico de Moncarapacho, Al Mouraria, Grupo Etnográfico de Quelfes, Bublebath ou Íris.
Mediante esta importante divulgação do prato característico de um concelho com potencialidades únicas, que agora também aposta no turismo de qualidade, fica o convite para uma visita a Olhão. Entretanto, os portugueses podem votar na iguaria que se pretende seja uma das Maravilhas da Gastronomia: o Xarém com Conquilhas.