O Deputado do Partido Socialista (PS) eleito pelo círculo eleitoral de Faro, Miguel Freitas, inicia hoje, no edifício do Governo Civil de Faro, um programa de atendimento aos cidadãos e instituições do Algarve, com vista a um conhecimento real dos problemas da região e promoção das respectivas soluções, através de uma colaboração estreita com as populações.
"Trata-se de uma iniciativa no sentido de ouvir e atuar na defesa do interesse geral da região onde fui eleito Deputado, dando cumprimento a um dos mais importantes desígnios deste meu mandato, ou seja, estar próximo das pessoas e dos reais problemas da nossa terra", esclarece Miguel Freitas.
Um trabalho de proximidade que, para o Deputado e também presidente da Federação do PS Algarve, para além de ir ao encontro dos compromissos assumidos pelo Partido na região, permitirá também minimizar os efeitos da recente exoneração dos Governadores Civis.
"Agora que o Governo desactivou os Governos Civis, acresce a responsabilidade dos Deputados enquanto porta-vozes dos cidadãos e instituições, desempenhando um papel de mediação relativamente aos poderes instituídos", defende Miguel Freitas, para reconhecer que, a escolha do edifício do Governo Civil como local de trabalho, não é isenta de simbolismo, pois pretende demonstrar precisamente a necessidade de preservar as pontes de ligação entre cidadãos e administração pública.
Áreas prioritárias para o PS durante esta legislatura como as do trabalho, saúde, economia social, justiça, mobilidade e transportes, bem como a da reforma administrativa, serão questões às quais o Deputado do PS pelo Algarve irá dedicar especial atenção no âmbito desta agenda aberta ao atendimento público, reforçando assim as linhas gerais de um conjunto de propostas que pretende levar à Assembleia da Republica.
"Sobre estas matérias iremos apresentar algumas iniciativas legislativas, contribuindo para a melhoria das políticas públicas no Algarve", afirma Miguel Freitas que, para além do atendimento no edifício do Governo Civil irá desenvolver, a partir de Setembro, um programa semelhante em sedes de Juntas de Freguesia da região, de forma a chegar mais perto das populações e avaliar a realidade regional ao nível destes órgãos municipais.
"Irei percorrer todas as freguesias, conhecer as suas gentes e as suas pequenas realidades, procurar interpretar as suas ansiedades, para poder estar devidamente informado para essa grande discussão em que o País tem de envolver sobre o futuro das Juntas de Freguesia em Portugal", realça o parlamentar socialista.
O atendimento no Governo Civil de Faro, que terá início na semana em que começam os trabalhos do plenário da Assembleia da República, decorrerá nas primeiras e últimas segundas-feiras de cada mês, a partir das 14h30. Miguel Freitas irá deslocar-se às sedes das Juntas de Freguesia a partir do dia 9 de Setembro, onde irá reunir com órgãos eleitos e cidadãos e onde pretende ainda visitar instituições e empresas locais.