quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

ACTA - Formação - Parceria com a Escola Pinheiro e Rosa


A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve está a desenvolver uma parceria com a Escola Secundária Pinheiro e Rosa, de Faro, no âmbito do Curso Profissional de Artes do Espectáculo, realizando uma Formação em Contexto de Trabalho.

Esta formação, apesar de assegurar aos formandos a possibilidade de continuarem os estudos académicos, tem como objectivo prioritário a formação de técnicos qualificados que possam estar habilitados a serem inseridos imediatamente no mercado de trabalho com uma função profissional.

Para a consecução destes objectivos, a Escola Secundária Pinheiro e Rosa quis partilhar esta responsabilidade formativa com a ACTA, que irá proporcionar a sete formandos experiências profissionais e condições de aprendizagem prática em contexto real.

Esta parceria concretiza-se no acolhimento de sete alunos que irão estagiar na ACTA durante seis meses, no período de Janeiro a Junho de 2010. Estes alunos irão participar na próxima produção da ACTA, “Cova dos Ladrões”, encenada por Paulo Moreira, um texto de Luís Campião, um jovem algarvio que dá os primeiros passos na escrita para teatro. A estreia está agendada para dia 1 de Abril, em Vila Real de Santo António.

Um dos alunos terá ainda a oportunidade de trabalhar no Serviço Educativo – VATe, na criação da nova produção intitulada “D. Quixote e Sancho Pança e a Aventura da Sementeira”, que irá para a estrada no dia 13 de Abril, e percorrerá as Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Algarve.

Esta parceria proporciona um investimento na juventude e na formação em contexto de trabalho, complementar à realizada pelos formandos em ambiente escolar. Neste sentido, a ACTA pretende possibilitar a criação de emprego a jovens que terminam a sua formação profissional e que estarão aptos a integrar o mercado de trabalho.

Este contributo da ACTA antecipa, de forma experimental, o projecto da Companhia que se insere no contexto da sua instalação no Teatro Lethes, o qual visa a criação de um gabinete de apoio a jovens criadores, proporcionando-lhes condições de produção orientadas para a sua inclusão no mercado de trabalho.