domingo, 23 de maio de 2010
Windincap ajuda cidadãos com deficiência a descobrirem os encantos do mar em catamaran adaptado
Sete instituições do Algarve que integram o Programa Regional de Desporto Adaptado (PRDA) vão participar no Windincap, projecto europeu de acessibilidade desenvolvido através da prática da vela adaptada, que decorre de 24 a 28 deste mês, em Vilamoura, no âmbito de uma parceria entre o Governo Civil de Faro e a Association Ilehandi.
No âmbito do projecto serão realizados passeios diários na costa, junto a Vilamoura, a bordo de um catamaran adaptado a pessoas com deficiência, incluindo, entre outras acessibilidades, o transporte de passageiros em cadeira de rodas.
Criar as condições necessárias para a plena participação na vida social das pessoas com deficiência, constitui um dos principais objectivos do Windincap, que ao longo do ano irá percorrer diversos países da Europa, tornando o mar acessível a todos os cidadãos. Em Portugal o catamaran já fez escala na Nazaré, seguindo agora para Vilamoura onde permanecerá até à próxima sexta-feira.
“Estas iniciativas têm sempre um efeito benéfico na sociedade. Naturalmente com um maior impacto junto das pessoas a que se destinam, pois permite-lhes diversificar as suas opções de participação activa na sociedade, mas revestem-se também de grande importância para todos os cidadãos, ao contribuírem para o despertar de consciências sobre esta problemática da deficiência”, reconhece a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes.
A bordo do catamaran, as equipas constituídas por sete utentes e um técnico de cada uma das instituições algarvias, irá ser acompanhado e apoiado por uma tripulação especializada e apta a trabalhar na área da deficiência, a qual irá desenvolver diversas actividades de animação durante os passeios pela costa.
O projecto, que pretende criar e animar a nova rede europeia para o desenvolvimento e a promoção da acessibilidade para o lazer náutico, envolve mais de 1000 crianças e adultos com deficiência, que participarão até 2011 numa aventura única em toda a Europa.
No Algarve o Governo Civil de Faro é o principal parceiro do Windincap, cumprindo assim os objectivos do PRDA, projecto seleccionado pela Rede de Conhecimento Comum (RCC), criada pela Agência para a Modernização Administrativa, que consiste numa plataforma de articulação e congregação de esforços na partilha de conhecimento baseada na adesão livre por parte dos organismos públicos, centrais e locais, das entidades privadas e dos cidadãos em geral.
.
Durante a escala do catamaran no Algarve, serão realizados dois passeios diários, com partida da marina de Vilamoura (junto ao Hotel Tivoli), respectivamente das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.