sábado, 11 de dezembro de 2010
1º DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A PARAMILOIDOSE PREMIADO A NíVEL INTERCIONAL
A campanha “Uma nova data no calendário português: Primeiro Dia Nacional de Luta Contra a Paramiloidose – Doença dos Pezinhos”, desenvolvida pelo Grupo Inforpress, foi considerada, pelo júri dos European Excellence Awards, como o melhor projecto de relações públicas realizado em Portugal, no ano de 2010, a nível nacional e regional. A campanha foi, também, eleita uma das melhores quatro, a nível europeu, na categoria healthcare, tendo integrado a short list que foi à avaliação final do júri internacional.
O prémio foi entregue esta quinta-feira, em Praga, a Ana Margarida Ximenes, Country Manager do Grupo Inforpress em Portugal. Os European Excellence Awards premeiam, anualmente, os melhores trabalhos de comunicação europeus.
“A capacidade de criar uma história sobre a doença e envolver o país inteiro foi o factor crítico de sucesso neste projecto. É muito estimulante o reconhecimento de ser considerada a melhor campanha de Portugal e uma das melhores a nível healthcare de toda a Europa. Mais importante do que isso, porém, é sentir que estamos a ajudar os milhares de doentes em Portugal ao colocar o tema na agenda mediática e dos decisores”, explica Ana Margarida Ximenes.
A Paramiloidose, também conhecida como “Doença dos Pezinhos”, é uma doença rara, hereditária e crónica. Sem tratamento é, geralmente, fatal. Há cerca de 10 mil doentes em todo mundo e Portugal é o país com maior número de casos: 1500 casos e, anualmente, surgem 100 novos diagnósticos positivos. Durante 50 anos a única alternativa terapêutica para a patologia foi o transplante de fígado. A FoldRx, uma biotecnológica norte-americana, investigou e desenvolveu a primeira terapêutica oral para o problema. A empresa seleccionou o Grupo Inforpress para, em conjunto com a Associação de Doentes de Paramiloidose e o Hospital de Santo António, criar e desenvolver uma campanha integrada de relações públicas que incluiu a implementação e execução do primeiro dia nacional da doença e toda a comunicação da patologia, resultados clínicos e a nova esperança que o medicamento representa.