“Cultura tem tudo a ver com Educação e com Investigação”, referiu Rui Parreira, da Direcção Regional de Cultura do Algarve, na abertura do Laboratório de Inovação para Indústrias Culturais e Criativas, que se realizou na Universidade do Algarve, nos dias 28 e 29 de Junho.
No primeiro dia de Laboratório foram apresentados os trabalhos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do Plano Estratégico para a Cultura no Algarve. Ainda na parte da manhã, Maria Cabral, pró-reitora para a Comunicação e as Artes, sublinhou a importância da Universidade para a Cultura, e ao final do dia, Miriam Tavares, directora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), destacou o papel das Artes nas Indústrias Criativas.
Ao longo do dia foram focados 4 casos de estudo locais. Nas artes performativas, a companhia Te-atrito foi apresentada por Rita Neves. Na gastronomia regional e valorização da herança cultural do território, o projecto “Tertúlia Algarvia” foi abordado por João Amaro.
O ilustrador Tiago da Silva falou da sua obra que, actualmente, é reconhecida e valorizada a nível internacional. Já Pedro Costa apresentou a editora discográfica Clean Feed que tem recebido prémios internacionais pelo excelente trabalho de divulgação do jazz.
No inquérito de satisfação os participantes destacaram a qualidade dos oradores e a organização do evento. 20% dos inquiridos salientou que o evento “excedeu as expectativas”.
O segundo dia de Laboratório teve o formato de “oficina”. Os participantes foram envolvidos num exercício de criação de ideias, que contou com a participação de consultores nas áreas da Criatividade, Protecção Industrial, Marketing Digital e Plano de Negócios para apoiar a estruturação das suas ideias criativas.
A Oficina de Ideias Criativas foi considerada por quase 70% dos participantes como ‘muito útil’, atribuindo nota máxima à pertinência do tema e à importância dos conteúdos abordados.
De salientar que este “laboratório” se realizou no âmbito do KnowInG - Knowledge Intelligence and Innovation for a Sustainable Growth, projecto europeu co-financiado pelo Programa de Cooperação MED, que visa promover e apoiar a "economia do conhecimento" e reforçar a cooperação e o encontro entre as instituições públicas, as organizações de inovação e os agentes económicos para a criação de novas políticas de desenvolvimento
Através do KnowInG, o CRIA disponibiliza um helpdesk para apoio a empreendedores e internacionalização das empresas e operadores das indústrias culturais e criativas.