sábado, 13 de fevereiro de 2010
Cerca de 37% dos portugueses dão cartão vermelho às relações laborais
Nota negativa é a classificação atribuída por 36,5% dos portugueses ao estado actual das relações laborais. A conclusão é de um estudo que acompanha o lançamento do Observatório Português de Boas Práticas.
Averiguar como as empresas tratam os trabalhadores e efectuar balanços da legalidade dentro da empresa são algumas das muitas actividades abraçadas por este recente instrumento, conta o site do jornal “Sol”.
Desenvolvido pelo ISCTE, o Observatório Português de Boas Práticas tem como propósito primordial analisar as relações laborais em Portugal e no Espaço da Lusofonia. Como estratégia de actuação, estão previstos seminários, barómetros de notoriedade de dirigentes sindicais e patronais, sondagens de opinião e estudos sobre o ambiente de trabalho.
Prova de que há ainda muito a fazer nesta área são as preocupações dos portugueses auscultadas no referido estudo. O salário é a questão que reúne mais inquietações junto dos profissionais das empresas (22,1%), segue-se a avaliação de desempenho (16,7%) e a carreira profissional (15%).
De futuro, todos os profissionais interessados podem acompanhar os estudos efectuados por este observatório através do site http://opbpl.cies.iscte.pt.
msn