quinta-feira, 12 de novembro de 2009

13.º Congresso Português de Obesidade I 19 a 21 de Novembro I Vilamoura




51 por cento dos portugueses tem excesso de peso


Perante o cenário alarmante em que metade da população portuguesa tem excesso de peso (51 por cento), é fundamental organizar as equipas multidisciplinares de intervenção nos cuidados de saúde primários, tendo em vista a prevenção e tratamento da obesidade no país.
Quem o afirma é Alberto Galvão-Teles, médico endocrinologista e presidente do 13.º Congresso Português de Obesidade, que decorre, de 19 a 21 de Novembro, no Hotel Tivoli Marina, em Vilamoura. O congresso, organizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), é maior evento médico-científico nesta área clínica que se realiza anualmente em Portugal, juntando cerca de 300 participantes.
Segundo o especialista, a importância dos cuidados de saúde primários é fundamental para a prevenção e tratamento da obesidade, uma vez que é aqui que começa todo o processo de triagem e encaminhamento do doente obeso para os diversos tipos de consultas de especialidade nos hospitais. “É necessário que os médicos e profissionais de saúde tenham maiores conhecimentos sobre esta patologia, as suas comorbilidades e o seu tratamento, e que haja mais nutricionistas e psicólogos a tempo inteiro para acompanhar estes doentes. Perder peso representa para o doente um processo difícil, mantê-lo é ainda muito mais complicado”, salienta o presidente do congresso.
Sob o tema “Obesidade: várias faces, um objectivo”, o congresso pretende, à semelhança das edições anteriores, alertar para a prevenção e tratamento urgente da obesidade. A doença tem aumentado progressivamente no nosso país, motivada pelo estilo de vida, pela alimentação hipercalórica, pelo sedentarismo, pelos elevados níveis de stresse e ansiedade que acompanham os portugueses: cerca de 35 por cento da população portuguesa tem pré-obesidade e 16 por cento apresenta obesidade, ou seja, 51 por cento tem excesso de peso.
Entre as principais actividades que dinamizam os três dias do congresso, destacam-se o lançamento do site interactivo “Peso Certo – Menos Peso, Mais Saúde”, um projecto do Núcleo de Endocrinologia, Diabetes e Obesidade (NEDO), apoiado pelo Abbott Laboratórios, a realização do primeiro fórum do Observatório Nacional da Obesidade e do Controlo do Peso, de três conferências magistrais e de vários workshops temáticos, onde serão abordadas desde “dicas” sobre culinária saudável até questões mais elaboradas como, por exemplo, a colocação em funcionamento de uma equipa multidisciplinar nos centros de saúde e unidades de saúde familiares.