sábado, 7 de maio de 2011

8 de Maio: Dia Internacional da Cruz Vermelha

A capacidade de ajudar o próximo constitui, por ventura, uma das características mais perseverantes da nossa civilização. Ao longo dos tempos a história da humanidade tem sido marcada por testemunhos de verdadeiro altruísmo individual ou sustentado por organizações do mais variado cariz, que lograram, em situações distintas, minimizar o sofrimento de milhares de cidadãos em todo o Mundo.

A Cruz Vermelha é, sem dúvida, uma das organizações mais emblemáticas deste movimento solidário, que tem vindo a ganhar uma importância cada vez maior à escala global. A sua eficácia de intervenção, tanto em cenários a exigirem uma rápida mobilizaç&at! ilde;o de meios, como nas situações em que é necessário salvaguardar a defesa dos direitos humanos, faz desta instituição uma referência exemplar no âmbito dos serviços prestados à humanidade.

No Dia Internacional da Cruz Vermelha, que marca o aniversário dos seu fundador, Henry Dunant, deixo a minha homenagem aos milhares de voluntários que se associaram a esta organização presente em mais de 170 países, reconhecendo o seu valioso contributo para a construção de um Mundo cada vez melhor e mais justo. E realço, de forma particular, a ação humanitária que este movimento internacional tem desenvolvido na nossa região, através das várias delegações do Algarve.
Neste que é o Ano Internacional do Voluntariado, ao qual a Cruz Vermelha dedica também esta data, julgo que vale! ria a pena avaliarmos a possibilidade de, mesmo sem abraçar a c ausa solidária a tempo inteiro, oferecermos também nós um pouco do que temos e do que somos, aos que mais precisam de ajuda.

Carlos Silva Gomes

Governador Civil de Faro

em Junho: TORNEIOS DE FUTEBOL “C.A.S.A. SOLIDÁRIA”

Uma Maratona de Futsal Feminino e uma de Futsal Masculino, e um Torneio de Futebol de 7 Masculino são os Torneios que o Centro de Apoio aos Sem Abrigo - C.A.S.A., Instituição Particular de Solidariedade Social, vai levar a efeito no próximo mês de Junho. 3 actividades desportivas de solidariedade, com vista à angariação de apoios financeiros para ajuda aos carenciados do concelho de Faro, e que têm o apoio do Municipio de Faro e o Sporting Clube Farense.


- 1ª Maratona de Solidariedade de Futsal Feminino, a realizar-se no fim de semana de 10 e 11 Junho, no Pavilhão do Farense entre as 10h e as 22h. O preço de inscrição por equipa será de 100 euros.
- 1º Torneio de Futsal Masculino, a realizar-se de 1 a 30 Junho entra as 20h e as 24h, no Pavilhão da Escola Básica D. Afonso III. O preço de inscrição por equipa é de 125 euros.
- 1º Torneio de Futebol 7 Masculino, a realizar-se no Escola Básica Neves Júnior e no Complexo desportivo da Penha, nos 4 fins de semana de Junho, entre as 10h e as 18h. O preço de inscrição por equipa é de 175 euros.
A participação é aberta a todas as pessoas, independentemente dos atletas serem federados ou não, e as inscrições encontram-se abertas, através dos contactos abaixo e do email: cebolanuno@hotmail.com

Este domingo em Albufeira: FESTIVAL DE PAPAS REGRESSA AO EMA


Amanhã, domingo, o 6.º Festival de Papas de Milho ou Xerém, como é conhecido em terras algarvias, está de regresso ao concelho para dar a provar este prato típico do Sul de Portugal. Para além da vertente gastronómica, a mostra irá contar com animação musical a cargo de artistas regionais.
A Nuclegarve – Núcleo dos Motoristas Terras do Algarve -vai realizar, no próximo dia 08 de maio, o Festival de Papas, no EMA -Espaço Multiusos de Albufeira, a partir das 13h00.

A 6.ª edição do evento vai, uma vez mais, divulgar as melhores receitas de Xerém confecionadas na região e animar os presentes com a atuação da artista Fernanda Gonçalves.
Para além da vertente gastronómica e musical, o Festival de Papas destina-se a angariar fundos para a construção da Aldeia da Solidariedade, o maior projeto social da região algarvia.
O valor da refeição completa é de 12,50 euros e inclui a degustação de diversas especialidades de Xerém. Refira-se que as afamadas papas algarvias podem ser confecionadas com os mais variados ingredientes, desde conquilhas, petinga, toucinho ou chouriço.
Os interessados podem efetuar a reserva através do e-mail nuclegarve@gmail.com ou dos seguintes contactos telefónicos: 289 582 397; 927 803 592; 965 410 771.

Faro abre vagas para Guardas-Nocturnos

Após ter sido aprovada, em sede de Assembleia Municipal, a alteração ao projecto de regulamento do exercício da actividade de guarda-nocturno, o Município de Faro irá, no decorrer desta semana, lançar o aviso de abertura para a selecção dos candidatos a guarda-nocturno.
Recorde-se que a Câmara Municipal aprovou, em reunião de Câmara e após auscultação das forças de segurança e Juntas de Freguesia, a criação de oito áreas de actuação para o exercício da actividade, incluindo zonas como a Cidade Velha, a zona dos bares, a Av. 5 de Outubro, o Largo Francisco Sá Carneiro, Rua do Alportel, Estrada da Penha e perímetro urbano do Montenegro, entre outras. Faro terá maior segurança de pessoas e bens sem custos acrescidos para o erário público.

O objectivo subjacente à adopção desta medida configura uma necessidade de reforçar e aumentar o sentimento de segurança junto dos cidadãos, dando resposta a um anseio e a uma preocupação legítima por parte da população. Paralelamente, este acréscimo do número de efectivos consubstanciará um complemento à actuação das forças de segurança, que reconhecem na parceria uma vantagem enquanto fonte dissuasora da criminalidade.

Faro: Transportes e estacionamento com novas regras

Foram aprovadas na Assembleia Municipal, realizada no passado dia 27, um conjunto de medidas que corporizam uma nova filosofia de gestão de transportes e estacionamento no concelho. "Faro precisa de acções concertadas neste domínio para superar os estrangulamentos de décadas que se fazem sentir e avançar no sentido de promover as condições de mobilidade dos cidadãos. É isso que estamos a fazer", declara a CM Faro, através de nota de imprensa.

Desde logo, foi aprovado o lançamento de um concurso público de transportes de passageiros que "irá alargar substancialmente a cobertura da rede através da criação de novos circuitos, entre os quais se destaca as ligações ao Aeroporto que visam apostar na afirmação do turismo e permitir que Faro usufrua da sua vantagem de proximidade com esta importante infra-estrutura. Vamos ter mais transportes a um custo mais reduzido", garante a autarquia.

Por outro lado, foi decidido alargar as zonas de estacionamento tarifado. "Deste modo, ficam melhor salvaguardados os direitos dos moradores a quem serão atribuídos cartões de residente que lhes permitem o estacionamento gratuito nestas bolsas tarifadas e protegem-se melhor as zonas de comércio e serviços, pois o parqueamento tarifado aumenta a rotatividade, cuja inexistência constituía um estrangulamento nessas artérias. Mais zonas tarifadas asseguram melhor o interesse dos residentes", sublinha a nota e imprensa municipal.
Ainda no que se refere aos cartões de residente, foi aprovada uma alteração pontual de modo a dividir as actuais 2 zonas em várias subzonas. "Esta decisão tem como finalidade garantir a igualdade de tratamento entre quem tem cartões de residente e quem não os tem, de molde a que o seu uso se circunscreva apenas à subzona em que se encontra a residência do respectivo titular.
Deste modo, estamos a valorizar a mobilidade em Faro, promovendo alternativas ao uso de viatura particular, assegurando os interesses dos moradores e promovendo a rotatividade do parqueamento. Faro avança na mobilidade",remata o documento autárquico.

Zonas de estacionamento de Duração Limitada – novas ruas abrangidas

• ZONA A (Verde):
o Largo de são Pedro
o Rua do Bocage
o Rua Eng. Aboim Sande Lemos
o Praceta Prof. Franklim Marques
o Rua Prof. Franklim Marques
o Rua D. Teresa Ramalho Ortigão
o Rua da P.S.P.
o Rua Dr. Pereira de Sousa
o Rua Caçadores 4
o Rua Dr. Francisco Lázaro Cortes
o Rua Reis Dâmaso
o Rua Manuel Penteado
o Rua José Maria Brandeiro
o Rua do Albergue

• ZONA B (Laranja):
o Travessa do Alto

BENJAMINS DO LAGOS E BENFICA SÃO CAMPEÕES DISTRITAIS

O Sport Lagos e Benfica é campeão distrital de Futsal na categoria de Benjamins pela terceira vez consecutiva.
Para a história, foto da esquipa e dos técnicos.

Em cima e da esquerda para a direita – Rui Messias (delegado), Miguel Leal, Daniel, Lucas Coelho, Miguel Correia, João Miguel (delegado e João Paulo (treinador);
Em baixo e da esquerda para a direita – Henrique, Gonçalo Borges, Rui Afonso, Miguel Pacheco, Rodrigo Oliveira.

Workshop de Teatro para principiantes em Lagoa

A Ideias do Levante - Associação Cultural de Lagoa promove, nos dias 04 e 05 de Junho, um Laboratório de Iniciação ao Teatro, dirigido por Rui Mimoso (Encenador e Professor do Ensino Básico, Secundário e Universitário na área das Expressões e Teatro).
Esta formação destina-se aos que tenham curiosidade e disponibilidade para experimentar Teatro, conforme as suas capacidades (as que conhece e as que desconhece) de cidadão/actor, agindo artísticamente sobre o que o rodeia. Segundo Rui Mimoso, "este é um curso de teatro, no sentido da escolha, da entrega e do desenvolvimento orgânico de cada um no grupo". Segundo o formador, "é aqui que é convocado o teatro a entrar, com a transformação do texto em acção humana sobre a matéria criada".

Roberto Estorninho (presidente da direcção), manifestou o seu agrado pela disponibilidade e motivação demonstrada pelo Professor Rui Mimoso em realizar mais uma formação destinada a educar públicos e a angariar massa humana para futuras produções teatrais da associação. Segundo o presidente, "esta formação é uma oportunidade privilegiada para aqueles (curiosos ou não) que pretendam se iniciar no Teatro".
Destinada a maiores de 16 anos, a formação decorrerá na sede da associação, em Lagoa, encontrando-se limitada a um mínimo de 8 participantes e a um máximo de 16. A carga horária prevista totaliza as 10 horas distribuídas, pela manhã (10h-13h) e tarde (15h-19h) de Sábado, e pela manhã (10h-13h) de Domingo. O valor da inscrição é de 40 Euros para não sócios e 30 Euros para sócios. As inscrições poderão ser efectuadas através do site da associação em www.ideiasdolevante.net ou, em alternativa, através do número 282010080.

Doentes renais têm maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares

No âmbito das comemorações de “Maio, Mês do Coração”, a Sociedade Portuguesa de Nefrologia alerta que as pessoas que sofrem de doença renal crónica estão mais susceptíveis a desenvolver doenças cardiovasculares complicadas.
“Quanto mais avançada for a falência dos rins, maior é a probabilidade de haver também doença cardiovascular, como hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e doença coronária, de forma que o doente renal apresenta dez vezes mais probabilidade de morrer por enfarte do miocárdio”, explica Fernando Nolasco, presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia.

O médico nefrologista acrescenta ainda que “uma grande percentagem de doentes com doença renal crónica apresenta pressão arterial elevada e aumento dos níveis de colesterol no sangue. A hipertensão arterial e a diabetes, sobretudo a tipo 2, são as principais motivadoras de doença renal crónica no Mundo”.
Em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas deverão sofrer de doença renal crónica, considerando qualquer uma das suas cinco fases ou estádios de evolução. A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, isto é, sem grandes sintomas, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente.
Na fase mais avançada da evolução da doença, ou estádio 5, surge o esgotamento total das funções renais, que terão de passar a ser substituídas pela diálise ou por um transplante. Todos os anos surgem mais de dois mil novos casos de doentes em falência renal, e por esse motivo já a necessitar de diálise, ou, nos casos em que isso é possível, de serem transplantados.

Museu de Portimão festeja três anos de sucessos

“Arte Submersa”, Corrida Fotográfica, Noite Europeia dos Museus, Cinema de Animação e Dia Internacional dos Museus.
Uma surpreendente exposição de esculturas, que evocam os mistérios escondidos nas profundezas dos oceanos, é um dos destaques do programa que, entre 14 e 18 de Maio, festeja o 3º aniversário do Museu de Portimão e que inclui a tradicional Corrida Fotográfica e a estreia do filme de animação “Cristalina e as histórias da água”, feito por realizadores de palmo e meio.

Foto da Equipa Vencedora 1º e 2º ano - Os Juniores do Alto Rodes
O programa das comemorações arranca a 14 de Maio com a 11ª Corrida Fotográfica de Portimão, um olhar actual e criativo sobre o município, através da expressão fotográfica nos formatos analógico, digital e subaquática.
Com créditos firmados, a Corrida Fotográfica é considerada a mais importante iniciativa do género a sul do Tejo, atraindo algumas centenas de fotógrafos amadores de todo o país, alguns dos quais estrangeiros.
Das 20h00 às 24h00, celebra-se a Noite Europeia dos Museus, uma divertida aventura para toda a família com música e estranhas personagens, numa visita guiada ao outro lado do Museu de Portimão, com a possibilidade de uma prova de azeite oferecida na exposição “Azeite - Saberes com Sabor”.
No dia 15 de Maio, às 16h30, tem lugar no auditório do Museu a estreia do filme de animação “Cristalina e as histórias da água”, onde se narram as peripécias criadas pelos 21 realizadores entre os 7 e os 12 anos que, durante as últimas férias da Páscoa, deram corpo a personagens como a Gota Cristalina, o Dário Fontanário ou o Sr. Zé da EMARP.
Segue-se, às 17h00, a apresentação pública do prémio “DASA - Mundo do Trabalho 2011”, recentemente atribuído na Alemanha ao Museu de Portimão, assim como da “Peça do Mês”, que a partir de agora divulgará um objecto relevante das colecções museológicas que habitualmente não estão em exibição.
No que diz respeito à exposição “Arte Submersa”, a inaugurar às 17h30, reúne cerca de duas centenas de peças moldadas à mão e pintadas com uma mistura de vidrados naturais pelo artista suíço Sylvain Bongard, há cerca de 40 anos radicado no Algarve.
A escolha das esculturas centrou-se em objectos do quotidiano, desde os mais modernos até aos que já caíram em desuso, ampliados e esculpidos como se tivessem saído do fundo do mar e sugerindo formas fantasiosas.
Esta original exposição, que estimula o imaginário comum e possibilitará aos visitantes uma experiência única, sugere a visão, o som e a sensação de se estar debaixo de água, podendo ser vista até 31 de Julho.
Inaugurado há apenas três anos, o Museu de Portimão recebeu em 2010 o prémio “Museu Conselho da Europa”, tendo também sido distinguido com o prémio “Turismo de Portugal” em 2009 e uma menção honrosa na categoria “Melhor Museu Português”, atribuída em 2008 pela Associação Portuguesa de Museologia.
Durante o período de 14 a 18 de Maio, o Museu de Portimão tem as portas abertas e faculta a entrada livre a todos os visitantes.

Câmara de Olhão mais próxima dos munícipes com projecto “A Minha Rua”

A Câmara Municipal de Olhão aderiu ao projecto de participação cívica “A Minha Rua”, disponibilizado aos munícipes desde o dia 3 de Maio. Diversos assuntos que os residentes queiram reportar à Autarquia podem ser comunicados através do site do Município ou do Portal do Cidadão (http://www.portaldocidadao.pt).

A Câmara de Olhão é a segunda da região algarvia a disponibilizar o serviço “A Minha Rua” aos seus munícipes. O projecto, que pretende motivar a participação cívica dos cidadãos, reportando as dificuldades ou problemas encontrados nas freguesias/cidades em que residem, bem como fazer sugestões, traduz-se num espaço virtual destinado a comunicar com quem gere os destinos do concelho.
Esta é uma de várias medidas do Simplex Autárquico a que a Câmara de Olhão aderiu, devendo outras ser disponibilizadas aos cidadãos brevemente. Com textos ou fotografias ilustrativas da situação em causa, o munícipe pode contactar os responsáveis autárquicos através deste portal, uma vez que todos os assuntos são directamente encaminhados para o Município, ao qual cabe dar resposta aos intervenientes.
Os munícipes podem reportar assuntos relacionados com acessos para cidadãos com mobilidade reduzida, animais abandonados, conservação da iluminação pública, conservação das ruas e pavimentos, conservação de parque escolar, estacionamento de veículos, limpeza de valetas, bermas e caminhos, limpeza e conservação de espaços públicos, manutenção de ciclovias, manutenção e limpeza de contentores e ecopontos, manutenção, rega e limpeza de jardins, nomes ou numeração de ruas, poluição sonora, publicidade, outdoors e cartazes, recolha de lixo, rupturas de águas ou sinalização de trânsito.
Para tal, basta aceder a http://www.portaldocidadao.pt/Portal/aminharua e preencher os respectivos campos. A resposta promete ser breve e sem burocracias. Através do mapa existente no formulário, é ainda possível ao munícipe identificar com mais precisão o local a que se refere.
Wireless em pontos estratégicos da cidade
A cidade de Olhão já tem algumas zonas wireless, ou seja, onde é possível ter acesso gratuito à internet. Basta levar um computador portátil até locais como o Jardim Pescador Olhanense, Porto de Recreio ou à Biblioteca Municipal e zonas adjacentes para estar on line gratuitamente.

Na EHTA: Unidos por um ‘Encontro de Soli-DAR-iedade’

A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve promove o «Encontro de SoliDARiedade», que reunirá Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) e Organizações Não Governamentais (ONG’s), como a APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral), o Rias (Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens), o Espaço Himalaias, a Fundação do Gil, o Banco Alimentar e o Refúgio Aboim Ascensão.



A organização da iniciativa está nas mãos das turmas de Técnicas de Restauração e Bebidas 3º ano, Técnicas de Cozinha e Pastelaria 3º A, Técnicas de Cozinha e Pastelaria 3º B e Operações Turísticas e Hoteleiras 3º ano, sob a coordenação da docente Margarida Diniz que pretende incutir nos seus formandos finalistas «o bom hábito de pensar e praticar solidariedade».
A junção de nomes como Margarida Pinto Correia, Administradora-Executiva da Fundação do Gil, Adriano Pimpão, Presidente do Banco Alimentar, e Luís Villas-Boas, Director do Refúgio Aboim Ascensão elevarão a fasquia deste evento.
O encontro envolverá uma apresentação das IPSS´s e ONG´s convidadas, por parte dos formandos, que se farão acompanhar pelos responsáveis das respectivas fundações. Esta actividade irá realizar-se entre as 10h e as 13h, no auditório da EHTA, e será complementada por uma Colheita de Sangue. A actividade será orientada pela equipa do Serviço de Sangue do Hospital Distrital de Faro e estará aberta a toda a comunidade escolar que, integrada num espírito solidário, poderá dar um pouco de si a alguém que necessita.
Depois de retomado o fôlego, à tarde irá ser realizada uma entrega de donativos. As doações angariadas na comunidade escolar serão entregues às instituições presentes, através de donativos de artigos ou donativos em espécie. Além das instituições/organizações previamente citadas, outras fundações como a Congregação das Irmãs de Calcutá, a Cruz Vermelha – Porto de Abrigo, a Casa Stª Isabel, a Cáritas e a Ordem de S. Francisco irão marcar presença no encontro.

No mês de Maio, o Mercadinho dos Artesãos traz o mar a São Brás de Alportel

O Mercadinho dos Artesãos regressa ao Espaço Polivalente do Mercado Municipal, no próximo dia 8, sempre no 2.º domingo do mês, entre as 11h00 e as 19h00 para mais um diversificado encontro de mestres de artes e ofícios.

Diversas artes e técnicas encontram-se neste mercadinho, onde há lugar para as mais originais peças em cortiça, em palma ou em esparto, os docinhos figos cheios e claro está, um mundo de diversidades sob forma de bijutaria… tudo isto à mistura com muita originalidade. Até podemos encontrar cestos de pão em papel e vasos de flores feitos em tricô, entre muitas outras sugestões que pode levar para casa!
Em cada edição mensal, juntam-se aos artesãos são-brasenses um conjunto de artesãos convidados da região.

Na edição de Maio, o Mercadinho dos Artesãos promete trazer o mar à serra… com um convidado muito especial: um mestre na arte de confeccionar barcos, em miniatura!
E nesta maravilhosa viagem embalada pelas ondas do mar, vamos ficar a ver sair das mãos talentosas deste artesão as lanchas tradicionais, com vela aberta e vela fechada, as canoas, os caiques … e muitas outras pequenas grandes preciosidades…
A edição de Maio do Mercadinho dos Artesãos conta ainda com a apresentação da colecção Primavera Verão da “Guizo”, uma marca artesanal de bijutaria elaborada por uma artesão são-brasense, Sónia Martins; e com a apresentação do novo projecto “Dama de Jornal” de autoria de Susana Mendez, artesã convidada nesta edição.

Mais de uma centena de jovens no Fórum Água Jovem

Cerca de uma centena de professores e alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário encheram quarta-feira, 4 de Maio, o auditório do Museu Municipal de Faro na sessão de encerramento do Fórum Água Jovem, iniciativa de participação pública promovida pela ARH do Algarve, que decorreu durante todo o dia com elevada adesão da comunidade escolar.

Por entre muito entusiasmo juvenil, alguns alunos leram os principais resultados do processo de participação pública e cantaram as canções que compuseram para celebrar a água enquanto fonte de vida, num clima de festa enquadrado por uma exposição de vários trabalhos a concurso.

Na sessão, foram entregues os prémios do Concurso Água Jovem, pela Presidente Administração da Região Hidrográfica do Algarve I.P (ARH do Algarve), Valentina Calixto, pelo Presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Macário Correia, e pelo Director Regional Adjunto da Direcção Regional da Educação do Algarve (DREA), Eduardo do Carmo.

Durante a manhã e o início da tarde, os jovens estiveram na ilha Deserta e, através de jogos educativos sobre a temática da água, disseram o que pensavam relativamente aos principais problemas deste recurso na região e o que de mais positivo importa preservar para o futuro.

Ainda na ilha Deserta foi explorado um percurso interpretativo e encenado o nascimento de uma duna, em que os participantes representavam a água, o vento, a areia, as plantas e outros elementos.
Este evento foi dinamizado por um grupo de alunos das Escolas Secundárias João de Deus e Tomás Cabreira, tendo também colaborado uma técnica do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) e técnicos da ARH do Algarve.

O 1º lugar do Concurso Água Jovem foi repartido por
dois alunos do 12º ano da Escola Secundária João de Deus, em Faro, e por três representantes do 9ºB da Escola EB 2,3 Dr. José Neves Júnior, também em Faro, que terão direito a um programa de interacção com golfinhos no Zoomarine e almoço, ou jantar, no restaurante Nosolo Itália na Marina de Vilamoura 


Promovido pela ARH do Algarve, o concurso teve como principal objectivo sensibilizar os jovens da Região Hidrográfica do Algarve para o conhecimento e preservação do recurso água. 

Esta iniciativa contou com a presença dos elementos do Júri, representantes da Direcção Regional da Educação do Algarve, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, do Parque Natural da Ria Formosa, do Instituto Português da Juventude, do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, IP e da empresa Águas do Algarve.
Todos os trabalhos concorrentes podem ser consultados no site da ARH do Algarve, www.arhalgarve.pt.
A lista dos premiados é a seguinte:
1º Lugar: Rui Jerónimo e Pedro Portada (12º) da Escola Secundária João de Deus - Faro; Três representantes do 9ºB da Escola EB 2,3 Dr José Neves Júnior - Faro.
2º Lugar: Ana Rita Almeida, Carla Domingos e Carlota Xavier (8.ºC) da Escola EB 2,3 Dr José Neves Júnior - Faro. 3º Lugar: David Viegas, Igor Campos e João Ribeiro (7º ano) da EBI JI José Carlos da Maia - Olhão. 4º Lugar: Dário Filipe Albrecht Pequeno da Agrupamento Escolas Dr Garcia Domingues – Silves; Vera Pinto, Bernardo Alves, Beatriz Ferrinho (7º ano) da Escola EB 2,3 D. Afonso III – Faro.

Menções Honrosas:
Mariana Samorrinha, Bárbara Araújo e Inês Cabrita (7ºD) da Escola EB 2,3 D. Afonso III - Faro; Diogo dos Santos, Francisco Rocha e Hernâni de Sousa (7º A) da da Escola EB 2,3 D. Afonso III - Faro; Andreia Teixeira, Catarina Aires e Mariana da Silva (7ºA) da Escola EB 2,3 D. Afonso III- Faro; Ana Carolina Martins, Beatriz Janeiro e Inês Melo (7ºF) da Escola EB 2,3 D. Afonso III- Faro;
Catarina Pinheiro, Daniel Leonardo e Fábio Gonçalves (8.º A) da Escola EB 2,3 Dr José Neves Júnior - Faro.
O Júri deliberou por unanimidade efectuar alterações ao Regulamento, de modo a permitir a aceitação de trabalhos apresentados individualmente ou por grupos com mais de 3 jovens.

jogador dos Harlem Globetrotters, Scooter Christensen, brincou com meninos do Refúgio Aboim Ascensão

No âmbito da Apresentação do Espectáculo de Basquetebol Harlem Globetrotters, a decorrer no próximo dia 7 de maio (sábado), pelas 11h00, no Pavilhão Desportivo de Albufeira, o atleta Scooter Christensen visitou, ontem à tarde, dia 6 de maio, o Refúgio Aboim Ascensão, em Faro.

Impressionado com as instalações e trabalho desenvolvido no Refúgio, que acolhe actualmente cerca de 90 crianças em risco. como se pode ver na nossa foto-reportagem, Scooter deliciou a criançada, interagindo através de malabarismos com a bola de basquete, como só os Harlem Globetroters sabem fazer.





Após ter proporcionado vários minutos de alegria a meninos que nunca viram e, possivelmente, poucas hipóteses terão de voltar a ver um "mágico" do basquete, a actuar, Scooter confessou a Algarve Press a sua "enorme satisfação" pela visita e oportunidade que teve de brincar com as crianças do Refúgio Aboim Ascensão, confessando que, "a visita e conhecimento do trabalho desenvolvido por estas instituições é um dos melhores momentos que os Harlem Globetrotters proporcionam".
O atleta sublinhou a "excelente impressão" que leva do Refúgio Aboim Ascensão.

GLOBETROTTERS, 22 DE MAIO EM ALBUFEIRA
PAVILHÃO DESPORTIVO RECEBE MAIOR ESPECTÁCULO DO MUNDO, EM BASQUETEBOL


Um dos maiores espetáculos mundiais na modalidade de basquetebol vai passar por Albufeira. Os “Harlem Globetrotters” vão estar no Pavilhão Desportivo local, no dia 22 de Maio. O jogo faz parte da tour mundial deste colectivo que, há mais de 80 anos, tem divulgado o Desporto em geral e o Basquetebol em particular. Os bilhetes já estão à venda.

Um dos maiores eventos desportivos do mundo vai passar pelo concelho. A tour mundial dos “Harlem Globetrotters” visita a “Capital do Turismo” no mês de Maio e promete casa cheia no Pavilhão Desportivo de Albufeira. O dia já está marcado: 22 de Maio, data única para assistir a um evento espectacular, numa modalidade com fortes raízes em Albufeira.
A passagem dos “Harlem Globetrotters” pelo Município é um desejo antigo da autarquia, tendo em atenção o peso do basquetebol no desporto local. Recorde-se que, nos últimos anos, as Supertaças de basquetebol se têm disputado no concelho. Este é mais um grande acontecimento da modalidade que decorre no Pavilhão Desportivo, local que acolheu recentemente a Supertaça de Basquetebol que opôs Benfica e Porto.
Os “Harlem Globetrotters” já jogaram em mais de 25 mil ocasiões, um pouco por todo o mundo. Há mais de 80 anos que a equipa fazem rir multidões com o seu estilo muito especial de jogar basquetebol. Habitualmente destorcem-se as regras em prol da diversão e do exibicionismo, desta vez os “Harlem Globetrotters” vão ser diferentes e criaram uma nova regra: o cesto de 4 pontos. Passes sem olhar, dribles desconcertantes, truques para enganar o adversário – tudo faz parte da magia do espectáculo.
A visita dos “Harlem Globetrotters” a Albufeira não se esgota neste jogo e irá incluir vários momentos de convívio com jovens praticantes da modalidade. A apresentação do programa decorrerá muito em breve, estando prevista a presença de um dos jogadores da equipa.
Esta será, certamente, uma das iniciativas mais espetaculares deste ano no Algarve, pelo que se prevê casa cheia e um grande ambiente em torno do evento.
Os bilhetes estarão brevemente à venda pelos seguintes valores: Adultos: 20 Euros; Crianças: 10 Euros. Acompanhe as novidades da vinda dos “Harlem Globetrotters” a Albufeira em www.albufeira.pt ou através do Facebook.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

ALBUFEIRA CIDADE AZUL

Ao atingir 20 Bandeiras Azuis, Albufeira voltou ao patamar cimeiro nacional naquele que é o mais importante galardão ambiental europeu relacionado com a qualidade das praias. Este ano, as Praias da Coelha e do Castelo vieram juntar-se às 18 galardoadas em 2010, tornando Albufeira campeã das Bandeiras Azuis. No total, o Algarve foi distinguido com 74 galardões.

BANDEIRA AZUL
Foram divulgadas pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, as praias e portos de recreio que este ano serão distinguidas com o galardão de Bandeira Azul. Albufeira é o concelho português com maior número de praias com esta distinção. No total são 21 as que atingiram o galardão máximo de excelência ambiental a nível europeu.

MARINA DE ALBUFEIRA

OLHOS DE ÁGUA
Além da Marina de Albufeira que ostenta o galardão da qualidade pelo segundo ano consecutivo, foram consideradas as seguintes praias: Salgados, Galé Oeste, Galé-Leste, Manuel Lourenço, Evaristo, Castelo, Coelha, Arrifes, S. Rafael, Aveiros, Oura, Oura Leste, Stª Eulália, Maria Luísa, Olhos d´Água, Belharucas, Falésia-Açoteias, Falésia-Alfamar, Rocha Baixinha Oeste e Rocha Baixinha Leste.

PRAIA DA OURA

PRAIA DA COELHA
A comemorar o 25.º aniversário, a Bandeira Azul é atribuída, anualmente, às praias e aos portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. Este galardão, símbolo de referência de qualidade ambiental que os portugueses reconhecem e valorizam, é o resultado de candidaturas que, para as praias, implicam o cumprimento voluntário de 23 critérios. No que respeita aos Portos de Recreio e Marinas a candidatura implica o cumprimento de um conjunto de 22 critérios.

PRAIA DOS SALGADOS
A atribuição da Bandeira Azul a uma praia traduz o respeito por critérios de Qualidade da Água, de Informação e Educação Ambiental, de Gestão Ambiental e de Equipamentos e Segurança. Em relação aos portos de recreio, este galardão significa a observância de critérios referentes à Qualidade do Porto, à Gestão do Porto e Informação e à Educação Ambiental e Segurança. A verificação destes critérios é efectuada por um Júri Nacional constituído por 25 entidades do sector público e privado. O resultado desta análise é ainda objecto de escrutínio por parte de um Júri Internacional constituído por representantes de organismos internacionais do ambiente.
Algumas curiosidades:
• As Praias da Rocha Baixinha Nascente, Galé Leste, Oura, Aveiros, Santa Eulália e Maria Luisa, são as que ostentam maior número de Bandeiras azuis ao longo destes 25 anos.
• No 1º ano em que foi atribuído este galardão, corria o ano de 1987, Albufeira foi distinguida com 2 bandeiras atribuídas às Praias da Maria Luisa e Rocha Baixinha Nascente.
• Albufeira viu serem galardoadas todas as Praias Candidatas.
• Todo o processo de candidatura é gerido pela Divisão de Ambiente do Município de Albufeira.
• A autarquia investe todos os anos num vasto Programa de Educação Ambiental direccionado às Escolas do Concelho, onde procura salientar a importância do respeito pelas praias como património ambiental e factor de desenvolvimento social e económica associado a Albufeira.
• A Praia do Castelo, volta a ter Bandeira Azul 16 anos depois. Foi em 1996 que esta praia recebeu o galardão pela primeira e única vez.
• A Praia da Coelha recebeu o galardão da Bandeira Azul pela primeira vez.
• Em 1991, uma greve do pessoal responsável pela colheita das amostras, impediu a candidatura do Algarve e impossibilitou a atribuição de qualquer galardão às praias algarvias em 1992. Um episódio que justifica o facto de Albufeira não ter o pleno nestes 25 anos de Bandeira Azul.

Expedição Humanitária Sagres - Bissau - "Coração na Guiné"

A Associação “Coração sem Fronteiras”, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), através do projeto "Coração na Guiné”, que tem como objetivo angariar material escolar e hospitalar para a população carenciada deste país. A expedição Sagres-Bissau será efetuada através de motas todo-terreno, que percorrerão cerca de 7500 km para entregarem em mãos o material conseguido.
O ponto de partida será a localidade de Sagres.

É neste contexto, que o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, tem a honra de convidar os órgãos de Comunicação Social a assistir à Bênção das motas e respetiva partida desta “Expedição Humanitária Sagres-Bissau”, no próximo dia 13 de maio, pelas 09h30, na Fortaleza de Sagres.

GNR detém 3 indivíduos, que se encontravam a furtar carris da linha de caminho de ferro

Pelas 03h00 da madrugada do dia 06 de Maio, efectivos da GNR de Castro Marim, com o reforço de efectivos Tavira procederam à detenção em flagrante delito de 3 indivíduos, que se encontravam a furtar carris da linha de caminho de ferro, próximo da estação de São Bartolomeu do Sul, Concelho de Castro Marim. Os indivíduos foram detectados no local a carregar carris que haviam sido substituídos recentemente, utilizado para tal maçaricos de corte e um camião pesado com auto grua já tendo carregados cerca de doze toneladas de metal, avaliada em 3000 €.

O camião, propriedade de uma sucateira de Loulé era conduzido por um dos detidos, ligado ao funcionamento da mesma. Para além do condutor do Camião de 31 anos foi ainda detido outro individuo igualmente com 31 anos com conhecimentos de mecânica e serralharia e um funcionário da REFER com 55 anos.

De referir que a mesma obra tinha sofrido em Março passado, um furto de Carris, furto esse que ascendeu a um prejuízo de 35 000€ para a empresa responsável.
A rápida troca de informação entre os responsáveis da REFER e a GNR de Castro Marim, permitiu a detecção da situação e esclarecimento da mesma, pois o funcionário da empresa detido, alegara na altura estar autorizado a fazer o transporte daquele material.
Os detidos foram presentes ao Tribunal de Vila Real de Santo António pelas 10h00 do dia de hoje, aguardando a ulterior investigação do Inquérito, que ficou a cargo da GNR, com a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

CÂMARA MUNICIPAL DE MONCHIQUE CONTRA A INSTALAÇÃO DE NOVA PEDREIRA DE FELDSPATO NO CONCELHO


foto google

A Câmara Municipal Monchique reforçou a sua "luta contra a instalação de uma nova exploração mineral na área do Concelho, em Fornalha, Freguesia de Alferce, deliberando por unanimidade, na Reunião Ordinária de 03 de Maio, apresentar reclamação em fase de Audiência dos Interessados, nos termos do n.º 4 do artigo 13.º do Decreto-lei n.º 88/90, de 16 de Março ao publicado na 2.ª série do Diário da República no dia 23 de Março de 2011 o Aviso n.º 7325/2011 referente ao pedido apresentado por “Felmica – Minerais Industriais, S.A.”, com vista à atribuição dos direitos de prospecção e pesquisa de depósitos minerais de feldspato no local de “Corte Grande”".
A deliberação da Câmara Municipal de Monchique "pretende que seja inequívoca a total desaprovação da prospecção e pesquisa de depósitos minerais de feldspato no Concelho, solicitando o indeferimento do pedido".

Câmara Municipal de VRSA cria Plano Municipal de Emprego

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António vai implementar o Plano Municipal para o Emprego, com a assinatura de dois protocolos, com o IEFP e a DECO.

Devido às condições económicas e financeiras que o País atravessa, muitas famílias vêm-se no desemprego ou com durações de períodos de emprego cada vez mais reduzidas. Pretende-se com esta união de esforços, entre o Município e o Instituto de Emprego e Formação Profissional local, alcançar soluções mais eficientes e favoráveis à reintegração dos munícipes desempregados, com vista a combater o desemprego e dinamizar o mercado de trabalho em VRSA.

O Plano pretende implementar acções concretas que visem a melhoria das condições do mercado de emprego em VRSA, nomeadamente o estímulo ao empreendedorismo, incentivar o recurso ao microcrédito para a criação de pequenos negócios, a criação de emprego pelas empresas locais, entre outras.
A autarquia, em conjunto com o IEFP, vai tentar criar uma estratégia de relançamento do mercado de emprego em VRSA, por forma a alcançar soluções mais eficientes e favoráveis à reintegração do mercado de emprego de VRSA.
Integrado neste Plano está também a assinatura de um Protocolo com a DECO, que tem como objectivo criar um espaço municipal de apoio e esclarecimento ao sobreendividado, onde seja fornecida informação inerente a esta temática, e com o intuito de criar um futuro espaço municipal.
Este espaço vai ajudar o consumidor ao nível da assistência necessária aos processos de sobreendividamento, assim como ajudar na negociação dos encargos/créditos de acordo com os requisitos de actuação definidos pela DECO.
A Deco, no seguimento da sua vasta experiência tem ainda vários projectos de formação que podem ser potenciados e que ajudarão os munícipes interessados.

Governador Civil de Faro elogia trabalho das IPSS's no apoio às crianças em situação de perigo

O Governador Civil de Faro, Carlos Silva Gomes, considerou hoje que o Centro de Acolhimento Temporário (CAT) ‘Os Miúdos’, em Loulé, é representativo da qualidade do trabalho desenvolvido pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) no apoio às crianças em situação de perigo, tendo elogiado o empenho e a dedicação dos profissionais que desenvolvem a sua atividade nesta instituição algarvia.

Para o Governador Civil, que falava no âmbito das comemorações do 13º aniversário do CAT integrado na Casa da Primeira Infância, a participação da sociedade civil na causa social constitui um importante contributo no apoio aos mais desfavorecidos, especialmente no que diz respeito às crianças em perigo.

“A intervenção nesta área exige uma disponibilidade permanente, pois todos os dias surgem novos casos de crianças vítimas de maus-tratos e negligências graves, e é com base no forte sentido de responsabilidade da sociedade civil que tem sido possível encontrar cada vez mais e melhores respostas para minimizar este flagelo”, considerou Carlos Silva Gomes.

Durante os festejos, animados por um apontamento artístico executado pelas próprias crianças que se encontram ao cuidado da instituição, o Governador Civil defendeu ainda que, face aos resultados da intervenção das IPSS’s, este é um trabalho que merece ser reconhecido e apoiado.

“O investimento público nesta área deve continuar a ser uma prioridade no nosso País, pois a verdadeira justiça social reside na defesa dos interesses dos cidadãos mais fragilizados”, sublinhou Carlos Silva Gomes, para destacar o trabalho meritório desenvolvido em Loulé pelo CAT ‘Os Miúdos’, instituição que acolhe atualmente 11 crianças.

Criado em maio de 1999, este CAT está vocacionado para o acolhimento temporário e transitório de menores em situações de perigo, assegurando a consagração dos seus direitos e garantias.

Promover a reintegração das crianças na família e na comunidade e analisar o projeto de vida da criança em colaboração estreita com outros parceiros e de acordo com o superior interesse da criança, constituem dois dos objetivos do centro, com capacidade de acolhimento até um máximo de 12 menores com idades até aos 12 anos. Desde a sua criação o CAT ‘Os Miúdos’ já acolheu um total de 142 crianças.

Fundada há 66 anos por um grupo de cidadãos preocupados em dar resposta às necessidades das crianças carenciadas do Concelho de Loulé, a Casa da Primeira Infância tem por objetivo primordial promover o desenvolvimento de atividades de apoio à infância e à família, colaborando no processo educativo dos menores de forma a incrementar o seu bem-estar físico, intelectual e sócio-emocional.

A Casa da Primeira Infância integra três valência na sua sede, nomeadamente creche, jardim-de-infância e ATL e no exterior, para além do CAT, é responsável pelo Projeto ECOS.

5.º Passeio Clube PT à Cidade e Concelho de Faro

A Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Faro vai organizar, no próximo dia 21 de Maio (Sábado), em parceria com o Clube Portugal Telecom, mais uma edição do Passeio Clube PT à Cidade e Concelho de Faro.

Este será, essencialmente, um passeio de Cicloturismo vocacionado para a promoção da utilização da bicicleta no contexto do movimento da Mobilidade Sustentável e dirigido a toda a população (dos 8 aos 80).
VOLTA À CIDADE - 10 KM - VOLTA AO CONCELHO - 10 KM + 50 KM
Concentração: Escola EB 2,3 Dr. Joaquim Magalhães (junto ao Jardim da Alameda) - 14H30. Partida: 15H00
INFORMAÇÕES/ INSCRIÇÕES GRATUITAS - Divisão de Desporto e Juventude, Câmara Municipal de Faro, Tel.: 289 897 425 - Fax: 289 813 381. E-mail:
ddj@cm-faro.pt

13 de Maio: Comemorações da Fundação de Vila Real de Santo António


O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, preside, no próximo dia 13 de Maio,, pelas 9h30, no Centro Cultural António Aleixo, à Sessão Solene comemorativa do aniversário da Fundação de Vila Real de Santo António.


II CHALLENGE BURGER RANCH DE TAVIRA ANIMA CIDADE

No próximo dia 20 de Maio, sexta-feira, o Clube de Ciclismo de Tavira promove o II Challenge de Tavira, cujo patrocinador principal é o Burger Ranch, espaço de restauração situado no centro comercial Gran Plaza.

À semelhança da edição anterior, o circuito será idêntico, passando por várias artérias principais da cidade, nomeadamente, Rua da Liberdade, Rua Dr. Augusto Palma, Rua D. Marcelino Franco, Rua 1º de Maio, Ponte dos Descobrimentos, Avenida D. Manuel I, Rua Almirante Cândido dos Reis, Rua Dr. António Padinha, Rua João Vaz Corte Real, Ponte de Santiago, Rua Chefe António Afonso, e Rua dos Pelames.

Uma das novidades para este ano é a animação, que está a cargo de um grupo de percussão, a partir das 17 horas na Praça da República, o mesmo local que irá receber a concentração das equipas, bem como a partida para o desafio.
A juntar às novidades, está a transmissão directa on-line, assegurada pela Digital Mais TV. O público poderá ainda visualizar a corrida através de ecrãs que serão colocados no local da concentração.
Para além da presença da equipa da casa, Tavira/Prio, estão também confirmadas as principais formações portuguesas profissionais e sub 23.
O circuito compreende 20 voltas distribuídas por 60 quilómetros, onde o início está agendado para as 18 horas. A chegada será na Rua da Liberdade, sensivelmente pelas 19.30 horas. A cerimónia de pódio tem lugar às 19.45 horas, também na Praça da República.

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS - VOTO ANTECIPADO

A Lei Orgânica n.º 3/2010, de 15 de Dezembro, alterou o regime jurídico dos diferentes actos eleitorais e referendários alargando e uniformizando o regime do exercício do voto antecipado.
Assim, considerando a proximidade das eleições Legislativas de 5 de Junho de 2011, importa relembrar que, pese embora o facto de a regra continuar a ser a do voto presencial e simultâneo, os cidadãos que por razão de força maior não possam deslocar-se à sua Assembleia de voto, no dia das eleições, podem votar antecipadamente.

Estão abrangidos por esta modalidade de votação os eleitores que por motivos profissionais estejam impedidos de se deslocar à Assembleia de voto no dia das eleições, os estudantes, quando deslocados do seu Distrito ou da Região Autónoma de recenseamento, os eleitores doentes ou internados em estabelecimento hospitalar, os eleitores presos e não privados de direitos políticos e, ainda, os eleitores inscritos no recenseamento eleitoral português e que se encontram deslocados no estrangeiro no dia da eleição.

Os eleitores que por motivos profissionais (trabalhadores dependentes, independentes ou liberais) se encontrem impedidos de se deslocar à Assembleia de voto no dia da eleição devem, entre os dias 26 e 31 de Maio, dirigir-se ao presidente da Câmara em cuja área se encontrem recenseados, indicar o seu nome e n.º de eleitor, apresentar um documento de identificação e um comprovativo do impedimento de deslocação à Assembleia de voto no dia da eleição (documento assinado pelo seu superior hierárquico, pela entidade patronal ou outro que comprove suficientemente a existência do impedimento).
Os estudantes que frequentem instituições de ensino situadas em Distritos ou Regiões Autónomas diferentes daquele ou daquela onde se encontram inscritos no recenseamento devem, até ao dia 16 de Maio, solicitar ao presidente da Câmara da sua área de recenseamento, por meios electrónicos ou por via postal, a documentação para votar e enviar-lhe fotocópias do bilhete de identidade/cartão de cidadão e do cartão de eleitor/certidão de eleitor e ainda declaração da direcção do estabelecimento de ensino que ateste a sua admissão ou frequência.
Até 19 de Maio, o presidente da Câmara enviará, pelo correio, a documentação para votar e devolverá os documentos que acompanharam o pedido.
Entre 23 e 26 de Maio, o voto é exercido junto do presidente da Câmara da área do estabelecimento de ensino ou vereador credenciado que, para o efeito, se desloca ao estabelecimento em que se encontre para recolher o seu voto.
Os eleitores que se encontrem doentes ou internados num estabelecimento hospitalar e ainda os eleitores presos e não privados de direitos políticos que, por esses motivos, estão impedidos de se deslocar à Assembleia de voto no dia da eleição devem, até 16 de Maio, solicitar ao presidente da Câmara da sua área de recenseamento, por meios electrónicos ou por via postal, a documentação para votar e enviar-lhe fotocópias do bilhete de identidade/cartão de cidadão e do cartão de eleitor/certidão de eleitor e ainda documento comprovativo do impedimento passado ou pelo médico e confirmado pela direcção do hospital, ou pelo director do estabelecimento prisional.
Até 19 de Maio, o presidente da Câmara enviará, pelo correio, a documentação para votar e devolverá os documentos que acompanharam o pedido.
Entre 23 e 26 de Maio, o presidente da Câmara da área do estabelecimento hospitalar ou prisional ou vereador credenciado desloca-se ao estabelecimento em que se encontre para recolher o seu voto.
Os eleitores inscritos no recenseamento eleitoral português e que se encontrem deslocados no estrangeiro no dia da eleição, nomeadamente por imperativo decorrente das suas funções profissionais; estudantes inscritos em instituições de ensino ou que as frequentem ao abrigo de programas de intercâmbio; eleitores doentes em tratamento no estrangeiro e os respectivos acompanhantes; bem como os cônjuges ou equiparados, parentes ou afins que com estes vivam, devem, entre os dias 24 e 26 de Maio, dirigir-se à representação diplomática, consular, ou às delegações externas dos ministérios e instituições públicas portuguesas, previamente definidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O eleitor deve indicar ao funcionário diplomático, designado para o efeito, o seu nome e n.º de eleitor, apresentar um documento de identificação e um comprovativo do impedimento de deslocação à Assembleia de voto no dia da eleição (documento assinado pelo seu superior hierárquico, pela entidade patronal ou outro que comprove suficientemente a existência do impedimento).
No caso dos militares, agentes militarizados e civis integrados em operações de manutenção de paz, cooperação técnico-militar ou equiparadas; e dos médicos, enfermeiros e outros cidadãos integrados em missões humanitárias, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, se reconhecer a impossibilidade da sua deslocação aos locais acima referidos, designa um funcionário diplomático para proceder à recolha da correspondência eleitoral.
Mais informações sobre o exercício do voto antecipado poderão ser obtidas através do contacto com os seguintes meios disponíveis: junto das Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais; através da linha telefónica de apoio ao eleitor - 808 206 206 ou através do Portal do Eleitor (http://www.portaldoeleitor.pt).