terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Lagos promove Natal Solidário para famílias carenciadas
À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal de Lagos vai levar a efeito a distribuição de Cabazes de Natal com géneros alimentares pelas famílias mais carenciadas do concelho.
Esta é mais uma forma de combater a pobreza e a exclusão social e de proporcionar, aos que menos têm, uma Ceia de Natal um pouco mais composta e uma quadra festiva mais feliz. A atribuição é articulada com outras entidades locais - designadamente Juntas de Freguesia e instituições de solidariedade (Associação Espírita e Paróquia de Santa Maria) - que também procedem à entrega de cabazes, de modo a evitar duplicação e a contemplar o maior número possível de famílias.
Ao todo serão entregues no concelho de Lagos 425 cabazes. A Câmara Municipal atribui 300 cabazes, de 4 tipos diferentes, cuja composição e quantidade varia em função da composição do agregado familiar. O cabaz mais completo integra diversos alimentos essenciais e outros de consumo habitual nesta época do ano, nomeadamente bolo-rei, bacalhau, azeite, óleo, grão, leite, queijo, papa, marmelada, café, bombons, sumos e vinho do Porto.
De referir que para 162 agregados familiares, do total de contemplados, este Cabaz de Natal representa apenas um suplemento ao apoio alimentar familiar que a autarquia já presta durante todo o ano, através da Santa Casa da Misericórdia.
Natal dos Sem Abrigo
Para o dia 24 de Dezembro, a Rede Social de Lagos preparou uma Ceia de Natal. A refeição será confeccionada e oferecida pela Santa Casa da Misericórdia, ficando a distribuição, em locais previamente identificados de permanência de pessoas sem abrigo, a cargo de voluntários do Instituto Fonte de Vida. O objectivo é que quem esteja na rua também tenha direito a uma refeição quente e digna da quadra que se celebra nesta altura do ano.