sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ão Limpar o Mar na Ecoteca de Olhão



Esculturas feitas com resíduos retirados do mar

A Ecoteca de Olhão tem patente, até ao final de Setembro, a exposição “Limpar o Mar –Vamos Preservar o Mundo Subaquático”. Com entrada livre, esta mostra pretende consciencializar a comunidade para a preservação do mundo subaquático.
Promover uma alteração de comportamentos, já que diariamente uma grande quantidade de resíduos acaba por ir parar ao mar, afectando a vida dos seres vivos que aí habitam e de todos nós, é um dos objectivos da apresentação.
Esta exposição tem uma história que remonta há alguns meses, quando entre os dias 26 de Abril e 5 de Maio os pescadores de Olhão foram convidados a trazer para terra todos os resíduos que recolhiam no mar. Utilizando esses ‘materiais’, artistas plásticos da região (Ana António Gill, Ana Bandeira, Cláudia Margarida e Joana Rocha) e alunos do 7ºA da Escola Dr. Alberto Iria construíram esculturas, que podem ser observadas no exterior da Ecoteca, no Chalé João Lúcio. Já no seu interior, pode ser vista a exposição dos cartazes do concurso “Limpar o Mar”, realizados por alunos do 2º e 3º ciclos do concelho de Olhão.