O deputado Mendes Bota (PSD) foi hoje eleito presidente da Comissão Parlamentar para a Ética, a Cidadania e a Comunicação, da Assembleia da República.
Mendes Bota estreou-se no parlamento português no dia 31 de Maio de 1983, exercendo funções parlamentares em oito legislaturas, sendo um dos deputados mais antigos e experientes no activo, mas esta é a primeira vez que exerce a presidência de uma das comissões parlamentares.
Preside actualmente à Comissão para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. Na Assembleia da República, foi presidente da Subcomissão de Turismo, do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Polónia, coordenador do Grupo de Trabalho que levou a efeito a campanha do parlamento Contra a Violência Doméstica, e vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD.
No seu percurso político assinalam-se ainda seis anos e meio como deputado ao Parlamento Europeu, catorze anos como autarca (presidente da Câmara e da Assembleia Municipal de Loulé), tendo sido eleito por oito vezes para a liderança do PSD/Algarve.
Inês de Medeiros (PS) e Catarina Martins (BE), ocupam as vice-presidências da Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação, que hoje mesmo iniciou os seus trabalhos, com a apreciação do pedido de renúncia do ex-deputado Fernando Nobre, e respectiva substituição.