segunda-feira, 24 de maio de 2010
ESPECIALISTAS DEBATEM TURISMO ACESSÍVEL EM FARO
Seminário decorre na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, dia 28
O Turismo de Portugal junta na sexta-feira nove especialistas do país para debater o turismo acessível, uma iniciativa que quer abrir a oferta turística a pessoas com mobilidade reduzida. O seminário tem o apoio do Turismo do Algarve e começa às 10h30, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro.
«Novas Perspectivas para o Turismo: acessibilidade universal como referencial de qualidade» é o tema do seminário que decorre durante um dia inteiro com a participação do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e da secretária de Estado da Reabilitação, Idália Moniz (ambos por confirmar).
O princípio do encontro é simples: «as pessoas com deficiência ou incapacidade têm que ser presença assídua no mundo do turismo. Como clientes, naturalmente, mas também como empresários ou trabalhadores», lê-se no programa do evento.
Angel David Herrera, conselheiro do Patronato Municipal de Turismo de Arona/Tenerife, é o único nome internacional deste seminário em que se poderão também ouvir José Duarte (partner da RDPE), Cristina Ventura (Longevity Wellness Resort Monchique), Nuno Rasteiro (Hotel Villa Batalha), Pedro Homem Gouveia (arquitecto da INCLUDE), José Barros (Câmara Municipal de Vila Real de Santo António), Carmen Duarte (Formação Turismo Inclusivo/Perfil) e Paula Reis (Accessible Portugal).
O turismo acessível ou inclusivo tem como objectivo alargar a oferta turística às pessoas com necessidades especiais, incluindo as que viajam com crianças e a população sénior. Estima- -se que em 2008 haveria mais de 50 milhões de pessoas com deficiência motora na Europa, número que subiria para 600 milhões quando aplicado a todos os países do mundo.
Projecto «Windincap»
Por estes dias, e quase até ao final da semana, cerca de 60 pessoas com deficiência de oito instituições algarvias vão navegar a bordo de um catamarã, ao abrigo de um projecto de um grupo francês que está a fazer uma volta à Europa em vela. Atracado hoje em Vilamoura, o catamarã partiu no final de Abril da costa oeste de França e incluiu Portugal na sua rota. No final, o que se pretende é proporcionar uma experiência diferente a pessoas com mobilidade reduzida do Algarve.
O «Windincap» é um projecto dinamizado pela associação Ilehandi e visa impulsionar a troca de experiências entre pessoas com e sem deficiência na União Europeia. O Turismo do Algarve apoia na comunicação da iniciativa.