Com o objectivo de tornar mais acessível o conhecimento e a cultura aos cidadãos e, paralelamente, reduzir custos e optimizar os rendimentos das famílias com a educação dos filhos, a Unidade Orgânica de Educação e Acção Social da Autarquia, através da Biblioteca Municipal, está a levar a cabo uma campanha de reutilização de manuais escolares.
A acção decorre nos meses de Julho, Agosto e Setembro e destina-se a facilitar o acesso de todos os manuais escolares que já não são necessários e que podem ser reaproveitados e reutilizados.
Visa, ainda, apoiar a comunidade rendibilizando não apenas as economias familiares, mas também a protecção do meio ambiente, evitando o abate indiscriminado de milhares de árvores que são necessárias à vida nas florestas.
Participar na segunda campanha de reutilização de manuais escolares da Biblioteca Municipal é simples: terminado que está o ano lectivo, os livros escolares, a partir do 5º ano de escolaridade, que já não são necessários podem ser entregues na Biblioteca.
Após a entrega dos manuais escolares, a Biblioteca Municipal procede à criação de uma base dados onde estarão indicadas todas as ofertas recebidas, disponibilizando a todos os manuais que nos oferecerem para os dar de volta aos munícipes que deles precisem e os solicitem.
Poderá, ainda, confirmar a existência e disponibilidade dos manuais que necessite e pretenda solicitar (pessoalmente na Biblioteca, por telefone ou e-mail) conforme a lista dos livros adoptados em cada estabelecimento de ensino.
Para a Unidade Orgânica de Educação e Acção Social da Câmara Municipal de Castro Marim, esta campanha de reutilização de manuais escolares é um contributo importante para a valorização do ensino e da aprendizagem, valores essenciais para a construção de uma sociedade mais coesa e solidária.
Afinal de contas, dar de volta é uma forma de todos apoiarmos a nossa comunidade e o ambiente.