segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ALBUFEIRA NA ROTA DA 37.ª VOLTA AO ALGARVE EM BICICLETA


1.ª e 4.ª etapas da prova passam pela cidade, capital do turismo algarvio
Na próxima quarta-feira, arranca a 37.ª Volta ao Algarve em Bicicleta, uma das mais mediáticas e competitivas provas de ciclismo de Portugal. O município de Albufeira volta a associar-se ao evento, acolhendo o pelotão da ‘Algarvia’.
Um dos eventos desportivos mais mediáticos da região está de regresso para celebrar a sua 37.ª edição. A Volta ao Algarve em Bicicleta irá reunir nas estradas algarvias, de 16 a 20 de Fevereiro, mais de 160 atletas de 21 equipas (4 portuguesas e 17 estrangeiras).
A competição terá início no Estádio do Algarve, numa etapa de 157,5 quilómetros com a meta final em Albufeira. A cidade será também o local de partida da 4.ª etapa, no dia 19 de Fevereiro, pelas 10h00, junto à Câmara Municipal.
Ao longo de cinco dias, um cartaz de luxo vai competir ao mais alto nível, tudo fazendo para alcançar a vitória.
Refira-se que a competição tem trazido ao Algarve os principais nomes do ciclismo, com destaque para Lance Armstrong, Floyd Landis, Alessandro Petacchi e Alberto Contador.
PERCURSO
1.ª Etapa – 16 Fevereiro: Estádio Algarve – Albufeira (157,5 km) – 11h00 – 14h45
2.ª Etapa – 17 Fevereiro: Lagoa – Lagos (186,5 km) – 11h00 – 15h26
3.ª Etapa – 18 Fevereiro: Tavira – Malhão (179,2 km) – 11h00 – 15h16
4.ª Etapa – 19 Fevereiro: Albufeira – Tavira (167,3 km) – 11h00 – 14h59
5.ª Etapa – 20 Fevereiro: Lagoa - Portimão (17,2 km) – 12h00 -12h22

Meteorologia: ALERTA AMARELO A TODOS OS DISTRITOS DE PORTUGAL CONTINENTAL


No seguimento do contacto com o Instituto de Meteorologia (IM) realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), salienta-se que o estado do tempo, pelo menos até à próxima Quarta-feira (16FEV), será condicionado pela passagem de uma superfície frontal (14 e 15FEV), bem como pela aproximação de uma depressão (16FEV), que afectarão todo o território de Portugal Continental. Como tal, salienta-se o seguinte: Ocorrência de períodos de chuva, alternando com aguaceiros, já a partir da tarde do dia de hoje (14FEV). A partir da madrugada do dia de amanhã prevê-se a ocorrência de períodos de chuva forte no distrito de Faro. Vento soprando de forte a muito forte no Litoral, com rajadas que poderão ir até aos 70 km/h. Agitação marítima afectando toda a costa do território continental, sendo que a altura significativa das ondas poderá atingir os 8 a 9 metros na próxima Quarta-feira (16FEV) na Costa Ocidental, e 4 a 5 metros na Costa Sul. Esta situação de agravamento do fenómeno de agitação marítima será gradual ao longo dos próximos dias, até ao dia 16FEV.

Perante estas previsões, a Autoridade Nacional de Protecção Civil determinou, para o período das 14:00 horas do dia 14FEV até às 20:00 horas do dia 16FEV a passagem para ALERTA AMARELO A TODOS OS DISTRITOS DE PORTUGAL CONTINENTAL.
Os efeitos mais prováveis num cenário como o expectável são inundações por transbordo de rios, cheias rápidas em meio urbano, danos em estruturas montadas ou suspensas, deslizamentos de terras, quedas de árvores, possibilidade de sobre-elevação da maré, fenómenos de erosão na linha costeira, dificuldades com embarcações e possibilidade de acidentes junto à costa devido à agitação marítima e aumento do número de acidentes de viação.

VR Stº. António: Final do V Concurso de Fado Amador com grandes vozes do fado


Luís Manhita, vencedor da edição de 2010, foi o convidado especial

O Centro Cultural António Aleixo encheu no passado dia 12 de Fevereiro, para ouvir as grandes vozes do Fado, na final do V Concurso de Fado de Vila Real de Santo António.

Os grandes vencedores desta edição foram: no primeiro escalão e em primeiro lugar Aurora Gonçalves (Cabanas de Tavira), em segundo lugar César Matoso (Loulé) e em terceiro lugar Rui Encarnação, de Tavira. No segundo escalão, a vitória pertenceu a Inês Gonçalves, de Moura, em segundo lugar ficou Elsa Jerónimo, de Monte Gordo e em terceiro lugar Emanuela Furtado, de Tavira.

Na sessão final estiveram presentes cerca de 600 pessoas, que ainda puderam assistir ao grande espectáculo levado a cabo pelo vencedor da edição de 2010, Luís Manhita.
A esta grande final chegaram os vencedores apurados nas três eliminatórias anteriores, que decorreram nas três freguesias do concelho.

A organização do Concurso de Fado Amador foi da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e contou com a direcção musical de Valentim Filipe

Conselho de Administração do Mercado Municipal de Faro E.M :"Esclarecimento aos utentes do Mercado Municipal"


O Conselho de Administração do Mercado Municipal de Faro E.M, através de nota de imprensa, que transcvrevemos, "vem prestar os seguintes esclarecimentos":
"Os contratos com os operadores Com Creme Café, M7, Cafetaria Gago, O Farol e Algartalhos, foram denunciados, na observância da legislação em vigor, pois não foi possível chegar a acordo quanto à actualização das taxas de utilização mensal dos espaços que ocupam. Tal não foi feito sem antes terem sido postas em prática um vasto conjunto de diligências junto destes operadores tentando sensibilizá-los para a necessidade da revisão contratual.

Aquando da vinda para o novo Mercado foram os mesmos informados que a partir de 2010 e até 2012 as taxas seriam actualizadas faseadamente, por forma a atenuar as gritantes desigualdades de valores pagos pelos operadores antigos em relação aos novos, uma vez que todos se encontram nas mesmas condições de exploração dos espaços, pelo que não se justificam excepções.
Os valores dos espaços no Mercado Municipal foram actualizados. 85 dos 90 operadores estão a pagar consoante a actualização, contributo valioso e assinalável para a sustentabilidade económica do Mercado.

Os restantes 5 operadores pagam taxas irrisórias em face ao volume de facturação anual que por todos os utentes é facilmente testemunhado e é público. Não é justo para os contribuintes nem para os restantes operadores".

Taxas actuais dos operadores em causa / Taxas actualizadas
- Com Creme Café (loja com 33,81 m2) – 77,42 euros - Taxa actualizada: 338,10 euros
Actualização 86,89 euros por ano, ao longo de 3 anos

- O Farol (loja com 128,48 m2) – 294,22 euros -Taxa actualizada: 1284,80
Actualização: 330,10 euros por ano, ao longo de 3 anos

- Cafetaria Gago (loja com 50,30 m2) – 115,19 euros -Taxa actualizada: 503 euros
Actualização: 129,27 euros por ano, ao longo de 3 anos

- Morangos com Açúcar (loja com 117,74 m2) – 600 euros - Taxa actualizada: 1177,40 euros
Actualização: 192,40 euros por ano, ao longo de 3 anos

- Algartalhos (loja com 110,51 m2) – 251,90 - Taxa actualizada: 1105,10 euros
Actualização: 284,40 euros por ano, ao longo de 3 anos

Ainda segundo a o conselho de administração do Mercado, "não são comparáveis as instalações do antigo Mercado com as do novo e como tal não podem ser iguais as taxas mensais.
O Mercado tem uma situação financeira delicada. Deve 11 milhões de Euros a entidades bancárias e, no final de 2009, o prejuízo mensal situava-se em 25 mil euros. Se nada se fizesse, seriam os contribuintes que teriam de continuar a pagar para o Mercado permanecer aberto. Foram reduzidos custos com a administração, gestão operacional e limpeza, tendo sido esta última, antes contratada a uma entidade externa, passado a ser assegurada por funcionários da autarquia. A poupança foi significativa e o esforço deve ser partilhado por todos!", conclui o documento

Tavira: OFICINA “MÁSCARAS E MASCARILHAS” NO PALÁCIO DA GALERIA


Nos dias 19 de Fevereiro e 05 de Março, pelas 14h30, o Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria organiza a oficina “Máscaras e Mascarilhas”.
Esta acção surge no âmbito da exposição “Cidades e Mundos Rurais” e da época carnavalesca que se avizinha. A iniciativa visa a criação de máscaras inspiradas nos animais do campo algarvio e pretende estimular a descoberta de materiais e o cruzamento da pintura e escultura.
A inscrição é gratuita e obrigatória. Para mais informações deverão os interessados contactar o Serviço Educativo do Palácio da Galeria:
- Telf.: 281 320 500 (ext. 324)
- Fax: 281 322 888
- E-mail: edu.museus@cm-tavira.pt

AUDITÓRIO MARIA CAMPINA RECEBEU ESPECTÁCULO DE SOLIDARIEDADE A FAVOR DA SPEM



“SPEM – 5ª Gala Maria Campina”
A Fundação Pedro Ruivo com o apoio do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, apresentou um Espectáculo Solidário – 5ª Gala Maria Campina, em Faro, no passado dia 04 de Fevereiro (sexta-feira), cujo objectivo era apoiar a Delegação Distrital de Faro da SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla.
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica e degenerativa de causa desconhecida, caracterizada por apresentar áreas de desmielinização no Sistema Nervoso Central, com início na adolescência tardia ou no jovem adulto (20-40 anos), progredindo geralmente por surtos, sendo a sua evolução caracterizada pela grande variabilidade de alterações neuromotoras, com tendência à incapacidade progressiva do indivíduo.

Este Evento de Solidariedade teve como finalidade a angariação de fundos que permitam uma acção mais eficaz na nossa Instituição no apoio que é prestado, de modo a permitir responder às necessidades dos seus associados, familiares e/ou prestadores de cuidados, que não sabem como lidar com a “invasão” desta doença nas suas casas, bem como para a obra/construção de uma nova Sede Distrital de Faro da SPEM.

Todas estas iniciativas e outras que se seguirão nunca são demais para ajudar na promoção da qualidade de vida dos nossos associados, nunca esquecendo a realidade e necessidades daqueles que justificam a nossa existência.
A Delegação Distrital de Faro da SPEM e a Fundação Pedro Ruivo (com o apoio do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina) agradecem a todos os que estiveram presentes na 5ª Gala Maria Campina, bem como a todos aqueles que tornaram possível este Evento de Solidariedade.

1ª FEIRA DO CHOCOLATE NO MERCADO DE LOULÉ



De 23 a 26 de Fevereiro, das 10h00 às 19h30, o chocolate vai ser rei no Mercado Municipal de Loulé, naquela que será a primeira edição da Feira do Chocolate de Loulé.
Diversos stands com as mais variadas iguarias em que o chocolate é o principal ingrediente - dos bolos aos bombons, passando pelas cascatas, fondues ou pelas bebidas quentes - serão o atractivo de um certame em que se pretende promover produtos locais, regionais e nacionais, com o objectivo de divulgar as propriedades nutritivas do chocolate, a sua versatilidade culinária e a sua potencialidade turística.
Este evento será o primeiro no âmbito do Projecto CHARME Loulé, uma candidatura ao PO Algarve 21, tendo em vista uma reintegração do centro histórico da cidade na economia local.
O Mercado de Loulé, principal ícone turístico, assume assim o objectivo de dinamizar económica e culturalmente a baixa comercial da cidade.
A entrada é livre.

PSD/Algarve reclama apoios financeiros para comunidade piscatória lesada por obras na barra da Fuseta


As obras de recuperação dunar e abertura de nova barra da Fuseta constituiram o tema principal da reunião de trabalho realizada no passado dia 12 de Fevereiro entre o PSD/Algarve e a ADAPSA-Associação de Armadores de Pesca do Sotavento Algarvio para fazer o ponto de situação das obras do programa Polis de requalificação da ria Formosa naquela vila piscatória e saber do impacto social que o encerramento da barra está a ter na comunidade local.
Representantes dos pescadores partilharam com os dirigentes sociais-democratas a sua perplexidade e indignação pelo facto de, até ao momento, nenhum representante do Governo ou da Sociedade Polis ter dado a cara ou ter tomado a iniciativa de esclarecer a população sobre quando voltará a barra, encerrada há mais de dois meses, a abrir ao tráfego marítimo e a possibilitar aos pescadores saírem do porto local directamente para o mar.
Para o líder social-democrata algarvio, Luis Gomes, “esta situação deteriorou as condições de circulação marítima na ria e está a afectar seriamente a base económica da comunidade sem que nenhum governante ou responsável da Sociedade Polis pareça estar preocupado com os efeitos sociais profundamente negativos que a situação está a causar”.


“Como podem as entidades responsáveis ser tão sensíveis quanto à urgência de gastar dois milhões de euros em obras de duvidosa eficácia, para contrariar a Natureza e fechar a barra num lado e forçar a abertura noutro, e ao mesmo tempo permanecerem tão indiferentes à necessidade social de compensar a comunidade piscatória pelos graves prejuízos que tais obras lhes estão a causar?”, lamenta Luis Gomes.
Na sequência da reunião com os representantes da ADAPSA, que contemplou igualmente uma caminhada pela zona ribeirinha da Fuseta para observar, desde terra, os trabalhos em curso, foi também decidido pelos sociais-democratas levar a efeito uma sessão pública de esclarecimento, a qual terá por objectivo ouvir as populações afectadas sobre a forma como estas obras estão a prejudicar as suas vidas e prestar contas das diligências que o PSD/Algarve tem promovido sobre o assunto.
O problema já foi levado à Assembleia da República pela mão do PSD/Algarve -via Grupo Parlamentar- que endereçou um conjunto de questões à Sr.ª Ministra do Ambiente e Ordenamento do Território, as quais permanecem sem qualquer resposta.

“Qual a razão para que a obra tenha avançado sabendo-se de antemão que incidia numa área assinalada no POOC-Plano de Ordenamento da Orla Costeira como sendo de elevada susceptibilidade ao assoreamento e galgamento oceânico?” Ou, “quais os estudos técnicos que fundamentaram a decisão de adjudicação dos trabalhos, pelo preço global de dois milhões de euros, sem que estivesse garantida minimamente a sua total eficácia?”
Para o presidente do PSD/Algarve, Luis Gomes “essas são, entre outras, questões muito importantes a que o Governo, misteriosamente, persiste sem responder, e responsabilidades que nós continuamos a fazer questão que sejam apuradas, porquanto é muito dinheiro dos contribuintes que está a ser deitado ao mar para ir contra a Natureza e sem que quaisquer benefícios palpáveis para as populações sejam esperados.”
O PSD/Algarve recorda que a comunidade da Fuseta vinha alertando para a inutilidade das obras –e a história veio a dar-lhes razão-, sem que tais apelos tivessem merecido qualquer acolhimento dos organismos desconcentrados do Estado com competências de jurisdição, gestão e segurança do litoral.

PS- Faro está contra os procedimentos do Lider do CDS/PP no Mercado Municipal


Na passada sexta-feira dia 11 de Fev, alguns comerciantes do Mercado Municipal de Faro foram surpreendidos pela presença de uma força da PSP, para retirarem as esplanadas. A Administração do Mercado Municipal ao não conseguir os resultados, optou por colocar baías a redor dos estabelecimentos.
O actual Administrador do Mercado Municipal líder do CDS- PP, utiliza práticas efectivas de um partido de extrema-direita, onde as pessoas não contam quer sejam , proprietários, funcionários ou clientes. Quando não é possível agir pela Justiça, faz-se pela repressão. Em causa está a assinatura de novos contratos com o aumento das rendas de 4 € para 10 € por metro quadrado. No entender destes proprietários não existe o direito de os obrigarem a assinar novos contratos, quando já o fizeram em 2007, com validade até 2020, e o único direito que lhes assiste é o recurso à Justiça.
Na Campanha eleitoral, o Candidato Eng. Macário Correia, cabeça de lista pela coligação de Direita, anunciou publicamente que não iria aumentar as rendas dos operadores, e a pergunta que fazemos é, se existem duas lideranças, uma na Câmara Municipal exercida pelo PSD e, outra nas Empresas Municipais, exercida pelo CDS-PP? Concorda este Executivo com a medida de révanche tomada no sábado passado, de colocarem os estabelecimentos/esplanadas entre baías?

O PS-Faro está totalmente contra este tipo de atitudes, e na sequência do sucedido irá apresentar um documento na próxima reunião de Câmara, para que o Município, como accionista maioritário do Mercado Municipal, SA, solicite a retirada das baías desta infra-estrutura e que conteste o tipo de atitudes de coação feitas pela actual Administração Presidida pelo líder do CDS-PP, Dr. Francisco Paulino, para levar os proprietários a assinarem novos contratos.
Lamentável são as noticias vindas a publico, por declarações do Dr. Francisco Paulino em órgãos de comunicação social, quando confrontado com a existência de contratos para esse efeito, respondeu que “só podem ser falsos”.


Estas declarações levam o PS-Faro a exigir uma posição do Executivo perante este quadro do Mercado Municipal SA, visto existirem contratos assinados pelo mesmo. A seriedade do Município de Faro, e do Mercado Municipal SA, como Instituições de bem, não devem ser postas em causa, por afirmações, atitudes e comportamentos de quem as dirige.
Má fé, é como se caracteriza as atitudes da Administração MMF, ao cortarem a luz dos estabelecimentos em causa a partir das 18 horas, e o encerramento dos WC`s a partir das 22 horas. Estes proprietários lutaram e investiram sempre no espaço, com o objectivo de terem qualidade e dignidade de serviços para uma das principais infra-estruturas da Cidade de Faro, e seus clientes, pelo que merecem com certeza outro tipo de tratamento e comportamento.

Alice Vieira e Pedro Serrazina visitaram o Colégio Internacional de Vilamoura


O realizador Pedro Serrazina e escritora Alice Vieira foram os mais recentes convidados do programa A Magia das Palavras Contadas, que a Biblioteca do Colégio Internacional de Vilamoura (CIV) se encontra a promover desde o início do ano lectivo, no âmbito dos projectos de investigação em curso, e que visam transformar histórias em métodos de aprendizagem.
Ambos os convidados, um no ramo do cinema, outro no da literatura, deixaram aos alunos histórias de afectividade, de amor e de vida.
Pedro Serrazina, recém chegado de Inglaterra, onde esteve a tirar o seu mestrado, no Royal College of Arts, ofereceu aos alunos momentos de rara beleza com a exibição da sua última curta-metragem, Os Olhos do Farol (2010), já distinguida com os prémios: Melhor Animação, no Faial Filmes Fest; Prémio Cidade de Ovar, no Ovarvídeo, e uma menção honrosa no Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho –
Cinanima.
O filme conta-nos a história de um faroleiro e da sua filha, isolados numa ilha rochosa e onde a menina desenvolve “uma cumplicidade única com o mar, que lhe traz brinquedos sob a forma de objectos que dão à praia. Ao ritmo das ondas, estes objectos desvendam acontecimentos antigos, memórias que as marés não conseguem apagar…”.

Dos alunos do Jardim-de-Infância aos do secundário, num universo de 120 estudantes, todos se prenderam com esta história muda sobre a qual falaram de forma encantadora. Aos alunos do secundário, o realizador revelou que parte do story board desta curta nasceu em Vilamoura, quando há 11 anos se encontrava a velejar com quatro amigos, entre o Norte de Espanha e Barcelona, e fez uma paragem na Marina por duas semanas. Os alunos consideraram muito interessantes alguns aspectos técnicos, como as texturas apresentadas, e o making-off do filme.
Também a escritora Alice Vieira encantou. Perante uma audiência de alunos do terceiro ciclo (7.º ano e Year 8), a escritora falou da sua vida e obra. Assumida jornalista de profissão, Alice Vieira falou dos seus dias num jornal diário, do seu primeiro livro, Rosa, Minha Irmã Rosa (1979), distinguido com o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança, ao qual se encontra afectivamente mais ligada, do desafio da escrita, e da vida agitada que tem enquanto autora. Alice Vieira tem mais de 70 títulos publicados e ganhou dez dos mais significativos prémios literários da literatura infantil e juvenil.
No âmbito do mesmo programa, o CIV irá receber a 18 de Março próximo o escritor João Tordo.

Financiamento a empresas aumenta concessão de crédito em 12 por cento


No quarto trimestre de 2010 foram concedidos 1.438 milhões de euros em crédito, o que representa um aumento de 14,8% face ao período homólogo, de acordo com os indicadores da ASFAC – Associação de Instituições de Crédito Especializado. Também durante os 12 meses do ano se verificou uma subida de 12,2% face ao ano de 2009, somando os contratos de crédito estabelecidos com particulares e empresas num total de 5.136 milhões de euros.
Tal como aconteceu nos trimestres anteriores, estes valores foram fortemente influenciados pelo crédito concedido a empresas em crédito stock, que voltou a registar um aumento significativo – de 31,5% nos últimos três meses e de 36,4% durante o ano, representando já 51,3% do total de crédito. Também os montantes concedidos a empresas sob a forma de crédito clássico registaram um aumento (13,9% neste quarto trimestre), embora estes valores sejam pouco expressivos no total de crédito, pois correspondem apenas a 8,5% do crédito clássico e cerca de 3,4% do crédito total.


O quarto trimestre de 2010 foi o único período do ano em que o crédito ao consumo (crédito clássico concedido a particulares e que representa 91,5% do total do crédito clássico) registou uma subida (0,7%) face ao trimestre homólogo. Ainda assim, o crédito ao consumo apresentou um decréscimo de 3% durante o ano de 2010. O crédito revolving revelou uma redução dos montantes financiados ao longo de todo o ano de 2010, totalizando 437 milhões de euros, que se traduz numa redução de 19,1% face ao ano anterior.
Em 2010, com excepção do crédito a meios de transporte (aumento de 1,1%) e do crédito pessoal (subida de 7,9%), todos os tipos de crédito clássico viram reduzidos os montantes concedidos. A evolução positiva do crédito a meios de transporte deve-se, exclusivamente, ao quarto trimestre do ano, onde se observou uma evolução de 6,5%. A antecipação da compra de veículos devido ao aumento do IVA e a alteração das condições de acesso ao incentivo por abate contribuíram para esta subida que suportou o crédito ao consumo e, consecutivamente, o crédito clássico durante o quarto trimestre, já que o crédito para meios de transporte corresponde a 77% do crédito clássico. Também em 2010 se observou uma redução de 14% do crédito lar (tipo de financiamento a que corresponde 13,7% do crédito clássico). Os outros tipos de produto, apesar de apresentarem evoluções fortemente negativas, não têm expressividade em termos de montantes financiados.


Durante o quarto trimestre de 2010 celebraram-se 123.088 contratos de crédito clássico (442.051 em todo o ano de 2010). Destes contratos, 97,4% correspondem a contratos de crédito ao consumo. Cada contrato de crédito ao consumo foi, em média, de 4.271 euros (4.385 euros em todo o ano de 2010), valor 21,7% superior ao mesmo trimestre de 2009. O valor médio dos contratos celebrados com empresas cifrou-se em 15.730 euros (15.385 euros em todo o ano de 2010), valor cerca de 1,9% inferior ao mesmo trimestre de 2009.
Para o presidente da ASFAC, António Menezes Rodrigues, “estamos a assistir a uma mudança no tipo de financiamento prestado pelas nossas associadas. Se até ao ano passado a maioria do crédito concedido se destinava a particulares, actualmente e fruto da conjuntura económica que estamos a atravessar, a maioria do financiamento é concedido às empresas, sobretudo para a reposição de stocks. Apesar de estarem a estabelecer contratos de maior valor, os consumidores estão a recorrer menos ao crédito ao consumo (cerca de 18%)”.

Badminton - ACD Che Lagoense Campeã Nacional Equipas Mistas em Sub15, Sub17 e Sub 19


No fim de semana de 12/13 Fevereiro, nas Caldas da Rainha, disputou-se no Centro de Alto Rendimento de Desporto de Badminton, os Campeonatos Nacionais de Equipas Mistas nas categorias de Sub15, Sub17 e Sub19, com a equipa Algarvia, do Concelho de Lagoa e sede no Parchal, a conseguir dois feitos notáveis.
O primeiro a de ser a única equipa a marcar presença no Campeonato Nacional nos três escalões, em que se disputavam os títulos de Campeões e o segundo feito, esse de maior realce ainda, o facto de se ter sagrado Campeã Nacional de Equipas Mistas em Sub15, Sub17 e Sub19 em simultâneo.
Estes foram os primeiros títulos em disputa na época 2010/2011 e os três, foram ganhos pela equipa Algarvia, que assim deixa enormes expectativas para a recta final da época, em que estão em disputa, os vários títulos de Campeões Nacionais, tanto colectivos como individuais, destacando-se o de Equipas Mistas em Séniores, titulo que vai determinar o representante de Portugal na Taça dos Clubes Campeões Europeus.

PSD: Acção de Formação Autárquica em Faro


David Santos, presidente do PSD-Faro, quer autarcas com melhor formação
Realizou-se no passado sábado, dia 12 de Fevereiro, uma Acção de Formação Autárquica organizada pela Comissão Politica de Secção do PSD/Faro, e pelo seu Gabinete de Apoio Autárquico, dirigida a todos os candidatos que integraram as listas do PSD nas últimas eleições autárquicas, no Distrito de Faro.
Ao evento, que decorreu no Clube Farense, sito na Rua de Sto. António, em Faro, afluíram autarcas de todo o Algarve, incluindo vários Presidentes de Câmara.
O programa versou sobre o regime das atribuições e competências das autarquias locais, e teve como oradores o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Eng. Macário Correia, o Dr. João Paulo Zbyszewski, Coordenador do Gabinete Autárquico do PSD, o Eng. Luis Gomes, Presidente do PSD/Algarve, e o Eng. David Santos, Presidente da CPS do PSD/Faro.
O Clube Farense encheu para acolher mais de uma centena de autarcas participantes que assistiram a esta formação, com a qual se pretendeu dotar os presentes de melhores recursos para um melhor desempenho das suas funções e do serviço a prestar à população.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Estudo sobre a "gestão da diabetes de forma estruturada "


A gestão da diabetes de forma estruturada pode melhorar significativamente o controlo glicémico geral e reduzir os valores da HbA1c na diabetes de tipo 2 não insulinotratada

Um conceito inovador na gestão da diabetes, que inclui a automonitorização da glicemia de forma estruturada, a visualização dos dados, a análise dos padrões e os ajustes na terapêutica que daí advêm, pode reduzir significativamente os valores da HbA1c, melhorar o controlo glicémico e aumentar a qualidade de vida dos doentes. Estes são os resultados-chave de 12 meses do estudo Structured Testing Protocol (STeP - Protocolo de Teste Estruturado), recentemente publicado na revista científica Diabetes Care.[i]

A automonitorização da glicemia é um elemento bem estabelecido da gestão da terapia em pessoas com diabetes tipo 1 ou tipo 2 insulinotratadas.[ii],[iii] No entanto, surgiram opiniões controversas sobre se a automonitorização da glicemia é similarmente benéfica em pessoas com diabetes tipo 2 não insulinotratada.[iv],[v],[vi],[vii] Para obter novas conclusões sobre este assunto foi realizado o estudo STeP: Um ensaio clínico multi-cêntrico, prospectivo, com grupos aleatorizados, que examinou o impacto da automonitorização estruturada da glicemia em 483 pessoas com diabetes tipo 2 não insulinotratada que evidenciaram um controlo glicémico fraco (HbA1c ≥ 7,5%) no início do estudo. Os resultados forneceram novas e significativas evidências sobre a sua eficácia.


A concepção do estudo - controlo normal da diabetes versus controlo estruturado da diabetes


Os participantes foram recrutados em vários consultórios de cuidados primários do leste dos Estados Unidos. Os consultórios foram atribuídos aleatoriamente a um grupo de controlo activo (ACG - active control group, n=227) ou a um grupo de teste estruturado (STG - structured testing group; n=256). A duração do estudo foi de 12 meses e as avaliações dos parâmetros clínicos foram realizadas no início do estudo e durante as consultas marcadas para os meses 1, 3, 6, 9 e 12. Durante as consultas, os profissionais de saúde obtiveram dados laboratoriais relevantes e todos os participantes preencheram questionários relativos à sua qualidade de vida. Os doentes no grupo de controlo activo receberam o tratamento habitual, em conformidade com as recomendações relativas ao tratamento padrão nos E.U.A. Os doentes do grupo de teste estruturado receberam o mesmo tratamento, mas o seu protocolo foi complementado com o conceito de gestão estruturada da diabetes focado na automonitorização estruturada da glicemia. Os doentes de ambos os grupos receberam gratuitamente medidores de glicemia e tiras teste.


Análise dos perfis individuais de glicemia - solução para uma gestão eficaz da diabetes de forma estruturada


O conceito inovador baseia-se em perfis glicémicos de 7 pontos estruturados (em jejum, pré-prandial e 2 horas pós-prandial a cada refeição e ao deitar), recolhidos e documentados ao longo de 3 dias consecutivos antes de cada consulta marcada trimestralmente com o profissional de saúde. Para documentarem os valores glicémicos, a quantidade de refeições, os níveis de energia, e para comentarem a sua experiência com a automonitorização da glucose sanguínea, os participantes do grupo de teste estruturado utilizaram a ferramenta de perfil de 3 dias Accu-Chek® 360° View. Discutiram os perfis obtidos com os seus prestadores de cuidados de saúde em todas as consultas médicas. Para os familiarizar com o protocolo, os doentes no braço de estudo do grupo de teste estruturado receberam uma formação uniformizada em automonitorização da glucose sanguínea, enquanto os seus médicos foram igualmente formados e equipados com um algoritmo que sugere as estratégias de medicação apropriadas.


Valores da HbA1c significativamente reduzidos com a utilização de uma gestão da diabetes de forma estruturada


A análise da intenção de tratar (ITT - intent-to-treat) demonstrou melhorias significativas nos valores médios da HbA1c nos doentes de ambos os grupos, ACG e STG. Contudo, após 12 meses, os valores da HbA1c foram significativamente mais baixos nos doentes do grupo de teste estruturado do que nos participantes do grupo de controlo activo (-1,2% vs. -0,9%; Δ=‑0,3%, p=0,04). A análise de acordo com o protocolo demonstrou uma redução ainda maior na HbA1c (-1,3% vs. -0,8%; Δ=‑0,5%, p<0,003). A avaliação posterior dos dados do grupo de teste estruturado revelou reduções significativas nos níveis de glucose pré e pós-prandial em todos os pontos temporais (p<0,001). Ainda mais importante, não houve uma queda significativa do mês 1 ao mês 12 nas excursões glicémicas pré e pós-prandiais em todas as refeições: pequeno-almoço (44 mg/dL a 35 mg/dL, p<0,005), almoço (25 mg/dL a 17 mg/dL, p<0,03) e jantar (34 mg/dL a 26 mg/dL, p<0,05). Além disso, a amplitude média das excursões glicémicas (MAGE) (p=0,0003) no grupo de teste estruturado indicou reduções médias significativas na variabilidade glicémica (mês 1: 38,5 mg/dL vs. mês 12: 34,3 mg/dL).

Resultados significativos para melhores ajustes da terapêutica e melhor controlo glicémico

A utilização do conceito de gestão da diabetes de forma eficaz e estruturada com a análise dos padrões individuais, conforme aplicado no braço do grupo de teste estruturado com a ferramenta de perfil de 3 dias Accu-Chek 360° View, pode conduzir a melhores resultados médicos, clinicamente significativos, em pessoas com diabetes tipo 2 com controlo deficiente e não insulinotratadas. Uma vez que o protocolo do grupo de teste estruturado dá ênfase ao momento em que os doentes fazem o teste e ao modo como os profissionais de saúde utilizam os dados clinicamente relevantes, suportados pelas ferramentas Accu-Chek da Roche Diabetes Care, pode ser apropriado dar uma atenção especial ao aumento da qualidade da automonitorização da glicemia de forma estruturada e ao modo como os resultados do teste são utilizados. A integração da automonitorização estruturada da glucose sanguínea num programa de tratamento conjunto e, por conseguinte, nas rotinas de terapêutica das pessoas com diabetes de tipo 2 não insulinotratada, pode conduzir a uma melhor interacção médico-doente, suportando decisões terapêuticas mais informadas e resultando num melhor controlo glicémico.
Para mais informação sobre o estudo STeP, visite: Link Diabetes Care - Link Behavioral Diabetes Institute

Ciclismo: TAVIRA / PRIO VENCE EM LOULÉ


Já está aberta oficialmente a nova temporada do ciclismo nacional. O arranque deu-se hoje com a Prova de Abertura – 1º Prémio Cidade de Loulé, em que a equipa Tavira / Prio saiu vencedora colectivamente.
Nos 145,3 quilómetros que compreendiam o percurso, Tomas Metcalfe foi o melhor nas metas-volantes, pontuando nos dois prémios existentes, ao passar em primeiro e terceiro lugares.
Pior sorte teve Samuel Caldeira, que na preparação para o sprint viu-se envolvido numa queda. Ricardo Mestre cortou em segundo lugar a meta, seguido por João Pereira. Na geral, Mestre conseguiu o terceiro posto, a quatro segundos do vencedor, e João Pereira ocupou o quarto lugar.
Pela Tavira/Prio alinharam todos os atletas profissionais do grupo tavirense, Ricardo Mestre, Nelson Vitorino, Samuel Caldeira, Luís Silva, André Cardoso, David Livramento, Daniel Mestre, Henrique Casimiro, Tomas Metcalfe, Diogo Nunes, e João Pereira.
Amanhã é dia de apresentação da equipa Tavira / Prio à imprensa, pelas 18horas, no Mercado da Ribeira, em Tavira.
Depois, a partir do dia 16 e até ao dia 20 tem lugar a Volta ao Algarve, com a presença dos corredores Ricardo Mestre, Samuel Caldeira, Luís Silva, André Cardoso, Tomas Metcalfe, David Livramento, Henrique Casimiro, e Daniel Mestre.

ALPINISTAS ALGARVIOS NA SERRA NEVADA



A Associação de Montanhismo e Escalada do Algarve (AMEA) organiza, entre 25 e 27 de Fevereiro, uma atividade de alpinismo com destino à Sierra Nevada, perto de Granada, em Espanha.
Trata-se de uma atividade destinada a todos os praticantes de alpinismo, quer com pouca ou muita experiência, pois esta é uma zona de ascensões e caminhadas com vários graus de dificuldade, sendo no entanto necessário ter preparação física adequada à actividade.
O objetivo da viagem é aperfeiçoar conhecimentos e técnicas da modalidade de alpinismo, através da ascensão do pico Veleta (3395 metros) pela via normal (cuja dificuldade não é muito elevada) no primeiro dia, e no segundo dia a realização de várias técnicas de progressão e aprendizagem de algumas noções de alpinismo e montanhismo.
A AMEA proporcionará o acompanhamento técnico (monitores que serão os responsáveis pelas decisões a tomar, assim como responder a dúvidas ou questões técnicas que surjam), o seguro (através da FPME), e o transporte. As dormidas serão sempre em tenda, mas no sábado, 26, os participantes terão à disposição vários tipos de alojamento na vila.
Mais informações junto do sítio http://www.amea.pt. (Presidente David Rodrigues).

Escoteiros: Chefia Regional do Sul, promove DiriMeeting



Escoteiros: Chefia Regional do Sul, promove DiriMeeting
No passado fim-de-semana, os Dirigentes da Região do Sul, da Associação dos Escoteiros de Portugal, reuniram-se em Lagoa, no Indaba Regional.
Esta actividade assumiu como mote: a partilha e troca de experiências, divulgação de boas práticas, partilha de conhecimentos e o convívio entre todos os Dirigentes participantes.
A manhã de Sábado foi dedicada ao Conselho Regional, no qual foi aprovado o Relatório de Actividades e Contas de 2010 e o Plano de Actividades e Orçamento para 2011.
Após o almoço e durante o “Dirimeeting” foram apresentados aos participantes a grande actividade nacional o “ACNAC 2011” a realizar entre os dias 1 e 7 de Agosto na Serra do Caramulo, bem como vários ateliês sobre Animação, os Uniformes e a Vida Associativa.
Estiveram presentes os Grupos 6 de Olhão, 60 de Vila Real de Sto António, 77 de Faro, 166 de Montenegro, 197 de Quelfes, 234 de Beja, 238 de Lagoa e os Grupos em Formação de Almancil e Benafim, que participaram activamente em todas as actividades, tendo saído deste encontro muito mais ricos a nível Escotista.
As animações à boa maneira Escotista e a camaradagem reinaram durante todo o fim-de-semana, sendo um dos momentos altos, as animações, anedotas, danças e jogos escotistas realizados durante o Fogo de Conselho. O dia terminou com uma Ceia oferecida pela Chefia Regional e no Domingo de manhã foi realizado um jogo escotista, bem animado, pela cidade de Lagoa.
A Chefia Regional do Sul

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Câmara de Lagos distinguida com 1º Prémio pela Associação da Bandeira Azul.


A iniciativa “Apeixonados”, promovida no Verão passado pela Câmara Municipal de Lagos, foi distinguida com o 1.º prémio do Concurso Actividades de Educação Ambiental - Biodiversidade em Sistemas Aquáticos da responsabilidade da Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Realizada no âmbito da Campanha da Bandeira Azul, que a Câmara Municipal de Lagos organiza há vários anos consecutivos, a actividade “Apeixonados” foi uma das diversas iniciativas integradas na semana temática sobre a Biodiversidade, que decorreu em Agosto passado.
Através desta actividade, que decorreu no dia 10 de Agosto na Praia do Porto Mós, pretendeu-se dar a conhecer a biodiversidade existente nos rios e mares, através da leitura de quadras, adivinhas e poemas do livro “Apeixonados”, ao mesmo tempo que se mostrava as ilustrações existentes neste, para auxiliar na descoberta das respostas.
Trutas, piranhas, carpas, lontras, cavalos-marinhos, golfinhos, sardinhas, tubarões, caranguejos, conquilhas, lulas, tartarugas, corais, entre outras, foram algumas das espécies marinhas retratadas nas quadras, adivinhas e poemas, escritos por José Pinheiro e ilustrados pela sua filha Catarina Pinheiro (de 14 anos), que foram também os animadores desta actividade de sensibilização ambiental. As crianças participantes foram igualmente sensibilizadas para a necessidade de preservarem os ecossistemas aquáticos e a qualidade da água.
Para tornar a actividade mais dinâmica e interactiva, foram ainda utilizadas marionetas do Neptuno e de uma sereia e no final as crianças foram convidadas a desenharem peixes na areia.
O prémio será recebido numa cerimónia a decorrer no decurso do mês de Fevereiro, em data e local a anunciar.
Uma distinção que vem reconhecer o trabalho e confirmar o lugar de destaque da Câmara Municipal de Lagos em matéria de educação ambiental, designadamente no âmbito da Bandeira Azul, onde o Município já foi distinguido várias vezes com os 2ºs e 3ºs prémios.

Informação Complementar:

Concurso Actividades de Educação Ambiental - Biodiversidade em Sistemas Aquáticos
De acordo com a ABAE, este Concurso visa estimular a participação activa dos gestores e promotores de praias e marinas na busca de opções mais sustentáveis de preservação dos ecossistemas onde se encontram e constitui, ainda, uma forma de estimular a qualidade, interesse e criatividade das comunidades favorecendo o conhecimento da Biodiversidade local e reconhecimento da sua importância e preservação ao nível local, ao mesmo tempo que pretende premiar o aparecimento de projectos ou medidas de intervenção local de protecção de ecossistemas determinados.
O Júri do concurso foi constituído por representantes das seguintes entidades: Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE); Agência Portuguesa do Ambiente (APA); Instituto da conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) e Fundação Vodafone Portugal.

Lagos distinguida com 1º Prémio pela Associação da Bandeira Azul.

APEIXONADOS

Apeixonados é um livro-jogo infanto-juvenil, líquido e compósito, a quatro mãos, que resulta do entrelaço entre os jogos de palavras do pai e dos desenhos da filha, com o objectivo de multiplicar a ternura partilhada e a paixão única pela biodiversidade existente nos rios e nos mares. Com apenas 13 anos, Catarina Pinheiro ilustrou de forma criativa e inventiva a obra Apeixonados, livro–jogo de adivinha e de descoberta, cuja temática central reside em torno da água e da riqueza da biodiversidade. Nesta viagem, os leitores - pais, filhos, professores, educadores, alunos, animadores, artistas e outros, no mínimo em pares - são convidados a descobrir e a identificar, em espaços-tempo de diálogo e de ternura partilhada, os seres viventes nos rios, nos mares e nos oceanos.
O carácter inovador da obra, a temática central do livro em torno da água, da preservação e conservação em equilíbrio da natureza, a importância do desenvolvimento da ligação Escola-Família-Comunidade a que se alia a Celebração de 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade, foram factores que pesaram para que este livro tivesse sido partilhado na Praia de Porto de Mós, em Lagos. A obra Apeixonados foi apresentada através da leitura partilhada em conjugação com marionetas manipuladas pelas crianças, realizadas pelo Teatro de Marionetas MACAPI, representadas pelo Rei Neptuno, pela Sereiazinha e por outros peixes dos rios e dos mares. Durante a apresentação foram sorteadas duas camisolas que foram desenhadas, no local, pela Catarina Pinheiro, de acordo com as escolhas das crianças.

EXPOSIÇÃO SILVES ISLÂMICA APRESENTA CINCO SÉCULOS DE OCUPAÇÃO DO ARRABALDE ORIENTAL


A partir do próximo dia 11 de Fevereiro o Museu Municipal de Arqueologia de Silves tem patente ao público a exposição “Silves Islâmica – cinco séculos de ocupação do Arrabalde Oriental”.
Esta mostra é composta por mais de duas centenas de objectos arqueológicos encontrados aquando do início das obras de construção da nova Biblioteca Municipal - desde objectos de uso doméstico ou de uso em práticas religiosas ou em rituais até testemunhos de guerra, adornos, objectos associados a actividades artesanais e de lazer -; e que dizem respeito a parte do arrabalde oriental da cidade de Silves em tempo de dominação islâmica.
A descoberta destes importantes vestígios e a, subsequente, realização de trabalhos arqueológicos numa área de 600 m2, são factores que contribuíram para a compreensão da dinâmica de ocupação do espaço e para a reconstrução do quotidiano das populações que ali habitaram durante cerca de cinco séculos.
Trata-se, assim, de uma exposição que descreve, de forma didáctica e com recurso a plantas do local, as diversas fases de ocupação do arrabalde, desde o século X (altura em que a área se incluía no espaço periurbano da cidade) até à reconquista cristã (período em que se inicia um processo de desertificação).
A exposição poderá ser visitada até ao dia 27 de Agosto, de segunda a sábado, no horário compreendido entre as 9h00 e as 18h00.
Para mais informações os interessados poderão contactar o Museu Municipal de Arqueologia de Silves, através do telefone 282 444 832 ou do endereço de correio electrónico museu.municipal@cm-silves.pt.

Castro Marim: Potencialidades do Sal e Flor de Sal em debate


O Jornal do Baixo Guadiana e a Associação para a Geminação Castro Marim/Guèrande realizam em conjunto, no próximo dia 19 de Fevereiro (Sábado), um Encontro sobre a temática «Economia do Sal e Flor de Sal em Castro Marim». O cenário escolhido para o debate é o coração das salinas; o Auditório da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA, a partir das 09h30 até às 17h30.O objectivo é debater a temática de forma a abrir novos horizontes relativamente à economia do sal no Baixo Guadiana.
O Encontro surge na sequência de uma reportagem publicada na edição de Outubro de 2010 no JBG o­nde se falam de potencialidades, mas também de lacunas do sector, sendo que actualmente cerca de 80% das salinas estão desactivadas, apesar de este ser o «Ouro Branco» de Castro Marim. Pretende-se uma reflexão mas também que o encontro de base para projectar mudanças para a actividade.
O Encontro prolonga-se pelo dia dentro com cinco painéis distintos o­nde se foca o enquadramento histórico e o associativismo; a área empresarial e o marketing; a Saúde, Alimentação e Biodiversidade; os Apoios; e finalmente a apresentação de um novo produto criado exclusivamente com o sal do Baixo Guadiana.
Para o debate estão confirmadas a presença de entidades fulcrais para o desenvolvimento da economia do sal, destacando a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA, CCDR Algarve, ERTA, AHETA, Qualifica, UAlg, Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA; também a empresa Municipal de Castro Marim «NovBaesuris»; as associações e cooperativas como a Tradisal e Terras de Sal; a recém-criada Associação para a Geminação Castro Marim/Guèrande; a Associação Terras do Baixo Guadiana; o historiador Hugo Cavaco, empresários, salineiros e formandos da actividade. A pastelaria «A Prova» apresenta ainda doçaria produzida com Sal e flor de Sal de Castro Marim.O encerramento está a cargo de José Fernandes Estevens - Presidente Câmara Municipal de Castro Marim e da ODIANA.
Inscrições até 15 Fevereiro gratuitas e destinada ao público em geral.Associação Odiana: 281 531 171; Fax 281 531 080; baixoguadiana@gmail.comgeral@odiana.pt

Municípios do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina recorrem à via judicial


Reunidos em Aljezur em 9 de Fevereiro do ano em curso, os Presidentes dos Municípios de Aljezur, Odemira, Sines e Vila do Bispo, após uma primeira análise do POPNSACV aprovado em Conselho de Ministros de 27 de Janeiro de 2011, publicado em DR, através da RCM nº 11-B/2011 de 4 de Fevereiro, ainda sem acesso ao Relatório de Ponderação relativo às participações recebidas em sede de Discussão Pública, sem conhecimento do Parecer Final da Comissão Mista de Acompanhamento da Revisão do Plano, e mesmo sem as Plantas de Síntese e de Condicionantes em formato digital que trarão consigo, seguramente “imensas surpresas”, constatam já que a aplicação do mesmo prejudica gravemente as populações destes municípios, o seu desenvolvimento sustentável, padece de vários vícios, prejudicando e afectando o cumprimento das atribuições fixadas por lei para as autarquias locais, que obrigarão ao recurso da Via Judicial para repor a respectiva legalidade.
Face à gravidade da situação, reiteramos o pedido de demissão dos responsáveis políticos do Ministério do Ambiente.

Já podes escrever um email ao "Bogas"

O nosso amigo Bogas, começou a dedicar-se à magia do mundo digital. Tão apaixonado ficou, pela proximidade que a internet cria com todos os seus amigos, que decidiu criar o seu próprio email - mascote.bogas@aguasdoalgarve.pt.





Agora já podes enviar-lhe mensagens, que ele te irá responder a todas as tuas perguntas!!!! Durante o mês de Fevereiro, o bogas irá oferecer a todos os seus amiguinhos que lhe enviem um poema sobre a água, um cantil de água, para que possas levar a água para beber para todo o lado.
Vá lá! do que estás à espera? Envia um email, e não te esqueças de indicar o teu nome, idade e morada. Se quiseres envia também a tua fotografia, para que possas entrar para o clube do Bogas.
Nota da direcção: Algarve Press, como tem sido habitual, associa-se ,mais uma vez, a esta iniciatíva da empresa Águas do Algarve. M.L.

Três aneurismas detectados em familiares directos



Sob o mote “Quem sai aos seus, faz o rastreio”, mais de 100 pessoas tratadas aos aneurismas da aorta abdominal (AAA) e familiares, vindas de todo o país, aceitaram o desafio lançado pelo Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital de Santa Marta (Centro Hospitalar de Lisboa Central) para participar no I Encontro dos Doentes Tratados aos Aneurismas da Aorta Abdominal e Familiares.
Esta iniciativa inédita em Portugal teve como objectivo a promoção da saúde, através da sensibilização dos familiares directos dos doentes com AAA, acompanhados e tratados nesta unidade hospitalar, sobretudo os homens com mais de 50 anos, fumadores ou ex-fumadores. Esta acção permitiu ainda dar a conhecer os factores de risco da doença e realizar, se necessário, o despiste através de uma ecografia abdominal. Por outro lado, o Encontro proporcionou uma plataforma de diálogo entre especialistas e utentes, desmistificando dúvidas e receios acerca dos aneurismas da aorta abdominal.
Para evidenciar a facilidade e simplicidade do diagnóstico, foram efectuadas várias ecografias abdominais aos familiares presentes, sendo detectados três casos de aneurisma da aorta abdominal.