Dia do Pescador celebrado em Olhão
Olhão festeja no próximo dia 31 de Maio, terça-feira, o Dia do Pescador. A Autarquia, como acontece todos os anos, promove uma cerimónia de entrega de distinções aos pescadores de Olhão, no Salão Nobre do Município, sendo também inaugurada a exposição “Pesca: Pelos Mares do Tempo”, no Museu da Cidade de Olhão.
A indústria da pesca, nas suas mais diversas formas, foi desde muito cedo essencial na alimentação humana. Esta foi evoluindo paulatinamente, ao longo dos séculos, acompanhando os avanços da tecnologia.
Inserido nas comemorações do Dia do Pescador, e depois da cerimónia de entrega das distinções aos pescadores locais, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Museu da Cidade de Olhão propõe uma visita à exposição “ Pesca – Pelos Mares do tempo”: uma viagem que tem como objectivo retratar a evolução da arte da pesca, desde os seus primórdios, onde o homem utilizava ainda instrumentos muito rudimentares até à actualidade.
As principais técnicas utilizadas, os apetrechos que chegaram até hoje, serão os principais temas abordados nesta mostra. Partindo deles, iniciar-se-á uma viagem pelos mares do tempo… Esta exposição aborda a pesca enquanto forma de subsistência, a sua evolução ao longo dos séculos, numa tentativa de responder à questão: Como era?
PROGRAMA:
17h00 – Cerimónia de entrega de distinções aos Pescadores de Olhão
Salão Nobre dos Paços do Concelho
18h00 – Inauguração da Exposição Pesca: Pelos Mares do Tempo
Museu da Cidade de Olhão, Edifício do Compromisso Marítimo
Pescadores olhanenses participam
na iniciativa Limpar o Mar
A iniciativa Limpar o Mar volta, esta semana, a convidar os pescadores olhanenses a participarem na defesa do Ambiente, bastando para tal trazerem para terra os detritos que encontrem durante as suas deslocações de trabalho, seja em alto mar ou na Ria Formosa.
Esta iniciativa pretende consciencializar a comunidade escolar e o sector das pescas para a preservação do mundo subaquático promovendo, assim, alterações de comportamentos.
Entre os dias 23 e 27 de Maio, os pescadores são convidados a participarem nesta iniciativa trazendo para terra todos os resíduos recolhidos no mar.
As inscrições para participar nesta iniciativa devem ser feitas no Município de Olhão ou na associação OlhãoPesca.
O programa Limpar o Mar, que conta com a organização do Município de Olhão, Ecoteca de Olhão e OlhãoPesca, pretende promover e ajudar o ambiente marinho, já que todos os detritos lançados ao mar demoram centenas de anos a biodegradarem-se. São exemplos o vidro (período indeterminado), as garrafas de plástico (450 anos), os pacotes de leite (100 anos), a madeira pintada (13 anos), os resíduos radioactivos (250 mil anos), as fraldas descartáveis (450 anos), pastilhas elásticas (5 anos), linhas de pesca (650 anos), latas de alumínio (200 anos) ou copos de plástico (50 anos).
As embarcações vencedoras serão aquelas que, durante este período, mais resíduos entregarem à organização, no porto de pesca de Olhão.