sábado, 23 de janeiro de 2010

SEF prepara 5 grandes operações de fiscalização


RUI PEREIRA SATISFEITO COM O QUE VIU NO SEF, EM FARO

SMILE VAI SER A "ESTRELA" DO SEF NA FISCALIZAÇÃO DE CIDADÃOS ESTRANGEIROS NA REGIÃO

Ministro experimenta o SMILE - nova "ferramenta" de identificação para ajudar o SEF
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vai fazer no Algarve cinco operações de fiscalização de grande impacto até ao final de Fevereiro, anunciou ontem o ministro da Administração Interna em Faro.
"Foram anunciadas operações de fiscalização de largo espectro que o SEF vai realizar em conjunção de esforços com os outros serviços e forças de segurança", disse o ministro Rui Pereira, durante a visita que realizou hoje à direcção regional do SEF no Algarve.
Durante a visita ao SEF, local onde foi feito o balanço das acções de 2009 e traçada a estratégia para o futuro, o ministro Rui Pereira assegurou que as "acções de fiscalização", "investigação criminal" e de "controlo fronteiriço" continuarão a "ser prioritárias".
"O SEF vai intensificar, em articulação com as outras forças de segurança, as acções em todo o território algarvio, incluindo a realização de Operações de Grande Impacto (OGI)", declarou, reiterando que até final de Fevereiro, o Algarve ia receber cinco dessas operações.
O SEF realizou em 2009, no Algarve, 1200 operações de fiscalização da permanência e das actividades e estrangeiros.
No decurso dessas fiscalizações, foram identificados mais de 32 mil cidadãos e detectadas mais de 700 irregularidades.
Foram instaurados 310 processos de expulsão administrativa e 3627 processos de contra-ordenação, de acordo com dados do Serviço.
O SEF controlou também em 2009 perto de 3500 indivíduos no Aeroporto de Faro e 70 mil passageiros nos quatro postos de fronteira marítimos.
Actualmente há no Algarve 72760 residentes estrangeiros com documentação válida, informou o SEF.