domingo, 19 de junho de 2011

O GONÇALO E OS PROVÉRBIOS

No anfiteatro do Clube de Tavira, foi apresentado o livro de provérbios infantis, O Gonçalo e os Provérbios, da autoria de Wu Trabulo e Márcia Trabulo, com ilustrações de Nuno Ezequiel.

A edição teve o apoio da Associação Internacional de Paremiologia/Internacional Association of Paremiology (AIP/IAP), cujo presidente, Rui Soares, disse-nos que a ideia da publicação havia nascido de uma conversa naquela clube. “A Wu apresentou os escritos e alguns desenhos que pouco significavam. Depois apresentou os desenhos já coloridos o que era uma mais valia. Os provérbios dizem sempre alguma coisa. E a experiência vivida no dia-a-dia A Associação tem muito gosto em divulgar estes e outros trabalhos, dando oportunidades a quem as não tem”.

Um livro de provérbios para as crianças
Wu referiu-nos que a irmã é sócia da Associação e que a ideia havia nascido do filho desta. Já temos um livro para crianças. Agora este de provérbios.
- Dizem não ser fácil escrever para crianças. Escreve por se sentir vocacionada para essa área ou por outro motivo?
- Tenho três filhas. Converso com elas. Já tenho um livro publicado e tenho outro à espera de oportunidade para o publicar. Gosto de o fazer.
Nuno Ezequiel que tem patente ao publico, no Salão da Junta de Freguesia de Santiago, uma exposição de pintura, referiu-nos que lhe surgiram estas duas oportunidades, “esta através da Wu. Ilustrar provérbios não é difícil, porque os provérbios têm mensagens tão fortes. É uma questão de lhe dar uma forma mais simpática”.
- Além de pintar também tem alguns escritos. Para quando a publicação?
Tenho dezoito contos escritos que se dirigem a faixa etária não tanto para as crianças, embora possa ser para eles, porque tem mensagens que os adolescentes melhor compreenderão. Se um dia tiver oportunidade de os publicar ficarei muito feliz.

Geraldo de Jesus