Portimão recebe 2011 com o melhor do humor actual. Fernando Mendes, Herman José, Fernando Pereira e Nilton estreiam novos espectáculos, na 5ª edição do Solrir, que vai decorrer de 1 a 4 de Janeiro, às 21h30, no Portimão Arena. Ana Bola, Maria Rueff, Marco Horácio e Serafim fazem também parte do cartaz do Festival de Humor.
A 1 de Janeiro, Nilton sobe ao palco com a primeira estreia do festival. Acompanhado pelo músico Martim, o humorista apresenta, pela primeira vez, “Maria Amélia”, um espectáculo que promete fazer toda a gente cantar temas como “Vladimir não vás ao Lidl”, “Porca2” ou “Barbie, tu és badalhoca”.
A noite continua com mais uma apresentação inédita, “Os humores da minha vida”, do performer Fernando Pereira. Nesta produção, feita propositadamente para o Solrir, o artista surge na sua vertente mais divertida e bem-disposta, surpreendendo tudo e todos com fabulosas caricaturas e imitações de grandes nomes do humor português, como Vasco Santana, António Silva ou Raul Solnado.
A 2 de Janeiro, o palco do Portimão Arena transforma-se no “Corner das Nails” para receber Denise (Maria Rueff) e Maria Delfina (Ana Bola), duas hilariantes manicures que, em tempos difíceis, prometem animar a sua clientela com o espectáculo “VIP Manicure. A crise”.
A segunda noite termina em mais uma estreia: “One Her(man) Show”, de Herman José, um balanço humorístico do ano, acompanhado por viola e pelos inúmeros e inseparáveis heterónimos do humorista.
Ervilhas abre o terceiro dia de Festival (3 de Janeiro), uma noite marcada, também, pela estreia de um sketch da revista “Aqui não há crise” do grupo Boa Esperança. Ao palco sobe, ainda, o Teatro Experimental da Mexilhoeira Grande, com o sketch “O Guardador de Retretes”.
A fechar este serão de humor, “Rouxinol Faduncho”, de Marco Horácio, com mais de 180 apresentações ao vivo e seis programas de televisão, com audiências sempre acima da média.
O último dia de festival (4 de Janeiro) começa com as histórias alentejanas de Serafim e termina com a estreia do espectáculo de Fernando Mendes, “Fernando Mendes – especial Ano Gordo”, uma “gorda” surpresa para começar com gargalhadas um ano “magro”.
O Solrir é uma iniciativa do Município de Portimão. O primeiro Festival aconteceu em 2007 e, desde então, tem vindo a ser uma forte aposta na programação de Ano Novo em Portimão. Este ano conta com algumas novidades, incluindo um passe especial para os quatro dias de espectáculos e uma sala destinada a crianças, que são acompanhadas por monitores enquanto os pais assistem aos espectáculos (serviço sem qualquer custo adicional).