quarta-feira, 9 de setembro de 2009

FARO VAI TER UNIDADE HOSPITALAR DE PONTA

Imagiologia (TAC 64 cortes – único no sul do país), Centro de Urologia com cirurgia laser, Unidade de Medicina Nuclear, Centro de Cirurgia Vascular, Unidade de Cirurgia Laparoscópica, Unidade de Cirurgia Bariátrica e também Unidade de Cuidados Intensivos, Urgência Pediátrica, Maternidade. São estas algumas das especialidades que estarão ao dispor dos utentes do Hospital Particular do Algarve, em Gambelas, que está em fase final de instalação e que o Presidente da Câmara, José Apolinário acompanhado dos Vereadores Augusto Miranda, Beatriz Cabrita e João Marques, visitaram ontem.




Com abertura ao público para muito breve, esta unidade hospitalar resultou da colocação em hasta pública, lançada por este executivo, de um terreno na zona central de Gambelas, junto à Universidade. Adquirido pelo Grupo dos Hospitais Particulares foi em tempo recorde apresentado e aprovado o projecto, tendo as obras decorrido a bom ritmo.




Com um investimento de cerca de 35 milhões de euros, esta unidade hospitalar terá a possibilidade de cobrir praticamente todas as especialidades, indo mais longe em algumas áreas já citadas, o que a coloca ao nível dos melhores Centros Hospitalares da Europa.
Em perspectiva estão previstas anualmente 24.500 consultas de Urgência, 52.700 consultas externas, 5.900 internamentos a que corresponderão 18.800 diárias e 5.600 cirurgias.Com capacidade de contacto em tempo real com qualquer parte do mundo, poderá ter acesso a um conjunto de meios como a transmissão de cirurgias em directo para acompanhamento por especialistas exteriores ou conferências, partilha de dados clínicos, ou, em termos de manutenção, ao controlo de condições de funcionamento de equipamentos ou climatização.


Contando com um corpo clínico que estará ao nível da tecnologia instalada, e que contará com 125 Médicos, 74 Enfermeiros e 53 Auxiliares de Acção Médica, esta unidade terá certamente um grande efeito âncora na freguesia do Montenegro, em Faro e pretende servir todo o Algarve. Desde já prevê-se que esta unidade venha a ter acordo com a ADSE, o que em muito beneficiará um largo número de residentes ligados à função pública.No momento da visita o Presidente José Apolinário referiu que este investimento, fruto do trabalho de três anos, revela bem as capacidades e potencialidades que Faro tem para atrair investimentos e vir a transformar-se na “Cidade da Saúde”. A este investimento juntam-se o arranque, este ano lectivo, do Curso de Medicina na Universidade do Algarve, a entrada em funcionamento do Hospital Central até 2013, bem como outros investimentos na área das Residências Assistidas e de Saúde e Bem-Estar, que se perfilam e procuram Faro.

...E a Freguesia do Montenegro cresceu imenso...!

...De tal maneira cresceu que a velhinha mas sempre renovada, e cada vez mais importante entre congéneres, Universidade do Algarve já não está sozinha, nem no que a outras infra-estruturas de grande dimensão e importância diz respeito, o que torna hoje em dia Montenegro, juntando este moderno Hospital Privado, ao Aeroporto Internacional de Faro, à Ilha de Faro e parte da Ria Formosa, a mais importante Freguesia da capital algarvia.
Foto-Reportagem: BatX@pas - Algarve Press