terça-feira, 18 de janeiro de 2011

«HÁ 97 ANOS NASCEU A INSIGNE PIANISTA MARIA CAMPINA»


Ainda «Pelas hábeis mãos de Maria Campina passaram composições de Chopin, Lizt, Bach, Mendelssohn, Beethoven e tantos outros. Foi a mais brilhante pianista da História do Algarve», lê-se no livro «Algarve – 100 anos de República – 100 Personalidades – 1910/2010», da autoria do Professor Doutor Rosa Mendes e do Jornalista Neto Gomes e editado pelo Governo Civil de Faro, em comemoração do I Centenário da República Portuguesa.
Maria de Sousa Pereira Campina, a notável pianista e pedagoga, nasceu em Loulé, a 18 de Janeiro de 1914 e faleceu em Faro a 27 de Fevereiro de 1984, «a grande pianista algarvia do século XX e uma das mais talentosas da sua geração a nível europeu», terminou com 20 valores o Curso Superior de Pianos do conservatório Nacional, onde foi aluna, entre outros, de Luís Freitas Branco e de Varela Cid, alcançando o primeiro prémio daquela prestigiada instituição (1935).
Das inúmeras distinções com que foi galardoada com os prémios Rodrigo da Fonseca, Rey Colaço, Beethoven, Conservatório Nacional, etc. e conquistou reputação mundial ao vencer o Festival Internacional de Piano de Salzburgo (Áustria), sendo distinguida, a título póstumo, com a «Medalha de Mérito – Grau Ouro», outorgada pela Câmara Municipal de Loulé (1994).
Maria Campina foi a fundadora e primeira Directora da Escola de Musica do Funchal e do Conservatório Regional de Musica do Algarve.
Ao recordarmos, na data do seu aniversário natalício, a excelsa figura de pianista e educadora, que foi Maria Campina, prestamos o merecido tributo de homenagem de Algarve, a região natal que tanto amou e tão devotadamente serviu.

A GOVERNADORA CIVIL

ISILDA VARGES GOMES