sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Olhão e o Algarve apoiam Ricardo Martins na semi-final do Festival da Canção


O cantor olhanense Ricardo Martins participa na próxima quinta-feira, 4 de Março, na segunda semi-final do Festival RTP da Canção. É o único algarvio ainda em prova e quer passar à final para, assim, poder conquistar a possibilidade de defender Portugal em Oslo, Noruega, no Festival da Eurovisão.
O músico, que também é assistente operacional/telefonista, tem 38 anos e vai interpretar, no próximo dia 4 de Março a canção «Caminheiro de Mim», com música e letra de sua autoria. Para que o Ricardo passe à fase final do concurso, conta com a colaboração de todos os olhanenses e algarvios em geral, que votando na sua música durante a eliminatória – que deverá ter início cerca das 21h00 na RTP1 –, poderão levá-lo à tão desejada final.
Ricardo Martins nasceu em Olhão no dia 9 de Novembro de 1971 e tem como habilitações literárias o 12º ano. De muito tenra idade começou a demonstrar gosto pela música tendo frequentado aulas de educação musical e aprendizagem de instrumentos com vários professores particulares. Começou pelo piano mas frequentou também aulas de guitarra clássica, sendo que o piando e os teclados são os seus instrumentos de trabalho.
O artista olhanense começou as suas apresentações em público aos 15 anos, passando por vários projectos e abrangendo muitos estilos de repertório que foram da música popular, passando pela pop e entrando mais recentemente em campos como a música tradicional e de intervenção. Como teclista e vocalista, Ricardo Martins tem trabalhado a solo e em grupo e participado em concertos dos mais variados géneros ao lado de alguns nomes famosos do panorama artístico português.
Além de interpretar temas escritos por outras pessoas, Ricardo Martins também tem composto alguns temas originais que têm conquistado prémios em festivais, nomeadamente no Festival da Canção do Sul que ao longo de 15 anos lançou dezenas de autores, compositores e intérpretes.
Em 2008, o artista surge com o seu primeiro trabalho intitulado “Um retrato de mim”, assinado pelo produtor José Ricardo que dirigiu um grupo de músicos de excelência revelando em 8 temas originais e 4 de outros autores um retrato que, segundo o cantor, transforma em melodias e palavras todo o percurso de uma vida de 38 anos dos quais 22 inteiramente dedicados a uma carreira musical, que atingiu o seu ponto de viragem com este disco.
O Município de Olhão deseja a melhor sorte ao Ricardo Martins para que passe à final do concurso. Se tal acontecer, disponibilizará um autocarro para que os olhanenses possam ir assistir, no dia 6 de Março, à actuação do seu conterrâneo a Lisboa.
Mais informações em:
http://ww1.rtp.pt/wportal/sites/tv/festival_cancao2010/index.php
e http://umretratodemim.blogspot.com/.