segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Faro recebe Congresso de Oncologia Integrativa

A Associação Oncológica do Algarve (AOA), Instituição Particular de Solidariedade Social, de luta contra o cancro e apoio ao doente oncológico, única no Algarve, irá realizar em Faro, nos dias 3, 4 e 5 de Novembro próximo, um encontro científico intitulado "Congresso de Oncologia Integrativa", no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro.
Uma vez que, como se sabe, não existe actualmente uma "fórmula mágica" para tratar o cancro, torna-se cada vez mais importante dar a conhecer a doentes e público em geral as diferentes, mas complementares, abordagens terapêuticas ao tratamento da pessoa com cancro. Tal como o próprio nome indica, pretende-se que este seja um espaço multidisciplinar de partilha de conhecimentos entre profissionais da medicina convencional, e que também permita uma discussão séria, crítica e construtiva, à volta do papel das terapias “não -convencionais”, em oncologia. Importa aqui realçar que não iremos falar de “tratamentos alternativos”, mas sim de “terapias complementares” de apoio ao tratamento médico convencional.
Num mundo global, em que o conhecimento científico se multiplica a cada dia, manter-se a par dos últimos desenvolvimentos em oncologia pode ser um autêntico desafio. Pretende-se, assim, que os trabalhos deste Congresso decorram sobre o lema "integração e complementaridade" e que as comunicações apresentem o rigor e a exigência científica que este tema deve merecer. Qualquer profissional de saúde com experiência ou conhecimento académico nas diferentes áreas que irão ser abordadas pode enviar uma proposta de comunicação para apresentar no congresso. O evento é dirigido a profissionais, estudantes, doentes, familiares e público em geral. Inscreva-se e participe! Para mais informações, visite a nossa página, em www.aoa.pt

LOULÉ FOI PALCO DE HOMENAGEM AOS BOMBEIROS PROFISSIONAIS

Miguel Macedo anuncia 21 milhões de euros para 37 candidaturas de estruturas de bombeiros no Dia do Bombeiro Profissional A Praça da República, em Loulé, recebeu ontem mais de 300 bombeiros vindos de vários pontos de país, numa cerimónia solene presidida pelo Ministro da Administração Interna que pretendeu assinalar o Dia do Bombeiro Profissional. A sociedade civil e os mais altos representantes das forças da protecção civil reuniram-se em frente aos Paços do Concelho para se associar a uma homenagem nacional aos “heróis dos novos tempos”, como referiu o responsável governamental. Neste reconhecimento público a todos os bombeiros portugueses, Miguel Macedo falou da área da protecção civil como um bem de interesse público. “A Segurança é um elemento básico e decisivo na vida de um Estado”, sublinhou este responsável.
O Ministro reportou-se depois à questão dos incêndios, uma das áreas de maior intervenção por parte dos bombeiros portugueses, referindo que este ano (até ao final de Agosto) houve uma “diminuição” das ocorrências relativamente a 2010. “Este ano registaram-se 15.181 ignições, tendo ardido cerca de 34.006 hectares, menos 2.232 ignições que em 2010 e uma redução de 91.219 hectares de área ardida”, disse Miguel Macedo. “Quero elogiar a rapidez, a capacidade, o profissionalismo na intervenção dos bombeiros e de todo o sistema de protecção civil no combate aos incêndios. Todos – Governo, autarcas, bombeiros e cidadãos, teremos de tirar ilações sobre o caminho que temos de trilhar e as estratégias que temos de prosseguir e adoptar para o futuro”, salientou. Referindo as “reformas que têm sido feitas ao longo dos últimos anos, ao nível da protecção civil para agilizar a capacidade de intervenção, disponibilizar mais e melhores meios de prevenção e combate”, o responsável da Administração Interna disse ser necessário “continuar a reforçar e a reformar o sistema em várias frentes”. Apesar de referir os contratos de financiamento para várias instituições de bombeiros, assinados em finais de Julho, cujo valor total ascendeu a 13 milhões de euros, e de anunciar que este mês serão assinados outros contratos de financiamento, cujo montante global ultrapassa os 21 milhões de euros e abrange 37 candidaturas de estruturas de bombeiros, Miguel Macedo falou da necessidade de “escolher prioridades”. “Importa nesta época escolher bem essas prioridades, gerir bem esses recursos, ser extremamente exigente na racional aplicação desses dinheiros públicos, de forma a garantir que todo o dispositivo possa beneficiar desses recursos e que, em conjunto, possa alcançar uma melhor resposta a todas as situações de protecção civil. A situação económica do país exige esse rigor e também a maior das transparências na aplicação dos recursos que disponibilizamos neste sector”, afirmou ainda. Por último, o responsável pela pasta disse ainda “ser possível, com o dinheiro e os meios, com maior racionalidade, conseguir tão bom ou melhor resultado do que aquele que temos conseguido até agora”.
Já o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, Fernando Curto, falou na “imprescindível aposta neste sector” enquanto “mais-valia no presente e no futuro no que respeita à salvaguarda das populações, da nossa floresta, e ainda na prevenção que se exige, cada vez mais, em todos os sectores e essencialmente na área da protecção civil”. Este responsável abordou as principais preocupações dos bombeiros profissionais, nomeadamente no que concerne a assistência médica/medicamentosa, progressão na carreira, seguros de acidentes pessoais, horário de trabalho, acesso à carreira, criação de um código deontológico e implementação da carteira profissional, a celebração de um Acordo Colectivo de Trabalho para os bombeiros profissionais da Força Especial de Bombeiros – FEB ou a criação das Áreas Metropolitanas/Inter-Municipais, integradas na estrutura administrativa do Estado.
Fernando Curto falou ainda da necessidade de serem contempladas dotações orçamentais com verbas para este sector, nomeadamente através das Câmaras Municipais que possuem bombeiros profissionais, numa rubrica própria destinada aos bombeiros e consequentemente para os Serviços Municipais de Protecção Civil. A criação de uma taxa municipal destinada exclusivamente aos bombeiros e protecção civil “que permita um maior investimento por parte das Câmaras Municipais na salvaguarda da vida e haveres das populações” foi outra das ideias apresentadas pelo presidente da ANBP.
Autarca de Loulé medalhado No dia em que se assinalou também o 10º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, em Nova Iorque, nos quais falecerem 343 bombeiros, foram homenageados todos os bombeiros portugueses que faleceram ao serviço da causa pública. Nesta sessão solene que decorreu em Loulé, seguiu-se a atribuição da Medalha de Mérito da Associação Nacional de Bombeiros (ANBP) Profissionais ao presidente da Câmara Municipal de Loulé, e a atribuição de medalhas a bombeiros aposentados e no activo, de várias corporações do país. Nesta ocasião foi ainda celebrado um protocolo entre a ANBP e a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação, no âmbito do RVCC. No seguimento da distinção ao autarca de Loulé, o presidente da ANBP sublinhou o trabalho feito neste Concelho e a preocupação permanente do executivo municipal, nomeadamente através da reestruturação do Corpo de Bombeiros Municipais que veio “trazer mais-valia operacional e corrigir situações para todos os bombeiros profissionais que estão ao serviço dos louletanos”. Quanto à acção da Autarquia em matéria de protecção civil, particularmente dos Bombeiros, Seruca Emídio falou da construção do actual Quartel dos Bombeiros de Loulé, inaugurado em 2004, criação do Heliporto Municipal, que vai entrar em obras de requalificação e de readaptação, reequipamento do Corpo de Bombeiros, particularmente com a aquisição de viaturas, e reorganização dos serviços locais, com a resolução de situações respeitantes à profissionalidade dos homens e das mulheres que compõem o Corpo de Bombeiros. O presidente da Câmara de Loulé reiterou ainda a ideia do presidente da ANBP relativamente à necessidade de financiamento dos Bombeiros Profissionais. “É do conhecimento público que alguns Municípios têm vindo a criar a chamada taxa de protecção civil. Seria interessante que o Governo se debruçasse sobre esse facto e, eventualmente, ponderasse a sua aplicação num quadro mais geral de participação das comunidades, instituições e empresas na sustentabilidade dos seus serviços de protecção e socorro”, disse ainda o autarca.

Museu de Portimão em destaque no fórum internacional The Best in Heritage

Seminário “Redes e parcerias entre museus europeus: o projecto Taste of Europe” marcado para 30 de Setembro O Museu de Portimão vai ter honras de destaque na 10ª edição do fórum internacional The Best in Heritage, que entre 22 e 24 de Setembro reunirá na cidade croata de Dubrovnik todos os museus e projectos de conservação e património premiados em 2010.
De acordo com o programa, o Museu de Portimão será apresentado em pormenor no dia 23 de Setembro, através de uma comunicação onde serão focados os principais aspectos deste equipamento cultural distinguido com o Prémio Museu Conselho da Europa 2010, uma estátua de bronze do artista catalão Joan Miró, intitulada “La femme aux beaux seins”. Mais informações em: http://www.thebestinheritage.com/. Por outro lado, o Museu de Portimão recebe no dia 30 de Setembro o seminário “Redes e parcerias entre museus europeus: o projecto Taste of Europe”, que terá lugar entre as 10h00 e as 17h00.
Os participantes no seminário reflectirão sobre todas as fases do trabalho de concepção, investigação, produção e divulgação da exposição internacional “A Taste of Europe – Sabores da Europa”, abordando ainda a gestão e articulação de conteúdos entre os nove museus europeus participantes e respectivas metodologias adoptadas tendo o Museu de Portimão participado com a criação da exposição “Azeite, Saberes com Sabor”, que representou Portugal no projecto. Este encontro surge do ciclo que a Rede Portuguesa de Museus tem vindo a promover, com o objectivo de dar visibilidade a boas práticas e a experiências de referência no panorama museológico do país, reflectindo sobre potencialidades, dificuldades, metodologias e processos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 23 de Setembro, através dos e-mails rec.museu@cm-portimao.pt e info@rpmuseus-pt.org.

Hospital de Faro reduz 2, 5 milhões de euros na despesa através da utilização da capacidade instalada em Cirurgia Cárdio-Torácica do SNS

Na sequência da recomendação da Administração Regional de Saúde do Algarve, IP, datada de 17 de Agosto de 2011, o Serviço de Cardiologia do Hospital de Faro, EPE, passou a referenciar desde o passado dia 5 de Setembro todos os doentes do Algarve que carecem de cuidados no âmbito da especialidade de Cirurgia Cardio-Torácica para os Hospitais de Santa Marta – Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC, EPE), Santa Maria – Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE (CHLN, EPE), e Hospital de Santa Cruz - Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO, EPE), e que até aqui eram referenciados por este Hospital para a unidade de cirurgia cardio-torácica do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa
Esta recomendação operacionalizada e desenvolvida pelo Conselho de Administração do Hospital de Faro, EPE, com a colaboração e ação conjunta dos Conselhos Diretivos das ARS do Algarve e de Lisboa e Vale do Tejo e do Coordenador Nacional para as Doenças Cardiovasculares, permitirá ao Conselho de Administração do Hospital de Faro reduzir até ao final do ano de 2011 a despesa com o tratamento daqueles pacientes em cerca de 600 mil euros, prevendo-se que para o ano de 2012 o impacto se traduza numa redução de despesa de 2 milhões e 500 mil euros.
Esta medida faz parte dos compromissos assumidos pelos Hospitais do Algarve e pela ARS Algarve, IP, no Plano de racionalização organizativa dos Hospitais do Algarve e dá cumprimento às orientações do Ministro da Saúde com o objetivo de garantir os compromissos assumidos no Memorando de Entendimento estabelecido com a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional.

Rota do Petisco de Portimão

A Rota do Petisco de Portimão é o primeiro projecto de cariz cultural e recreativo realizado pela Associação Teia D’impulsos, em parceria com o Município de Portimão, cuja primeira edição teve início no dia 3 de Setembro e prolongando-se durante cerca de um mês, até 2 de Outubro. A Teia D’Impulsos, associação social, cultural e desportiva sem fins lucrativos recentemente criada em Portimão, conta com a parceria da Câmara Municipal de Portimão para levar a cabo a organização desta iniciativa.
São de salientar ainda as colaborações da Comissão Vitivinícola do Algarve, da Quinta do Morgado da Torre, da Quinta da Penina, da Quinta dos Vales, da Única – Adega Cooperativa do Algarve e da Quinta do Francês que contribuíram de forma importante com o seu apoio para a realização deste roteiro gastronómico, que vai decorrer num total de 31 espaços de restauração do centro de Portimão e da Praia da Rocha. Tendo como objectivos a promoção e divulgação da gastronomia e dos espaços de restauração da cidade, a Rota assenta num conceito ainda pouco conhecido no nosso país, mas que já tem alguns anos de sucesso na vizinha Andaluzia, onde são vários os locais que promovem anualmente as suas rotas de tapas. Para além dos proveitos económicos e culturais na divulgação da gastronomia local, estes projectos caracterizam-se também por contribuir para a animação social dos centros das localidades, pois os participantes são incentivados a circular entre os diversos espaços que integram o evento.
De facto, os participantes na Rota do Petisco de Portimão são convidados a percorrer os diversos estabelecimentos aderentes, guiados através de um passaporte, no qual estão identificadas todas as paragens da rota e a respectiva ementa especial confeccionada para o efeito. Ao petiscar nos locais aderentes, os participantes recebem um carimbo no passaporte. O intuito é incentivá-los a conhecerem outros restaurantes ou pastelarias, de forma a reunirem o maior número de comprovativos. É, pois, um desafio lançado a todos os que visitam a cidade para apreciaram a boa mesa de Portimão, mas que também irá possibilitar aos portimonenses conhecerem melhor alguns dos espaços locais de restauração.
Está ainda prevista a entrega de duas entradas para o Museu de Portimão a todos os que percorrerem, pelo menos, 12 paragens da Rota, ao passo que os participantes que coleccionarem um mínimo de 24 carimbos no passaporte habilitam-se a um prémio, num total de dez a sortear entre os candidatos. O prémio consiste numa visita e prova de vinhos para duas pessoas em adegas locais designadas pela Comissão Vitivinícola do Algarve. Em ambos os casos, os Passaportes deverão ser apresentados na recepção do Museu de Portimão. Integram esta primeira edição da Rota do Petisco de Portimão um total de 31 estabelecimentos: em 23 deles, o participante poderá provar os melhores petiscos da gastronomia local, e nos outros oito irá adoçar o paladar com a doçaria regional (ver listagem em anexo). Os estabelecimentos foram seleccionados pela organização da Rota do Petisco de Portimão, que teve como critérios a qualidade, a preocupação pela divulgação dos produtos locais e da gastronomia tradicional e a adequação das suas características ao conceito da Rota. Desta forma, foi tomada a opção de concentrar a selecção dos estabelecimentos apenas ao centro de Portimão e à Praia da Rocha, de forma a permitir que os participantes possam percorrer os diversos locais de forma pedonal. Da selecção inicial efectuada pela Teia D’Impulos, resultou um total de 31 espaços de restauração, entre restaurantes, casas de petiscos e pastelarias, que decidiram abraçar este projecto e converteram-se em paragens da nossa Rota.

POLIS/PESCADORES: "REPÚDIO PELA "TRAIÇÃO" MACÁRIO/PS A FARO; LAMENTO PELA "BÊNÇÃO" DA MINISTRA" - CFC.

"Raízes cortadas": decretaram a expulsão da Ilha de quem a povoou há um século". Através de uma nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, "o CFC contesta e repudia a "traição" feita pelo Eng. Macário Correia e pelo PS à história do Concelho e aos homens do mar no Dia de Faro, ao decretarem a expulsão da Ilha dos que a povoaram há mais de um século. Por outro lado, o CFC lamenta que a Srª Ministra desse a "bênção" ao mau Polis e a fundamentalistas "alucinados" esbanjadores de milhões e que desrespeitam a própria lei e as pessoas. O Movimento Autárquico Independente CFC expressa a mais veemente contestação e repúdio pelo fato de ontem no "Dia de Faro" (que simbolicamente deve ser o mais importante do ano, reforçando a nossa identidade e projectando o futuro), o Presidente da Câmara tenha cometido uma "traição" à história de Faro e aos homens do mar, ao assinar Protocolos que decretam a expulsão da Ilha de Faro de quem a povoou há mais de um século. Viverem lá é um direito natural, seja onde estão ou, eventualmente, noutra zona da Ilha.
Estas e outras barbaridades do Polis são capitaneadas pelo Eng. Macário Correia e pelo PS, que têm mentido aos que querem expulsar e à população em geral. Mentem, dizendo que a saída das famílias será voluntária, quando os querem obrigar a fazê-lo. E mentem, quando dizem que todos vão para a Urbanização do Montenegro, sendo o número de casas inferior às famílias que querem expulsar!...
Dizem que são medidas muito boas para as pessoas, mas a prova de que estão a forçá-las ficou ontem mais uma vez demonstrada pela não presença maciça dos envolvidos. Ou foram desrespeitados, não sendo convidados; ou foram convidados, mas não compareceram. Sem prejuízo do respeito pessoal e institucional que a Srª Ministra que tutela o Ambiente nos merece, o CFC lamenta que se tenha deslocado a Faro para "dar a bênção" a um mau Polis que não resolve os grandes problemas e também aos fundamentalistas "alucinados" esbanjadores de milhões, que têm cometido e têm em curso ilegalidades, graves atropelos e usurpação de direitos da população farense. Salvaguarda-se como positiva a requalificação de uma pequena parte da zona ribeirinha, mas está muito atrasada pois já devia estar concluída.
Quanto ao Polis para Faro, o CFC relembra que não inclui: a retirada da linha férrea pesada da zona ribeirinha, doca de recreio e parque ambiental do Pontal, recuperação do porto comercial e cruzeiros, etc. Pelo contrário, querem dar como certos: 20 milhões de euros para demolições; mais empréstimos a contrair pela Câmara; ponte nova só com uma faixa e não permitindo a livre circulação de barcos; proibição de entrada de veículos na Ilha durante 4 meses de verão; centenas de milhares de euros a pagar pela autarquia à Parque Expo; etc. Nos atropelos e ilegalidades sobressaem as manobras em que o Presidente da Câmara tem participado sobre o Plano de Pormenor da Ilha, proibição da entrada de carros e abertura de Concurso para a nova ponte, tudo à margem da autarquia. Sobre a Sessão Solene o CFC associa-se à atribuição das Medalhas de Mérito atribuídas a: Eng. Tito Olívio Henriques, Fernando Sousa Inês, António Grelha de Matos, Dr. João Goulão, e Alfredo de Sousa Barão (a título póstomo). Justifica-se, no entanto, que tornemos pública uma saudação especial ao Eng. Tito Olívio e António Matos, como membros do CFC", conclui o documento.

AÍ ESTÃO AS PORTAGENS NA VIA DO INFANTE

Meios de pagamento de portagens para veículos estrangeiros disponíveis na A 22 e A 23, informa a EP
A Estradas de Portugal (EP) informa que, a partir de hoje, segunda-feira, dia 12 de setembro, "na área de serviço da A23, em Abrantes, ao km 44, passa a ser possível aderir aos meios de pagamento de portagens para veículos de matrícula estrageira que circulem nas ex-SCUT. A partir de terça-feira dia 13, este serviço estará também disponível na área de serviço da A22, em Olhão ao km 97.
Os veículos de matrícula estrangeira que circulem nas ex-SCUT podem optar pela aquisição de títulos pré-pagos com validade limitada temporalmente mas sem a obrigatoriedade de possuir um dispositivo eletrónico, ou então comprar ou alugar um dispositivo eletrónico no qual é possível fazer pré-carregamento ou optar pelo débito direto na conta bancária. Recorde-se que para os veículos de matrícula estrangeira não está disponível a modalidade pós-pagamento. Para informações detalhadas sobre formas de aquisição e modalidades de pagamento disponíveis, consulte as páginas das entidades de cobrança http://portagens.ctt.pt e www.viaverde.pt. Mais informações e esclarecimentos sobre o sistema de portagens eletrónicas, estão disponíveis no portal de tráfego da Estradas de Portugal, em http://www.estradas.pt/portagensfaq", conclui a nota de imprensa da EP.

domingo, 11 de setembro de 2011

Farense: Juniores começam campeonato a vencer


Em cima: Diogo Freitas, Pedro Entrudo, Abílio (Tec. de equipamentos), Diogo Gonçalves, João Rodrigues, Diogo Andrade, Marcelo Correia, André Pimenta, Bruno Cabecinha, Emanuel Pererira, Sandra Brenhas (Massagista) José Martins (Director) Ricardo Alho (Treinador) João Entrudo (Director)

Em Baixo: Bruno Dias, Nuno Jesus, Ricardo Quade, Pedro Patrão, Ricardo Venâncio, Roberto Mitras, André Wallace, André Soares, Sérgio Santana e Mário Silva (Tr. Adjunto)

Os Juniores do Sporting Clube Farense começaram o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, com uma vitória em casa frente ao Internacional de Almancil por 3-2.
Ao intervalo, o Farense já se encontrava a ganhar por 3-0.
Os golos do Farense foram marcados por Roberto(2) e João Rodrigues.
O Campeonato prossegue no próximo Sábado com a deslocação a Beja, onde o SCF vai defrontar o Despertar.

Marina de Vilamoura continua a hastear a bandeira das 5 âncoras

A Marina de Vilamoura foi, uma vez mais, distinguida com as 5 Âncoras de Ouro.
A Marina de Vilamoura, um destino náutico de luxo com uma atmosfera vibrante e cheia de vida, oferece actualmente cerca de 825 postos da amarração, acolhendo embarcações até 60 metros. É a maior marina em Portugal e aquela que oferece a melhor qualidade de serviços.

A Marina está rodeada por inúmeros restaurantes, bares, lojas e hotéis de 5 estrelas, um clube náutico activo que disponibiliza cursos de vela. Eventos de cariz nacional e internacional, ligados ao mundo da náutica, tornam a Marina de Vilamoura um lugar onde a animação é uma constante.
A procura por uma constante melhoria e pela excelência na prestação dos serviços ao cliente é uma prioridade sempre presente na Marina de Vilamoura.
Isolete Correia, Directora da Marina, afirma “é um grande orgulho para a Marina de Vilamoura receber a renovação do galardão das 5 Âncoras de Ouro, atribuído pela Yach Harbour Association”.
Esta atribuição baseia-se numa avaliação rigorosa, levada a cabo por especialistas externos na área da náutica, cujas valências focam principalmente as boas práticas implementadas na gestão da Marina e os parâmetros de qualidade, tanto a nível de infra-estruturas como dos serviços prestados.

Juntamente com o galardão das 5 Âncoras de Ouro, a Marina de Vilamoura orgulha-se de ser uma das primeiras Marinas a receber a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente, implementado e certificado pelas Normas ISO 14001 e ISO 9001 e ostentar a Bandeira Azul da Europa para Marinas e Portos de Recreio. Mais recentemente, foi eleita, no Publiturisl Trade Awards de 2011, a Melhor Marina de Portugal.
A Yacht Harbour Association (TYHA) apoia marinas e outras áreas ligadas à náutica no Reino Unido e internacionalmente.
O Gold Anchor Award Scheme, existe há mais de 23 anos e é baseado nas normas da TYHA para a construção e gestão de marinas. Com níveis de classificação de 1 a 5 Âncoras, qualquer galardão atribuído é sinónimo de credibilidade e qualidade da marina. O número de âncoras atribuídas demonstra a qualidade dos serviços oferecidos por uma marina, em conformidade com as normas da TYHA.

As melhores imagens da 11ª Corrida Fotográfica de Portimão em exposição

A entrega dos prémios relativos à 11ª Corrida Fotográfica de Portimão vai ter lugar no Museu de Portimão a 17 de Setembro, numa cerimónia marcada para as 18h00 e que antecederá a inauguração da exposição com os trabalhos premiados na maior maratona fotográfica a sul do Tejo.

Este ano o certame registou a maior adesão de sempre no número de inscrições, desde a sua primeira edição em 2001, com 240 fotógrafos amadores oriundos de várias regiões do país e alguns estrangeiros, representando todas as idades e profissões, com destaque para professores e estudantes.
Na modalidade analógica registaram-se 29 inscrições, na digital 199 e na subaquática 12 fotógrafos, os quais tiveram oportunidade de descobrir um renovado olhar pelos aspectos do património cultural e natural do município, suas gentes, actividades e vivências, através da interpretação e criatividade fotográfica.
Uma vez que a modalidade analógica tem vindo a perder participantes de uma forma constante, em contraste com a fotografia digital que todos aos anos vê aumentar o seu número de aderentes, a organização encara seriamente a hipótese de restringir a próxima edição da Corrida Fotográfica de Portimão apenas às modalidades digital e subaquática.

A exposição, com entrada livre, pode ser vista até 29 de Janeiro próximo, no seguinte horário: terça-feira, das 14h30 às 18h00; quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.
Na mesma data também será inaugurada no átrio da entrada do Museu a mostra itinerante relativa ao Prémio “OutrosMercadus’10”, que poderá ser vista até 30 de Outubro próximo.

Este prémio, promovido pela empresa Outros Mercadus, tem como objectivo distinguir o reconhecimento público de obras de arquitectura, design e espaços efémeros, sendo extensível às mais diferentes áreas da cultura, como sejam o cinema, o teatro, as exposições ou espaços públicos e cujo traço comum é o conceito da não perenidade.
Por outro lado, o Museu de Portimão volta a prolongar a temporada da exposição “Arte Submersa”, que também poderá ser vista até 30 de Outubro, e que reúne duas centenas de peças moldadas pelo suíço Sylvain Bongard.

São Brás de Alportel acolhe Master Class de Saxofone

Desde ontem, com encerramento hoje, São Brás de Alportel está a ser palco de mais uma iniciativa dedicada à formação de jovens talentos, desta feita com uma acção de formação de Master Class de Saxofone.

Promovida em parceria pela Fundação INATEL e Câmara Municipal de São Brás de Alportel, esta iniciativa destina-se a jovens de toda a região do Algarve, com formação em saxofone, e tem por objectivo proporcionar a todos os participantes uma “formação intensiva de qualidade […] que potencie novas metodologias de estudo e performance do mesmo”.
A formação em Master Class de Saxofone, orientada pelo Professor Carlos Ramalho, conta com a participação de executantes de renome a nível instrumental, de forma a enriquecer a troca de experiências e conhecimentos entre todos os músicos.

EM SANTA LUZIA: Sons da Ria, INVADEM A RIA FORMOSA

Com organização da Associação Almadrava, está a decorrer em Santa Luzia, o Festival “Sons da Ria”. Inicialmente programado para o Jardim Publico, na Vila, como nas edições anteriores, foi transferido para o campo de futebol, onde o espaço é maior.

Márcio Gonçalves, Presidente da Direcção da Associação, atarefado, disse-nos que a mudança se ficou a dever ao facto de o número de expositores, na feira de artesanato, ser superior ao previsto.
- Disseram-nos que a mudança de local foi por reclamação de moradores perto do local.

- Não. As pessoas da Vila, capital do polvo, já nos perguntam porque mudamos de local. Veja o número de visitantes que à medida que vão chegando se vão aproximando palco…. Assim fizemos e quando espectáculo ainda ia a meio, largas centenas de pessoas bamboleavam o corpo ou “abanavam o capacete” ao som da música de “Miss Catherine Band”.

O festival começou na sexta feira, com o Grupo “Kusondulola”, um sucesso, como nos garantiram e termina hoje com “Uns & Outros” e “Kalulu”.

Este, é mais um sucesso, de organização, da jovem equipa directiva da Associação Almadrava, liderada por Márcio Gonçalves.

Geraldo de Jesus

sábado, 10 de setembro de 2011

Curso de cinema com Matt Cimber na Universidade do Algarve

Matt Cimber vai dar um curso de realização e argumento na Universidade do Algarve durante o próximo mês de Outubro. Este curso tem 20 vagas disponíveis, podendo os alunos desenvolver e concretizar as suas ideias, produzindo curtas-metragens sob a direcção do referido realizador.

Esta iniciativa é promovida pelo Centro em Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), pelo Departamento de Línguas, Comunicação e Artes da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e pela Algarve Film Commission.
As aulas decorrerão todas as sextas (horário pós-laboral) e sábados, a partir do dia 14, no Campus da Penha da Universidade do Algarve.

As inscrições estão a decorrer na secretaria da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, no Campus de Gambelas, das 8h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Os interessados deverão fazer-se acompanhar do CV, do Cartão de Cidadão ou do BI e do NIF.
Para mais informações, queira por favor contactar o CIAC através de secretaria.ualg@ciac.pt ou 289 800 914.
Para consultar a filmografia de Matt Cimber

http://www.imdb.com/name/nm0162343/

VALE convida os olhanenses

O espectáculo VALE, que em breve passa por Olhão, convida os residentes a participarem numa experiência única: viver por dentro o teatro e a dança e conviver com os artistas, construindo em conjunto um espectáculo único e inesquecível. As inscrições estão abertas durante este mês de Setembro.

O espectáculo VALE convida um grupo de cerca de 50 pessoas de todas as idades, que vivem na cidade ou vila por onde passa, neste caso Olhão, a participar nele.
Durante uma semana os participantes podem viver por dentro o teatro e conviver com os artistas, construindo com eles um espectáculo único e poderoso.
Será uma semana para aprender o ofício da dança e as suas leis, saber como se constrói um espectáculo e conhecer a vida de um teatro por dentro.

As inscrições para este grupo de voluntários estão abertas durante o mês de Setembro e deverão ser feitas pelo e-mail auditorio@cm-olhao.pt ou pelo telefone 289 710 171/0 e têm como única condição o candidato gostar de se apresentar em palco. Não é necessário ter experiência artística prévia. Os candidatos devem ter mais de 6 anos.

Audições para o Movimenta-te

Procuram-se actores, bailarinos e performers para integrar o elenco da nova criação da rede MOVIMENTA-TE.
Com direcção artística de Ainhoa Vidal (coreógrafa), Gonçalo Amorim (encenador) e Madalena Victorino (coreógrafa), o período de criação decorre entre Janeiro e Abril de 2011 e o local é todo o Algarve Central. A estreia do trabalho está marcada para o mês de Março.
As audições/laboratórios decorrerão a 19 e 20 de Outubro numa das cidades da rede (Faro, Loulé, Olhão, Tavira, São Brás de Alportel)
As inscrições e pedidos de informações devem ser feitos junto de Cristina Braga, para o e-mail cristina.braga@movimenta-te.com. Os candidatos devem enviar CV e uma fotografia.

Início do ano lectivo em Portimão marcado pela abertura do Centro Escolar do Pontal

O inicio do ano lectivo 2011/2012 em Portimão vai ficar marcado pela abertura do Centro Escolar do Pontal, que resulta de um investimento de 4,3 milhões de euros, 1,2 milhões comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e o restante pelo Município de Portimão.
O novo equipamento visa corresponder ao aumento da população escolar em Portimão, passando a funcionar a totalidade das salas do 1º Ciclo do Ensino Básico em regime de horário normal, na sequência de um projecto que aproveitou parte da estrutura já existente, contemplando a construção de 22 salas de 1º ciclo e oito salas de educação pré-escolar, assim como a criação de refeitório, biblioteca, ginásio, sala polivalente, salas de professores/educadores, espaços de apoio, campo de jogos e espaços lúdicos de exterior.

Após esta intervenção, que implicou a desactivação do Jardim-de-Infância da Quinta do Amparo, o Centro Escolar do Pontal poderá receber já neste ano lectivo 572 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e 200 crianças da Educação Pré-escolar.

Renovação no parque escolar

No prosseguimento da forte aposta na renovação do parque escolar do município, já no início do ano lectivo passado foi inaugurada a Escola Básica e Secundária da Bemposta, um estabelecimento de ensino inovador com condições ímpares em termos de espaços e equipamentos, que disponibiliza uma oferta educativa caracterizada pelo ensino artístico, o que faz desta escola a única do Algarve com estas características e a primeira do país a ser construída de raiz com esse objectivo.
Depois de no primeiro ano ter sido frequentada por cerca de 350 jovens, esta Escola serve actualmente 566 alunos e representa um investimento de 6 milhões e 200 mil euros, dos quais 4 milhões foram comparticipados pelo Ministério da Educação.
Estes são os mais recentes exemplos do grande investimento na Educação que a Câmara de Portimão tem feito nos últimos anos, tanto no reforço como na beneficiação do parque escolar, desde os jardins-de-infância às Escolas do 1º e 2ª Ciclo e do Ensino Secundário, criando as melhores condições possíveis para os mais de dez mil crianças e jovens estudantes do município.


Enriquecimento escolar a funcionar em pleno

No que toca ao Programa das Actividades de Enriquecimento Currilcular (AEC), volta a funcionar em pleno desde o início do ano lectivo e em todas as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da rede pública do concelho de Portimão, servindo para a formação dos alunos, mas também como uma resposta que vai de encontro às necessidades das famílias de ocuparem os seus filhos num horário alargado e compatível com as suas ocupações profissionais.
No âmbito do ensino da Música terão lugar, ao longo do ano lectivo, workshops de iniciação de sopro (1º período), cordas (2º período) e percussão (3º período).
Apesar da frequência das AEC ser facultativa, estão disponíveis para os 2299 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico da rede pública do Município de Portimão, assumindo a autarquia um compromisso financeiro na ordem dos 514 mil euros com os cinco Agrupamentos Escolares, para a concretização destas actividades.
Para além das AEC, os Agrupamentos Escolares asseguram 90 minutos semanais de Apoio ao Estudo, actividade obrigatória destinada à realização dos trabalhos e consolidação das aprendizagens, garantindo o funcionamento de uma Escola a Tempo Inteiro.

Câmara garante psicólogo e técnico de serviço social

Para assegurar uma escola de qualidade e de sucesso educativo, o Município de Portimão continua a apostar em prestar um melhor serviço aos alunos e um importante apoio às famílias e aos professores, dando seguimento ao trabalho das equipas de intervenção sócio-educativa.
No presente ano lectivo haverá uma especial atenção a eventuais sinais de instabilidade decorrentes do actual contexto social, contando cada Agrupamento de Escolas com um psicólogo e um técnico de serviço social que, em colaboração com os professores de apoio educativo, directores de turma e respectivos órgãos de gestão, irão contribuir para a resolução de problemas de ordem social e escolar dos alunos e seus familiares.

Passes do Vai e Vem grátis para estudantes apoiados pela acção social

A Câmara de Portimão decidiu adoptar as regras de utilização dos passes escolares para utilização do Vai e Vem que vigoravam há dois anos, continuando este transporte público a ser gratuito para os estudantes que residam a mais de 3 km do estabelecimento de ensino que frequentam e para aqueles que, embora morando a uma distância inferior, estejam inseridos nos escalões A e B por integrarem agregados familiares que beneficiam de apoio através da Acção Social Escolar.
No que diz respeito aos restantes alunos, não abrangidos por estes casos de excepção, a Câmara Municipal de Portimão suportará 50% do custo do passe mensal.
De recordar que a partir do ano lectivo 2009/2010 a autarquia isentou todos os estudantes e jovens atletas federados de clubes de Portimão do pagamento de passe, numa medida que visou estimular a utilização de transportes públicos em toda a rede do Vai e Vem.
E a adesão foi de tal ordem que, dos 685 jovens utentes do passe escolar em 2008/2009, se passou para os 3289 no passado ano lectivo, na sequência de uma aposta que representou um elevado valor integralmente suportado pelo Município e que só no ano lectivo 2010/2011 ascendeu a mais de 400 mil euros.
Face ao actual cenário macroeconómico, que implica violentos cortes orçamentais e significativa quebra de receitas, e tendo sido detectadas inúmeras situações abusivas e fraudulentas na requisição de passes escolares, a Câmara vê-se na contingência de reduzir esse apoio e voltar a reger-se pelo limiar definido pelos normativos legais.

Maria de Medeiros traz Penínsulas & Continentes a Olhão

Penínsulas & Continentes é o nome do novo álbum que a actriz e cantora Maria de Medeiros apresenta no Auditório Municipal de Olhão já no próximo dia 17 de Setembro, às 21h30. Trata-se de um espectáculo integrado no programa Allgarve, uma parceria entre o Município de Olhão e o Turismo do Algarve.
Façamos uma viagem musical entre as penínsulas ibérica e itálica e os continentes americano e africano. Com os descobrimentos, os intercâmbios, as alianças, o cinema, a música viajou ao longo dos séculos. Das penínsulas latinas da Europa partiram poemas, melodias, talentos, sentimentos, bem como dos imensos continentes africano e americano, que legaram ritmos, dinâmicas, nostalgias e influências. Penínsulas & Continentes explora esses ecos mútuos.

O poema de um trovador medieval de língua valenciana responde a um lamento angolano em kimbundo, que encontra um eco numa balada do compositor português José Afonso, que por sua vez parece dialogar directamente com o poeta chileno Victor Jara. Visitam-se os clássicos do Italiano Nino Rota escritos para filmes norte-americanos e obras-primas do cinema universal. Canções de resistência cruzam-se com fados africanos e rock brasileiro e espanhol, com composições de Lenine e “El último de la fila”.
Para além da música, as próprias línguas criam uma trama melódica: português, espanhol, italiano, catalão, inglês... Línguas das penínsulas e dos continentes. Mensagens, murmúrios, gritos, suspiros, risos formam um tecido de sentimentos numa viagem intercontinental proporcionada por Maria de Medeiros.
Muitos dos concertos de A Little More Blue foram igualmente ocasião de colaborar com músicos dos países visitados, de descobrir repertórios. Assim, Penínsulas & Continentes é também um reflexo dessa trajectória, dos encontros musicais e pessoais que se foram produzindo. Por isso no álbum, ao trio de base uniram-se o trombonista Itacyr Bocato e o percussionista Rubém Dantas do Brasil e o violoncelista espanhol Manuel Martinez del Fresno.
Através do segundo trabalho musical da artista, Penínsulas & Continentes, poderemos ouvir temas como La Dolce Vita (Nino Rota), Não vais contar (Sérgio Godinho), O homem Voltou (Zeca Afonso), Quem à Janela (Amélia Muge), A Velha Chica (Valdemar Bastos) ou Aixi com cell qui es veu prop de la mort (Raimon / Ausias March) na voz de Maria de Medeiros, que até há pouco tempo, conhecíamos sobretudo como actriz. Uma oportunidade a não perder, no Auditório Municipal de Olhão!

RECEPÇÃO AO PROFESSOR E PRÉMIOS DE MÉRITO 2011

No arranque de um novo ano lectivo a Câmara Municipal decidiu homenagear os docentes e alunos com a realização de uma cerimónia de recepção e de apoio à comunidade escolar dos estabelecimentos de ensino da Rede Pública do Concelho.

Neste encontro, a realizar no próximo dia 15 de Setembro pelas 18h00 no Teatro Lethes, pretende-se prestar um público reconhecimento aos professores aposentados que serão distinguidos individualmente durante a cerimónia, num total de 27 profissionais que agora terminam as suas funções na área da docência. É o justo reconhecimento por um percurso de vida fortemente marcado pelo empenho no desenvolvimento da sua actividade e contributo para a melhoria do ensino neste concelho.
Na cerimónia serão também pela primeira vez, distinguidos os alunos, que se destacaram no ano lectivo 2010/2011, reconhecendo assim o esforço do trabalho e o mérito à obtenção dos resultados escolares de excelência, através da atribuição de Prémios de Mérito. No total serão agraciados 45 alunos de todos os níveis de ensino.

“Bom Vinho, quer boa cortiça”, no Mercado Municipal de São Brás de Alportel


Em época de vindima, o Mercado Municipal de São Brás de Alportel promove “Setembro Mês da Uva”, um programa que integra um conjunto de acções sobre a qualidade e diversidade dos vinhos do Algarve. A 1ª acção “Bom Vinho, quer boa Cortiça” decorre já amanhã, sábado, dia 10, entre as 10h00 e as 12h00, e conta com a participação da Quinta dos Vales e da Associação Rota da Cortiça.

A cortiça e o vinho mantêm uma relação de proximidade com séculos de história, uma ligação de qualidade que garante a preferência dos consumidores de vinho com rolhas de cortiça. A rolha de cortiça é o único material natural com propriedades que oferecem uma qualidade de excelência no processo de vedação, compatível com as rigorosas exigências da actividade vinícola.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ROTARY CLUBE DE TAVIRA, PROMOVEU PALESTRA

VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DE AUTOR. - O IMPACTO NA ECONOMIA E NA COBRANÇA FISCAL, O Rotary Clube de Tavira, na sua última reunião, promoveu uma palestra, subordinada ao tema em epígrafe, tendo como convidado. o Dr. Paulo dos Santos, Director Geral da GEDIPE (Associação Para a Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores), entre outros cargos.
Os participantes na reunião ouviram com muita atenção o desenrolar da palestra e no final colocaram algumas questões a que o convidado respondeu. Paulo dos Santos, referiu-nos que o direito de autor é uma matéria complexa pela sua própria natureza. “Funcionando à base de autorizações, como é material, cria algumas dificuldades de entendimento. Mas se alguém utiliza uma obra de uma forma não autorizada prejudica: Em primeiro lugar o autor, o titular do direito e depois o Estado que se vê privado de receitas ou dos impostos inerentes daquela transacção comercial”. -- Ainda à pouco foi tornado público que o Estado deixou de receber uns milhões de euros, por essa situação.
- Foi na sequência de uma entrevista minha ao C. M. Em 2010 houve uma perca de receitas para o Estado. Aliás, uma perca de receitas de 50 milhões o Estado terá perdido cerca de 15 milhões em IVA. Isto, só falando em IVA, não falando em IRC sobre os lucros e outros impostos directos. - Quando as autoridades actuam, normalmente são criticadas. Será justo?
Não é de todo justo, porque é o tal problema da consciência da ilicitude em toda esta matéria não há inocentes. Quem faz pirataria está a roubar a propriedade intelectual de uma outra pessoa. Alguém que se esforçou intelectualmente ou através de investimento em meios de recursos para conseguir fazer uma obra para colocar à disposição de todos nós, para nos dar a cultura aquilo que de mais rico temos. A nossa história cultural. Se alguém “rouba” isso e não paga nada a ninguém não é uma pessoa que mereça compaixão. É um criminoso, ainda que a moldura penal seja pequena. Há que alterar esta mentalidade que é a única forma de nos protegermos. Proteger a cultura, proteger o emprego.
- A publicação de um artigo num jornal, devidamente assinado pelo autor, alguém o pode utilizar ou deturpar sem autorização? - Obviamente que não. Assinado tem uma protecção especifica no jornal e só pode ser utilizado com autorização desse mesmo autor. Não podem altterar o texto sob pena de violar o direito moral e não o podem utilizar noutro sob pena de estar a violar uma vertente material do direito. Tem de ser sempre autorizado. - Tem de haver respeito por aqueles que trabalham… - Tem de haver o respeito total e absoluto porque se não respeitarmos quem trabalha e quem faz disso modo de vida, essas pessoas deixam de ter modo de vida, deixam de ter dinheiro para comer e sobreviver.
O Presidente da Direcção do Rotary tavirense, companheiro Abílio Lopes, disse-nos que o tema da ilegalidade nos direitos de autor é sempre importante “porque as pessoas não se apercebem no dia-a-dia que a falta de pagamento dos direitos de autor lesam não só o autor da música, o autor da letra ou do trabalho, como ao cidadão comum. São os impostos que não são pagos. As coisas são vendidas sobre a forma sub-reptícia e não se paga IVA nem outros impostos. Não se paga nada e isso prejudica não só os autores, como o próprio Estado. Julgo que o Paulo Santos deu uma palestra muito clara. As pessoas ficaram esclarecidas sobre aquilo que se está a passar neste País ou melhor, no mundo inteiro e ficaram todos elas mais alertados para a situação”. A finalizar acrescentou que os Rotários se pontuam pela legalidade. “Tudo quanto for denunciar as ilegalidades também fazem parte dos Rotários e por isso, o alertar para a compra de materiais que muitas vezes nem se sabe de onde vêm”. GOVERNADOR DO DISTRITO ROTÁRIO VISITA TAVIRA O Rotary Clube de Tavira, vai receber nos próximos dias 13 e 14 de Setembro, a visita do Governador do Distrito Rotário, Companheiro, José Coelho que tomará conhecimento das obras apoiadas pelo clube e contactará com autoridades locais. Geraldo de Jesus

INVOCAÇÕES MARIANAS EM TAVIRA - Um livro dos irmãos, Luís e Rui Terremoto dos Santos

Na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos foi apresentado o livro Invocações Marianas em Tavira, da autoria dos irmãos Luís e Rui Terremoto dos Santos, com edição da Câmara Municipal de Tavira. Fizeram a apresentação dos autores e do livro, o Pe. Dr. David Sequeira e Luís Horta. O prelado, recordou que as Invocações Marianas em Tavira, como os irmãos Terremoto dizem no livro, remontam ao final do século XIX. O amor a Maria. Quando vim para Tavira ainda havia uns resquícios do mês de Maria que procurei enriquecer e dar mais vida. Enchia-se a Igreja. Os tempos vão-se mudando mas o bom senso deve existir sempre. Hoje, a minha experiência do que vai por esse Algarve fora, diz-me que os Padres perderam a Fé. Sobretudo perderam o sentido espiritual e perderam o gosto pela oração. Não rezam o Terço, mandam rezar. Os Terremotos fazem aqui referência”.
Luís Horta, fundador e ex-director do Jornal do Sotavento “para muitos de boa memória já tinha iniciado a descoberta da história local quando dois jovens, eram irmãos e ainda por cima gémeos – o Luís e o Rui - apareceram com um texto para publicação. Faziam parte então, da equipa de equitetagem e expedição do jornal. Fora o Reverendo David Sequeira que lhes lançara o desafio para escreverem o seu primeiro artigo. Eles aceitaram. Estes dois irmãos trabalharam sempre em equipa. Estavam ainda no Secundário. Incentivámo-los e passaram a fazer parte dos colaboradores do jornal, devidamente identificados na ficha técnica. Foram estudar para Évora e continuaram a trazer temas relativos ao património religioso ou não religioso. Por volta do ano 2000 chegaram com a série de artigos que intitularam Invocações Marianas em Tavira. Série que motivou o interesse dos leitores e que depois de correcções e aditamentos resultou na publicação do livro com idêntico título que ora se apresenta. Este livro está à altura da verdade histórica que ele procura porque as Invocações Marianas em Tavira existiram. São histórias. São verdades. Isto bastaria para determinar o interesse neste livro mas os autores vão mais longe pois trouxeram aqui muito de investigação. Muito de rigor e uma criteriosa forma de apresentar o seu resultado o que permite dar-nos exaustivamente uma ideia do papel da religião cristã na importância histórica em Tavira e são pois, elementos mais que suficientes para o reconhecermos como um excelente trabalho”. Luís Terremoto dos Santos, referiu ao POSTAL ter sido um estudo que elaboraram para o Jornal do Sotavento no período de 2000 até meados de 2001 e que a Câmara Municipal de Tavira havia resolvido editar “o que nos trouxe imensa alegria e que muito agradecemos”.
- O vídeo de apresentação do livro prendeu as pessoas. Vocês têm outros trabalhos, julgo, que na Igreja de Santa Maria. - Sim. A convite do Dr. David Sequeira, na altura Pároco de Santiago, organizamos a exposição temporária que depois resultou no museu que pode ser visitado na Igreja de Santa Maria, com as peças únicas das várias Igrejas de Tavira. Foi um trabalho de recolha, de inventariação e depois exposição. - Vocês como bons gémeos que são trabalham sempre em equipa. Porquê? - Como já foi dito na apresentação, o trabalho de equipa é sempre valorizado porque há sempre falhas colmatadas com duas cabeças a pensar e as ideias surgem e é necessário depois concretizá-las. O trabalho em equipa resulta em mais eficiência.
- Pensam publicar mais alguma obra ou acrescentar novos elementos a esta? - Um livro é sempre um trabalho inacabado. Portanto, pode ser contemplado com outra investigação mais profunda. Nós limitámo-nos aos nossos textos no J. S., embora com aditamentos e correcções, mas é possível que venhamos a propor à Câmara Municipal de Tavira a publicação de outros trabalhos que têm a ver com a recolha que fizemos sobretudo do património religioso de Tavira. - Património que nunca mais tem fim e que está tão escondido. - Está escondido porque falta talvez, não tanto a divulgação, mas mais a sua qualificação e protecção, devido aos constantes assaltos e roubos de que os templos de Tavira têm sido alvo. Geraldo de Jesus