Está patente no Museu Municipal de Faro até ao próximo dia 30 de Junho uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos dos Agrupamentos Verticais de Escolas da Sé, Afonso III e Dr. Joaquim Magalhães no âmbito do Projecto Enlaces II.
Este projecto é uma iniciativa de Educação para o Desenvolvimento, promovida pela Fundação Evangelização e Culturas, tendo como parceiros vários municípios, incluindo o de Faro que desenvolveu em articulação com as Escolas E.B.1 do Alto Rodes, Penha, Areal Gordo, Ferradeira e E.B. 2,3 Dr. Joaquim de Magalhães, várias acções durante o presente ano lectivo, cujos trabalhos agora se apresentam ao público. O Projecto Enlaces II envolveu cerca de 842 alunos, incluindo três turmas da Unidade de Surdos da Escola E.B.1 da Penha.
Partindo da geminação existente entre Faro e a Cidade da Praia (Cabo Verde) procurámos apostar na partilha de saberes e conhecimentos, na troca de experiências enquanto estratégia viável para conhecer a realidade e para melhor intervir, respeitando as diferenças culturais e valorizando o diálogo intercultural, pelo que esta actividade foi direccionada para o 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A campanha de sensibilização abrangeu todas as escolas que aderiram ao projecto. Foi solicitado aos docentes a escolha de sub-temáticas enquadráveis na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014, decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
As temáticas abordadas no âmbito das acções de sensibilização, foram as seguintes: “Política dos 3 R’s”, “Água”, “Alterações Climáticas”, “Desflorestação”, “Vendas Agressivas”, “Direitos e Deveres do Consumidor”, “Educação para o Consumo”, “Energias Renováveis”, “Promoção de Hábitos de Saúde Saudáveis”, “Horta Pedagógica”, “Alimentação Saudável”, “Higiene Oral” e “Comércio Justo”.
No caso dos alunos do 2.º e 3.º Ciclos da Escola E.B2,3 Dr. Joaquim de Magalhães foram desenvolvidas as acções “Direitos e Deveres do Consumidor”, “Comércio Justo” e “Vendas Agressivas”.
Para o desenvolvimento das acções contámos com a colaboração de Técnicos de diversas entidades públicas e privadas (Fundação Evangelização e Culturas, do Centro de Informação Documentação Amílcar Cabral - CIDAC, da Associação Portuguesa para a Defesa Consumidor - DECO, do Centro de Ciência Viva, da Empresa Municipal Fagar, da Direcção Regional de Agricultura do Algarve/Direcção Regional de Florestas do Algarve e do Centro de Saúde Faro).
Em contexto de sala de aula os docentes deram continuidade ao trabalho iniciado com a campanha de sensibilização, através da abordagem às temáticas referenciadas e os alunos elaboraram diversos trabalhos temáticos que estão expostos nos Claustros do Museu Municipal até ao dia 30 de Junho. A tipologia dos trabalhos consistiu em cartazes e maquetas temáticas muito apelativas e sugestivas, devidamente enquadrados na Educação para o Desenvolvimento.