sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Projecto Ambilinha para recolher cartão porta-a-porta em Olhão
Desde o mês de Outubro que a empresa Algar colabora com a Câmara Municipal de Olhão na recolha de resíduos de cartão, habitualmente deixados pelos comerciantes às portas das lojas. Agora, realiza-se a recolha dedicada porta-a-porta, deixando as ruas do comércio de Olhão com um aspecto limpo e convidativo para um passeio.
Porque o cartão deixado às portas das lojas não dava o melhor aspecto às nossas ruas e porque a Câmara de Olhão quer oferecer o melhor a quem visita a cidade e aos munícipes, depois de analisar o fenómeno e de avaliar as capacidades dos serviços, chegou-se à conclusão que o melhor para a limpeza destes resíduos seria a recolha dedicada porta-a-porta.
Não existindo capacidade por parte da Divisão de Higiene Urbana para acrescentar mais este serviço aos já existentes, e sendo a Algar o maior receptor destes resíduos para reciclar, a autarquia lançou um pedido de colaboração a esta empresa, que foi bem aceite desde o início.
A Algar, que está a desenvolver este serviço há um ano, tem o mesmo adjudicado à empresa Hidurbe, que também actua noutro concelho com o Projecto Ambilinha (recolha de cartão porta-a-porta), e que agora foi aplicado em Olhão. Nesta primeira fase, as artérias Av. Bernardino da Silva, Av. da República, Rua do Comércio e ruas adjacentes, Av.5 Outubro, supermercados e zonas industriais, são as que recebem a ‘visita’ da Hidurbe com assiduidade.
Esta colaboração começou no dia 25 Outubro com dois técnicos da CMO e um da Algar a sensibilizarem os comerciantes sobre a necessidade de em conjunto manter a cidade limpa e incentivando à sua adesão ao projecto. Essa campanha de rua durou uma semana e actualmente o número de aderentes ao Projecto Ambilinha é já de 172, de acordo com lista apresentada pela Algar.