Olhão assinalou ontem, 31 de Maio, o Dia do Pescador, com uma cerimónia de homenagem aos homens do mar, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal e contou com as presenças do director-geral das Pescas e Aquicultura José Apolinário e do governador civil de Faro Carlos Silva Gomes. A festa continuou no Museu da Cidade, onde foi inaugurada a exposição “Pesca: Pelos Mares do Tempo”.
Há 13 anos que foi instituído o Dia do Pescador e há outros tantos que Olhão, concelho profundamente ligado à actividade piscatória, celebra esta data distinguindo os trabalhadores do mar. Foram condecorados cerca de duas dezenas de profissionais, entre empresas, pescadores, armadores e aquicultores.
O presidente do Município olhanense, Francisco Leal, agradeceu a todas as pessoas que trabalham diariamente “na principal actividade económica de Olhão”, referindo a importância do Gabinete de Apoio às Pescas criado pelo Município e que ajuda os pescadores em vários aspectos, assim como a recente criação do Grupo de Acção Costeira do Sotavento, que tem igualmente sede no Município de Olhão, apesar de englobar seis concelhos e 21 parceiros. “Estes serviços apoiam dando informação, mas também ajudando nas candidaturas a fundos comunitários”, destacou o edil olhanense, referindo igualmente os principais objectivos que estão subjacentes à criação do GAC do Sotavento.
O vice-presidente António Pina (drtª.) também homenageou pescadores
Maria do Rosário Guerreiro José – Prémio Indústria Conserveira
A candidatura dos pescadores à aquisição de 346 coletes, sem quaisquer encargos, que serão entregues nas comemorações do Dia do Município, a 16 de Junho, referiu o presidente da Câmara, revela bem a importância dos serviços que a Autarquia presta no apoio aos pescadores.
o edil Francisco Leal atribui a António da Branca – Prémio Mérito na Pesca
Francisco Leal referiu também outras actividades ligadas a este sector, como as novas fábricas de conservas instaladas e a instalar no concelho ou a produção de pescado em off-shore.
“Durante todos estes anos, sempre acreditámos que o mar e a Ria Formosa eram de grande importância para Olhão”, realçou Francisco Leal, para quem “o cluster do mar, de que agora muito se fala – e nós fomos pioneiros na sua defesa – é importante e tem futuro”.
Para o Governador Civil de Faro, Carlos Silva Gomes, “será bom que se coloquem os olhos nas gentes do mar para perceber o que é ultrapassar dificuldades e seguir em frente. É de pessoas como estas que precisamos neste concelho, na região e no País”, disse.
Já o director-geral das Pescas e Aquacultura, José Apolinário, destacou a “coerência e identidade com que a Câmara Municipal de Olhão dá forma alargada e organiza, ano após ano, esta cerimónia”. De acordo com aquele responsável, “a Autarquia valoriza os pescadores, mestres e empresas que fazem andar esta indústria e também sensibiliza os mais jovens”.
Durante a cerimónia de entrega de distinções aos homens do mar, também os alunos e pescadores que participaram na iniciativa da Ecoteca de Olhão Limpar o Mar, que decorreu entre 23 e 27 de Maio, receberam os respectivos prémios. Esta campanha contou com a adesão de 14 turmas de alunos do 2º e 3º ciclos das escolas do concelho que participaram no concurso de pintura e telas. À recolha de resíduos compareceram sete embarcações que trouxeram para terra aparelhos de pesca, redes, cabos, covos, alcatruzes e bóias.
Lista dos distinguidos no Dia do Pescador:
António Sebastião Madeira – Herdeiros, Lda. – Arrasto
Irmãos Gualter Teixeira – Empresa de Pesca, Lda. – Arrasto
João Augusto Perruca – Cerco
António Viegas Guerreiro, Lda. – Cerco
Felisberto F. Figueira Batista – Poliv. Local
Alexandre José Canas Inácio – Poliv. Local
João da Cruz Vicente Custódio – Poliv. Costeira
César José Arrais – Poliv. Costeira
Tunipex – Empresa de Pesca e Tunídeos, S.A. – Armação
João Miguel Sequeira Sabino – Aquacultura
Fernando da Cruz Camilo – Ganchorra de Mão
Suzel Maria Fernandes Gago Reis – Mulher na Pesca e Aquacultura
Paulo André Amâncio Carmo – Pescador Mais Novo
António Cesário Gomes Amaro – Maquinista marítimo
José Manuel Carlos Filipe – Pescador em Progressão
Fadariopesca – Prémio Mérito Embarcação de Pesca
Maria do Rosário Guerreiro José – Prémio Indústria Conserveira
António da Branca – Prémio Mérito na Pesca