sábado, 29 de maio de 2010

ALBUFEIRA RECEBE BANDEIRA VERDE PROJECTO ECOXXI - 2009/10



O Vereador Carlos Quintino recebeu esta quinta-feira, 27 de maio, na cidade da Maia, em nome do Município de Albufeira, o Galardão ECO XXI, por boas práticas de sustentabilidade a nível municipal, em aspectos relativos à qualidade ambiental.
O Município de Albufeira recebeu assim pela primeira vez a bandeira ECO XXI, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, prémio que é atribuído aos municípios portugueses que se destaquem pelas boas práticas ao nível da sustentabilidade ambiental. A participação neste Projecto, mediante o efectivar de candidatura, que obriga ao cumprimento de objectivos muitos concretos em 23 indicadores, valeu ao Município de Albufeira a atribuição deste galardão, cuja entrega teve lugar a 27 de Maio, na cidade da Maia, com a participação da Dra. Anabela Trindade, da Agencia Portuguesa de Ambiente, em representação do Sr. Secretário de Estado do Ambiente, o Dr. José Archer, Presidente da Associação da Bandeira Azul da Europa, e do Presidente de Câmara anfitrião, Eng.º António Bragança Fernandes, tendo o prémio sido recebido pelo Vereador da Câmara de Albufeira, Carlos Quintino, que refere: “Este é o coroar de um esforço efectuado pela autarquia, no sentindo de manter a boa qualidade em áreas vitais, para a qualidade de vida da população, como a Qualidade da Água para Consumo Humano, a Valorização do Papel da energia na Gestão Municipal, a Mobilidade Sustentável, a Produção e Recolha Selectiva de Resíduos Urbanos, entre outras. O Município de Albufeira alcançou os objectivos definidos para 2009, obteve a pontuação total de 55,5, e tem vindo a evoluir desde 2005, primeiro ano em que efectuou a candidatura ao projecto. Pretendendo continuar a primar pela boas e mais sustentáveis práticas ambientais e de educação para sustentabilidade”.
Refira-se que o Projecto ECOXXI tem por principais objectivos: sensibilizar os municípios para uma maior integração das preocupações ambientais nas políticas municipais; envolve-los no apoio à implementação de programas de Educação Ambiental no âmbito da implementação da Agenda 21 Local e motivar para a importância do seu papel como parceiros e como agentes do processo de educação ambiental formal e não formal, e que em 2009/2010, candidataram-se ao ECO XXI, 39 municípios portugueses, de Sul a Norte do país, tendo a melhor classificação sido obtida pelo Município de Maia.