sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

“REPRESENTAÇÕES NATALÍCIAS NA ARTE PORTUGUESA” NO ARQUIVO MUNICIPAL DE LOULÉ

Música de José Alegre vai estar em destaque

No próximo sábado, 12 de Dezembro, pelas 15h00, o Arquivo Municipal de Loulé recebe a conferência “Representações Natalícias na Arte Portuguesa”, pelo Professor Doutor Padre António Martins.
Nesta época de Natal, o conferencista irá falar sobre a importância das reproduções artísticas do nascimento de Jesus, nomeadamente no que concerne à criação dos presépios e da arte sacra.
António Martins foi pároco de Loulé e actualmente é docente na Universidade Católica Portuguesa.
Mas nesta tarde cultural no Arquivo Municipal de Loulé a música também vai estar em destaque, com a actuação de José Alegre, à guitarra portuguesa, que terá início às 16h00. José Alegre nasceu em Lisboa em 1963 e iniciou o seu trajecto musical de forma autodidacta, nos primeiros anos de adolescência. Considera a música como um mundo aberto e sem fronteiras, repartindo a sua prática por vários instrumentos e os seus interesses por áreas tão diversas como a música histórica ou erudita, o rock, a canção de intervenção ou de texto, o fado, a música tradicional portuguesa, e muitas outras formas étnicas com que se cruza, num percurso cheio de afectos e ramificações inesperadas.
Em 1997 concluiu os estudos de guitarra clássica no Conservatório Regional do Algarve, na classe do professor Eudoro Grade. Iniciou-se na guitarra portuguesa coimbrã em 2001, sob a orientação do guitarrista Miguel Drago e actualmente dá continuidade à sua formação numa perspectiva mais abrangente, com o guitarrista, musicólogo e compositor, Pedro Caldeira Cabral.
É responsável pelos projectos musicais "Fad´Nú" e "Aldriça".
A entrada é livre.