
A deputada Heloisa Apolónia, do Partido Ecologista “Os Verdes”, critica a suspensão da ligação regional entre Barreiro e Faro e considera que esta “podia ser potenciada”.
“Isto significa menos conforto para os utentes” – salientou, referindo,  igualmente que esta situação vai dar origem a um aumento do tempo de viagem,  acrescida de 40 a 50 minutos, e acrescida de um aumento do título de  transporte.
Heloisa Apolónia defende “um novo paradigma de mobilidade”  que aposte na componente ferroviária e que “a componente rodoviária seja menos  intensificada”.
A deputada Heloisa Apolónia, do Partido Ecologista “Os Verdes”,  militantes e simpatizantes daquele partido, entre eles, Rui Lopo, vereador da  Câmara Municipal do Barreiro, marcaram presença na Gare dos Comboios, na Estação  do Barreiro, para assistir à partida do último comboio do Barreiro rumo a Faro,  expressando desta forma o protesto pela suspensão desta ligação ao  Algarve.
Isto significa menos conforto para os utentes
“Há uma  ligação regional que podia ser potenciada, directamente entre o Barreiro e Faro,  e, neste momento, essa ligação regional ferroviária vai deixar de existir. Essa  ligação directa passa a ser feita entre Setúbal e Tunes” – referiu a deputada de  “Os Verdes”, contestando o facto de um cidadão que queira ir do Barreiro ao  Algarve, ser obrigado a fazer transbordos em Setúbal e Tunes.
“Isto significa  menos conforto para os utentes” – salientou, referindo, igualmente que esta  situação vai dar origem a um aumento do tempo de viagem, acrescida de 40 a 50  minutos, e acrescida de um aumento do título de transporte.
CP está a  desvalorizar esta linha
A deputada de “Os Verdes” referiu ainda o facto  da linha Barreiro – Praias Sado ter sido recentemente electrificada.
“Houve  um investimento nesta linha, houve um investimento de valorização desta linha.  Retirando-lhe esta componente regional, nós consideramos que se está a  desvalorizar esta linha, e esta ligação directa do Barreiro ao Algarve” –  sublinhou Heloisa Apolónia.
Há um maior investimento na vertente  rodoviária
A deputada de “Os Verdes” referiu a coincidência que existe  entre a decisão da CP, com a suspensão da ligação entre o Barreiro e o Algarve,  com o facto de neste momento estar a decorrer a Conferência de Copenhaga, que  está a traçar as próximas metas relativamente ao combate às alterações  climáticas.
“Aquilo que nós sabemos é que o combate às alterações climáticas  só se faz com Estados conscientes que têm que tomar medidas internas necessárias  ao combate às alterações climáticas.
O sector que mais tem aumentado os gases  com efeito de estufa, tem sido justamente o sector dos transportes.
Isto  significa que é preciso intervir no sector dos transportes para inverter, a  lógica de crescimento de emissões de gases com efeitos de estufa.
Para  intervir nos transportes com eficácia é preciso um novo paradigma de mobilidade,  esse novo paradigma de mobilidade implica que a componente ferroviária, seja  muito mais intensificada e que a componente rodoviária seja menos intensificada”  – salientou Heloisa Apolónia.
A deputada sublinhou que numa análise aos  orçamentos de estado verifica-se que, em Portugal, há um maior investimento na  vertente rodoviária.
“O que verificamos é que há um desinvestimento na rede  ferroviária” – salientou, referindo que durante décadas foram encerrados dezenas  e dezenas de quilómetros de linhas ferroviárias – “isto tem degradado a nossa  resposta à ferrovia e tem levado à opção pela rodovia. Isto tem que ser  alterado”.
Consideramos negativa esta desligação directa
Heloisa  Apolónia referiu que a CP tem uma lógica de gestão dos seus recursos, procurando  reduzir prejuízos – “esta não pode ser a lógica do serviço público de  transportes”.
“O serviço de transportes é um serviço central, de serviço  público às populações, e tem que dar respostas em prejuízo da própria empresa,  dando respostas às necessidades dos cidadãos.” – sublinhou a  deputada.
“Consideramos negativa esta desligação directa, entre o Barreiro e  o Algarve. Os utentes teriam a ganhar e a CP teria a ganhar se acaso fizesse a  potenciação desta circulação” – referiu.
“Este é mais um ponto onde o sector  ferroviário fica a perder, por isso fazemos esta denúncia” – salientou a  deputada, divulgando o requerimento que foi apresentado na Assembleia da  República, exigindo esclarecimentos sobre a suspensão da ligação do Barreiro ao  Algarve.
fonte: Rostos On-line
 
 
