segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Alcoutim aposta em Gestão Cinegética
A Câmara Municipal de Alcoutim, numa parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Escola Básica Integrada de Alcoutim, abriu um curso técnico-profissional de Gestão Cinegética.
A cinegética é uma área em crescimento na serra algarvia e o concelho de Alcoutim conta actualmente com cerca de 40 zonas de caça. “O curso, resultado de um acordo entre a autarquia e o IEFP, encaixa-se inteiramente no caminho traçado para o desenvolvimento do concelho”, declara Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim.
Para além de traçar um novo caminho profissional aos alunos desempregados, uma vez que constituirá uma potencial garantia de emprego no concelho, o curso de 11 meses, leccionado na E.B.I. de Alcoutim, dá equivalência ao 12º ano.
“Às vezes criam-se cursos para cuja oferta profissional não existe, mas este constitui quase uma garantia de entrada no mercado de trabalho, já que se trata de um forte investimento naquilo que é a maior riqueza do concelho, a caça”, garante Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, acrescentando ainda que a formação profissional é um factor determinante para um melhor aproveitamento e gestão dos recursos cinegéticos do concelho, “o nosso golfe”.
Para além do subsídio de desemprego atribuído pelo IEFP, os alunos deste curso de Gestão Cinegética recebem o subsídio de alimentação. De referir ainda que a Câmara Municipal de Alcoutim atribui aos formandos a diferença entre o subsídio de desemprego e o ordenado mínimo nacional.