O Concerto de Natal deste ano, na Igreja Matriz de Olhão, será protagonizado por elementos da Academia de Música de Santa Cecília, que actuam no dia 20 de Dezembro, domingo, às 21h00.
A Academia de Santa Cecília, fundada em Lisboa em 1964 pela Embaixatriz Vera Franco Nogueira, é Instituição de Utilidade Pública desde 1983. Aqui ministra-se o sistema educativo convencional, desde o pré-escolar ao 12º ano, a par do ensino musical oficial. Para além deste ensino, a Academia oferece várias outras opções complementares, como ballet, judo, desporto escolar, teatro e informática, para além de visitas de estudo e audições públicas musicais no País e no estrangeiro.
Actualmente a Academia tem cerca de 640 alunos entre os 3 e os 17 anos, 90 professores e 40 funcionários não docentes, e mantém-se como a única escola de ensino integrado de música no nosso País, com estas características.
Em Olhão, actuarão quase 100 elementos do Coro de Câmara, Orquestra de Cordas e Ensamble Vocal, que interpretarão temas característicos da época natalícia, como por exemplo «Natal de Elvas», «Boas Festas», «Celebration Gala» ou «As Quatro Estações».
O Coro de Câmara Infantil da Academia é constituído por alunos dos 9 aos 15 anos e é dirigido pelo prof. Artur Carneiro; a Orquestra de Cordas é composta por alunos dos 12 aos 17 anos e é dirigida pelo prof. Vasco Broco e o Ensamble Vocal é o coro dos alunos mais velhos da Academia, com idades a partir dos 16 anos e é dirigido pelo prof. António Gonçalves.
Todos estes grupos têm no seu currículo várias apresentações na escola, no País e no estrangeiro.