O Município de Olhão tem abertas, desde o dia 1 de Julho e até 31 de Agosto, as inscrições para o I Concurso de Fotografia da Cidade de Olhão 2011.
Sob o tema “Cidade de Olhão – Centro Histórico”, a iniciativa conta com a concepção e produção da Associação Livre de Fotógrafos do Algarve (ALFA) e da Associação Cultural Música XXI.
Registar e perpetuar diferentes perspectivas e olhares do Centro Histórico de Olhão, uma zona emblemática da cidade cubista, é o principal objectivo deste concurso, de inscrição gratuita, promovido pela Autarquia Olhanense e aberto a todos os fotógrafos, amadores e profissionais.
Tendo como delimitação a zona histórica, conforme mapa deste local, o concurso distribui-se por três modalidades: fotografia monocromática (preto e branco) em suporte de papel, fotografia a cores em suporte de papel e fotografia em suporte digital.
As candidaturas devem ser enviadas por correio ou entregues pessoalmente no Museu da Cidade de Olhão. Quaisquer esclarecimentos adicionais devem ser solicitados junto da Chefe de Divisão de Cultura do Município de Olhão, Helena Barreto.
Os prémios são variados, destacando-se cursos de formação na área ou material fotográfico. No total, o valor dos prémios ascendem a cerca de cinco mil euros. O júri, presidido por António Pina, vice-presidente do Município de Olhão, é constituído por nomes da Cultura da região, destacando-se a premiada fotógrafa Telma Veríssimo.
Os trabalhos a concurso devem ser entregues até 31 de Agosto de 2011, revelando a organização que os 16 trabalhos premiados serão depois expostos no mês de Setembro no Real Marina Hotel & Spa, um dos principais patrocinadores.