quinta-feira, 20 de maio de 2010
CÂMARA APOIA ASSOCIAÇÔES - CMF
A Câmara Municipal de Faro deliberou ceder o edifício Cercado da Atalaia a favor da CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania e da AGECAL - Associação de Gestores Culturais do Algarve com a finalidade de se instalar um Centro de Estudos Ossónobenses e uma sede social, respectivamente. Estas duas meritórias instituições ficarão, deste modo, munidas de melhores condições para levarem a cabo o seu leque de projectos e fortalecerem a sua intervenção cívica e cultural, informa um comunicado da autarquia, que transcrevemos, recebido na nossa redacção.
"Do mesmo modo irá a autarquia apoiar o Clube Recreativo e Cultural Gorjonense e o Club de Caça e Pesca Serro da Mina por via da cedência da antiga Escola Primária dos Gorjões, edifício este que, não podendo ter a utilidade originária, vai ser aproveitado para dar resposta às carências destas associações e para robustecer os laços de convívio, amizade e identidade cultural desta comunidade. Esta é uma forma de assegurar a rentabilidade do património público e velar pela sua boa conservação e aproveitamento.
Deliberou ainda a Câmara Municipal ceder o direito de superfície de uma parcela de terreno situada em Gambelas, Montenegro, com área de 435 m2, à SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, tendo em vista a criação de condições para estabelecer a sede social desta associação que necessita de um espaço condigno para afirmar a sua notável intervenção associativa.
Por último, o executivo deliberou, ainda que esta decisão careça de aprovação pela Assembleia Municipal para produzir efeitos, desafectar duas parcelas de terreno e proceder à constituição dos respectivos direitos de superfície a favor da Fundação António Silva Leal(FASL) e da Associação “ Igreja Salva Nossa Terra”( AISNT). A parcela a atribuir à FASL está localizada em Marchil, Montenegro, com a área de 819 m2 e é destinada à construção de uma “Casa Abrigo” que acudirá as vítimas de violência doméstica, um mal que, infelizmente, segundo dados recentemente tornados públicos, alastra e para os quais ainda há insuficientes respostas institucionalizadas. Por seu lado, a parcela a atribuir à AISNT, destinada à criação de um gabinete de reinserção social, gabinete de apoio familiar e médico gratuito, bem com actividade lúdicas e pastorais, está situada em Gambelas, Montenegro, com área de 750 m2.
A Câmara acelera o seu esforço para acudir às necessidades das associações e vai continuar a fazê-lo. Estamos a oferecer soluções a quem, com espírito de cidadania e investido em missões cívicas, num tempo difícil e em que há que somar boas vontades e consciência solidária, devota o seu tempo a iniciativas que valorizam o concelho e que devem funcionar em complementaridade com a autarquia. Faro tem outro ritmo", conclui o documento emanado pela Câmara Municipal de Faro.