quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Câmara de Faro garante mais lugares de estacionamento para todos
Após um levantamento minucioso, os serviços da autarquia apuraram que, ao longo dos anos, se foram desmedidamente acumulando lugares de estacionamento reservados nas artérias do concelho de Faro. Hoje são 804. Muitos destes não têm justificação, anuncia a autarquia através de nota de imprensa, que transcrevemos:
Importa libertar lugares para fomentar a rotatividade das viaturas e, por essa via, favorecer a mobilidade dos automobilistas e o dinamismo da actividade económica. Além disso, devemos desembaraçar as autoridades policiais de ocorrências relacionadas com lugares reservados de escassa utilização e que são ocupados por terceiros, bem como assegurar que os lugares reservados são atribuídos criteriosamente em face das necessidades diagnosticadas e que casos de tratamento preferencial sem fundamento plausível são suprimidos.
Neste sentido, no propósito de reordenar, organizar e disciplinar o parqueamento estão a ser tomadas medidas que visam minimizar o agravamento das condições de estacionamento no concelho resultante da exponencial dilatação do parque automóvel desacompanhada do correspondente acréscimo de infra-estruturas. Por conseguinte, em linha com os critérios delimitados pela Comissão Municipal de Trânsito e Segurança Rodoviária, órgão consultivo que congrega diversos organismos públicos com vista a propor medidas neste domínio em articulação com a edilidade, foi decidido, atribuir lugares reservados de estacionamento a, pessoas com mobilidade reduzida, unidades de emergência, viaturas oficiais de organismos públicos, farmácias e clínicas (1 lugar Parque de cargas e descargas), hotelaria e parque escolar (1 lugar Parque de Utentes), por ordem de hierarquização das necessidades.
Esperamos libertar centenas de lugares, pois não se afigurava justo e fundado multiplicar os regimes de excepção de molde a conceder lugares a eito a partidos políticos, sindicatos, associações, entre outros, alguns com mais de uma dezena de lugares atribuídos, sendo que muito destes espaços se avistam desocupados em períodos em que o cidadão comum anseia por um lugar para parquear a sua viatura.