No âmbito do 8º Ciclo de Cações de Natal, no dia 20 de Dezembro, pelas 16h30, a Igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira, recebe o tradicional Concerto de Natal da Orquestra do Algarve.
Neste momento musical vão ser interpretadas duas obras do compositor austríaco Franz Joseph Haydn: Te Deum para a Imperatriz Maria Teresa, Hob: XXIIIC:2 e a Missa Nelson, em Ré Menor, Hob. XXII: 11.
O concerto será conduzido pelo Maestro Osvaldo Ferreira e terá como solistas Sónia Alcobaça (Soprano), João Cipriano (Tenor), Patrícia Quinta (Meio-Soprano) e Diogo Oliveira (Barítono).
A entrada é livre.
Johann Michael Haydn nasceu a 14 de Setembro de 1737, em Rohrau, Baixa Áustria, faleceu a 10 de Agosto de 1809, em Salzburgo, e foi sepultado na Igreja de S. Pedro do Mosteiro dos Beneditinos, desta cidade.
Em 1745 foi juntar-se a seu irmão mais velho Franz Joseph Haydn como membro do Coro dos Pequenos Cantores da Catedral de Santo Estêvão, em Viena. Quando a voz deste começou a mudar, substitui-o como solista. Aqui, recebeu a sua formação em canto, composição e órgão.
Em 1763, Michael Haydn entrou ao serviço do Príncipe-Arcebispo de Salzburgo Sigismund Von Schrattenbach (primeiro patrão e grande amigo de Wolfgang Amadeus Mozart), como músico e compositor da Corte.
Durante os quarenta e três anos ao serviço de dois príncipes-arcebispos (Schrattenbach e Colloredo), distinguiu-se, sobretudo, como compositor de música religiosa.
Haydn foi, de resto, um dos expoentes máximos da Música de Igreja em Salzburgo, Áustria, no Século XVIII.