Dia 18, entre as 09h00 e as 13h00, revela diversos tipos de sal, suas aplicações e benefícios.
Em Portugal, os principais centros de produção de sal encontram-se na região de Aveiro e Algarve. A extracção de sal é uma actividade de origens remotas, que todos os anos se repete nas salinas do sotavento litoral.
Este produto, utilizado ao longo dos séculos como conservante alimentar, permanece nos dias de hoje em todos ou quase todos os cozinhados. O Sal pode ser produzido em diversas formas: sal não refinado (sal grosso, sal marinho ou flor de sal) ou sal refinado e iodado. Intensidades que se medem nas quantidades utilizadas, bem como no sabor dos alimentos confeccionados…
Um dos produtos mais conhecidos é a Flor de Sal, resultante da recolha manual e diária da fina película de cristais de sal que se formam à superfície da água, devido à evaporação, com um instrumento apropriado que permite não tocar no fundo do tanque. Um sal 100% natural que retém todos os benefícios do mar, sem agentes branqueadores e antiaglomerantes. A Flor de Sal algarvia é das mais conceituadas a nível internacional, como comprova a certificação de alta qualidade atribuída a este sal pela associação francesa Nature & Progres.