quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
FUNDADORA DA CASA DA PRIMEIRA INFÂNCIA HOMENAGEADA PELA CÂMARA DE LOULÉ
Colóquio com Daniel Sampaio
Descerrada a placa toponímica da Rua Maria José Cabeçadas
Foi descerrada ontem pelo executivo da Câmara Municipal de Loulé, a placa toponímica da Rua Maria José Cabeçadas, promotora da Casa da Primeira Infância, numa cerimónia que contou com a presença dos familiares desta benemérita, entre os quais o psiquiatra Daniel Sampaio, seu genro.
A artéria que recebe o nome de Maria José Cabeçadas localiza-se junto à instituição e constitui uma singela homenagem do Município de Loulé a uma mulher que teve um papel determinante na criação da primeira creche em Loulé, deixando um legado inestimável no apoio social.
Foi a personalidade da fundadora e, por certo, da equipa que soube reunir, que determinaram a matriz humanista, solidária e atenta às necessidades futuras que alimentaram este sonho de serviço público que este ano completa o seu 65º aniversário.
Foi no âmbito das comemorações deste aniversário que, após a cerimónia de descerramento da placa toponímica, Daniel Sampaio proferiu um colóquio subordinado ao tema “A Importância da Primeira Infância no Futuro das Famílias”. Muitos foram os agentes da sociedade que marcaram presença na Sala da Assembleia Municipal para ouvir Daniel Sampaio falar sobre a importância da educação nos três primeiros anos de vida das crianças enquanto pilar essencial no seu desenvolvimento ao longo da vida. Nesse sentido, este orador reportou-se à Teoria da Vinculação.
Também as mudanças sociais ao longo dos tempos na instituição Família foram abordadas neste colóquio, num contexto em que, apesar desta alteração, continua a ser um pilar bastante importante no desenvolvimento da criança. O psiquiatra é da opinião que, apesar de tudo, “hoje em dia temos muito melhores pais do que anteriormente”, referindo-se concretamente ao maior acompanhamento por parte dos progenitores em questões como a educação ou a saúde.
A par dos temas trazidos a lume por este médico, e que estão ligadas também às instituições de apoio à primeira infância, houve ainda tempo para as intervenções do presidente da Casa da Primeira Infância, José Teiga, e do presidente da Câmara de Loulé, Seruca Emídio, sobre o papel desta instituição ao longo de mais de seis décadas de existência.