quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ecoteca de Olhão homenageia o poeta João Lúcio na sua própria casa


No dia 12 de Junho, pelas 21h30, a Ecoteca abre as portas para uma ocasião muito especial: homenagear o poeta João Lúcio na sua própria casa.

Entre outras iniciativas, realiza-se um concerto por Paula Cardoso Rocha e José Eduardo, que será registado, editado em disco, e sobre o qual será elaborado um documentário.

Este evento, cuja entrada é gratuita, abraça também outras expressões artísticas, como música, pintura, dança e teatro. A exposição terá obras de Graça Moniz, bisneta de João Lúcio

João Lúcio foi um poeta naturalista, romântico e sonhador, tanto na política, na escrita, como noutras áreas da sua vida.

Após o acidente trágico que vitimou o seu filho varão, João Lúcio resolveu encontrar um local onde conseguisse um maior isolamento espiritual. Iniciou por isso a construção, em 1916, de uma moradia perto de Olhão, o chamado Chalet de Marim, escondido no pinhal da sua Quinta de Marim, local rico em lendas sobre mouras encantadas.
Pelo seu exotismo, é considerado como um exemplo máximo da arquitectura simbolista em Portugal (existe apenas outro exemplar nacional: a extraordinária Quinta da Regaleira, em Sintra). Trata-se de um edifício com três pisos, de forma quadrangular, sem frente nem traseiras.

Orientadas segundo os quatro pontos cardeais, quatro escadarias marcam as entradas para o centro da casa, rematado com uma clarabóia. A escadaria a Norte tem forma de peixe; a Sul, de guitarra; a Nascente, de violino; a Poente, de serpente. Simbolicamente, o peixe representa a água mas, ao contrário do que seria de esperar, está virada para o Norte (continental); a guitarra simboliza o fogo e, também ao contrário do que seria de esperar, está virada para o Sul (líquido); o violino simboliza o ar mas está virada para o fogo do Sol (nascente); a serpente simboliza a terra e a realidade, pelo que está voltada para a urbe de Olhão.

O belíssimo Chalet abre agora as portas ao público para uma noite memorável de espectáculo.