terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

MERCADO: "CÂMARA SOLICITA PRESENÇA DE POLÍCIAS PARA PRATICAR ABUSOS DE PODER E INTIMIDAÇÃO CONTRA CIDADÃOS PACÍFICOS" - CFC


"Através da solicitação de carrinhas com polícias para estarem presentes e intimidarem cidadãos pacíficos, o Presidente da Câmara acentua o que CFC desde há muito tem denunciado sobre práticas de prepotência, abuso de poder, intimidação e tentativa de “fazer justiça pelas próprias mãos”, havendo até casos em que atua à margem da lei e/ou com letigimidade duvidosa. Sem o mínimo bom senso, são práticas impróprias de um Estado de Direito Democrático e de um Presidente eleito", acusa o movimento CFC - Cidadãos com Faro no Coração, liderado pelo ex-edil farense José Vitorino, através de nota de imprensa, que transcrevemos.


"O escândalo mais recente ocorre no Mercado Municipal, com atos inqualificáveis para impedir o acesso dos clientes às esplanadas dos Restaurantes e Bares, em que pessoal da Câmara acompanhado por polícias colocou grades de ferro e fitas, ao mesmo tempo que à noite “cortam” a luz e fecham os sanitários!... É uma estratégia sinistra da Câmara, que faz parte do conflito aberto (que CFC já denunciou há meses) pela Autarquia/Mercado SA em que, sem base legal e através de várias formas de coação, argumentando com uma cláusula abusiva imposta unilateralmente aos operadores pelo anterior executivo, querem impôr também abusivamente aumentos que chegam a ser superiores a 500%.
"São conhecidas as muitas práticas de abuso de poder, sendo públicos os casos das esplanadas do Taco de Ouro, Metris e SuiGeneris, bem como o encerramento do Café Aliança, com grande aparato policial e até destruição de bens.
CFC é pela lei e ordem, mas exige-se diálogo e que a Câmara seja a primeira a cumprir a lei, notificando e fazendo mandados aos eventuais faltosos, mas com respeito pelo contraditório e demais dispositivos legais, em vez de atuar a “ferro e fogo” como nos tempos do faroeste"!, conclui o documento CFC.

Castro Marim sem antenas de televisão


No âmbito da política de recuperação e valorização do património histórico, realizada na sede do concelho e de que são exemplo as intervenções realizadas no Forte de São Sebastião, na Colina do Revelim de Santo António e as projectadas para o Castelo, a Câmara Municipal tem em curso um projecto de remoção das antenas de televisão dos telhados das casas da vila de Castro Marim.
Esta operação a cargo da empresa ZON, na sequência de um convite dirigido às empresas da especialidade, vai permitir aos residentes da vila histórica terem acesso gratuito por cabo, aos quatro canais portugueses (RTP1, RTP2,SIC e TVI) e, aproximadamente, 20 canais espanhóis.
A desmontagem da totalidade das antenas existentes nos fogos, bem como as taxas de ligação e os equipamentos colectivos e individuais, necessários à disponibilização dos actuais canais em sinal aberto, serão suportados pela Câmara Municipal.
Os trabalhos de desenvolvimento da rede por cabo decorreram em 2009 e 2010, estando, agora, reunidas as condições para que as ligações às casas possam ser efectuadas. O processo terá carácter de obrigatoriedade e deverá estar concluído no princípio do mês de Junho.
Este investimento de 100 mil euros, que consiste na retirada das extensas e inestéticas antenas de televisão com a preocupação de eliminar as infra-estruturas aéreas existentes, insere-se numa política mais vasta de reabilitação urbana e valorização paisagística da vila de Castro Marim levada a cabo pela Autarquia, no seguimento das requalificações da Envolvente Norte, da Entrada Poente, Envolvente da Escola Primária, Envolvente do Bairro Celorico Drago, Espaços Exteriores da Envolvente da Biblioteca Municipal, Envolvente dos Largos da Conceição e de Santo António, Requalificação das Voltas do Castelo e Acesso ao Cemitério.

Lagos: Ciclo de Palestras “O Que é a Arte?”


“O que é a Arte?” será o tema debatido num Ciclo de Palestras a decorrer no início do próximo mês, nas Bibliotecas Escolares de Lagos, o qual será dinamizado pelo artista plástico Timo Dillner.
O objectivo desta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Lagos, através da Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas, tem como principal objectivo levar os alunos, em particular, e a população, em geral, a pensar, a reflectir e a pesquisar, sobre este tema. E como de um ambiente educativo e pedagógico se trata, cada Biblioteca Escolar complementará as referidas Palestras destacando sobre o tema o respectivo fundo documental existente, projecção de filmes e viagens virtuais a museus.
No decorrer dos debates tentar-se-á responder às perguntas:”Quando é que o lixo é arte?”; “Pode nada ser arte?”; “Será que tudo pode ser arte?”
As palestras vão ter lugar nos dias 01, 02, 03 e 05 de Março. Nos dias 01 e 02 decorrem pelas 10h15, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária Júlio Dantas; no dia 03 terão lugar pelas 15h00, na Biblioteca Escolar da Escola EB 2,3 Tecnopolis e, no dia 05, decorrem na Biblioteca Municipal de Lagos, a partir das 18h00. A entrada é livre.

FEIRA DE STOCKS DE V.R.S.ANTÓNIO


A Feira de Stocks de Vila Real de Santo António vai decorrer de 26 a 28 de Fevereiro no Centro Cultural António Aleixo, entre as 10h00 e as 20h00.
Esta feira, que se realiza habitualmente em final de estação, visa dar escoamento aos artigos do comércio local e atrair visitantes ao centro da cidade, caracterizando-se pelos preços baixos praticados.
Cerca de trinta expositores locais estarão presentes com artigos de vários ramos de comércio, como pronto-a-vestir, acessórios de moda, calçado, moda infantil, lingerie, artigos desportivos, brinquedos, retrosaria, artesanato, decoração, artigos para o lar, perfumaria.
A Feira de Stocks é organizada pela Associação de Desenvolvimento da Baixa de V.R.S.António, (ADB-VRSA), com apoio do município local.
Esta é a oitava edição da Feira de Stocks promovida pela ADB-VRSA, que desde 2007 organiza o certame duas vezes por ano, no final de estação.

Emprego Jovem - Encontro Regional em FARO


O encontro regional sobre emprego jovem vai decorrer em FARO, a 19 de Fevereiro, na Biblioteca Municipal. No âmbito do Projecto Reflexão para a Acção, sob o tema "Rumo ao Emprego Jovem", o encontro é apoiado pelo Programa Juventude em Acção.
Este Encontro, promovido pelo Conselho Nacional de Juventude, em estreita cooperação com o Instituto Português da Juventude, e em colaboração com a Câmara Municipal de Faro, pretende promover a reflexão e o debate sobre o tema da inserção e permanência dos/as jovens no mercado de trabalho, a promoção do emprego jovem e a afirmação da juventude na sociedade.
·Como apoiar e fomentar o emprego jovem?
·Quais devem ser as prioridades da acção política nesta matéria? Que lugar, que caminhos para a informação dos/as jovens, a formação, a orientação profissional, o reconhecimento de competências, a protecção social, a (re)conciliação da vida familiar com a vida profissional, o combate às discriminações, o empreendedorismo, a mobilidade, a participação dos/as jovens no diálogo social, o trabalho socioeducativo com jovens?
·Que políticas e programas poderiam/deveriam ser desenvolvidos?
·De que modo os/as jovens, as organizações de juventude, as comunidades nas quais estão inseridos/as podem contribuir para mais e melhor emprego jovem?
·Que boas práticas existem em Portugal e na União Europeia?
Estes tópicos serão o cerne do Encontro que contará também com a apresentação de projectos inovadores.

1ª. Maratona de Dardos de Albufeira


Ricardo Cardoso da equipa "As Minis Pera" vence maratona
Realizou-se no passado domingo no complexo desportivo do Café Pinheiro na Guia, a 1ª maratona de dardos do Concelho de Albufeira, com o apoio da ADA - Associação de Dardos do Algarve.
A maratona de 10 horas, que começou pelas 2 horas da tarde e terminou á meia-noite, contou com 70 participantes oriundos de várias equipas Algarvias.
O vencedor do 1º quadrante foi Ricardo Cardoso, seguindo-se o 2º lugar com Mário Francisco ambos da equipa "As Minis Pêra" de Pêra, o 3º lugar foi para Pedro Lourenço da equipa "Tugas Master" da Cidade de Lagos.
A afluência de publico foi notória contando com mais de 200 espectadores durante 10 horas, assistindo a uma modalidade em forte crescimento, que cada vez mais tem criado novos adeptos e simpatizantes no Algarve.
Esta é uma modalidade que teve origem em Inglaterra onde conta hoje por milhares os seus praticantes, e desde 2005, que é considerada modalidade desportiva pelo Reino Unido (Irlanda, Escócia, Gales e Inglaterra) e é com grande expectativa que o comité olímpico Britânico se prepara para apresentar Os Dardos, como Desporto Olímpico durante a inauguração dos Jogos Olímpicos de LONDRES em 2012.
Resultados dos vencedores do 1º quadrante:
1º Ricardo Cardoso - Equipa "As Minis Pêra" Pêra
2º Mário Francisco - Equipa "As Minis Pêra" Pêra
3º Pedro Lourenço - Equipa " Tugas Master" Lagos
4º Cláudio Costa - Equipa "CoralTeam" Faro
5º Joanssany Bora Bora
6º José Cabrita - Silves
7º Bruno "Café Pinheiro" Albufeira
8º Nuno Cabrita - Equipa "Team Double 7" Albufeira
9º André Nunes - Equipa "Amigos da Velha" Faro
9º Rui David - Equipa "As Minis Pêra" Pêra
9º Tiago Almeida - Equipa "LionHearts" Lagos
9º Nuno Rodrigues - Equipa "Sem Limites" Pêra

LOULÉ: EXPOSIÇÃO “CONVERSATION PIECE” DE PEDRO CALAPEZ E ANA MANSO


De 23 de Fevereiro a 24 de Abril, a Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, em Loulé, abre portas à Exposição “Conversation Piece”, dos artistas Pedro Calapez e Ana Manso.
A Câmara Municipal de Loulé apresenta uma exposição em diálogo dos dois artistas, cujas intervenções foram especificamente pensadas e realizadas para este espaço, e que tem curadoria de Nuno Faria.
Trata-se de dois artistas de gerações claramente distintas - no ano em que Ana Manso nascia Pedro Calapez era já um dos nomes proeminentes de uma nova geração que se estabelecera no dealbar dos anos 80 -, que são aqui reunidos sob o desígnio do desenho.
Pedro Calapez é um dos artistas de maior relevo no panorama artístico nacional. Nascido em 1953, o seu percurso de quatro décadas, de uma solidez notável, desenvolve-se sempre no sentido de uma renovação constante e da procura de novos desafios. Expôs nas mais prestigiadas galerias, tendo realizado retrospectivas da sua obra no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em 2004, e no Centro Galego de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela, em 2005. O seu trabalho integra algumas das mais importantes colecções institucionais e privadas em Portugal e Espanha.
Após inaugurar a sua primeira exposição individual, na Galeria Marz, em Lisboa, no mês de Janeiro, Ana Manso (1984) viu o seu trabalho chegar a uma plataforma mais alargada de visibilidade e aqueles que já acompanhavam o seu trabalho desde que se formou na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa puderam confirmar que é uma das artistas da nova geração cujo trabalho merece maior atenção por parte da do contexto artístico. Entretanto, a artista foi seleccionada para o Prémio Fidelidade de Pintura, promovido pela Culturgest, em Lisboa.
A exposição de Loulé enfatiza uma característica comum a ambos os artistas, a saber, uma particular sensibilidade aos espaços em que expõem, que resulta frequentemente em intervenções específicas que dialogam com a arquitectura e com o lugar.
No decorrer da exposição e em data a anunciar, será lançado um livro de artista, realizado em colaboração pelos dois artistas.
Pedro Calapez é representado em Portugal pelas galerias Miguel Nabinho (Lisboa) e Presença (Porto). Ana Manso é representada pela Galeria Marz (Lisboa).

ALGARVE RENOVA-SE NO FACEBOOK


A nova página do turismo no Algarve está quase a chegar ao Facebook. Será um espaço onde se encontrarão fotografias, vídeos, as últimas novidades do destino, mas também um sítio onde se poderão deixar comentários sobre a região. Esta nova plataforma de promoção na rede social é apresentada ao público na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), no próximo dia 24.
A campanha «Algarve. O segredo mais famoso da Europa» é a base da página no Facebook que terá como objectivo aumentar a visibilidade do destino, aproximando-o dos (possíveis) visitantes. Criada com o apoio de Olivier Soares, especialista em redes sociais na QuickWin Solutions, a plataforma «aprofundará a estratégia de Web Marketing 2.0 do Turismo do Algarve», explica o presidente da entidade, Nuno Aires.
Mas a inovação do Algarve vai ainda mais longe. A partir do dia 24, a entidade terá aplicações gratuitas para terminais iPhone e Android com informações úteis sobre onde ficar e onde comer na região. Disponibilizadas pela AppStore.com.pt, num investimento de mais de cinco mil euros, as aplicações são pesquisáveis em português e inglês a partir do telemóvel, não sendo preciso estar ligado à Internet.

Os utilizadores poderão ainda aceder em ambiente móvel à agenda dos eventos que estão a acontecer na região. Aqui irão descobrir qual a peça de teatro, o espectáculo de dança ou o concerto da actualidade, na única secção que requer uma ligação de dados. Com a iniciativa, o Turismo do Algarve torna-se a primeira entidade regional do país a activar aplicações mobile. Ambas estarão nas lojas da Apple (iTunes) e no Android Market e terão apresentação detalhada na BTL.
Depois do telefone interactivo, dá-se destaque ao próximo Congresso Europeu de Confrarias Eno-gastronómicas, que se realiza de 4 a 6 de Novembro em Albufeira. O dia 24 está então reservado para dar os pormenores ao público sobre a 9.ª edição do evento que espera nove países e cerca de 700 participantes de 94 confrarias.
Da mesma forma, a cortiça algarvia já tem tempo marcado no stand do Algarve. A marca PELCOR organiza (também no dia 24) uma acção de charme para promover os seus artigos. O momento terá a presença de mais de 20 figuras públicas das áreas do cinema, da moda, da televisão, do jornalismo e da música.


Confirmada para o dia seguinte (25) está uma decantação e prova de vinhos da região pela Confraria dos Enófilos e Gastronómica do Algarve e ainda a apresentação da 2.ª edição «Algarve Spa Week», com a participação dos dez hotéis de cinco estrelas aderentes. Quem sabe se os visitantes do espaço regional na BTL não receberão uma massagem?
Além destas actividades, a feira «Algarve Convida» estará a decorrer em simultâneo dentro do stand Algarve durante todos os dias do certame. O intuito dos anos anteriores mantém-se: fazer venda directa de pacotes de férias a preços especiais. Em 2011, a feira surge com 20 expositores do trade que tentará desafiar os portugueses a idealizarem férias de sonho no destino.
Todas as iniciativas acontecem no stand do Algarve que juntará na mesma zona o Turismo do Algarve e os municípios de Albufeira, Loulé, Portimão, São Brás de Alportel, Lagoa, Vila do Bispo, Faro, Lagos, Tavira, Olhão e Alcoutim. Concebido de propósito para a BTL 2011, o novo stand ocupará uma área de 900 metros quadrados no habitual Pavilhão 1 da FIL, em Lisboa.


A participação regional no certame vai estender-se ainda à gastronomia. No Pavilhão 4, área dedicada aos comes e bebes, estará o restaurante BLU com pratos típicos de toque gourmet. E o próprio stand da região oferecerá provas diárias de vinhos algarvios na zona de Wine Bar.
O espaço Algarve na BTL pode ser visitado nos dias 25 (das 18h00 às 23h00), 26 (das 12h00 às 23h00) e 27 de Fevereiro (das 12h00 às 20h00), na FIL – Parque das Nações. Mais em www.btl.fil.pt.

Câmara Municipal de VRSA incentiva economia local


A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António continua a incrementar medidas de apoio à competitividade económica do concelho, desta vez com duas novas medidas financeiras no âmbito da urbanização e edificação e do abastecimento de água e recolha de águas residuais. Estas medidas foram aprovadas hoje, em reunião da Câmara Municipal.
Uma vez que o sector da construção civil é dos mais afectados pela conjuntura actual, mas é ao mesmo tempo um dos sectores que gera mais postos de trabalho, a autarquia deliberou, pelo prazo excepcional de seis meses, conceder um desconto de 80% aos valores em vigor aplicáveis às compensações financeiras devidas ao Município pela não cedência de áreas para espaços verdes e equipamentos no âmbito do licenciamento das operações urbanísticas com impacte semelhante a loteamento.


Estas novas medidas vêm juntar-se a outras tomadas durante os anos de 2009 e 2010 e que têm como principal objectivo aliviar os efeitos da crise que se tem sentido e que afecta sobretudo as instituições e os agentes económicos do concelho, repercutindo-se significativamente ao nível social e familiar.
No âmbito da mesma deliberação, está igualmente previsto manter os descontos de 20% em todas as taxas urbanísticas e também o desconto de 40% nas taxas aplicáveis ao licenciamento de estabelecimentos hoteleiros cuja categoria seja de pelo menos 4 estrelas ou qualquer outra actividade económica que crie, pelo menos, 15 postos de trabalho permanentes.
Outra das medidas agora levada a cabo está directamente relacionada com a vertente turística do alojamento e similares de hotelaria, bem como do comércio e indústria locais, sendo instituídos descontos nas facturas de abastecimento de água e recolha de águas residuais domésticas.
De salientar que no início do mês a autarquia tinha já levantado aos proprietários de lotes na zona industrial, por um período de seis meses, o ónus de inalienabilidade sobre os terrenos em que se implantam os seus estabelecimentos industriais, apontando uma solução às empresas e proprietários em dificuldades, tendo em vista o equilíbrio das suas contas e, consequentemente, a dinamização da actividade industrial e sua competitividade.

Opinião: Acordo Ortográfico


DESDE A ESCRITA À MÚSICA, NADA ESCAPA AO (DES)ACORDO ORTOGRÁFICO
Nos nossos sete, oito e nove anos tínhamos que fazer aqueles malditos ditados que as professoras se orgulhavam de leccionar. A partir do terceiro erro de cada texto, tínhamos que aquecer as mãos para as dar à palmatória. E levávamos reguadas com erros destes: "ação", "ator", "fato" ("facto"), "tato" ("tacto"), "fatura", " reação", etc, etc...
Com o novo acordo ortográfico, voltam a vencer-nos, pois nós é que temos que nos adaptar a eles e não ao contrário. Ridículo...
Mas, afinal de onde vem a origem das palavras da nossa Língua? Do Latim!! E desta, derivam muitas outras línguas da Europa. Até no Inglês, a maior parte das palavras derivam do latim.
Então, vejam alguns exemplos: Em Latim, Francês, Espanhol, Inglês, até em Alemão. Reparem:
Velho Português (o que desleixámos), O novo Português (o importado do Brasil)

Actor
Acteur
Actor
Actor
Akteur
Actor
Ator

Factor
Facteur
Factor
Factor
Faktor
Factor
Fator


Tact
Tacto
Tact
Takt
Tacto
Tato

Reactor
Réacteur
Reactor
Reactor
Reaktor
Reactor
Reator

Sector
Secteur
Sector
Sector
Sektor
Sector
Setor

Protector
Protecteur
Protector
Protector
Protektor
Protector
Protetor

Selection
Seléction
Seleccion
Selection
Selecção
Seleção


Exacte
Exacta
Exact
Exacto
Exato

Excepté
Excepto
Except
Excepto
Exceto

Baptismus
Baptême
Baptism
Baptismo
Batismo


Exception
Excepción
Exception
Excepção
Exceção

Optimus
Optimum
Optimum
Óptimo
Ótimo

Conclusão: na maior parte dos casos, as consoantes mudas das palavras destas línguas europeias mantiveram-se tal como se escrevia originalmente.
Se a origem está na Velha Europa, porque é temos que imitar os do outro lado do Atlântico.
Mais um crime na Cultura Portuguesa e, desta vez, provocada pelos nossos intelectuais da Língua de Camões.
JMMC

Assembleias Gerais do SCF para alteração dos estatutos e aprovação de contas

Em nota de imprensa, que transcrevemos, a direcção do Sporting Clube Farense dá conta da realização de duas Assembleias Gerais do Sporting Clube Farense, que irão decorrer no próximo dia 22 de Fevereiro, pelas 19h00 e 21h00, no 3º. andar da sede do clube, na Praça de tanger, respectivamente, para alteração dos estatutos e aprovação do relatório e contas do emblema algarvio - 2009/010.

MAIS DE 9000 MEDICAMENTOS DOADOS NA III EDIÇÃO DO BANCO FARMACÊUTICO


Entre as 9h00 e as 19h00 do passado dia 12, foram doados mais de nove mil medicamentos e produtos de saúde, nas cerca de 105 farmácias, dos distritos de Lisboa, Setúbal, Beja, Santarém e Faro. Esta 3ª edição ficou marcada pelo crescimento da Jornada de Recolha de Medicamentos para o Ribatejo, Alentejo e Algarve, experiências que fazem acreditar que esta acção do Banco Farmacêutico irá a pouco e pouco estender-se a todo o território nacional. O número de embalagens recolhidas aumentou 50 % em relação ao ano passado enquanto o número de farmácias aumentou 39%. Os medicamentos angariados vão beneficiar mais de 30 mil doentes de 57 Instituições de Solidariedade Social.
“Esta terceira edição da Jornada de Recolha de Medicamentos veio confirmar a ideia que tínhamos de que mesmo em tempos de maiores dificuldades os portugueses se revelam muito generosos na hora de ajudar aqueles que mais precisam. Neste ano europeu do voluntariado, é de realçar os mais de 250 voluntários que dedicaram meio dia a este gesto de solidariedade, revelador de um exercício de cidadania potenciador de uma sociedade mais justa e solidária. De realçar igualmente a colaboração e o empenho que dedicaram a esta iniciativa cada um dos farmacêuticos e restantes colaboradores das farmácias participantes” explica Luís Mendonça, presidente do Banco Farmacêutico.
A edição deste ano contou com o apoio da Ordem dos Farmacêuticos, da Associação Nacional de Farmácias (ANF), da LogistaPharma e de cada uma das Farmácias aderentes.

Albufeira; WORKSHOPS PARA CUIDADORES INFORMAIS ESTÃO DE REGRESSO


“Tem em casa um familiar doente que precisa da sua ajuda?”
O Gabinete da Família volta a acolher sete workshops destinados aos munícipes que têm a seu cargo familiares dependentes. A iniciativa é gratuita e conta com a participação de técnicos especializados que ajudarão os participantes a esclarecerem dúvidas e partilharem experiências.
De 22 de Fevereiro a 21 de Março, a autarquia vai voltar a realizar diversos workshops destinados a cuidadores informais da população dependente do concelho. Enfermagem, Terapia Ocupacional e Psicologia são as grandes temáticas a abordar por técnicos especializados que irão ensinar os participantes a higienizar, alimentar, tratar na cama ou lidar com patologias incapacitantes dos seus familiares.

As acções vão ter lugar no Gabinete da Família, a partir das 19h30, e dividem-se em sete sessões: Cuidados com o doente diabético e hipertenso (22 de Fevereiro); Cuidados de higiene e conforto à pessoa acamada (24 de Fevereiro); Alimentação e hidratação (2 de Março); Transferências de pessoas com mobilidade reduzida (14 de Março); Prestação de cuidados à pessoa com Alzheimer (15 de Março); Prestação de cuidados à pessoa com Acidente Vascular Cerebral e à pessoa com Parkinson (16 de Março); As dificuldades, stress dos cuidadores (21 de Março).
Para mais informações e inscrições contacte o Gabinete da Família através dos telefones 289 570 742 e 289 599 537.

Estudo sobre a gestão da diabetes de forma estruturada


A gestão da diabetes de forma estruturada pode melhorar significativamente o controlo glicémico geral e reduzir os valores da HbA1c na diabetes de tipo 2 não insulinotratada

Um conceito inovador na gestão da diabetes, que inclui a automonitorização da glicemia de forma estruturada, a visualização dos dados, a análise dos padrões e os ajustes na terapêutica que daí advêm, pode reduzir significativamente os valores da HbA1c, melhorar o controlo glicémico e aumentar a qualidade de vida dos doentes. Estes são os resultados-chave de 12 meses do estudo Structured Testing Protocol (STeP - Protocolo de Teste Estruturado), recentemente publicado na revista científica Diabetes Care.
A automonitorização da glicemia é um elemento bem estabelecido da gestão da terapia em pessoas com diabetes tipo 1 ou tipo 2 insulinotratadas.[ii],[iii] No entanto, surgiram opiniões controversas sobre se a automonitorização da glicemia é similarmente benéfica em pessoas com diabetes tipo 2 não insulinotratada.[iv],[v],[vi],[vii] Para obter novas conclusões sobre este assunto foi realizado o estudo STeP: Um ensaio clínico multi-cêntrico, prospectivo, com grupos aleatorizados, que examinou o impacto da automonitorização estruturada da glicemia em 483 pessoas com diabetes tipo 2 não insulinotratada que evidenciaram um controlo glicémico fraco (HbA1c ≥ 7,5%) no início do estudo. Os resultados forneceram novas e significativas evidências sobre a sua eficácia.


A concepção do estudo - controlo normal da diabetes versus controlo estruturado da diabetes

Os participantes foram recrutados em vários consultórios de cuidados primários do leste dos Estados Unidos. Os consultórios foram atribuídos aleatoriamente a um grupo de controlo activo (ACG - active control group, n=227) ou a um grupo de teste estruturado (STG - structured testing group; n=256). A duração do estudo foi de 12 meses e as avaliações dos parâmetros clínicos foram realizadas no início do estudo e durante as consultas marcadas para os meses 1, 3, 6, 9 e 12. Durante as consultas, os profissionais de saúde obtiveram dados laboratoriais relevantes e todos os participantes preencheram questionários relativos à sua qualidade de vida. Os doentes no grupo de controlo activo receberam o tratamento habitual, em conformidade com as recomendações relativas ao tratamento padrão nos E.U.A. Os doentes do grupo de teste estruturado receberam o mesmo tratamento, mas o seu protocolo foi complementado com o conceito de gestão estruturada da diabetes focado na automonitorização estruturada da glicemia. Os doentes de ambos os grupos receberam gratuitamente medidores de glicemia e tiras teste.


Análise dos perfis individuais de glicemia - solução para uma gestão eficaz da diabetes de forma estruturada


O conceito inovador baseia-se em perfis glicémicos de 7 pontos estruturados (em jejum, pré-prandial e 2 horas pós-prandial a cada refeição e ao deitar), recolhidos e documentados ao longo de 3 dias consecutivos antes de cada consulta marcada trimestralmente com o profissional de saúde. Para documentarem os valores glicémicos, a quantidade de refeições, os níveis de energia, e para comentarem a sua experiência com a automonitorização da glucose sanguínea, os participantes do grupo de teste estruturado utilizaram a ferramenta de perfil de 3 dias Accu-Chek® 360° View. Discutiram os perfis obtidos com os seus prestadores de cuidados de saúde em todas as consultas médicas. Para os familiarizar com o protocolo, os doentes no braço de estudo do grupo de teste estruturado receberam uma formação uniformizada em automonitorização da glucose sanguínea, enquanto os seus médicos foram igualmente formados e equipados com um algoritmo que sugere as estratégias de medicação apropriadas.


Valores da HbA1c significativamente reduzidos com a utilização de uma gestão da diabetes de forma estruturada


A análise da intenção de tratar (ITT - intent-to-treat) demonstrou melhorias significativas nos valores médios da HbA1c nos doentes de ambos os grupos, ACG e STG. Contudo, após 12 meses, os valores da HbA1c foram significativamente mais baixos nos doentes do grupo de teste estruturado do que nos participantes do grupo de controlo activo (-1,2% vs. -0,9%; Δ=‑0,3%, p=0,04). A análise de acordo com o protocolo demonstrou uma redução ainda maior na HbA1c (-1,3% vs. -0,8%; Δ=‑0,5%, p<0,003). A avaliação posterior dos dados do grupo de teste estruturado revelou reduções significativas nos níveis de glucose pré e pós-prandial em todos os pontos temporais (p<0,001). Ainda mais importante, não houve uma queda significativa do mês 1 ao mês 12 nas excursões glicémicas pré e pós-prandiais em todas as refeições: pequeno-almoço (44 mg/dL a 35 mg/dL, p<0,005), almoço (25 mg/dL a 17 mg/dL, p<0,03) e jantar (34 mg/dL a 26 mg/dL, p<0,05). Além disso, a amplitude média das excursões glicémicas (MAGE) (p=0,0003) no grupo de teste estruturado indicou reduções médias significativas na variabilidade glicémica (mês 1: 38,5 mg/dL vs. mês 12: 34,3 mg/dL).


Resultados significativos para melhores ajustes da terapêutica e melhor controlo glicémico


A utilização do conceito de gestão da diabetes de forma eficaz e estruturada com a análise dos padrões individuais, conforme aplicado no braço do grupo de teste estruturado com a ferramenta de perfil de 3 dias Accu-Chek 360° View, pode conduzir a melhores resultados médicos, clinicamente significativos, em pessoas com diabetes tipo 2 com controlo deficiente e não insulinotratadas. Uma vez que o protocolo do grupo de teste estruturado dá ênfase ao momento em que os doentes fazem o teste e ao modo como os profissionais de saúde utilizam os dados clinicamente relevantes, suportados pelas ferramentas Accu-Chek da Roche Diabetes Care, pode ser apropriado dar uma atenção especial ao aumento da qualidade da automonitorização da glicemia de forma estruturada e ao modo como os resultados do teste são utilizados. A integração da automonitorização estruturada da glucose sanguínea num programa de tratamento conjunto e, por conseguinte, nas rotinas de terapêutica das pessoas com diabetes de tipo 2 não insulinotratada, pode conduzir a uma melhor interacção médico-doente, suportando decisões terapêuticas mais informadas e resultando num melhor controlo glicémico.
Para mais informação sobre o estudo STeP, visite:Link Diabetes Care - Link Behavioral Diabetes Institute

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ALBUFEIRA NA ROTA DA 37.ª VOLTA AO ALGARVE EM BICICLETA


1.ª e 4.ª etapas da prova passam pela cidade, capital do turismo algarvio
Na próxima quarta-feira, arranca a 37.ª Volta ao Algarve em Bicicleta, uma das mais mediáticas e competitivas provas de ciclismo de Portugal. O município de Albufeira volta a associar-se ao evento, acolhendo o pelotão da ‘Algarvia’.
Um dos eventos desportivos mais mediáticos da região está de regresso para celebrar a sua 37.ª edição. A Volta ao Algarve em Bicicleta irá reunir nas estradas algarvias, de 16 a 20 de Fevereiro, mais de 160 atletas de 21 equipas (4 portuguesas e 17 estrangeiras).
A competição terá início no Estádio do Algarve, numa etapa de 157,5 quilómetros com a meta final em Albufeira. A cidade será também o local de partida da 4.ª etapa, no dia 19 de Fevereiro, pelas 10h00, junto à Câmara Municipal.
Ao longo de cinco dias, um cartaz de luxo vai competir ao mais alto nível, tudo fazendo para alcançar a vitória.
Refira-se que a competição tem trazido ao Algarve os principais nomes do ciclismo, com destaque para Lance Armstrong, Floyd Landis, Alessandro Petacchi e Alberto Contador.
PERCURSO
1.ª Etapa – 16 Fevereiro: Estádio Algarve – Albufeira (157,5 km) – 11h00 – 14h45
2.ª Etapa – 17 Fevereiro: Lagoa – Lagos (186,5 km) – 11h00 – 15h26
3.ª Etapa – 18 Fevereiro: Tavira – Malhão (179,2 km) – 11h00 – 15h16
4.ª Etapa – 19 Fevereiro: Albufeira – Tavira (167,3 km) – 11h00 – 14h59
5.ª Etapa – 20 Fevereiro: Lagoa - Portimão (17,2 km) – 12h00 -12h22

Meteorologia: ALERTA AMARELO A TODOS OS DISTRITOS DE PORTUGAL CONTINENTAL


No seguimento do contacto com o Instituto de Meteorologia (IM) realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), salienta-se que o estado do tempo, pelo menos até à próxima Quarta-feira (16FEV), será condicionado pela passagem de uma superfície frontal (14 e 15FEV), bem como pela aproximação de uma depressão (16FEV), que afectarão todo o território de Portugal Continental. Como tal, salienta-se o seguinte: Ocorrência de períodos de chuva, alternando com aguaceiros, já a partir da tarde do dia de hoje (14FEV). A partir da madrugada do dia de amanhã prevê-se a ocorrência de períodos de chuva forte no distrito de Faro. Vento soprando de forte a muito forte no Litoral, com rajadas que poderão ir até aos 70 km/h. Agitação marítima afectando toda a costa do território continental, sendo que a altura significativa das ondas poderá atingir os 8 a 9 metros na próxima Quarta-feira (16FEV) na Costa Ocidental, e 4 a 5 metros na Costa Sul. Esta situação de agravamento do fenómeno de agitação marítima será gradual ao longo dos próximos dias, até ao dia 16FEV.

Perante estas previsões, a Autoridade Nacional de Protecção Civil determinou, para o período das 14:00 horas do dia 14FEV até às 20:00 horas do dia 16FEV a passagem para ALERTA AMARELO A TODOS OS DISTRITOS DE PORTUGAL CONTINENTAL.
Os efeitos mais prováveis num cenário como o expectável são inundações por transbordo de rios, cheias rápidas em meio urbano, danos em estruturas montadas ou suspensas, deslizamentos de terras, quedas de árvores, possibilidade de sobre-elevação da maré, fenómenos de erosão na linha costeira, dificuldades com embarcações e possibilidade de acidentes junto à costa devido à agitação marítima e aumento do número de acidentes de viação.

VR Stº. António: Final do V Concurso de Fado Amador com grandes vozes do fado


Luís Manhita, vencedor da edição de 2010, foi o convidado especial

O Centro Cultural António Aleixo encheu no passado dia 12 de Fevereiro, para ouvir as grandes vozes do Fado, na final do V Concurso de Fado de Vila Real de Santo António.

Os grandes vencedores desta edição foram: no primeiro escalão e em primeiro lugar Aurora Gonçalves (Cabanas de Tavira), em segundo lugar César Matoso (Loulé) e em terceiro lugar Rui Encarnação, de Tavira. No segundo escalão, a vitória pertenceu a Inês Gonçalves, de Moura, em segundo lugar ficou Elsa Jerónimo, de Monte Gordo e em terceiro lugar Emanuela Furtado, de Tavira.

Na sessão final estiveram presentes cerca de 600 pessoas, que ainda puderam assistir ao grande espectáculo levado a cabo pelo vencedor da edição de 2010, Luís Manhita.
A esta grande final chegaram os vencedores apurados nas três eliminatórias anteriores, que decorreram nas três freguesias do concelho.

A organização do Concurso de Fado Amador foi da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e contou com a direcção musical de Valentim Filipe

Conselho de Administração do Mercado Municipal de Faro E.M :"Esclarecimento aos utentes do Mercado Municipal"


O Conselho de Administração do Mercado Municipal de Faro E.M, através de nota de imprensa, que transcvrevemos, "vem prestar os seguintes esclarecimentos":
"Os contratos com os operadores Com Creme Café, M7, Cafetaria Gago, O Farol e Algartalhos, foram denunciados, na observância da legislação em vigor, pois não foi possível chegar a acordo quanto à actualização das taxas de utilização mensal dos espaços que ocupam. Tal não foi feito sem antes terem sido postas em prática um vasto conjunto de diligências junto destes operadores tentando sensibilizá-los para a necessidade da revisão contratual.

Aquando da vinda para o novo Mercado foram os mesmos informados que a partir de 2010 e até 2012 as taxas seriam actualizadas faseadamente, por forma a atenuar as gritantes desigualdades de valores pagos pelos operadores antigos em relação aos novos, uma vez que todos se encontram nas mesmas condições de exploração dos espaços, pelo que não se justificam excepções.
Os valores dos espaços no Mercado Municipal foram actualizados. 85 dos 90 operadores estão a pagar consoante a actualização, contributo valioso e assinalável para a sustentabilidade económica do Mercado.

Os restantes 5 operadores pagam taxas irrisórias em face ao volume de facturação anual que por todos os utentes é facilmente testemunhado e é público. Não é justo para os contribuintes nem para os restantes operadores".

Taxas actuais dos operadores em causa / Taxas actualizadas
- Com Creme Café (loja com 33,81 m2) – 77,42 euros - Taxa actualizada: 338,10 euros
Actualização 86,89 euros por ano, ao longo de 3 anos

- O Farol (loja com 128,48 m2) – 294,22 euros -Taxa actualizada: 1284,80
Actualização: 330,10 euros por ano, ao longo de 3 anos

- Cafetaria Gago (loja com 50,30 m2) – 115,19 euros -Taxa actualizada: 503 euros
Actualização: 129,27 euros por ano, ao longo de 3 anos

- Morangos com Açúcar (loja com 117,74 m2) – 600 euros - Taxa actualizada: 1177,40 euros
Actualização: 192,40 euros por ano, ao longo de 3 anos

- Algartalhos (loja com 110,51 m2) – 251,90 - Taxa actualizada: 1105,10 euros
Actualização: 284,40 euros por ano, ao longo de 3 anos

Ainda segundo a o conselho de administração do Mercado, "não são comparáveis as instalações do antigo Mercado com as do novo e como tal não podem ser iguais as taxas mensais.
O Mercado tem uma situação financeira delicada. Deve 11 milhões de Euros a entidades bancárias e, no final de 2009, o prejuízo mensal situava-se em 25 mil euros. Se nada se fizesse, seriam os contribuintes que teriam de continuar a pagar para o Mercado permanecer aberto. Foram reduzidos custos com a administração, gestão operacional e limpeza, tendo sido esta última, antes contratada a uma entidade externa, passado a ser assegurada por funcionários da autarquia. A poupança foi significativa e o esforço deve ser partilhado por todos!", conclui o documento

Tavira: OFICINA “MÁSCARAS E MASCARILHAS” NO PALÁCIO DA GALERIA


Nos dias 19 de Fevereiro e 05 de Março, pelas 14h30, o Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria organiza a oficina “Máscaras e Mascarilhas”.
Esta acção surge no âmbito da exposição “Cidades e Mundos Rurais” e da época carnavalesca que se avizinha. A iniciativa visa a criação de máscaras inspiradas nos animais do campo algarvio e pretende estimular a descoberta de materiais e o cruzamento da pintura e escultura.
A inscrição é gratuita e obrigatória. Para mais informações deverão os interessados contactar o Serviço Educativo do Palácio da Galeria:
- Telf.: 281 320 500 (ext. 324)
- Fax: 281 322 888
- E-mail: edu.museus@cm-tavira.pt

AUDITÓRIO MARIA CAMPINA RECEBEU ESPECTÁCULO DE SOLIDARIEDADE A FAVOR DA SPEM



“SPEM – 5ª Gala Maria Campina”
A Fundação Pedro Ruivo com o apoio do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, apresentou um Espectáculo Solidário – 5ª Gala Maria Campina, em Faro, no passado dia 04 de Fevereiro (sexta-feira), cujo objectivo era apoiar a Delegação Distrital de Faro da SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla.
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica e degenerativa de causa desconhecida, caracterizada por apresentar áreas de desmielinização no Sistema Nervoso Central, com início na adolescência tardia ou no jovem adulto (20-40 anos), progredindo geralmente por surtos, sendo a sua evolução caracterizada pela grande variabilidade de alterações neuromotoras, com tendência à incapacidade progressiva do indivíduo.

Este Evento de Solidariedade teve como finalidade a angariação de fundos que permitam uma acção mais eficaz na nossa Instituição no apoio que é prestado, de modo a permitir responder às necessidades dos seus associados, familiares e/ou prestadores de cuidados, que não sabem como lidar com a “invasão” desta doença nas suas casas, bem como para a obra/construção de uma nova Sede Distrital de Faro da SPEM.

Todas estas iniciativas e outras que se seguirão nunca são demais para ajudar na promoção da qualidade de vida dos nossos associados, nunca esquecendo a realidade e necessidades daqueles que justificam a nossa existência.
A Delegação Distrital de Faro da SPEM e a Fundação Pedro Ruivo (com o apoio do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina) agradecem a todos os que estiveram presentes na 5ª Gala Maria Campina, bem como a todos aqueles que tornaram possível este Evento de Solidariedade.

1ª FEIRA DO CHOCOLATE NO MERCADO DE LOULÉ



De 23 a 26 de Fevereiro, das 10h00 às 19h30, o chocolate vai ser rei no Mercado Municipal de Loulé, naquela que será a primeira edição da Feira do Chocolate de Loulé.
Diversos stands com as mais variadas iguarias em que o chocolate é o principal ingrediente - dos bolos aos bombons, passando pelas cascatas, fondues ou pelas bebidas quentes - serão o atractivo de um certame em que se pretende promover produtos locais, regionais e nacionais, com o objectivo de divulgar as propriedades nutritivas do chocolate, a sua versatilidade culinária e a sua potencialidade turística.
Este evento será o primeiro no âmbito do Projecto CHARME Loulé, uma candidatura ao PO Algarve 21, tendo em vista uma reintegração do centro histórico da cidade na economia local.
O Mercado de Loulé, principal ícone turístico, assume assim o objectivo de dinamizar económica e culturalmente a baixa comercial da cidade.
A entrada é livre.

PSD/Algarve reclama apoios financeiros para comunidade piscatória lesada por obras na barra da Fuseta


As obras de recuperação dunar e abertura de nova barra da Fuseta constituiram o tema principal da reunião de trabalho realizada no passado dia 12 de Fevereiro entre o PSD/Algarve e a ADAPSA-Associação de Armadores de Pesca do Sotavento Algarvio para fazer o ponto de situação das obras do programa Polis de requalificação da ria Formosa naquela vila piscatória e saber do impacto social que o encerramento da barra está a ter na comunidade local.
Representantes dos pescadores partilharam com os dirigentes sociais-democratas a sua perplexidade e indignação pelo facto de, até ao momento, nenhum representante do Governo ou da Sociedade Polis ter dado a cara ou ter tomado a iniciativa de esclarecer a população sobre quando voltará a barra, encerrada há mais de dois meses, a abrir ao tráfego marítimo e a possibilitar aos pescadores saírem do porto local directamente para o mar.
Para o líder social-democrata algarvio, Luis Gomes, “esta situação deteriorou as condições de circulação marítima na ria e está a afectar seriamente a base económica da comunidade sem que nenhum governante ou responsável da Sociedade Polis pareça estar preocupado com os efeitos sociais profundamente negativos que a situação está a causar”.


“Como podem as entidades responsáveis ser tão sensíveis quanto à urgência de gastar dois milhões de euros em obras de duvidosa eficácia, para contrariar a Natureza e fechar a barra num lado e forçar a abertura noutro, e ao mesmo tempo permanecerem tão indiferentes à necessidade social de compensar a comunidade piscatória pelos graves prejuízos que tais obras lhes estão a causar?”, lamenta Luis Gomes.
Na sequência da reunião com os representantes da ADAPSA, que contemplou igualmente uma caminhada pela zona ribeirinha da Fuseta para observar, desde terra, os trabalhos em curso, foi também decidido pelos sociais-democratas levar a efeito uma sessão pública de esclarecimento, a qual terá por objectivo ouvir as populações afectadas sobre a forma como estas obras estão a prejudicar as suas vidas e prestar contas das diligências que o PSD/Algarve tem promovido sobre o assunto.
O problema já foi levado à Assembleia da República pela mão do PSD/Algarve -via Grupo Parlamentar- que endereçou um conjunto de questões à Sr.ª Ministra do Ambiente e Ordenamento do Território, as quais permanecem sem qualquer resposta.

“Qual a razão para que a obra tenha avançado sabendo-se de antemão que incidia numa área assinalada no POOC-Plano de Ordenamento da Orla Costeira como sendo de elevada susceptibilidade ao assoreamento e galgamento oceânico?” Ou, “quais os estudos técnicos que fundamentaram a decisão de adjudicação dos trabalhos, pelo preço global de dois milhões de euros, sem que estivesse garantida minimamente a sua total eficácia?”
Para o presidente do PSD/Algarve, Luis Gomes “essas são, entre outras, questões muito importantes a que o Governo, misteriosamente, persiste sem responder, e responsabilidades que nós continuamos a fazer questão que sejam apuradas, porquanto é muito dinheiro dos contribuintes que está a ser deitado ao mar para ir contra a Natureza e sem que quaisquer benefícios palpáveis para as populações sejam esperados.”
O PSD/Algarve recorda que a comunidade da Fuseta vinha alertando para a inutilidade das obras –e a história veio a dar-lhes razão-, sem que tais apelos tivessem merecido qualquer acolhimento dos organismos desconcentrados do Estado com competências de jurisdição, gestão e segurança do litoral.

PS- Faro está contra os procedimentos do Lider do CDS/PP no Mercado Municipal


Na passada sexta-feira dia 11 de Fev, alguns comerciantes do Mercado Municipal de Faro foram surpreendidos pela presença de uma força da PSP, para retirarem as esplanadas. A Administração do Mercado Municipal ao não conseguir os resultados, optou por colocar baías a redor dos estabelecimentos.
O actual Administrador do Mercado Municipal líder do CDS- PP, utiliza práticas efectivas de um partido de extrema-direita, onde as pessoas não contam quer sejam , proprietários, funcionários ou clientes. Quando não é possível agir pela Justiça, faz-se pela repressão. Em causa está a assinatura de novos contratos com o aumento das rendas de 4 € para 10 € por metro quadrado. No entender destes proprietários não existe o direito de os obrigarem a assinar novos contratos, quando já o fizeram em 2007, com validade até 2020, e o único direito que lhes assiste é o recurso à Justiça.
Na Campanha eleitoral, o Candidato Eng. Macário Correia, cabeça de lista pela coligação de Direita, anunciou publicamente que não iria aumentar as rendas dos operadores, e a pergunta que fazemos é, se existem duas lideranças, uma na Câmara Municipal exercida pelo PSD e, outra nas Empresas Municipais, exercida pelo CDS-PP? Concorda este Executivo com a medida de révanche tomada no sábado passado, de colocarem os estabelecimentos/esplanadas entre baías?

O PS-Faro está totalmente contra este tipo de atitudes, e na sequência do sucedido irá apresentar um documento na próxima reunião de Câmara, para que o Município, como accionista maioritário do Mercado Municipal, SA, solicite a retirada das baías desta infra-estrutura e que conteste o tipo de atitudes de coação feitas pela actual Administração Presidida pelo líder do CDS-PP, Dr. Francisco Paulino, para levar os proprietários a assinarem novos contratos.
Lamentável são as noticias vindas a publico, por declarações do Dr. Francisco Paulino em órgãos de comunicação social, quando confrontado com a existência de contratos para esse efeito, respondeu que “só podem ser falsos”.


Estas declarações levam o PS-Faro a exigir uma posição do Executivo perante este quadro do Mercado Municipal SA, visto existirem contratos assinados pelo mesmo. A seriedade do Município de Faro, e do Mercado Municipal SA, como Instituições de bem, não devem ser postas em causa, por afirmações, atitudes e comportamentos de quem as dirige.
Má fé, é como se caracteriza as atitudes da Administração MMF, ao cortarem a luz dos estabelecimentos em causa a partir das 18 horas, e o encerramento dos WC`s a partir das 22 horas. Estes proprietários lutaram e investiram sempre no espaço, com o objectivo de terem qualidade e dignidade de serviços para uma das principais infra-estruturas da Cidade de Faro, e seus clientes, pelo que merecem com certeza outro tipo de tratamento e comportamento.

Alice Vieira e Pedro Serrazina visitaram o Colégio Internacional de Vilamoura


O realizador Pedro Serrazina e escritora Alice Vieira foram os mais recentes convidados do programa A Magia das Palavras Contadas, que a Biblioteca do Colégio Internacional de Vilamoura (CIV) se encontra a promover desde o início do ano lectivo, no âmbito dos projectos de investigação em curso, e que visam transformar histórias em métodos de aprendizagem.
Ambos os convidados, um no ramo do cinema, outro no da literatura, deixaram aos alunos histórias de afectividade, de amor e de vida.
Pedro Serrazina, recém chegado de Inglaterra, onde esteve a tirar o seu mestrado, no Royal College of Arts, ofereceu aos alunos momentos de rara beleza com a exibição da sua última curta-metragem, Os Olhos do Farol (2010), já distinguida com os prémios: Melhor Animação, no Faial Filmes Fest; Prémio Cidade de Ovar, no Ovarvídeo, e uma menção honrosa no Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho –
Cinanima.
O filme conta-nos a história de um faroleiro e da sua filha, isolados numa ilha rochosa e onde a menina desenvolve “uma cumplicidade única com o mar, que lhe traz brinquedos sob a forma de objectos que dão à praia. Ao ritmo das ondas, estes objectos desvendam acontecimentos antigos, memórias que as marés não conseguem apagar…”.

Dos alunos do Jardim-de-Infância aos do secundário, num universo de 120 estudantes, todos se prenderam com esta história muda sobre a qual falaram de forma encantadora. Aos alunos do secundário, o realizador revelou que parte do story board desta curta nasceu em Vilamoura, quando há 11 anos se encontrava a velejar com quatro amigos, entre o Norte de Espanha e Barcelona, e fez uma paragem na Marina por duas semanas. Os alunos consideraram muito interessantes alguns aspectos técnicos, como as texturas apresentadas, e o making-off do filme.
Também a escritora Alice Vieira encantou. Perante uma audiência de alunos do terceiro ciclo (7.º ano e Year 8), a escritora falou da sua vida e obra. Assumida jornalista de profissão, Alice Vieira falou dos seus dias num jornal diário, do seu primeiro livro, Rosa, Minha Irmã Rosa (1979), distinguido com o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança, ao qual se encontra afectivamente mais ligada, do desafio da escrita, e da vida agitada que tem enquanto autora. Alice Vieira tem mais de 70 títulos publicados e ganhou dez dos mais significativos prémios literários da literatura infantil e juvenil.
No âmbito do mesmo programa, o CIV irá receber a 18 de Março próximo o escritor João Tordo.