sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Seniores da zona serrana de São Brás de Alportel aprendem a”Mais Viver, Mais Aprender”



Os seniores são-brasenses residentes na zona serrana do município dispõem, desde o passado mês de Dezembro, de um novo serviço de promoção da saúde e bem-estar. Trata-se do Projecto “Mais Viver, Mais Aprender”, promovido em parceria pela Câmara Municipal e pelo Centro de Saúde local, tendo por base um projecto iniciado por um grupo de enfermeiros do curso de Pós-Licenciatura e especialização em Enfermagem Comunitária, da Escola Superior de Saúde de Beja, que elaborou o diagnóstico de saúde da população serrana de São Brás de Alportel e delineou algumas acções para combater o sedentarismo e o isolamento.
O programa “Mais Viver, Mais Aprender” resulta deste projecto e marca encontro com os seniores são-brasenses quinzenalmente na Sede do Futebol Clube da Cabeça do Velho, promovendo um trabalho multidisciplinar assente em encontros temáticos de reflexão. Tendo como objectivo sensibilizar para um envelhecimento activo, este projecto reúne especialistas de várias áreas, que esclarecem os seniores sobre questões de actividade física, alimentação, higiene postural, isolamento, juntando-se a tudo isto as sempre divertidas actividades de convívio, tais como passeios ou chás dançantes.
As diversas formas de intervenção visam contribuir para uma melhoria na autonomia e independência desta comunidade para uma vida prolongada e com qualidade.
O primeiro encontro do ano realizou-se no passado dia 11 de Janeiro e centrou-se na utilização correcta dos medicamentos. Segue-se, no próximo dia 25 um encontro dedicado ao lazer e à actividade física, que decore com a colaboração da Associação Rota da Cortiça.
Os encontros prosseguem todos os meses apresentando novas temáticas numa partilha contínua de experiências e conhecimentos para Mais Viver, Mais Aprender, em São Brás de Alportel.