quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
VATe - Espectáculo "D. Quixote e Sancho Pança Atravessam o Universo", em Silves
O VATe - Serviço Educativo apresenta o espectáculo "D. Quixote e Sancho Pança Atravessam o Universo " durante a próxima semana no concelho de Silves:
8 de Fevereiro, às 14h30 para os alunos da Escola EB1/JI Algoz;
9 de Fevereiro, às 10h00 para os alunos da Escola EB1/JI Tunes e às 14h30 para os alunos da Escola EB1/JI Algoz;
10 de Fevereiro, às 10h00 para os alunos da Escola EB1/JI Tunes e às 14h30 para os alunos da Escola EB1/JI Algoz;
O Autocarro do Teatro estará estacionado na Escola EB23 de Algoz, onde os alunos se deslocarão para assistir ao espectáculo que tem a duração de 30 minutos, e é seguido do atelier “Vamos brincar ao Teatro – Os Cavaleiros Andantes” que se realiza na sala de aula. A partir das personagens do espectáculo “D. Quixote e Sancho Pança atravessam o Universo” são construídas com os alunos marionetas de vara e criadas novas histórias.
Este projecto composto por um espectáculo e um atelier foi concebido para crianças que frequentam o 1º ciclo do Ensino Básico e pretende criar um envolvimento com toda a comunidade escolar, desde professores e auxiliares ao país e amigos.
Trata-se de uma adaptação das aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança adaptadas por Deodato Inácio à linguagem infantil, num espectáculo de manipulação de bonecos.
Como muitos criadores de génio, Cervantes escreveu para se divertir. Os pensadores e os eruditos criaram depois o Quixotismo que tem atravessado as épocas, as culturas, os continentes. Atravessará o universo? Decerto que sim. O universo onde a vida visível esteja de acordo com o entendimento do homem. No universo da vida invisível, não se sabe; no estado actual da ciência ainda não se sabe.
A dupla, D. Quixote e Sancho Pança, vai e vem ao sabor dos combates, desafiando as cada vez mais sofisticadas armas do Mal com outras ainda mais sofisticadas: um raio que sai da mente e do coração.
O texto, a encenação e a construção dos bonecos ficou a cargo de Deodato Inácio, a interpretação é de Carla Dias e Jeannine Trévidic e a operação de luz e som de Luisa Gonçalves.