sábado, 26 de fevereiro de 2011

CARNAVAL ANIMA BAIXA TAVIRENSE



A baixa de Tavira enche-se de cor, música e muita alegria para festejar o Carnaval. Desfile infantil, corso carnavalesco, concertos, bailes e concursos de máscaras por todo o concelho são um convite à diversão.
A animação inicia-se, no dia 04 de Março, pelas 10 horas, na Praça da República, e vai contar este ano com uma novidade: um concurso subordinado ao tema “Biodiversidade e Florestas”.
Mais de 800 alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico irão dar vida a este tema, através das fantasias elaboradas nos estabelecimentos de ensino. Para além da animação própria desta época do ano, pretende-se com este concurso chamar a atenção para a importância das florestas e a sua riqueza a nível de biodiversidade, podendo ser explorados sub-temas como as espécies em vias de extinção ou o impacto da acção humana nas florestas.
O júri, composto por elementos da Câmara Municipal de Tavira, das Escolas e da Direcção Regional de Educação, terá a responsabilidade de atribuir prémios às turmas que demonstrem maior originalidade, criatividade e rigor na alusão ao tema. Os vencedores habilitam-se a ganhar uma viagem à Isla Mágica, uma visita à Quinta do Peral ou cheques – livro.

Com esta iniciativa o Município de Tavira associa-se ao Ano Internacional das Florestas – 2011 com o objectivo de sensibilizar a população para a importância das florestas na sustentabilidade do planeta e na conservação ambiental.
Ainda neste dia, pelas 22h30, a banda “La Plante Mutante” inicia os festejos carnavalescos, na sede da Casa do Povo de Santo Estêvão, assinalando, igualmente, o 68º aniversário desta instituição.
Nos dias 06 e 08, a partir das 15h00, dez carros alegóricos e catorze grupos, num total de cerca de 300 foliões saem à rua e animam a Rua do Cais e a Rua José Pires Padinha.

RUAS DE LAGOS INVADIDAS PELOS PATINS EM LINHA


IX TERRAS do INFANTE / LAGOS dos DESCOBRIMENTOS - 5, 6 e 7 de Março
A cidade e ruas de Lagos vão ser palco de três dias de intensa competição, onde alguns dos melhores patinadores mundiais irão dar espectáculo a altas velocidades.
A pouco mais de uma semana do início das competições, que decorrerão em circuitos nas ruas de Lagos, por isso com bastante público presente, a que se juntarão todos os amantes desta modalidade que, em todo o mundo irão estar ligados à internet para assistir a todas as provas ao vivo, através da transmissão em directo e integral – 13 horas de competição – já conta o evento com duas centenas e meia de inscritos, 37 clubes de 10 países, aproximando-se das três centenas esperadas.

Este evento já muito conceituado e considerado uma dos maiores Torneios Internacionais de Patinagem de Velocidade da Europa, conta com provas em todos os escalões, desde os Escolares (5 a 7 anos), até aos profissionais e Seniores, este ano contando também com uma classificação, na prova de 25Km, para Masters, onde estarão presentes Campeões Europeus e Mundiais over-30, 40 e 60 anos!!


Serão distribuídos perto de quatro mil euros em Prémios Monetários, nos escalões de Juniores e Seniores, em ambos os géneros. Nestes escalões a competição estará ao rubro, destacando-se em Juniores Femininos – A Campeã Europeia de Estafetas em Cadetes/2010, a belga Vera Huys, a campeã italiana Benedetta Rossini e e as internacionais portuguesas Dina Rodrigues – 4ª Europeu Cadetes/2010 e Andreia Canha, medalhada de Bronze Estafeta Junior Europeu/2010 e 16ª no Mundial Júnior de Maratona/2010, ambas do C.D.R. Prazeres da Madeira.

Murmúrios francófonos pelos corredores da EHTA


O Director João Fernandes e a respectiva equipa da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve de Faro deram as boas vindas, no dia 22, à comitiva Chambre Régionale de Commerce et d’Industrie d’Auvergne.
A comitiva francesa esteve no centro das atenções, e trouxe na mala o desejo de partilha de conhecimento e experiências. O seu alargado interesse na área da formação deixou no ar a expectativa quanto a futuras parcerias, nomeadamente integradas no programa Leonardo Da Vinci. Esta iniciativa da União Europeia permite o intercâmbio entre as escolas europeias, tendo em vista a promoção de boas práticas e um desenvolvimento profissional especializado baseado na partilha de conhecimentos.

Além de portas abertas a uma visita guiada pela escola, a comitiva Chambre Régionale de Commerce et d’Industrie d’Auvergne teve a oportunidade de desfrutar dos excelentes serviços hoteleiros dos alunos da EHTA. Um almoço dedicado aos sabores do mundo foi servido com pompa e circunstância aos convivas da «cidade da luz». Desde as molletes mexicanas e o sushy japonês, às pastilhas de marrocos, passando pelo tandori indiano, a comitiva rendeu o seu paladar experiente às confecções apresentadas.

E como um bom anfitrião assume o seu papel do início ao fim, a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve de Faro teve o prazer de receber na Pousada S. Francisco a animada comitiva. Pela manhã do dia 23 soavam pelos corredores murmúrios animados na língua francófona. Aos agradecimentos e apreço da comitiva pela agradável recepção, a EHTA de Faro deixa os braços abertos para futuras visitas.

Dia de Cabo Verde:

Uma Pitada de África


A EHTA de Faro contou com a visita dos sabores de Cabo Verde, no seu restaurante de aplicação

A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve de Faro abriu as portas além fronteiras, no dia 23 de Fevereiro. No restaurante S. Francisco foi servido um almoço exclusivamente «à moda» de Cabo Verde, para funcionários e clientes da escola.
A iniciativa do «Almoço Gastronómico de Cabo Verde» partiu de duas formadores cabo verdianas, que estão presentemente na EHTA ao abrigo de um programa de intercâmbio de formação de formadores, com a escola de Cabo Verde.
Neste almoço assumiram o papel de monitoras: Ninfa Monteiro dirigiu a confecção das iguarias comandando o curso de Gestão e Produção de Cozinha. Já Edmeia Furtado orientou a turma de 3º ano de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas no serviço às mesas.

Toda a equipa que participou neste evento teve o seu mérito, e os ingredientes usados conseguiram transportar os presentes para uma viagem ao continente africano. Pelo caminho os provadores puderam envolver-se ao ritmo da música típica das terras quentes, encontrando no destino pratos como Cachupa Rica, ou Atum à moda de Santo Antão.
A simpatia, originalidade e eficiência dos formandos da EHTA foram o condimento secreto que apimentou a refeição, e tornou as iguarias provadas e aprovadas por todos.


Confecções Culinárias On-line


O Turismo do Algarve, com a participação da Universidade do Algarve, promove filmagens no seio das confecções hoteleiras da EHTA de Faro.
As objectivas das câmaras da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA) invadiram as cozinhas da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve de Faro, durante o dia 24 do presente mês.
Com o apoio da Universidade do Algarve e com o patrocínio dos supermercados Apolónia, o primeiro episódio de «À Conversa Com…» conta com as participações do Chefe Henrique Leandro, do Chefe Bertílio Gomes e da formanda Milene Nobre, vencedora do 2º lugar do concurso «Taça Jovens Cozinheiros».
Tendo como fundo o som vibrante dos tachos e panelas, os episódios serão futuramente colocados on-line, no blog do Turismo do Algarve para inspiração de futuros «mestres da culinária».

Câmara de Portimão apoia projecto “Vela Solidária”, dirigido a raparigas da Casa de Nª Srª da Conceção


Amanhã, dia 27 de Fevereiro, pelas 17h00, terá lugar a apresentação oficial do projecto “Vela Solitária”, numa cerimónia marcada para o espaço “No Solo Água”, situado na Marina de Portimão.
Esta iniciativa possibilitará às raparigas acolhidas na Casa da Nª Srª da Conceição, instituição de solidariedade social sediada em Portimão, a prática da vela de forma regular e sistemática, ao longo de 2011, Ano Europeu do Voluntariado.

Nesta fase inicial serão integradas 23 raparigas com idades entre os 11 e os 17 anos de idade, as primeiras a desfrutar deste tipo de vivências, que visam contribuir para uma vida mais rica e um desenvolvimento global e integrado.

As aulas terão lugar a bordo da embarcação “Melga”, barco escola do Centro de Vela da Marina de Portimão, e desenrolar-se-ão todos os domingos de cada mês, à excepção de Julho e Agosto.

A criação do projecto “Vela Solidária” iniciou-se no passado mês de Janeiro, mas a forma como pessoas, instituições e empresas o acarinharam permitiu colocá-lo em prática em tempo recorde.
Trata-se de um projecto suportado e apoiado por entidades locais e regionais, como a Câmara Municipal de Portimão, sob a perspectiva que o desenvolvimento global e a formação desportiva das jovens beneficiadas lhes facultará condições essenciais para construirem o seu futuro.

Futebol: Seleção Nacional Feminina “No bom caminho”


A Selecção Nacional Feminina A iniciou esta sexta-feira os trabalhos em solo algarvio. Depois de se ter concentrado e treinado ontem no Estádio Nacional a equipa lusa viajou para o Algarve onde, entre os dias 2 e 9 de Março de 2011, vai disputar o Algarve Cup - Mundialito de Futebol Feminino 2011.
Nas sessões de trabalho de hoje, a Seleccionadora Nacional, Mónica Jorge, aproveitou para trabalhar os processos defensivos, fundamentalmente as ligações entre os sector defensivo e o meio campo e amanhã dedicará mais atenções aos esquemas tácticos (lances de bola parada).
Elsa Ventura no treino da tarde
O treino vespertino, que teve lugar no Complexo Desportivo de Montechoro, já contou com a presença de Elsa Ventura que ontem foi chamada aos trabalhos para render a lesionada Sofia Santos.

“No bom caminho”

Após o almoço, as jogadoras lusas e a restante delegação participaram numa acção de sensibilização ambiental, promovida pelo Ministério do Ambiente através da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no Hotel Montechoro.
As jogadoras responderam a um questionário num simulador [Simulador Menos Resíduos] que permitiu avaliar o desempenho individual, em termos de adopção de boas práticas na gestão de resíduos. A acção foi conduzida pela Engenheira Lourdes Carreira.
As jogadoras mostraram-se entusiasmadas a responder ao inquérito e foram avaliadas qualitativamente. A nossa Selecção está “no bom caminho” no que diz respeito à questão da gestão de resíduos e, de resto, também no que diz respeito à sua participação desportiva no Algarve Cup.


Primeira de outras iniciativas da APA

Esta foi uma iniciativa no âmbito da parceria que a Federação Portuguesa de Futebol estabeleceu com Agência Portuguesa do Ambiente, organismo tutelado pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, com o objectivo de introduzir, pela primeira vez, as preocupações ambientais em eventos desportivos por si organizados, começando pela presente competição.
Neste primeiro ano de colaboração foi escolhida como temática ambiental os resíduos, privilegiando a sensibilização e a formação dos principais actores, a Selecção Nacional de Futebol Feminino A e as outras selecções intervenientes.
Para além da iniciativa desta sexta-feira, o evento irá contemplar as seguintes iniciativas:

- Elaboração de artigos sobre resíduos a incluir nas publicações do evento;
- Acção de formação sobre a prevenção de resíduos;
- Divulgação, nos estádios, do filme “Stop resíduos” e de frases alusivas a esta temática.
A APA considera que “a organização de eventos desportivos, com preocupações ambientais é uma prática já existente em alguns países europeus e que deve ser fomentada em Portugal em prol de um desenvolvimento que se quer sustentável.”

©FPF.PT
fotos: Francisco Paraíso/FPF

Rally de Portugal 2011 - Uma estrutura quase inalterada!


A MESA DE HONRA

Seruca Emídio, à direita, ladeado por responsáveis pela prova
Analisando mais em detalhe o programa da prova, teremos nesta edição um período mais compacto de reconhecimentos, com uma duração de apenas dia e meio em vez dos dois dias habituais, decorrendo na terça-feira e na manhã de quarta-feira (dias 22 e 23 de Março), isto porque o shakedown é antecipado para a tarde de quarta-feira, com início pelas 14:30.
O dia seguinte, quinta-feira, 24 de Março, será reservado à super especial de Lisboa, cujo programa integra o reconhecimento da prova em veículos eléctricos, uma sessão de autógrafos com os principais pilotos e um desfile de apresentação das melhores equipas em veículos históricos descobertos, para além de uma prova reservada a veículos clássicos desportivos.
Na sexta-feira, o Vodafone Rally de Portugal vai para a estrada no seu cenário tradicional, com a realização de 6 provas de classificação, correspondentes a uma dupla passagem por 3 troços diferentes: Santa Clara, com 22,99 km, cujo início foi ligeiramente antecipado, Ourique (20,27 km) e Felizes (21,31 km).

FERNANDO PETRONILHO
No sábado tem lugar a segunda etapa, com mais três troços feitos por duas vezes: Almodôvar, com uma extensão de 26,23 km e transmissão televisiva em directo na RTP na sua parte central em ambas as passagens, Vascão (25,26 km) e Loulé (22,56 km).
No domingo, o Rally de Portugal encerra com mais 2 troços percorridos por duas vezes: Silves (21,39 km) e Santana da Serra (31,04 km), esta última com transmissão directa para Portugal na RTP também nas duas passagens e com cobertura televisiva em directo para todo o mundo na derradeira passagem através da plataforma da NOS (North One Sport), o promotor do campeonato.
No total, serão mais de 385 km de troços disputados nas excelentes estradas de terra dos concelhos de Almodôvar, Loulé, Ourique e Silves, cujas autarquias, reconhecendo naturalmente o impacto muito positivo que o Rally de Portugal tem na economia e na divulgação das suas regiões, se têm assumido como parceiros de eleição do ACP, dando um contributo fundamental para o sucesso da prova.
Por outro lado e se se exceptuar a super especial de Lisboa, uma prova de características muito especiais orientada sobretudo para a vertente promocional, a quilometragem média das classificativas do Vodafone Rally de Portugal atinge praticamente os 24 km, um valor excepcional, mesmo no quadro do Mundial de Ralis.

FERNANDO POERNA, DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE
Carlos Barbosa declarou ontem que o Estado ainda não pagou a edição de 2010!
Segundo a Lusa: «o presidente do ACP, entidade organizadora do Rally de Portugal, disse hoje que o Estado "ainda não cumpriu com a obrigação" de participação de um milhão de euros para a realização da prova do WRC em 2010.
Carlos Barbosa disse que o ACP teve de recorrer "à banca" para assegurar a edição de 2011 do Rally de Portugal, de 24 a 27 de março, apresentada hoje, com a novidade da super-especial em Lisboa, na Praça do Império, em Belém, 37 anos depois.
"Tenho uma esperança de que o dinheiro nos vai ser entregue, porque senão o Rally de Portugal fica comprometido em 2012", alertou Barbosa, que revelou ser de 3,5 milhões de euros o orçamento da prova deste ano, a terceira do calendário do WRC»
Fotos: Manuel Andrade (Osores) e Zégonzo

Loulé recebeu a apresentação oficial do Rally de Portugal 2011!


O EDIL SERUCA EMÍDIO FOI O ANFITRIÃO
Realizou-se ontem, em Loulé, no edifício Duarte Pacheco, a conferência de imprensa para apresentação do “Vodafone Rally de Portugal 2011”, um dia após a apresentação em Lisboa. "Fanáticos do Rally/Algarver Press, em parceria, vão acompanhar, diáriamente, através de uma págima dedicada exclusivamente à prova, o "Vodafone Rally de Portugal 2011" no Algarve. Tudo porque Algarve Press on-line (e não só), fruto da dedicação e competência de quem sabe, vai aparecer totalmente remodelado em Março (brevevemente teremos mais informações sobre o novo Algarve Press).

O EDIL DE ALMODÔVAR ANTÓNIO BAPTISTA TAMBÉM ESTEVE PRESENTE NA CERIMÓNIA
Quanto á apresentação do Rally,Presentes ao acto Mário Martins da Silva e Pedro de Almeida, responsáveis do Automóvel Clube de Portugal (ACP), em substituição do presidente Carlos Barbosa, ausente no estrangeiro em afazeres ligados ao desporto automóvel. Presentes também os presidentes das autarquias de Loulé, Seruca Emidio e de Almodôvar, António Rosário Batista, para além de outras individualidades envolvidas no importante lançamento do evento WRC em Portugal, que irá decorrer na estrada de 24 a 27 de Março.
A 44ª edição do Rally de Portugal enquadra-se num campeonato do Mundo totalmente renovado, com regulamentos técnicos que deram azo a propostas diferentes em termos de viaturas participantes, num desafio aliciante e que certamente constituirá outro dos grandes motivos de atracção da prova.
Nascido no actual formato em 2005, o Rally de Portugal da presente geração, foi projectado, desde o inicio em todos os detalhes, para ser uma prova do Mundial.
Cada rally do WRC tem uma classificativa, normalmente a última, que oferece o aliciante extra de uma bonificação em pontos para os pilotos melhor classificados – o “Power Stage” -, o novo conceito introduzido este ano na regulamentação do campeonato, que vem enriquecer esta prova portuguesa no campeonato mundial.

Mário Silva, do ACP
Para Pedro Almeida, director da prova: «quando a nossa prova foi definida e apresentada à FIA para aprovação, o conceito do “power stage” não estava ainda claramente estabelecido. Posteriormente, tivemos ocasião de discutir o assunto com o promotor do campeonato, tendo a nossa opção sido aceite». O que interessa é que o troço em questão, permita a transmissão televisiva em directo - «o que é obviamente o caso» concluiu Pedro de Almeida. Neste caso no dia 27 domingo, com inicio às 12:25, não só pela RTP, mas sim para todo o mundo…

PEDRO ALMEIDA, DIRECTOR DA PROVA
Todos os intervenientes na apresentação do Algarve do Rally de Portugal em Loulé, foram unânimes em afirmar a grandiosidade desta prova, não só com a lista de inscritos bem recheada como também de um WRC renovado, “tudo aponta para que o Rally 2011 trilhe a rota de sucesso que as anteriores edições têm conhecido”
De realçar a intervenção de Fernando Perna, docente da Universidade do Algarve, intitulada “Impacto do Vodafone Rally de Portugal WRC na Economia do Turismo”, um importante trabalho estatístico que apresentamos em seguimento: WRC-ACP CIITT-UALG 25Fev2011
Em resumo, tudo se conjuga para que o “Vodafone Rally de Portugal 2011” seja mais um êxito a nível mundial.
“Fanáticos do Rally” - Algarve Press
Fotos: Manuel Andrade (Osores) e Zégonzo

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

João Capela dirige Olhanense-FC Porto


Direcção do Olhanense, liderada por Isidoro Sousa, espera Estádio José Arcanjo com boa moldura humana, sobretudo com adeptos dos "leões" de Olhão
O árbitro João Capela, de Lisboa, foi nomeado para o encontro entre o Olhanense e o FC Porto, na 21ª. jornada da Liga nacional. Já o Benfica-Marítimo será arbitrado por Vasco Santos, da AF Porto, e no Nacional-Sporting estará Carlos Xistra, da AF Castelo Branco.

Nomeações da 21ª. jornada da Liga nacional:
Sexta-feira, 25 Fevereiro:
Vit. Guimarães - Académica, Hugo Pacheco (AF Porto)

Sábado, 26 Fevereiro:
Paços Ferreira – Vit. Setúbal, Jorge Sousa (AF Porto)
Olhanense - FC Porto, João Capela (AF Lisboa)

Domingo, 27 Fevereiro:
Rio Ave - União Leiria, Marco Ferreira (AF Madeira)
Beira-Mar - Portimonense, Cosme Machado (AF Braga)
Benfica - Marítimo, Vasco Santos (AF Porto)
Nacional - Sporting, Carlos Xistra (AF Castelo Branco)

Segunda-feira, 28 Fevereiro:
Naval - Sp. Braga, João Ferreira (AF Setúbal)
fonte:Sportinveste multimédia

MUNDIALITO DE FUTEBOL FEMININO: Pontapé de saída será dado em Vila Real de Santo António


O Algarve irá receber, de 2 a 9 de Março, a 18ª edição do Algarve Women’s Football Cup – Mundialito de Futebol Feminino, competição que contará com a presença de 12 selecções, que se defrontarão em 24 jogos.
No total serão nove os estádios que irão acolher os jogos do Mundialito, espalhados pelos municípios de Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão e Vila Real de Santo António.
Este ano, o Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António será contemplado com a realização de quatro jogos. Para além do jogo que marca o pontapé de saída deste campeonato, contará ainda com a realização de mais três jogos, dois dos quais da Selecção Nacional.
Assim, no dia 2 de Março, pelas 15h00, defrontam-se as selecções do Japão e dos EUA, jogo que marca o início da competição. No mesmo dia, pelas 18h00, entra em campo a Selecção Nacional, num jogo onde enfrentará o País de Gales.
No dia 4 de Março, às 15h00, defrontam-se as selecções dos EUA e da Noruega, sendo que para as 18h00 do mesmo dia, está marcado o jogo entre Portugal e Chile.

Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve na BTL, no Parque das Nações.


Escola de Hotelaria e Turismo de Faro
A Bolsa de Turismo de Lisboa promove o evento deste ano com especial fôlego para destacar o melhor que há no turismo em Portugal. Como diz o dito, «os azares de uns são a sorte de outros» e especialmente este ano, prevê-se que a terra lusa seja um dos destinos de férias mais escolhidos pelos turistas, devido aos conflitos externos a que temos vindo a assistir.

O evento promovido pelo Turismo de Portugal, decorrente entre 23 e 27 de Fevereiro, conta com a participação das três escolas hoteleiras do Algarve em várias actividades, já que a região algarvia recebe em força um maior número de visitantes nas épocas turísticas altas.

Em parceria com a PortimãoUrbis, a EHTA de Portimão ocupa um stand dedicado à promoção do projecto BLU (Beach Lounge Unique). O restaurante com a mesma designação está situado nas proximidades da praia da Rocha, que no Verão ganha vida com vários eventos ao som de DJ’s e artistas convidados.

Já a EHTA de Faro encontra-se em outra frente, promovendo sessões de showcooking e demonstrações de flairs, além de cocktails sem álcool à mercê de qualquer um. Em jeito de promoção dos seus serviços hoteleiros afortunados pelo clima quente propício ao turismo, também os alunos da EHTA de Faro visitam a BTL para se inteirar das ofertas turísticas na capital.

No entanto, é no stand «Prove Portugal» que alunos da EHTA de Faro e de Vila Real de Santo António divulgam os seus serviços, enfeitiçando os presentes com os seus dotes e saberes culinários, para além da simpatia e eficiência a que já habituaram o seu público.

"Passados 10 meses continua por preencher o lugar de director do Centro de Emprego de Lagos" - Antonieta Guerreiro


A deputada Antonieta Guerreiro entregou hoje, dia 25, na mesa do plenário da Assembleia da República, dois Requerimentos questionando o Conselho Directivo do IEFP e o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social sobre a vaga de director do Centro de Emprego de Lagos que desde há 10 meses continua por ocupar.
Fará dia 5 de Março dez meses que foi publicado em Diário da República, 2ª série, o Aviso n.º 9052/2010 com o seguinte texto:
«Nos termos do n.º 2, do artigo 21.º, da Lei n.º 2/2004, de 15 de Janeiro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 51/2005, de 30 de Agosto, e pela Lei n.º 64 -A/2008, de 31 de Dezembro, faz -se público que, por Deliberação do Conselho Directivo do IEFP, IP, de 9 de Março de 2010, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis a contar do 1.º dia útil da data de publicitação na Bolsa de Emprego Público, o procedimento concursal, com vista ao provimento do cargo de Director de Centro do Centro de Emprego de Lagos, cargo de direcção intermédia de 1.º grau.
Ora, enquanto os restantes cargos já viram os seus concursos terminados, na sua maioria entre Agosto e Setembro apenas para um não foi escolhido qualquer um dos candidatos, nomeadamente, o de Lagos, a que a citação supramencionada se reporta.
Assim, a deputada social democrata questionou o Conselho Directivo do IEFP procurando saber: «Porque razão não foi o cargo em causa ocupado? Que diligências tem sido efectuadas para que sejam ultrapassadas as dificuldades existentes? Quando se prevê que o cargo venha a ser ocupado?» e à tutela perguntou «se tem conhecimento desta situação?»

Apenas 51% dos jovens portugueses têm carro próprio



França é o país da Europa com maior número de jovens que são proprietários do seu automóvel. 71% contra uma média de 59%. Portugal surge abaixo da média europeia, com apenas 51%. Outra das tendências entre os jovens europeus é a consulta do mercado de usados: 63% dos indivíduos com menos de 30 anos que adquiriram carro, optaram por um automóvel usado. São novos dados revelados pelo Caderno Automóvel do Observador Cetelem, que nesta 5.ª edição analisa o comportamento de compra dos jovens europeus no mercado automóvel.
A maioria dos jovens europeus tem acesso ao automóvel através de compra. No entanto, o Observador Cetelem verificou situações muito contrastantes nos diferentes países que variam entre os 40% em Espanha e 81% no Reino Unido. Existe todavia uma situação comum a todos os países europeus: a percentagem de indivíduos com menos de 30 anos que compra automóveis é inferior à registada na população mais velha, sendo a diferença superior a 30 pontos percentuais. Em Portugal essa diferença chega aos 38% (89% dos indivíduos com mais de 50 anos é dono do carro que utiliza).
O estudo revelou ainda que 26% dos indivíduos com menos de 30 anos utilizam um automóvel emprestado por alguém do seu círculo de relações (contra apenas 4% nos adultos com mais de 50 anos). Esta proporção é particularmente significativa no nosso país (25% contra 4%), onde os jovens vivem durante mais tempo em casa dos pais. Espanha é o país onde esta diferença é mais acentuada (41% contra 6%), bem como na Alemanha (34% contra 6%). Em contrapartida, este fenómeno é menos expressivo no Reino Unido, onde apenas 9% dos jovens utilizam um carro emprestado.

A oferta ou doação representa por seu lado 13% dos casos entre os indivíduos com menos de 30 anos, contra apenas 2% entre as pessoas com mais de 50 anos. Os portugueses são os mais “generosos” neste aspecto, com 24% dos jovens a conduzirem um automóvel oferecido como prenda, ao passo que os britânicos figuram entre os menos solidários, o que explica a relativamente elevada percentagem de automóveis comprados entre os jovens.
As análises económicas e de mercado, bem como as previsões, foram realizadas em colaboração com o Instituto de estudos e de consultadoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos aos consumidores foram conduzidos pela TNS em Julho de 2010. No total foram inquiridos 4.800 europeus, divididos em sub populações representativas dos grupos etários de cada país, num novo perímetro do estudo, que é agora constituído por oito países. Pela primeira vez nesta edição, a Bélgica e a Polónia vieram alargar o perímetro de estudo, juntando-se à Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Itália e Portugal.

Em Vila do Bispo: Viagem ao Mundo da Arte da Índia


Está patente ao público, no Centro Cultural de Vila do Bispo, a exposição “A Viagem ao Mundo da Arte da Índia” realizada pelos alunos do 6.ºB ano da Escola E.B.2,3 de S. Vicente, no ano lectivo 2009/2010.
A mostra é composta por 16 peças, executadas com várias técnicas, nomeadamente pintura em tecido, aguarela, construções tridimensionais com materiais reciclados, técnicas mistas, pintura, escultura em gesso, modelação em barro e estanho. Trata-se de reproduções de obras de arte que os alunos realizaram nas aulas de Educação Visual e Tecnológica, tornando assim os conteúdos da Disciplina mais motivantes.
Este projecto conta já com a sua 3ª edição, tendo-se iniciado com a arte do Egipto e a arte Românica. Refira-se ainda que este projecto “Viagem ao Mundo da Arte” nasce de um sonho, o sonho de trazer à escola a arte de vários povos, de diversas épocas, estilos de arte e técnicas diferentes.
De salientar ainda que no final de cada ano lectivo é feita uma exposição na Escola e são os alunos a realizar a visita guiada à mesma, que tem como destinatários a comunidade escolar. Este ano, a viagem a realizar tem como destino a arte dos Aztecas, Maias e Incas.
A mostra poderá ser apreciada até ao dia 14 de Março.

Diagnóstico rigoroso para melhor controlo do glaucoma


Dia Mundial do Glaucoma celebra-se a 12 de Março

No âmbito do Dia Mundial do Glaucoma que se celebra a 12 de Março, o hospitalcuf infante santo alerta para as medidas essenciais de prevenção desta doença.

O glaucoma é uma doença que requer vigilância apertada e é uma das principais causas de cegueira irreversível. Luis Gouveia Andrade, médico oftalmologista do hospitalcuf infante santo, salienta que “a causa mais comum do glaucoma é a degenerativa, relacionada com a idade, e resulta de um obstáculo na normal circulação dos fluidos que existem no interior do globo ocular. A sua crescente acumulação determina um aumento da tensão no interior do olho e consequentemente a compressão e morte das células nervosas responsáveis pela visão.”

Esta doença silenciosa felizmente é benigna, se detectada a tempo. “Existem actualmente inúmeras opções terapêuticas para a doença, sob a forma de colírios, laser ou cirurgia. O tratamento inicial recorre a colírios que reduzem a tensão ocular, uma gota por dia, e que na maioria dos casos, permitem um controlo adequado do glaucoma”, explica o médico oftalmologista.

O diagnóstico do glaucoma é essencialmente clínico, uma vez que cabe ao médico aferir a tensão ocular, um dos principais elementos para a detecção desta condição. O diagnóstico precoce e rigoroso é, de facto, o segredo para o controlo do glaucoma e da maioria das doenças oculares.

Olhão é o primeiro concelho da região com Biblioteca Associada da UNESCO


A secretária executiva da Comissão Nacional da Unesco em Portugal, Manuela Galhardo, entregou anteontem ao vice-presidente da Câmara de Olhão António Pina, na ‘casa da cultura’ de Olhão, o certificado de Biblioteca Associada da UNESCO, sendo esta estrutura municipal olhanense a primeira na região algarvia e a sexta a nível nacional a receber a distinção. Também duas escolas do concelho receberam o Certificado de Adesão à Rede de Escolas Associadas desta organização das Nações Unidas.

O papel desempenhado pela Biblioteca Municipal de Olhão, com grande dinamismo na organização de eventos e na interacção com o público local e visitante, foram alguns dos motivos que levaram a UNESCO a reconhecer a casa da cultura olhanense com o certificado de membro da Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO, a primeira no Algarve a receber o galardão.
No mesmo dia, 23 de Fevereiro, foi também entregue às escolas EB 2,3 Alberto Iria e Secundária Francisco Fernandes Lopes o certificado de adesão à Rede de Escolas Associadas da UNESCO, pelo trabalho desenvolvido em consonância com os desígnios defendidos por aquela organização em matéria de educação. O tema escolhido para o trabalho apresentado foi “Formosa… Empreender com sustentabilidade”.

“Se tivéssemos de assinalar este dia com um nome, em Olhão, este seria o Dia da Unesco”, referiu o vice-presidente da Câmara de Olhão, António Pina, ao receber das mãos de Manuela Galhardo o certificado que comprova que a Biblioteca Municipal olhanense passa a ser associada da UNESCO.
“A Biblioteca não é só um local de saber, é também um local de partilha de várias experiências e de novas formas de comunicação, como a internet, através da qual temos esta casa espalhada pelos vários continentes e os cidadãos do Mundo que nos visitam também recorrem a ela. Temos aqui hoje vários estrangeiros que estão de férias ou a residir em Olhão e que procuram a biblioteca para ler jornais, livros, utilizar a internet…”, destacou António Pina, para quem “este reconhecimento da UNESCO é para todas as pessoas que fazem a biblioteca, para todos os funcionários que trabalham neste edifício, que devem sentir que a Unesco reconheceu o seu trabalho”.

Depois de Olhão ter sido o palco, em 2010, das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade, “continuamos a manter uma boa relação e agora estreitamos trabalho noutras áreas, como a cultura e a educação”, assinalou por sua vez a secretária executiva da Comissão Nacional da UNESCO em Portugal, Manuela Galhardo.

A biblioteca olhanense, tendo em conta as suas características, disse Manuela Galhardo, “constituiu-se como mais um ponto dentro do mapa UNESCO que temos obrigação de construir em Portugal, onde existem grupos de pessoas e entidades que demonstram empenho em trazer para junto das suas comunidades aqueles que são os grandes valores da organização. Por isso tenho muito prazer em entregar estes certificados”.
Em conjunto com estas três estruturas olhanenses agora reconhecidas, aquela responsável acredita que é possível “ganhar mais adeptos ao nível do conhecimento e reconhecimento das capacidades e das tarefas que é possível concretizar pelas comunidades locais”. O trabalho aqui desenvolvido pode ter uma expressão também a nível internacional, refere Manuela Galhardo, já que “as preocupações aqui encontradas, de ligação à comunidade local, existem noutros pontos muito diferentes do planeta. Há uma pertinência no trabalho que é feito, que pode ser a base para perspectivas comparadas com outros países”.

A secretária executiva da Comissão Nacional da UNESCO em Portugal menciona que o público da Biblioteca Municipal de Olhão, “embora sendo residual, já tem alguma expressão e também inclui muitos estrangeiros”. Estes, ao procurarem a biblioteca, acabam por motivar os funcionários para uma oferta mais diversificada, de modo a corresponder às suas necessidades. “É uma maneira de servir a comunidade, este espaço está muito próximo das populações e reitero que esse é um ponto de extrema importância para nós e ao qual demos muita atenção. É fundamental pensar a nível global mas actuar a nível local”, frisou.

O principal objectivo da Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO é encorajar estes espaços de cultura a desenvolver actividades nos domínios da organização, como a promoção dos direitos humanos e da paz, do diálogo cultural, a protecção do ambiente ou a luta contra o analfabetismo. Mais de 500 bibliotecas em todo o mundo já são membros da Rede.

Na primeira biblioteca do Algarve associada da UNESCO, o trabalho de colaboração com a organização das Nações Unidas, tal como nas escolas referidas, vai continuar. “Há a possibilidade de desenvolver outras iniciativas em conjunto e com a oferta que podemos proporcionar é possível juntar esforços para fazer mais. Já temos patente, aqui na Biblioteca, a exposição A UNESCO em Cartaz, bastante completa e que mostra as actividades a que a organização se dedica. Este é apenas um primeiro passo”, garantiu a responsável da UNESCO na sua visita a Olhão.

Albufeira: ‘NINFAS’ EM EXPOSIÇÃO NA GALERIA MUNICIPAL


Mostra de pintura de Monika Matias
A mais recente obra de Monika Matias vai estar em exposição na Galeria Municipal de Albufeira, de 4 a 26 de Março. A artista vai marcar presença na mostra, no dia 5 de Março, das 14h00 às 16h30, para convívio com amigos e convidados.
Monika Matias traz a Albufeira “Ninfas”, uma mostra de pintura a óleo que retrata um universo onírico composto por divindades femininas.

Os quadros da pintora são povoados por figuras serenas e positivas, em que a natureza, a música e a meditação são retratadas através das emoções da artista. A sua técnica que combina luz e cor pretende despertar no público sentimentos de paz, serenidade e amor.

Monika Matias é natural de Bruxelas, cidade onde se especializou na técnica da pintura a óleo, pela Academia de Saint -Josse. Vive e pinta em Portugal, no Algarve, desde 1992, tendo participado em diversas exposições individuais e colectivas.

A mostra pode ser vista de Segunda a Sábado, das 10h30 às 16h30. A Galeria Municipal de Albufeira encerra aos Domingos e Feriados.

Atletismo: 10º Grande Prémio de Bensafrim


A próxima etapa do X Circuito Concelhio Cidade de Lagos em Atletismo vai ter lugar no dia 13 de Março em Bensafrim. Trata-se do 10º Grande Prémio de Bensafrim, que tem o seu início previsto para as 10h00, junto ao Clube Estrela Desportiva, e integra 10 provas abertas a todos os escalões (femininos e masculinos): Benjamins A e B, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos.

As provas regem-se pelo Regulamento Geral de Competições da Federação Portuguesa de Atletismo e têm inscrições abertas até ao próximo dia 09 de Março.

Os interessados em participar no 10º Grande Prémio de Bensafrim deverão entrar em contacto com a Associação de Atletismo do Algarve através do e.mail aaalgarve@mail.telepac.pt ou fax nº 289 823 708.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Selecção Feminina avaliada por simulador ambiental


A Selecção Nacional Feminina A, que irá iniciar a sua preparação para o Algarve Cup-Mundialito de Futebol Feminino 2011, em Montechoro, vai participar numa acção de sensibilização ambiental, promovida pelo Ministério do Ambiente através da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no dia 25 de Fevereiro (sexta-feira), entre as 14h00 e as 15h00, no Hotel Montechoro.
As jogadoras da Selecção, assim como a equipa técnica e restante delegação, “irão responder a um questionário num simulador [Simulador Menos Resíduos] que permite avaliar o desempenho individual, em termos de adopção de boas práticas de gestão de resíduos”, explicou, ao fpf.pt, a Engenheira Lourdes Carreira, da Agência Portuguesa do Ambiente, que marcará presença na acção para explicar todos os procedimentos.

No final, todos, serão avaliados pelo próprio simulador.
Primeira de outras iniciativas
Esta é uma iniciativa no âmbito da parceria que a Federação Portuguesa de Futebol estabeleceu com Agência Portuguesa do Ambiente, organismo tutelado pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, com o objectivo de introduzir, pela primeira vez, as preocupações ambientais em eventos desportivos por si organizados, começando pela presente competição.
Neste primeiro ano de colaboração foi escolhida como temática ambiental os resíduos, privilegiando a sensibilização e a formação dos principais actores, a Selecção Nacional de Futebol Feminino A e as outras selecções intervenientes.
Para além da iniciativa da próxima sexta-feira, o evento irá contemplar as seguintes iniciativas:
- Elaboração de artigos sobre resíduos a incluir nas publicações do evento;
- Acção de formação sobre a prevenção de resíduos;
- Divulgação, nos estádios, do filme “Stop resíduos” e de frases alusivas a esta temática.
A APA considera que “a organização de eventos desportivos, com preocupações ambientais é uma prática já existente em alguns países europeus e que deve ser fomentada em Portugal em prol de um desenvolvimento que se quer sustentável.”

©FPF.PT

ATLETISMO EM FARO: TORNEIO DE SALTOS “CARLOS CABRAL” TROFÉU “HELDER OLIVEIRA”




O TORNEIO DE SALTOS “CARLOS CABRAL”, TROFÉU “HELDER OLIVEIRA”, DISPUTA-SE NA PITA DE ATLETISMO DE FARO, NO DIA 12 DE MARCO PRÓXIMO.

PROGRAMA – HORÁRIO

HORA PROVA ESCALÂO SEXO OBSERVAÇÕES HORÁRIO LIMITE DE:
CONF C. CHAM PISTA
14.30 Martelo (TJC) Juvenil Fem/ Masc. 3Kg / 5 Kg 14.00 14.10 14.15
15.00 Vara (TCC) Juv/Jun/Sen. Fem/ Masc. Ponto 5 14.30 14.40 14.45
15.00 Comprimento (TCC) Inic/Juv/Jun/Sen. Fem/ Masc. 2Mt F / 3Mt M 14.30 14.40 14.45
15.00 110 Mt. Barreiras (THO) Juvenil Masculino 0,91 14.30 14.40 14.50
15.15 100 Mt. Barreiras (THO) Iniciado Masculino 0,84 14.45 14.55 15.05
15.30 100 Mt. Barreiras (THO) Juvenil Feminino 0,76 15.00 15.10 15.20
15.30 Disco (TJC) Juvenil Fem/ Masc. 1kg/ 1,5kg 15.00 15.10 15.15
15.45 80 Mt. Barreiras (THO) Iniciado Feminino 0,76 15.15 15.25 15.35
16.00 300 Metros (THO) Juv/ Jun/ Sen. Feminino Séries 15.30 15.40 15.50
16.15 300 Metros (THO) Juv/ Jun/ Sen. Masculino Séries 15.45 15.55 16.05
16.30 Peso (TJC) Iniciados/ Juvenil Feminino 3kg 16.00 16.10 16.15
16.30 1.500 Metros (THO) Juv/ Jun/ Sen. Feminino Séries 16.00 16.10 16.20
16.30 Dardo (TJC) Iniciados/ Juvenil Masculino 500gr/600gr 16.00 16.10 16.15
16.30 Altura (TCC) Inic/Juv/Jun/Sen. Fem/ Masc. Inicio 1,15mt 16.00 16.10 16.20
16.30 Triplo (TCC) Juv/ Jun/ Sen. Fem/ Masc. 9Mt F/ 11Mt M 16.00 16.10 16.20
16.45 1.500 Metros (THO) Juv/ Jun/ Sen. Masculino Séries 16.15 16.25 16.35
17.00 2.000Mt/1.000Mt.
Marcha (THO) Benjamins Masc./ Fem. Pistas 1 – M/5 – F 16.30 16.40 16.50
17.15 4.000mts Marcha (THO) Infantil*/ Iniciciado Fem/ Masc. Pistas 1 – F/5 – M 16.45 16.55 17.05
17.30 Peso (TJC) Iniciados/ Juvenil Masculino 4kg/5kg 17.00 17.10 17.15
17.30 Dardo TJC) Iniciados/ Juvenil Feminino 500gr/600gr 17.00 17.10 17.15
17.45 5.000 Mt Marcha (THO) Juv./ Jun./ Sen. Fem/ Masc. Pistas 1 – F/5 - M 17.15 17.25 17.35

Legenda: TJC – Torneio “José Custódio” / TCC – Torneio “Carlos Cabral” / THO – Troféu “Hélder Oliveira”

REGULAMENTO:1 – Os atletas devem confirmar a sua participação no secretariado da competição até à hora indicada em cada uma das provas;
2 – As inscrições deverão dar entrada na A.A.Algarve até às 13.00 horas dia 9 de Março (4ª feira);
3 – Nesta competição só podem participar atletas Federados;
4 – Os atletas só poderão participar em provas do seu escalão indicado no programa;
5 – Nos concursos de Comprimento e Triplo do Torneio de Saltos os atletas realizarão 3 ensaios.
6 – Os Dorsais a utilizar são os da Associação de Atletismo do Algarve;
7 – Prémios: Medalha para o primeiro classificado de cada escalão; Troféu para a melhor equipa, resultante da soma dos pontos obtidos por cada Clube, com o máximo de três atletas por prova, sendo atribuídos 8 pontos ao 1º Classificado, 7 pontos ao 2º… 1 ponto ao 8º classificado.
8 – 4.000 Mts Marcha para os atletas do escalão de Infantis* - só poderão participar com as seguintes marcas: até 18.30 (Masculinos) e 20.30 (Femininos) nos 3.000 Metros Marcha.
9 – Os atletas só poderão participar em três provas no conjunto dos Torneios em disputa.
10 – Nos casos omissos neste regulamento, o mesmo rege-se pelo R.G.C. da FPA.

"CRUELDADE NA CADEIA DE PASSOS DE FERREIRA" - opinão de Rogério Barroso


«A actuação da equipa de guardas prisionais que, em Setembro do ano passado, no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, imobilizou um recluso após o ter atingido com um disparo de uma pistola eléctrica Taser foi feita de acordo com os preceitos legais e com a autorização dos responsáveis da cadeia, segundo afirmam os Serviços Prisionais.» [in PÚBLICO – 24-02-2011].
Isto é falso no que se refere ao uso da arma ter sido feito «de acordo com os preceitos legais».

Analisemos, portanto!
O Recluso cruelmente agredido por guardas especiais dos Serviços Prisionais no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira estava acusado, segundo as declarações da direcção da cadeia, de não limpar a sua cela há vários meses. Tendo, segundo julgo, recebido ordem para proceder à limpeza, não obedeceu até à intervenção das forças especiais dos Serviços Prisionais, que deram o espectáculo que se ouve e vê no vídeo divulgado tardiamente pelas televisões, pelas rádios (o som) e pelos jornais (as fotos).
Uma (e só uma) infracção é assim apresentada pelas autoridades como sendo praticada pelo Recluso: não proceder, reiteradamente, à limpeza e arrumação do alojamento e respectivo equipamento. A menção a «reiteradamente» já cobre a desobediência à ordem para limpar, se é que houve tal desobediência.
Esta matéria é regulada pelo CÓDIGO DE EXECUÇÃO DAS PENAS E MEDIDAS PRIVATIVAS DA LIBERDADE, publicado pela Lei n.º 115/2009, de 12 de Outubro (e pelo Regulamento da cadeia, o qual não pode estabelecer nada, na matéria disciplinar, que não esteja determinado da dita lei, ou em contrário ou diferentemente da mesma).
Sendo verdade aquilo de que o Recluso é acusado, o seu acto é necessàriamente qualificado como a infracção descrita acima, prevista na alínea b) do art.º 103.º do Código mencionado, e qualificada como infracção disciplinar simples.
O Estado pode impôr ao Recluso o banho, o corte de cabelo ou o corte de barba, por particulares razões de ordem sanitária (art.º 27, n.º 3, do código), mas não pode, em caso algum, disparar sobre ele uma pistola eléctrica Taser.
A ordem e a disciplina dentro do estabelecimento prisional tem como finalidades a execução da pena que caiba ao recluso, a segurança no estabelecimento é mantida para protecção dos bens jurídicos pessoais, nomeadamente do recluso, e as três sujeitam o Estado à observâncias dos princípios da necessidade, da adequação e da proporcionalidade (art.º 86.º, do código). Não foram observados qualquer desses princípios, como é fàcilmente observável e notório para um português médio, para um homem vulgar ou para um bom pai de família.

Estabelecimento Prisional de Passos de Ferreira
Os meios disciplinares não comuns ou especiais só podem ser usados quando haja perigo sério de evasão ou tirada de presos, ou quando haja perigo sério de prática de violência pelo recluso (art.º 88.º, n.º 4, do código), o que não é o caso presente, a considerar o que diz o Estado, e, ainda assim, no elenco legal desses meios especiais (alíneas a) a f) do n.º 3 do mesmo artigo), que é imperativo, o que quer dizer que não podem ser empregues outros diferentes dos ali citados, não consta o uso e disparo, contra o Recluso, de uma pistola eléctrica Taser. Apesar da cruel e violenta infracção do Estado pelas forças especiais dos Serviços Prisionais ser proibida por lei e não lhe ser permitida, nem sequer houve informação à vítima, como quer, para os casos legais, o n.º 7 do mesmo artigo.
A utilização de meios coercivos (os que foram legais, o que não é aqui o caso) pelo Estado destina-se a impedir os actos infractores do recluso (art.º 94.º, n.º 1, alínea a) do código), essa utilização não pode, ainda assim, afectar a dignidade do recluso, nem a mesma utilização pode ter como fundamento uma questão disciplinar como a presente (n.º 3 do mesmo artigo).

A utilização de quaisquer armas, que, em matéria disciplinar como a presente, é sempre proibida, só é admitida quando se necessite de salvaguardar ou repor a ordem e a disciplina colectivamente entendidas, em legítima defesa do agente do Estado armado ou em estado de necessidade (entenda-se que também por parte do agente do Estado armado) (art.º 94.º, n.º 6, do código)
Por tanto, é absolutamente falso que «a actuação da equipa de guardas prisionais que, em Setembro do ano passado, no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, imobilizou um recluso após o ter atingido com um disparo de uma pistola eléctrica Taser» tenha sido feita de acordo com os preceitos legais.
O Estado mente e a comunicação social do regime, podendo estudar a questão, não o fazendo, e espalhando tal mentira, comete um crime de informação errónea voluntária, que é punido por lei. A Procuradoria da República deve perseguir os crimes aqui denunciados.
A crueldade não foi só praticada na Cadeia de Paços de Ferreira.
Rogério Barroso

Assembleias Gerais do SC Farense: Contas aprovadas por unanimidade e estatutos do Clube alterados


Passivo reduzido em 4 milhões de euros e espera-se a redução de mais 2 milhões
As Assembleias Gerais do Sporting Clube Farense, que decorreram no dia 22 de Fevereiro (terça-feira), serviram para aprovar as contas relativas ao exercício entre 2009 e 2010, contas essas aprovadas por unanimidade.
Por outro lado, foram também aprovadas algumas alterações aos Estatutos do Clube, sendo que as mais importantes referem-se à diminuição do número de elementos que fazem parte da Direcção do Clube que passam de treze para sete, ficando, a partir de agora, a Direcção composta por Presidente, dois Vice-presidentes, dois Directores, Tesoureiro e Secretário.
Os Órgão Sociais do Clube passam a ser eleitos por períodos de três anos com início a 1 de Maio.
Os direitos que os sócios efectivos têm foram alterados em alguns aspectos, nomeadamente no que se refere a assistir e participar, bem como requerer a convocação de AG, assim como representar o Clube em qualquer entidade.
Assim, só sócios que tenham um ano de antiguidade com as quotas em dia o poderão fazer.
Para ser eleito Presidente da Direcção será necessário, a partir de agora ter três anos de sócio, com as quotas em dia.
Foi ainda simplificada a classe de sócios do Clube, bem como o número de sócios necessários para a convocação de uma AG Extraordinária, que passa de 250 para 100.
Foi ainda introduzido nos Estatutos do Clube a possibilidade de o Sporting Clube Farense ter Filiais e Núcleos, desde que aprovados por Assembleia Geral, sob proposta da Direcção.
A Direcção do Clube aproveitou estas reuniões magnas para informar os sócios sobre algumas das actividades que vem fazendo no que concerne a dívidas fiscais e outras, património e processos de divida a ex jogadores.
Através do dr. José Diogo, advogado fiscalista, os sócios ficaram a saber que está feito um acordo com a Segurança Social para pagamento da divida de cerca de 90 mil euros em 96 prestações, acordo esse que está a ser cumprido, bem como do trabalho desenvolvido junto dos serviços de finanças.
Graças ao trabalho desenvolvido nos últimos meses, ficou demonstrado aos sócios que o passivo do clube diminuiu perto de 4 milhões de euros e espera-se a redução de mais 2 milhões de euros.

Usou ainda da palavra o dr. Rui Gomes, advogado do Cube para explicar aos sócios os vários processos em curso respeitantes a património e ex atletas.
Foram informados os sócios de que tanto o Restaurante “Farense”, como o Supermercado “Pingo Doce” nunca tiveram ao longo destes anos todos, alvarás e licenças de utilização, processos já resolvidos por esta Direcção.
Quanto ao processo do Restaurante “Farense”, ficou a saber-se que não obstante o inquilino estar obrigado por lei a depositar o valor da renda, excluído a despesa com algumas refeições fornecidas ao clube, na Caixa Geral de Depósitos, por via da penhora dessa renda, o mesmo não o fazia desde 2006.
Ficou também esclarecido o processo de adjudicação ao novo arrendatário.
Quanto à clínica médica, cuja renda é de 600 euros, também penhorada, e cujo contrato termina a meio deste ano, os sócios ficaram cientes que nos últimos meses, o depósito obrigatório do inquilino na CGD, tem sido no valor de 47 euros, justificando o inquilino a diferença com dívidas antigas do clube. A Direcção já pediu o esclarecimento necessário, pois desconhece tais dívidas.
Os sócios também foram informados da actual situação processual sobre a situação dos terrenos pertença do Clube, tanto o da “Horta das Figuras”, à espera da decisão final que tudo indica será favorável ao Clube e à Petrogal, bem como do terreno de “Vale Carneiros”, terreno esse de cerca de 3.000 m2, urbanizável, escriturado e registado em nome do Sporting Clube Farense.
Acerca dos processos de impedimentos movidos por três ex atletas, falaram o Presidente da Direcção e o advogado do clube para referir que após acordo verbal, aceite pelo sr. Hassan Nader e pelo sr. Hugo Gomes, para pagamento de uma verba mensal, o sr. Hassan Nader, 24 horas depois do acordado, recusou assinar o acordo escrito e nunca mais contactou ou foi possível contactar o ex-atleta do clube.
A Direcção do Sporting Clube Farense continua a lamentar o fraco interesse dos sócios em participar nas Assembleias Gerais do Clube.
Recordamos que é esse o local indicado para levantar questões, indagar, sugerir e participar activamente junto da Direcção sobre a vida do clube.
SCF – Gab. de Imprensa

Percursos Saramaguianos em Olhão


hOJE, dia 24 de Fevereiro, os Percursos Saramaguianos ‘invadem’ Olhão. Durante um dia inteiro, o escritor português que foi Nobel da Literatura, assim como a sua obra, serão dados a conhecer na Biblioteca Municipal de Olhão, das 10h00 às 23h00. A não perder!
Comparecer na Biblioteca Municipal de Olhão neste dia de Fevereiro será um privilégio para admiradores de Saramago de todas as idades.
As obras do Nobel português oferecem-nos uma combinação preciosa de memória e imaginação. Vamos revisitar a qualidade estética da escrita de Saramago, o pensamos e os temas que sempre nos ofereceu renovados.
Para conhecer o pensador do mundo e da humanidade e a sua constelação de afectos várias serão as actividades ao longo de todo o dia…
Na Hora do Conto, conheceremos “A Maior Flor do Mundo", através de um conTApete, seguido de visionamento do filme inspirado na obra do escritor para crianças, com o mesmo título. O programa, que acontece das 09h00 às 12h00, é destinado às turmas do concelho.
À tarde, entre as 14h00 e as 17h30, segue-se uma Maratona de Leitura sobre vários livros do escritor, pelos membros do Clube de Leitura em Voz Alta Sénior da Biblioteca "Ler, Reler e Tresler" e leitores da Biblioteca.
A apresentação da obra "Da Cegueira à Lucidez", de António José Borges, será feita às 18h00, seguindo-se, às 21h30, o documentário "José e Pilar: o Retrato de uma Relação”, do realizador olhanense Miguel Gonçalves Mendes. Um dia que se prevê inesquecível!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PS-Faro critica: "A Capital do Algarve está de costas para as Escolas e para a Educação"


João Marques, Líder do PS-Faro

A Câmara Municipal de Faro é a “única responsável pelo mau início do ano lectivo no Concelho, cuja má preparação está a causar problemas na maioria dos estabelecimentos de ensino” acusa o Partido Socialista (PS) de Faro, após uma primeira abordagem efectuada junto dos agrupamentos escolares de Faro, em função das inúmeras queixas, recebidas nos últimos dias pelos seus vereadores, de pais e professores.
"A redução de cerca de 20 auxiliares nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, comparativamente com o ano lectivo anterior, a falta de colocação de animadoras nos jardins-de-infância (Pré-escolar) e dos professores das disciplinas de enriquecimento curricular, cujas colocações são da responsabilidade do Município, estão na base, do mau inicio do ano lectivo, levando a que existam neste momento escolas em Faro que estão a encerrar às 15 horas e actividades extra-curriculares que não existem", sublinha o PS.
O Partido Socialista de Faro acusa a maioria de direita no Executivo Municipal de “insensibilidade social e de falta de planeamento e vontade política ao relegar para plano secundário o ensino, as escolas e as necessidades educativas das crianças de Faro”.
Apesar das dificuldades e dos problemas estarem a ser sentidos de forma generalizada por todas as escolas do Concelho, o PS Faro "realça o caso do Agrupamento da Sé, onde a Unidade de Surdos do Algarve, a funcionar na EB1 da Penha, está a funcionar de forma insuficiente e por extrema dedicação e empenho da Directora daquele agrupamento, assim como a abertura do ensino nocturno que se encontra suspensa até que a Câmara de Faro contrate assistentes administrativos".
Segundo o levantamento efectuado pelo Partido Socialista junto dos vários Agrupamentos do Concelho "existem escolas que estão a encerrar às 15h00 e jardins-de-infância (Pré-escolar público) onde não existe tão pouco uma única animadora colocada".
A situação das actividades de enriquecimento curricular, "é também preocupante". "O atraso na colocação de professores é gritante em várias escolas, situação que levou mesmo agrupamentos a adiar o seu início, com prejuízo para os alunos e respectivas famílias", continua em tom crítico o PS.
O Partido Socialista de Faro está “solidário com todos os professores e encarregados de educação e lamenta profundamente que a educação tenha deixado de ser uma prioridade para a Câmara Municipal” que, contrariamente ao que fizeram as restantes autarquias do Algarve, "não aproveitou a excepção aprovada em Portaria pelo Ministério da Educação, para, em tempo renovar, o contrato dos auxiliares administrativos colocados o ano passado nas escolas do Concelho".
O PS\Faro recorda que "já tinha alertado para a possibilidade de surgir este problema, e fez um pedido publico no dia 3 de Setembro que era imperioso a “Câmara Municipal agir Já!”"
“A coligação de direita, em particular o seu presidente e o seu responsável pela área da educação, parecem ter passado o Verão de férias, esquecendo as suas responsabilidades para com a comunidade escolar de Faro”, acusa o PS adiantando que “quem não faz o trabalho de casa tem maus resultados” tentando agora justificar os problemas criados pela inacção com argumentos de contabilista, uma vez que, afirmam os socialista, “o problema não está em saber se os rácios oficiais foram ou não cumpridos, mas em antecipadamente reconhecer que em função de todas as actividades que as escolas desenvolvem com os seus alunos não era possível o ano lectivo iniciar-se com menos duas dezenas de auxiliares, sem animadoras e sem os professores das actividades extra-curriculares colocados”.

Música barroca no Museu do Trajo, em São Brás de Alportel


Concerto de Música Barroca: Teresa Matias - flauta bisel, e Helder de Sousa (cravo).
O concerto de música barroca irá ter lugar no Museu do Trajo, em São Brás de Alportel no Domingo, dia 27 de Fevereiro às 20:30h.
Este concerto único de música barroca intitulado “Pérola do Atlântico”, propõe uma viagem musical pela Europa ocidental utilizando cópias dos instrumentos originais. Os compositores selecionados para este concerto são Van Eyck e Sweelinck (Holanda), Hoteterre e Rameau (França), Locke (Inglaterra), Ortiz (Espanha) e Araújo (Portugal).
Teresa Matias tem desenvolvido uma intensa atividade musical em colaboração com orquestras, como solista e directora artística.Teresa estuda flauta de bisel no Conservatório Superior de Amesterdão na especialização em música contemporânea, música antiga e interpretação histórica.
Hélder de Sousa integrou vários projetos musicais e orquestras, encontrando-se a frequentar o mestrado em Música, na Escola Superior de Música de Lisboa.
Reservas: 966 329 073 ou admin@amigos-museu-sbras.org