quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Selecção Feminina avaliada por simulador ambiental


A Selecção Nacional Feminina A, que irá iniciar a sua preparação para o Algarve Cup-Mundialito de Futebol Feminino 2011, em Montechoro, vai participar numa acção de sensibilização ambiental, promovida pelo Ministério do Ambiente através da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no dia 25 de Fevereiro (sexta-feira), entre as 14h00 e as 15h00, no Hotel Montechoro.
As jogadoras da Selecção, assim como a equipa técnica e restante delegação, “irão responder a um questionário num simulador [Simulador Menos Resíduos] que permite avaliar o desempenho individual, em termos de adopção de boas práticas de gestão de resíduos”, explicou, ao fpf.pt, a Engenheira Lourdes Carreira, da Agência Portuguesa do Ambiente, que marcará presença na acção para explicar todos os procedimentos.

No final, todos, serão avaliados pelo próprio simulador.
Primeira de outras iniciativas
Esta é uma iniciativa no âmbito da parceria que a Federação Portuguesa de Futebol estabeleceu com Agência Portuguesa do Ambiente, organismo tutelado pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, com o objectivo de introduzir, pela primeira vez, as preocupações ambientais em eventos desportivos por si organizados, começando pela presente competição.
Neste primeiro ano de colaboração foi escolhida como temática ambiental os resíduos, privilegiando a sensibilização e a formação dos principais actores, a Selecção Nacional de Futebol Feminino A e as outras selecções intervenientes.
Para além da iniciativa da próxima sexta-feira, o evento irá contemplar as seguintes iniciativas:
- Elaboração de artigos sobre resíduos a incluir nas publicações do evento;
- Acção de formação sobre a prevenção de resíduos;
- Divulgação, nos estádios, do filme “Stop resíduos” e de frases alusivas a esta temática.
A APA considera que “a organização de eventos desportivos, com preocupações ambientais é uma prática já existente em alguns países europeus e que deve ser fomentada em Portugal em prol de um desenvolvimento que se quer sustentável.”

©FPF.PT

ATLETISMO EM FARO: TORNEIO DE SALTOS “CARLOS CABRAL” TROFÉU “HELDER OLIVEIRA”




O TORNEIO DE SALTOS “CARLOS CABRAL”, TROFÉU “HELDER OLIVEIRA”, DISPUTA-SE NA PITA DE ATLETISMO DE FARO, NO DIA 12 DE MARCO PRÓXIMO.

PROGRAMA – HORÁRIO

HORA PROVA ESCALÂO SEXO OBSERVAÇÕES HORÁRIO LIMITE DE:
CONF C. CHAM PISTA
14.30 Martelo (TJC) Juvenil Fem/ Masc. 3Kg / 5 Kg 14.00 14.10 14.15
15.00 Vara (TCC) Juv/Jun/Sen. Fem/ Masc. Ponto 5 14.30 14.40 14.45
15.00 Comprimento (TCC) Inic/Juv/Jun/Sen. Fem/ Masc. 2Mt F / 3Mt M 14.30 14.40 14.45
15.00 110 Mt. Barreiras (THO) Juvenil Masculino 0,91 14.30 14.40 14.50
15.15 100 Mt. Barreiras (THO) Iniciado Masculino 0,84 14.45 14.55 15.05
15.30 100 Mt. Barreiras (THO) Juvenil Feminino 0,76 15.00 15.10 15.20
15.30 Disco (TJC) Juvenil Fem/ Masc. 1kg/ 1,5kg 15.00 15.10 15.15
15.45 80 Mt. Barreiras (THO) Iniciado Feminino 0,76 15.15 15.25 15.35
16.00 300 Metros (THO) Juv/ Jun/ Sen. Feminino Séries 15.30 15.40 15.50
16.15 300 Metros (THO) Juv/ Jun/ Sen. Masculino Séries 15.45 15.55 16.05
16.30 Peso (TJC) Iniciados/ Juvenil Feminino 3kg 16.00 16.10 16.15
16.30 1.500 Metros (THO) Juv/ Jun/ Sen. Feminino Séries 16.00 16.10 16.20
16.30 Dardo (TJC) Iniciados/ Juvenil Masculino 500gr/600gr 16.00 16.10 16.15
16.30 Altura (TCC) Inic/Juv/Jun/Sen. Fem/ Masc. Inicio 1,15mt 16.00 16.10 16.20
16.30 Triplo (TCC) Juv/ Jun/ Sen. Fem/ Masc. 9Mt F/ 11Mt M 16.00 16.10 16.20
16.45 1.500 Metros (THO) Juv/ Jun/ Sen. Masculino Séries 16.15 16.25 16.35
17.00 2.000Mt/1.000Mt.
Marcha (THO) Benjamins Masc./ Fem. Pistas 1 – M/5 – F 16.30 16.40 16.50
17.15 4.000mts Marcha (THO) Infantil*/ Iniciciado Fem/ Masc. Pistas 1 – F/5 – M 16.45 16.55 17.05
17.30 Peso (TJC) Iniciados/ Juvenil Masculino 4kg/5kg 17.00 17.10 17.15
17.30 Dardo TJC) Iniciados/ Juvenil Feminino 500gr/600gr 17.00 17.10 17.15
17.45 5.000 Mt Marcha (THO) Juv./ Jun./ Sen. Fem/ Masc. Pistas 1 – F/5 - M 17.15 17.25 17.35

Legenda: TJC – Torneio “José Custódio” / TCC – Torneio “Carlos Cabral” / THO – Troféu “Hélder Oliveira”

REGULAMENTO:1 – Os atletas devem confirmar a sua participação no secretariado da competição até à hora indicada em cada uma das provas;
2 – As inscrições deverão dar entrada na A.A.Algarve até às 13.00 horas dia 9 de Março (4ª feira);
3 – Nesta competição só podem participar atletas Federados;
4 – Os atletas só poderão participar em provas do seu escalão indicado no programa;
5 – Nos concursos de Comprimento e Triplo do Torneio de Saltos os atletas realizarão 3 ensaios.
6 – Os Dorsais a utilizar são os da Associação de Atletismo do Algarve;
7 – Prémios: Medalha para o primeiro classificado de cada escalão; Troféu para a melhor equipa, resultante da soma dos pontos obtidos por cada Clube, com o máximo de três atletas por prova, sendo atribuídos 8 pontos ao 1º Classificado, 7 pontos ao 2º… 1 ponto ao 8º classificado.
8 – 4.000 Mts Marcha para os atletas do escalão de Infantis* - só poderão participar com as seguintes marcas: até 18.30 (Masculinos) e 20.30 (Femininos) nos 3.000 Metros Marcha.
9 – Os atletas só poderão participar em três provas no conjunto dos Torneios em disputa.
10 – Nos casos omissos neste regulamento, o mesmo rege-se pelo R.G.C. da FPA.

"CRUELDADE NA CADEIA DE PASSOS DE FERREIRA" - opinão de Rogério Barroso


«A actuação da equipa de guardas prisionais que, em Setembro do ano passado, no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, imobilizou um recluso após o ter atingido com um disparo de uma pistola eléctrica Taser foi feita de acordo com os preceitos legais e com a autorização dos responsáveis da cadeia, segundo afirmam os Serviços Prisionais.» [in PÚBLICO – 24-02-2011].
Isto é falso no que se refere ao uso da arma ter sido feito «de acordo com os preceitos legais».

Analisemos, portanto!
O Recluso cruelmente agredido por guardas especiais dos Serviços Prisionais no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira estava acusado, segundo as declarações da direcção da cadeia, de não limpar a sua cela há vários meses. Tendo, segundo julgo, recebido ordem para proceder à limpeza, não obedeceu até à intervenção das forças especiais dos Serviços Prisionais, que deram o espectáculo que se ouve e vê no vídeo divulgado tardiamente pelas televisões, pelas rádios (o som) e pelos jornais (as fotos).
Uma (e só uma) infracção é assim apresentada pelas autoridades como sendo praticada pelo Recluso: não proceder, reiteradamente, à limpeza e arrumação do alojamento e respectivo equipamento. A menção a «reiteradamente» já cobre a desobediência à ordem para limpar, se é que houve tal desobediência.
Esta matéria é regulada pelo CÓDIGO DE EXECUÇÃO DAS PENAS E MEDIDAS PRIVATIVAS DA LIBERDADE, publicado pela Lei n.º 115/2009, de 12 de Outubro (e pelo Regulamento da cadeia, o qual não pode estabelecer nada, na matéria disciplinar, que não esteja determinado da dita lei, ou em contrário ou diferentemente da mesma).
Sendo verdade aquilo de que o Recluso é acusado, o seu acto é necessàriamente qualificado como a infracção descrita acima, prevista na alínea b) do art.º 103.º do Código mencionado, e qualificada como infracção disciplinar simples.
O Estado pode impôr ao Recluso o banho, o corte de cabelo ou o corte de barba, por particulares razões de ordem sanitária (art.º 27, n.º 3, do código), mas não pode, em caso algum, disparar sobre ele uma pistola eléctrica Taser.
A ordem e a disciplina dentro do estabelecimento prisional tem como finalidades a execução da pena que caiba ao recluso, a segurança no estabelecimento é mantida para protecção dos bens jurídicos pessoais, nomeadamente do recluso, e as três sujeitam o Estado à observâncias dos princípios da necessidade, da adequação e da proporcionalidade (art.º 86.º, do código). Não foram observados qualquer desses princípios, como é fàcilmente observável e notório para um português médio, para um homem vulgar ou para um bom pai de família.

Estabelecimento Prisional de Passos de Ferreira
Os meios disciplinares não comuns ou especiais só podem ser usados quando haja perigo sério de evasão ou tirada de presos, ou quando haja perigo sério de prática de violência pelo recluso (art.º 88.º, n.º 4, do código), o que não é o caso presente, a considerar o que diz o Estado, e, ainda assim, no elenco legal desses meios especiais (alíneas a) a f) do n.º 3 do mesmo artigo), que é imperativo, o que quer dizer que não podem ser empregues outros diferentes dos ali citados, não consta o uso e disparo, contra o Recluso, de uma pistola eléctrica Taser. Apesar da cruel e violenta infracção do Estado pelas forças especiais dos Serviços Prisionais ser proibida por lei e não lhe ser permitida, nem sequer houve informação à vítima, como quer, para os casos legais, o n.º 7 do mesmo artigo.
A utilização de meios coercivos (os que foram legais, o que não é aqui o caso) pelo Estado destina-se a impedir os actos infractores do recluso (art.º 94.º, n.º 1, alínea a) do código), essa utilização não pode, ainda assim, afectar a dignidade do recluso, nem a mesma utilização pode ter como fundamento uma questão disciplinar como a presente (n.º 3 do mesmo artigo).

A utilização de quaisquer armas, que, em matéria disciplinar como a presente, é sempre proibida, só é admitida quando se necessite de salvaguardar ou repor a ordem e a disciplina colectivamente entendidas, em legítima defesa do agente do Estado armado ou em estado de necessidade (entenda-se que também por parte do agente do Estado armado) (art.º 94.º, n.º 6, do código)
Por tanto, é absolutamente falso que «a actuação da equipa de guardas prisionais que, em Setembro do ano passado, no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, imobilizou um recluso após o ter atingido com um disparo de uma pistola eléctrica Taser» tenha sido feita de acordo com os preceitos legais.
O Estado mente e a comunicação social do regime, podendo estudar a questão, não o fazendo, e espalhando tal mentira, comete um crime de informação errónea voluntária, que é punido por lei. A Procuradoria da República deve perseguir os crimes aqui denunciados.
A crueldade não foi só praticada na Cadeia de Paços de Ferreira.
Rogério Barroso

Assembleias Gerais do SC Farense: Contas aprovadas por unanimidade e estatutos do Clube alterados


Passivo reduzido em 4 milhões de euros e espera-se a redução de mais 2 milhões
As Assembleias Gerais do Sporting Clube Farense, que decorreram no dia 22 de Fevereiro (terça-feira), serviram para aprovar as contas relativas ao exercício entre 2009 e 2010, contas essas aprovadas por unanimidade.
Por outro lado, foram também aprovadas algumas alterações aos Estatutos do Clube, sendo que as mais importantes referem-se à diminuição do número de elementos que fazem parte da Direcção do Clube que passam de treze para sete, ficando, a partir de agora, a Direcção composta por Presidente, dois Vice-presidentes, dois Directores, Tesoureiro e Secretário.
Os Órgão Sociais do Clube passam a ser eleitos por períodos de três anos com início a 1 de Maio.
Os direitos que os sócios efectivos têm foram alterados em alguns aspectos, nomeadamente no que se refere a assistir e participar, bem como requerer a convocação de AG, assim como representar o Clube em qualquer entidade.
Assim, só sócios que tenham um ano de antiguidade com as quotas em dia o poderão fazer.
Para ser eleito Presidente da Direcção será necessário, a partir de agora ter três anos de sócio, com as quotas em dia.
Foi ainda simplificada a classe de sócios do Clube, bem como o número de sócios necessários para a convocação de uma AG Extraordinária, que passa de 250 para 100.
Foi ainda introduzido nos Estatutos do Clube a possibilidade de o Sporting Clube Farense ter Filiais e Núcleos, desde que aprovados por Assembleia Geral, sob proposta da Direcção.
A Direcção do Clube aproveitou estas reuniões magnas para informar os sócios sobre algumas das actividades que vem fazendo no que concerne a dívidas fiscais e outras, património e processos de divida a ex jogadores.
Através do dr. José Diogo, advogado fiscalista, os sócios ficaram a saber que está feito um acordo com a Segurança Social para pagamento da divida de cerca de 90 mil euros em 96 prestações, acordo esse que está a ser cumprido, bem como do trabalho desenvolvido junto dos serviços de finanças.
Graças ao trabalho desenvolvido nos últimos meses, ficou demonstrado aos sócios que o passivo do clube diminuiu perto de 4 milhões de euros e espera-se a redução de mais 2 milhões de euros.

Usou ainda da palavra o dr. Rui Gomes, advogado do Cube para explicar aos sócios os vários processos em curso respeitantes a património e ex atletas.
Foram informados os sócios de que tanto o Restaurante “Farense”, como o Supermercado “Pingo Doce” nunca tiveram ao longo destes anos todos, alvarás e licenças de utilização, processos já resolvidos por esta Direcção.
Quanto ao processo do Restaurante “Farense”, ficou a saber-se que não obstante o inquilino estar obrigado por lei a depositar o valor da renda, excluído a despesa com algumas refeições fornecidas ao clube, na Caixa Geral de Depósitos, por via da penhora dessa renda, o mesmo não o fazia desde 2006.
Ficou também esclarecido o processo de adjudicação ao novo arrendatário.
Quanto à clínica médica, cuja renda é de 600 euros, também penhorada, e cujo contrato termina a meio deste ano, os sócios ficaram cientes que nos últimos meses, o depósito obrigatório do inquilino na CGD, tem sido no valor de 47 euros, justificando o inquilino a diferença com dívidas antigas do clube. A Direcção já pediu o esclarecimento necessário, pois desconhece tais dívidas.
Os sócios também foram informados da actual situação processual sobre a situação dos terrenos pertença do Clube, tanto o da “Horta das Figuras”, à espera da decisão final que tudo indica será favorável ao Clube e à Petrogal, bem como do terreno de “Vale Carneiros”, terreno esse de cerca de 3.000 m2, urbanizável, escriturado e registado em nome do Sporting Clube Farense.
Acerca dos processos de impedimentos movidos por três ex atletas, falaram o Presidente da Direcção e o advogado do clube para referir que após acordo verbal, aceite pelo sr. Hassan Nader e pelo sr. Hugo Gomes, para pagamento de uma verba mensal, o sr. Hassan Nader, 24 horas depois do acordado, recusou assinar o acordo escrito e nunca mais contactou ou foi possível contactar o ex-atleta do clube.
A Direcção do Sporting Clube Farense continua a lamentar o fraco interesse dos sócios em participar nas Assembleias Gerais do Clube.
Recordamos que é esse o local indicado para levantar questões, indagar, sugerir e participar activamente junto da Direcção sobre a vida do clube.
SCF – Gab. de Imprensa

Percursos Saramaguianos em Olhão


hOJE, dia 24 de Fevereiro, os Percursos Saramaguianos ‘invadem’ Olhão. Durante um dia inteiro, o escritor português que foi Nobel da Literatura, assim como a sua obra, serão dados a conhecer na Biblioteca Municipal de Olhão, das 10h00 às 23h00. A não perder!
Comparecer na Biblioteca Municipal de Olhão neste dia de Fevereiro será um privilégio para admiradores de Saramago de todas as idades.
As obras do Nobel português oferecem-nos uma combinação preciosa de memória e imaginação. Vamos revisitar a qualidade estética da escrita de Saramago, o pensamos e os temas que sempre nos ofereceu renovados.
Para conhecer o pensador do mundo e da humanidade e a sua constelação de afectos várias serão as actividades ao longo de todo o dia…
Na Hora do Conto, conheceremos “A Maior Flor do Mundo", através de um conTApete, seguido de visionamento do filme inspirado na obra do escritor para crianças, com o mesmo título. O programa, que acontece das 09h00 às 12h00, é destinado às turmas do concelho.
À tarde, entre as 14h00 e as 17h30, segue-se uma Maratona de Leitura sobre vários livros do escritor, pelos membros do Clube de Leitura em Voz Alta Sénior da Biblioteca "Ler, Reler e Tresler" e leitores da Biblioteca.
A apresentação da obra "Da Cegueira à Lucidez", de António José Borges, será feita às 18h00, seguindo-se, às 21h30, o documentário "José e Pilar: o Retrato de uma Relação”, do realizador olhanense Miguel Gonçalves Mendes. Um dia que se prevê inesquecível!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PS-Faro critica: "A Capital do Algarve está de costas para as Escolas e para a Educação"


João Marques, Líder do PS-Faro

A Câmara Municipal de Faro é a “única responsável pelo mau início do ano lectivo no Concelho, cuja má preparação está a causar problemas na maioria dos estabelecimentos de ensino” acusa o Partido Socialista (PS) de Faro, após uma primeira abordagem efectuada junto dos agrupamentos escolares de Faro, em função das inúmeras queixas, recebidas nos últimos dias pelos seus vereadores, de pais e professores.
"A redução de cerca de 20 auxiliares nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, comparativamente com o ano lectivo anterior, a falta de colocação de animadoras nos jardins-de-infância (Pré-escolar) e dos professores das disciplinas de enriquecimento curricular, cujas colocações são da responsabilidade do Município, estão na base, do mau inicio do ano lectivo, levando a que existam neste momento escolas em Faro que estão a encerrar às 15 horas e actividades extra-curriculares que não existem", sublinha o PS.
O Partido Socialista de Faro acusa a maioria de direita no Executivo Municipal de “insensibilidade social e de falta de planeamento e vontade política ao relegar para plano secundário o ensino, as escolas e as necessidades educativas das crianças de Faro”.
Apesar das dificuldades e dos problemas estarem a ser sentidos de forma generalizada por todas as escolas do Concelho, o PS Faro "realça o caso do Agrupamento da Sé, onde a Unidade de Surdos do Algarve, a funcionar na EB1 da Penha, está a funcionar de forma insuficiente e por extrema dedicação e empenho da Directora daquele agrupamento, assim como a abertura do ensino nocturno que se encontra suspensa até que a Câmara de Faro contrate assistentes administrativos".
Segundo o levantamento efectuado pelo Partido Socialista junto dos vários Agrupamentos do Concelho "existem escolas que estão a encerrar às 15h00 e jardins-de-infância (Pré-escolar público) onde não existe tão pouco uma única animadora colocada".
A situação das actividades de enriquecimento curricular, "é também preocupante". "O atraso na colocação de professores é gritante em várias escolas, situação que levou mesmo agrupamentos a adiar o seu início, com prejuízo para os alunos e respectivas famílias", continua em tom crítico o PS.
O Partido Socialista de Faro está “solidário com todos os professores e encarregados de educação e lamenta profundamente que a educação tenha deixado de ser uma prioridade para a Câmara Municipal” que, contrariamente ao que fizeram as restantes autarquias do Algarve, "não aproveitou a excepção aprovada em Portaria pelo Ministério da Educação, para, em tempo renovar, o contrato dos auxiliares administrativos colocados o ano passado nas escolas do Concelho".
O PS\Faro recorda que "já tinha alertado para a possibilidade de surgir este problema, e fez um pedido publico no dia 3 de Setembro que era imperioso a “Câmara Municipal agir Já!”"
“A coligação de direita, em particular o seu presidente e o seu responsável pela área da educação, parecem ter passado o Verão de férias, esquecendo as suas responsabilidades para com a comunidade escolar de Faro”, acusa o PS adiantando que “quem não faz o trabalho de casa tem maus resultados” tentando agora justificar os problemas criados pela inacção com argumentos de contabilista, uma vez que, afirmam os socialista, “o problema não está em saber se os rácios oficiais foram ou não cumpridos, mas em antecipadamente reconhecer que em função de todas as actividades que as escolas desenvolvem com os seus alunos não era possível o ano lectivo iniciar-se com menos duas dezenas de auxiliares, sem animadoras e sem os professores das actividades extra-curriculares colocados”.

Música barroca no Museu do Trajo, em São Brás de Alportel


Concerto de Música Barroca: Teresa Matias - flauta bisel, e Helder de Sousa (cravo).
O concerto de música barroca irá ter lugar no Museu do Trajo, em São Brás de Alportel no Domingo, dia 27 de Fevereiro às 20:30h.
Este concerto único de música barroca intitulado “Pérola do Atlântico”, propõe uma viagem musical pela Europa ocidental utilizando cópias dos instrumentos originais. Os compositores selecionados para este concerto são Van Eyck e Sweelinck (Holanda), Hoteterre e Rameau (França), Locke (Inglaterra), Ortiz (Espanha) e Araújo (Portugal).
Teresa Matias tem desenvolvido uma intensa atividade musical em colaboração com orquestras, como solista e directora artística.Teresa estuda flauta de bisel no Conservatório Superior de Amesterdão na especialização em música contemporânea, música antiga e interpretação histórica.
Hélder de Sousa integrou vários projetos musicais e orquestras, encontrando-se a frequentar o mestrado em Música, na Escola Superior de Música de Lisboa.
Reservas: 966 329 073 ou admin@amigos-museu-sbras.org

Linha Saúde 24 lança Nova Campanha



“808 24 24 24 o número que o liga à Saúde!”
Desenvolvida com base no conceito “808 24 24 24 o número que o liga à Saúde!”, esta campanha pretende de forma simples potenciar a recordação do número de contacto demonstrando paralelamente a utilidade multifuncional do serviço.
Com esta campanha a Linha pretende posicionar-se enquanto serviço a privilegiar em caso de necessidade de um atendimento imediato e personalizado ou para acesso qualificado ao Sistema Nacional de Saúde (SNS).
No dia-a-dia, a tendência mais comum aos primeiros sinais de doença ou mau estar é ligar para um familiar ou amigo com vista a obter conforto e alguma dose de aconselhamento. Partindo desta ideia a Linha desenvolveu um conceito criativo, com algum humor, em que se apresentam diferentes sintomas e os benefícios imediatos de ligar para o 808 24 24 24.
A presente campanha – que estará no ar até 31 de Março - reproduz situações com as quais os Cidadãos se vão identificar, pelo eventual paralelismo com o seu quotidiano, ao mesmo tempo que reforça a ideia que perante sintomas a opção mais cómoda, rápida e eficaz passa pelo contacto com a Linha Saúde 24.

EM TAVIRA: 6ª EDIÇÃO DE "TEATRO NO INVERNO" CONTINUA A CATIVAR MUITOS ESPECTADORES


EUROPA
O AL-MaSRAH Teatro organiza, de 28 de janeiro a 6 de março de 2011, a 6ª edição do TEATRO NO INVERNO. Devido à grande afluência de público no ano passado, este INVERNO contará com 6 semanas de TEATRO, este ano pela 1ª vez com uma presença internacional. Como habitualmente, este festival inclui na sua programação uma serie de espetáculos para o público em geral e para público infantil, bem como, oficinas de formação, filmes e conversas sobre teatro. Neste intervalo entre a quadra natalícia e o carnaval, abandone o frio invernal e venha receber imenso calor teatral.

TEATRO NO INVERNO 2011
de 28 janeiro a 6 março
Espaço da Corredoura – Tavira
6ª edição


ESPETÁCULOS / Sex e Sáb / 21h30

18, 19 Fev Invasão, EntreTanto Teatro
25, 26 Fev Europa, Teatro da Academia
04, 05 Mar Brilharetes, Coprodução Artistas Unidos / LAMA / Molloy Associação Cultural

ESPETÁCULOS PARA A INFÂNCIA / Dom / 16h e 18h

A LENDA DO MENINO DA GRALHA

20 Fev O Romance da Raposa, Jangada Teatro
27 Fev A Lenda do Menino da Gralha , Teatro do Mar
06 Mar Apresentação da Oficina ”Brincando ao Teatro” (17h)
OFICINAS DE FORMAÇÃO – Sáb e Dom
Clube de Tavira / Cine-Teatro António Pinheiro

Brincando ao Teatro (para Crianças)
12, 13, 19, 20, 26, 27 Fev 5, 6 Mar | das 14h30 às 17h30
*min. 6 participantes / max. 15 participantes

CONVERSAS e FILMES / Sáb / 16h30
Biblioteca Álvaro de Campos

28 Jan, As Duas Viagens de Jaques Lecoq (Documentário)
05 Fev, Fumar de Alain Resnais (Ficção)
12 Fev, Teatro e Comunidade conversa com Luís Varela
19 Fev, Não Fumar de Alains Resnais (Ficção)
26 Fev, Crítica e Dramaturgia Portuguesas Conversa com Jorge Louraço Figueira
05 Mar, Adeus Minha Concubina de Kaige Chen (Ficção)

CONCERTO DE ENCERRAMENTO TEATRO NO INVERNO / Sáb / 23h00
Clube de Tavira

MIGNA MALA

Informações, inscrições e reservas: 96 777 91 22 / alteatro.c@gmail.com / al-masrahteatro.blogspot.com / www.alteatro.org

Ténis de Mesa algarvio: SELECÇÕES REGIONAIS NA TAÇA FUNDAÇÃO


Luís Ventura
Organizado pela Associação de Ténis de Mesa do Porto (ATM Porto) e pela Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM) decorre no próximo fim de semana, na cidade de Vila Nova de Gaia, a “Taça Fundação”, prova disputada a nível de Selecções Regionais e Individualmente, na qual desde há vários anos a Associação de Ténis de Mesa do Algarve (ATM Algarve) pugna pela sua regular participação, até como forma de estímulo aos seus mais qualificados jovens Atletas.
Não obstante a “impressionante” dificuldade em reunir apoios necessários, a ATM Algarve viu-se contudo motivada face ao apreciado espírito solidário, gerado por Atletas, Pais, e Clubes envolvidos, para o Evento, não desistiu, e efectuou mesmo um esforço suplementar no sentido de concretizar a pretensão desejada, sendo de salientar que fatia considerável dos gastos de viagem, em viaturas próprias, é suportada pelos Atletas através de seus pais. A Associação, por seu turno, assume a parte restante, sendo que para o efeito teve o apoio de uma Junta de Freguesia e um restaurante da capital algarvia.
A comitiva da Associação de Ténis de Mesa do Algarve segue para o Porto após o almoço de Sexta-feira, com concentração em Paderne e é constituída pelos seguintes elementos:

JUNIORES MASCULINOS:

Fábio Coelho: Padernense Clube
João Correia: Sport Lagos e Benfica
Dinis Oliveira: CIR Rogilense
Treinador: Rui Nascimento

CADETES MASCULINOS:

Luís Ventura: CIR Rogilense
Diogo Almeida: CIR Rogilense
Gonçalo Viegas: GD Pic Nic
Treinador: Fernando Sousa
Dirigente ATM Algarve: Rui Nascimento

Em Vila do Bispo: Miss Mundo Algarve 2011


Realiza-se, no próximo dia 5 de Março, no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo, pelas 15h00 o pré-casting para o Concurso Miss Mundo Algarve, destinado às jovens residentes no Município.
Assim todas as jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 26 anos, interessadas, deverão deslocar-se ao local para formalizar a inscrição, bem como obter informações sobre os requisitos necessários para participarem no casting que decorrerá no dia 14 de Maio, em Portimão.
Esta iniciativa, apoiada pela Câmara Municipal tem como objectivo assegurar a presença de uma representante do Concelho na Gala Final.
Refira-se que o concurso Miss Mundo Portugal realiza-se em três fases. A primeira inclui os castings, que decorrerão em todos os distritos, três semi-finais e uma final. Segue-se a segunda fase constituída por um estágio de duas semanas e a terceira fase constituída pela gala.
Nos castings as candidatas vão desfilar numa passerelle mostrando as suas capacidades e originalidade, onde a roupa e a maquilhagem é escolhida por elas. Todas as candidatas que tenham perfil para concorrer passarão à etapa da Gala Final Miss Mundo Algarve.
No final de Junho realizar-se-á a grande Gala Final da Região do Algarve, onde, de entre as 16 concorrentes, será eleita a Miss Mundo Algarve. As concorrentes top 3 que passarem à fase final participarão na semi-final e final da Miss Mundo Portugal, em Lisboa.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Loulé: Ginastas da APAGL sagram-se campeões distritais


Os técnicos

Realizou-se no passado Sábado, 19 de Fevereiro, no Pavilhão Municipal de Loulé, o Campeonato Distrital de Duplo Mini-Trampolim, com a participação de 171 ginastas de 10 clubes do Algarve e no qual os ginastas da Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé obtiveram excelentes resultados.

Gonçalo Martins (Infantil), Gonçalo Albano (Iniciado), Marco Laginha (Juvenil) e André Albano (Sénior Elite) sagraram-se Campeões Distritais. Vasco Raminhos (Iniciado), Débora Gonçalves (Iniciada), Fernando Laginha (Júnior) e Márcio Correia (Sénior Elite) também subiram ao pódio como Vice-Campeões Distritais.
Realce ainda para a participação de André Costa (9º), Catarina Costa (11ª), Ana Canhestro (4ª), Beatriz Nascimento (6ª), Sofia Correia (9ª), Sara Carapeto (9ª), Sofia Carapeto (4ª), Liliana Gonçalves (11ª) e Gonçalo Palma (4º).

Por equipas a APAGL obteve os resultados de Campeões Distritais em Iniciados Masculinos (Gonçalo Albano, Vasco Raminhos e André Costa) e Vice-Campeões Distritais em Infantis Femininos (Catarina Costa, Ana Canhestro, Beatriz Nascimento e Sofia Correia) e Iniciadas Femininas (Débora Gonçalves, Sara Carapeto e Liliana Gonçalves).
Pode ainda ler-se, no site do clube, uma referência ao trabalho dos técnicos Pedro Fernandes, André Fernandes e Anatoly Apenin, cujo bom trabalho se reconhece através destes resultados.


Informação adicional


A Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé (APAGL) é uma instituição sem fins lucrativos, fundada a 14 de Junho de 1992, com a missão de atrair os jovens para a prática desportiva, incentivando-os, desde muito cedo, a usufruir de um desenvolvimento saudável. Actualmente o Clube centra a sua actividade nas modalidades de Ginástica Para Todos, Ginástica Acrobática e Ginástica de Trampolins.

Em Tavira: Regimento de Infantaria 1 promoveu “O ALGARVE E AS GUERRAS LIBERAIS”


Ten-General, Alexandre Pinto e Coronel, Pereiira da Silva
O Regimento de Infantaria 1, no âmbito das comemorações dos 215 anos do Quartel da Atalaia, promoveu, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, uma conferência, dando assim início ao II Ciclo, em que foram prelectores:
Tenente, Pedro Neves “A Guerrilha do Remexido”, Professor, Dr. Rosa Mendes “Aspectos das lutas liberais no Algarve” e Tenente General, Alexandre Sousa Pinto “A participação do Sul nas Guerras Liberais”.
Sobre o evento e outras actividades, falamos com o Comandante da Unidade, Coronel, Pereira da Silva. “Estamos a fazer um 2º. Seminário, dedicado ao Algarve e as Guerras Liberais. As Delegações da Liga dos Combatentes e os antigos Comandantes deste Aquartelamento da Atalaia, têm-nos dado a honra de estar presentes e pela primeira vez tivemos os alunos do Secundário – 11º e 12º ano – que têm disciplinas de história. É importantíssimo que a juventude comece a ouvir falar dos valores de Portugal. Das guerras porque Portugal passou, das crises, não é da actual.

dr. Rosa Mendes
- O Dr. Rosa Mendes, disse que temos a mania de não escrever aquilo que fazemos e que quando morremos lá vai o passado.
- É verdade. Eu, para contrariar um pouco isso, publiquei – saiu em Novembro 2010 – o livro “O Algarve e as Invasões Francesas”. Um pouco para obviar e escrever, porque o que fica para memória futura é o que está escrito.
- Estão programados outros eventos, do mesmo tipo, até ao aniversário?
- Temos programado que este Quartel passe a Monumento Nacional, nesse dia. Um concerto de música clássica, pela Orquestra do Algarve, no meio desta parada e algumas outras actividades, entre elas a estafeta, Faro - Tavira. É uma panóplia de acontecimentos que espero façam mexer esta cidade, nesta simbiose, entre o Quartel e a cidade.

Tenente Pedro Neves
- Vão estar presentes na cerimónia do 9 de Abril, junto ao Monumento aos Combatentes e possivelmente noutras…
- Este é o ano em que se comemora os 50 anos do início das Guerras Coloniais. Portanto, temos de comemorar, os Combatentes da 1ª. Grande Guerra e os das Guerras Coloniais e também os que andam a combater por este mundo fora, em operações que chamamos de apoio à Paz, mas que também são conflitos militares, como outros quaisquer. A partir do dia 24 de Fevereiro, vamos fazer as primeiras tertúlias deste Quartel, às 5ºs. feiras, uma vez por mês, em que vamos debater os grandes temas da actualidade em termos de segurança e defesa, no mundo. Começamos pelo Iraque e o Médio Oriente e vamos continuar, tendo já a confirmação da presença de personalidades qualificadas na matéria.

Geraldo de Jesus

Tavira: HOMENAGEM A ARISTIDES DE SOUSA MENDES


António de Sousa Mendes
A Associação Internacional de Paremologia, promoveu na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, uma homenagem a Aristides de Sousa Mendes, Cônsul-Geral de Portugal, em Bordéus, pouco tempo antes da segunda guerra mundial.
O orador convidado foi seu neto, Dr. António Moncada de Sousa Mendes que recordou “que o que ele fez vai durar para sempre. Foi um gesto universal e eterno, porque o amor que ele tinha pela humanidade e pelos outros permanece e permanecerá sempre e por isso estamos a falar dele. Sofreu as consequências do seu gesto. Talvez não tenha imaginado que seria até à morte dele. Ele estava humanamente preparado para isso. Um Rabi judeu que ele tinha salvo e que o foi visitar em Lisboa, disse ao meu avô:
- Você está a sofrer tanto pelo que fez.
A resposta do meu avô foi:
- Há judeus que sofreram por um “cristão” é perfeitamente aceitável que um cristão sofra por causa de tantos judeus.
O gesto dele é tão grandioso e forte, que para nós, humanidade, se afirma e então, este gesto, com o tempo torna-se enorme. Ele não está cá, para sentir como nós, mas provavelmente onde está, terá a noção de que aquilo que fez é uma grande missão para a humanidade”.

Rui Soares (AIP), Vereador, Luís Nunes e António Sousa Mendes
O Vereador do Pelouro da Cultura, Luís Nunes, referiu que “actos como estes em que a palavra chave foi a memória, a memória de uma pessoa que fez o bem, salvando milhares de vidas, estamos a fazer com que o nosso passado, vindo para o presente, fará pensar num futuro melhor e, é através de iniciativas desta natureza que ficamos a saber histórias que a história de Portugal não conta. Esta esqueceu-se de contar.
Foi através de países como a França, Bélgica, Luxemburgo e mesmo os Estados Unidos que os portugueses começaram a conhecer a figura de Aristides de Sousa Mendes. Infelizmente, para nós, mas ainda vamos a tempo e, hoje foi a prova disso.
O Presidente da AIP, Rui Soares, referiu-nos que se trata de uma figura que foi mais alertada através dum concurso que houve à relativamente pouco tempo, na TV, cujo conhecimento profundo ainda não é de muita gente. “Resolvemos trazê-lo até Tavira, de acordo com a Câmara, sempre nesta parceria, no sentido de que as pessoas aqui presentes possam transmitir aos mais jovens o exemplo de coragem e de abnegação, com prejuízo da sua própria vida, mas sim dos altos valores. Praticar o acto que praticou, sabendo que lhe iria trazer problemas a si e à sua família. O respeito pela condição humana vai muito para além do que é habitual”.

Dados Biográficos:

Aristides de Sousa Mendes, nasceu em 19 de Julho de 1885, em Cabanas de Viriato, no distrito de Viseu. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1907.
Casou-se com Maria Angelina Coelho de Sousa Mendes de quem teve 14 filhos.
Exerceu funções de Cônsul-Geral de Portugal em Bordéus, pouco tempo antes da Segunda Guerra Mundial.
Contrariando as instruções expressas de Salazar que proibia a concessão de vistos a quaisquer refugiados judeus, exilados políticos e cidadãos provenientes de países do Leste, pôs a sua carreira e o sustento da sua família em risco. Com efeito, na manhã de 17 de Junho de 1940, abriu as portas do consulado e fez saber que Portugal concedia vistos a todos aqueles que os solicitassem.
Alvo de processo disciplinar, foi expulso da carreira diplomática e vitima de perseguição por parte do poder. Sousa Mendes morreu em 3 de Abril de 1954, na miséria, porque decidiu “estar antes com Deus contra os Homens do que com os Homens contra Deus”.

Geraldo de Jesus

SB Alportel: Palestra Técnica "Agir Local,Pensar Global" - Produção e Mercados na Fileira das Plantas Aromáticas


A Palestra Técnica "Agir Local,Pensar Global" - Produção e Mercados na Fileira das Plantas Aromáticas, com a Dra. Cristina Caro, decorrer no próximo dia 26 de Fevereiro, entre as 10h00-12h30, no Centro de artes e Ofícios de S. Brás de Alportel.
Neste Workshop rá ser apresentado o projecto do Monte do Vento em Mértola (ADPM) e explorada a temática da produção e potencialidades de mercado das plantas aromáticas e medicinais.
A palestra é gratuita com inscrições limitadas a 20 participantes. Para informações adicionais contactar o 96 00 70 806 ou info@rotadacortica.pt.

ORYZON ENERGIAS PROMOVE CAMPANHA DE REFLORESTAÇÃO NACIONAL NO FORUM ALGARVE


A campanha nacional “Floresta Lusa – Plante connosco a biodiversidade na Floresta Portuguesa” está, este fim-de-semana (26 e 27 de Fevereiro), no Forum Algarve. A campanha, que junta a Oryzon Energias à Multi Mall Management entre outros, procura assinalar o Ano Internacional das Florestas, promovendo as espécies lusas na floresta portuguesa.
No âmbito do Ano Internacional das Florestas, a Oryzon Energias leva ao Algarve a Campanha Floresta Lusa – Plante connosco a biodiversidade na Floresta Portuguesa, projecto que pretende mobilizar a sociedade civil e agentes económicos para o flagelo ambiental e, em concreto, contribuir para a reabilitação de áreas florestais de Norte a Sul do país, como espécies como o sobreiro, a azinheiro, os pinheiros ou os carvalhos.
Para participar é simples: basta uma ida ao Forum Algarve e comprar uma árvore ou uma saqueta de sementes. A Oryzon Energias lança o desafio à sociedade civil e aos agentes económicos através de uma campanha simples e com elevado valor simbólico que consiste na plantação de uma árvore na compra de duas árvores ou conjunto de cinco saquetas de sementes da Floresta Lusa. O processo de plantação poderá ser, posteriormente, acompanhado pelo comprador através do site da Oryzon Energias.

(www.oryzonenergias.com)

A campanha, que tem como parceiros o Grupo Brodheim, ICNB (Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade), Multi Mall Management, Jardim Zoológico de Lisboa Parque Biológico de Gaia, percorre todo o país e decorre até ao dia 22 de Maio, Dia Internacional da Biodiversidade.

Câmara de Portimão atribui 65 bolsas para estudantes do ensino superior



A Câmara Municipal de Portimão vai atribuir para o ano lectivo 2010/2011 um total de 65 bolsas de estudo no valor unitário de 1.500 euros, destinadas a alunos do Ensino Superior, decorrendo entre 7 e 14 de Março o período para recepção de candidaturas.

Estas bolsas de estudo destinam-se a apoiar e a incentivar os alunos residentes no concelho de Portimão, de menores recursos económicos e com bom aproveitamento escolar, podendo os boletins de inscrição e restante documentação necessária à instrução da candidatura ser desde já levantados na Secção de Expediente e Arquivo da Câmara Municipal de Portimão, durante o horário de funcionamento dos serviços.

As candidaturas deverão ser entregues na Divisão de Educação da Câmara Municipal de Portimão durante as datas indicadas, no período compreendido entre as 09h00 e as 12h00 e das 14h00 às 16h30.

“UM OUTRO PAÍS” EM EXIBIÇÃO NO CINE-TEATRO LOULETANO



No próximo domingo, 27 de Fevereiro, pelas 18h00, vai estar em exibição no Cine-Teatro Louletano o documentário “Um Outro País”, realizado por Sérgio Trefaut.
Dezenas de cineastas, fotógrafos e jornalistas, vindos dos quatro cantos do planeta, viram-se envolvidos na revolução dos cravos, e possuem arquivos preciosos. Numa série de entrevistas a estes viajantes, confrontou-se o entusiasmo antigo com o olhar contemporâneo. Em alguns casos, seguiram-se os mesmos autores para retratar o estado presente do país e reencontrar as personagens fotografadas e filmadas em 1974/75.
O preço dos bilhetes é de 3 euros.

Albufeira: AUTARQUIA APOIA BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS


Associação Humanitária recebe comparticipação financeira de 280 mil euros
A Câmara Municipal deliberou, na sua última reunião, conceder um apoio financeiro à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira para o ano de 2011. A título de adiantamento, a instituição recebeu no passado mês de Janeiro, uma verba de 30 mil euros.
O município de Albufeira vai atribuir uma comparticipação financeira no valor de 280 mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, para o corrente ano, no âmbito do protocolo de colaboração assinado em 2006.
O apoio logístico e financeiro que a autarquia tem vindo a conceder a esta instituição sem fins lucrativos, tem-se revelado uma mais-valia para o bom funcionamento da mesma. “Desde o primeiro instante que entendemos que os Bombeiros Voluntários necessitam de apoio e reconhecimento. Queremos que a Associação seja uma referência em matéria de segurança e protecção civil, pela sua capacidade de intervenção e grau de exigência”, evidenciou o Presidente da Câmara, Desidério Silva.
Esta parceria tem em linha de conta o acréscimo de trabalho na época de Verão, relacionado com o fluxo de turistas que visitam Albufeira, que obriga os Bombeiros Voluntários a admitir novos elementos para o seu quadro permanente, com o objectivo de dar uma resposta adequada às necessidades concelho.
Refira-se que o corpo opera ao nível do combate a incêndios, protecção civil, socorrismo, transporte de doentes, socorros a náufragos e falésias.

Município de Lagos apoia instituições que desenvolvem trabalho social e humanitário




Na sua última Reunião de Câmara, a autarquia deliberou aprovar a atribuição de subsídios à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (Gabinete de Apoio à Vítima de Portimão) e à União Humanitária dos Doentes com Cancro.
O assunto mereceu parecer prévio da Divisão de Saúde e Acção Social da Câmara, que informou sobre as valências destas duas instituições.
O Gabinete de Apoio à Vítima de Portimão foi implementado há dez anos desenvolvendo trabalho nos concelhos do Barlavento algarvio. O número de processos de apoio e de cidadãos que recorrem àqueles serviços para a obtenção de apoio emocional, psicológico, jurídico, social e pecuniário tem registado um crescimento contínuo que se traduz em 2.146 processos de apoio, sendo que cerca de 200 referem-se a apoio promovido a utentes lacobrigenses vítimas, na sua maioria, de violência doméstica / conjugal. Esta instituição é, também, parceira e colaboradora na Rede Social de Lagos.
No que diz respeito à União Humanitária dos Doentes com Cancro refira-se que é uma Associação Humanitária, de Solidariedade Social e de Beneficência sem fins lucrativos que tem como objectivo apoiar os doentes com cancro e seus familiares e sensibilizar a opinião pública sobre esta doença. Esta Associação criou recentemente, em Lisboa, o Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico, um espaço de abrangência nacional que, além de gratuito, conta com várias valências e para o qual são necessários apoios para o garante da continuidade dos seus serviços.
Na medida do possível, face à conjuntura financeira desfavorável, a Câmara Municipal de Lagos continua a prestar apoio às entidades que desenvolvem um trabalho social e humanitário em prol de segmentos da população mais desfavorecida ou vítima de doença, discriminação social ou violência.

Prémios Turismo de Portugal revelam na BTL melhores projectos turísticos de 2010


Os projectos turísticos públicos e privados que mais qualificaram e inovaram a oferta nacional durante o ano passado serão desvendados na próxima semana com a entrega dos Prémios Turismo de Portugal. As distinções de referência para o sector turístico são atribuídas no dia 24 de Fevereiro às 17h00 na BTL - Feira Internacional de Lisboa, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.
Os vencedores desta edição dos Prémios foram escolhidos de entre um conjunto de 147 candidaturas por um júri liderado este ano pela primeira vez por Guilherme d’Oliveira Martins e que integra ainda Adília Lisboa, Presidente da Comissão Executiva da Confederação do Turismo Português, António Perez Metelo, jornalista, e Luís Patrão, Presidente do Turismo de Portugal.

Portimão lança na BTL 2011 guia turístico pioneiro



No dia 24 de Fevereiro, Portimão marcará a sua presença na 23ª BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa com a apresentação de um novo guia turístico que lança o convite, de uma forma prática e bastante completa, para partir à descoberta deste destino de eleição.
Com 180 páginas de informação útil, histórica, cultural e de lazer, e sob a chancela da editora Evasões Concept, este guia pretende ser um instrumento indispensável para uma escapadinha a dois, em família, ou na companhia de um grupo de amigos, de visita a Portimão.
Pioneiro do seu género na região, o lançamento deste guia será feito às 15h30 na Praça de Animação “Destino Portugal” (Pavilhão 1 da BTL), junto ao stand que o município ocupa no espaço do Algarve, tornando-se assim no primeiro produto de comunicação da recém-criada ATP - Associação Turismo de Portimão, no âmbito da sua estratégia promocional.

Portimão estará representado na BTL 2011, que se realiza entre 24 e 27 de Fevereiro, com o maior stand de sempre, o qual ocupa uma área de cerca de 186 m2 e integra o espaço do Algarve no certame.
O stand do Município lança o mote “Portimão no centro das suas emoções” e transmite todo o potencial turístico deste destino, com a presença de um dos carros de Formula GP que normalmente acelera no Autódromo Internacional do Algarve, bem como de um barco que irá velejar na Portimão Portugal Match Cup, prova náutica de grande nível que irá decorrer em Junho próximo.
Sob o lema “Portimão tem o espaço certo para o seu sucesso”, e na vertente dos equipamentos municipais ao dispor do segmento de empresas e negócios, merecerão destaque no mesmo stand, o Portimão Arena, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, o BLU, a Zona Ribeirinha de Portimão, a Praia da Rocha e ainda espaços complementares, de que são exemplos o Centro Congressos do Arade ou o Museu de Portimão, entre outros. Haverá ainda lugar para os associados da ATP reunirem com o ‘trade’, promovendo os seus produtos e serviços.
Por outro lado, o BLU vai assegurar a representação gastronómica algarvia na BTL, numa parceria com o Turismo do Algarve e o Município de Portimão, que conta com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão. Para além disso garante o serviço de bar do espaço Algarve, onde irão decorrer provas de vinhos e a degustação de alguns petiscos regionais.

Todos os dias serão dinamizados diversos passatempos no stand de Portimão, com a realização de sorteios de Taxi Experiences no Autódromo e no Kartódromo e de fins-de-semana de duas noites, numa iniciativa conjunta que conta com o apoio do AIA, do Clube Vila Rosa, do Grupo Pestana Hotels & Resorts, do Jardim do Vau, da Prainha, do Hotel Stª. Catarina e do Tivoli Marina de Portimão, que integram a ATP.
De referir que Portimão está nomeado para os Publituris Portugal Trade Awards 2011, nas categorias de “Melhor Autarquia para o Turismo” (Câmara Municipal de Portimão), “Melhor Espaço para Congressos” (Congressos do Arade) e “Melhor Marina de Portugal” (Marina de Portimão). A cerimónia de entrega de prémios está agendada para o dia 23 de Fevereiro, às 20h00, e decorrerá no Pavilhão Multiusoso da BTL.
Por seu turno, a Rota Acessível de Portimão encontra-se nomeada aos prémios “Turismo de Portugal”, na categoria “Serviços”, realizando-se a entrega de distinções às 17h00 do dia 24 de Fevereiro, numa cerimónia que terá lugar na Praça de Animação “Destino Portugal”.

Cinema: “EM FAMÍLIA”



Curta-metragem em Antestreia no dia 25 de Fevereiro, às 22h, no IPJ em Faro

A LIVREMEIO PRODUÇÕES, em parceria com o CINECLUBE DE FARO, apresenta em antestreia, no IPJ de Faro, no dia 25 de Fevereiro pelas 22:00h, a curta-metragem de terror “EM FAMÍLIA”.
Ideia original e guião de Rodrigo Machado, o filme “EM FAMÍLIA”, cuja rodagem se realizou em vários locais do concelho de Faro durante o mês de Setembro de 2010, foi co-realizado por Carlos Fraga e Rodrigo Machado. Trata-se de uma produção totalmente Algarvia, desde o Elenco de Actores à Equipa Técnica. Este é o mais recente trabalho da LIVREMEIO PRODUÇÕES e foi produzido sem quaisquer apoios externos.
Vão estar presentes nesta Antestreia, disponíveis para entrevistas, os realizadores e actores do filme. Estarão igualmente presentes como convidados alguns dos principais representantes das entidades públicas da Região.
A abertura do acto começa às 22h com a apresentação do filme pelos seus realizadores, seguindo-se a exibição que tem 25 minutos de duração e finalizando com um debate aberto ao público. Entrada livre.
Para mais informações, por favor contactar: Livremeio Produções – info@livremeio.pt
www.livremeio.pt – Tel: 289 862 242

BASQUETEBOL: Juventude BC lidera Campeonato Nacional Sub 16 Femininos


Equipa algarvia de Vila Real de Santo António soma só vitórias
Está de parabéns a equipa do Juventude Basquetebol Clube de Vila Real de Santo António que lidera invicta a Zona Sul do Campeonato Nacional de Sub 16 Femininos fruto das 4 vitórias alcançadas nos jogos até agora disputados.
As jovens lideradas pelo técnico José Carlos Pereira venceram este fim-de-semana Algés e GDESSA- Barreiro e juntamente com as equipas do SL Benfica e SIMECQ (adversário do próximo Domingo - 14:30 Horas, em Lisboa; dia 12 Março às 15 Horas defrontam o SL Benfica em Vila Nova de Cacela) ocupam os primeiros lugares da prova.
O basquetebol algarvio está muito bem representado nas competições nacionais femininas pois ainda no escalão de Sub 16 Femininos destaque para a equipa da ACD Ferragudo que lidera na zona Sul da Taça Nacional com 3 vitórias em 3 jogos realizados (defronta na próxima 6.ª feira o CB Albufeira às 21:15 Horas).
Em Sub 19 Femininos o CB Albufeira lidera a zona Sul da Taça Nacional (próximo jogo, Sábado às 15 Horas - CB Albufeira x SC Farense). Parabéns às equipas técnicas, atletas e Clubes pelo brilhante arranque nas provas.

HPP SAÚDE promove debate inovador que encerra Ciclo de Conferências: CONSENTIMENTO INFORMADO



25 de Fevereiro, às 18h30, Auditório Verde da Universidade do Algarve, Campus de Gambelas

O doente deve decidir se prefere manter-se no estado de saúde em que se encontra ou submeter-se a um tratamento potencialmente perigoso? O consentimento informado é um dever moral e legal do médico ou, em simultâneo, uma manifestação expressa da vontade do doente?
Para aprofundar o debate sobre questões relacionadas com o Consentimento Informado, a HPP Saúde no Algarve e o Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra vão promover uma conferência no próximo dia 25 de Fevereiro, às 18h30, no Auditório Verde da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas.
O debate “Consentimento Informado” terá como orador o Prof. Doutor Guilherme de Oliveira, Director do Centro de Direito Biomédico e Director da Revista Lex Medicinae, sendo moderado pelo Prof. Doutor José Ponte, Director do curso de Mestrado Integrado em Medicina da UALG.
A teoria do Consentimento Informado fundamenta-se no princípio de que deve ser garantido ao paciente o direito de decidir em relação ao que lhe é colocado como forma de tratamento, respeitando a sua capacidade de autodeterminação. Partindo desse pressuposto, esta conferência pretende ser abrangente e debater temas como: as características do consentimento do paciente; a responsabilidade dos profissionais de saúde, os aspectos éticos e legais de indicar as vantagens e os inconvenientes dos tratamentos ou da intervenção indicados; a forma do consentimento; o projecto de lei sobre informação dos doentes de 2009; e a aplicação das regras do consentimento informado desenvolvidas em Portugal.

CASTELO DE PADERNE AO SERVIÇO DO PÚBLICO


Sec. Estado da Cultura marcou presença na cerimónia

Desidério Silva e Dália Paulo firmam Protocolo
Município firma Protocolo com Direcção Regional de Cultura do Algarve
A Câmara Municipal de Albufeira e a Direcção Regional de Cultura do Algarve assinaram ontem um protocolo de colaboração, no Salão Nobre da autarquia, que visa a promoção e a fruição pública do Castelo de Paderne.
Desde ontem, dia 21 de Fevereiro, o Município de Albufeira e a Direcção Regional de Cultura do Algarve passaram a trabalhar em conjunto, numa parceria que tem por objectivo a realização de acções de promoção e a fruição pública do Castelo de Paderne.

O protocolo de colaboração assinado pelo presidente da autarquia albufeirense Desidério Silva, e pela directora regional da Cultura Dália Paulo, prevê a cedência de utilização deste monumento classificado ao município de Albufeira, que passa a ser responsável pela sua gestão. “Pretendemos que este imóvel considerado Património Nacional e inserido na Rede Natura 2000, esteja ao dispor da população e possa servir de palco a eventos culturais de relevo”, referiu Desidério Silva. O autarca acredita que o património histórico é um factor cada vez mais importante na escolha do destino turístico, pelo que “se torna essencial apostar na oferta de espaços que divulguem o património do concelho, como temos vindo a fazer com a recuperação das várias Igrejas, a manutenção do Museu Municipal de Arqueologia, a dinamização das Galerias de Arte, a criação do futuro Museu do Barrocal, e, agora, com a disponibilização ao público do Castelo de Paderne”.

A mesa de honra
Na sua intervenção, Dália Paulo destacou a importância regional do monumento, um dos 118 Imóveis Classificados no Algarve, e enumerou algumas das intervenções de conservação e restauro que a Administração Central tem vindo a realizar no Castelo de Paderne. “Hoje é o primeiro dia da nova história deste monumento, que marca a devolução do património às pessoas”, afirmou. Para a directora regional, “é imperativo que se proceda à qualificação da oferta turístico -patrimonial da região, conseguida através deste tipo de parcerias”.

Durante a cerimónia de celebração do protocolo, o secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, referiu que as “características peculiares do Castelo de Paderne, como a sua construção em taipa, merecem ser relevadas e valorizadas”.

A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho
Para o presidente da Assembleia Municipal, “este monumento de grande individualidade merece ser divulgado ao público”. Carlos Silva e Sousa defende que “para além da vertente cultural e educativa, o Castelo de Paderne também deve desenvolver uma vertente de atracção turística”.

De acordo com o protocolo de colaboração, serão implementadas estruturas de apoio no exterior da área do Castelo para acolhimento dos visitantes e para divulgação do monumento.

A população passa, assim, a poder usufruir deste espaço para fins educativos ou de lazer, beneficiando da melhoria de condições de que vai ser alvo este Imóvel de significativa expressão para o concelho e para toda a região algarvia.