quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CINE-TEATRO LOULETANO ABRE PORTAS COM IMAGEM RENOVADA


No dia 1 de Fevereiro, que assinalou o 23º aniversário da cidade de Loulé, o espaço cultural mais emblemático do Concelho abriu portas a um novo ciclo da sua vida. Após obras de requalificação iniciadas em 2008, o Cine-Teatro Louletano apresentou-se ontem ao público como um espaço moderno que integra as mais avançadas tecnologias, mas onde se mantém a traça original com o cunho da década de trinta do século XX.
Na cerimónia inaugural, a população, acompanhada pelo executivo municipal e técnicos da obra, teve a oportunidade de fazer uma visita ao interior do edifício e conhecer algumas das áreas normalmente interditas ao público.

Neste momento histórico para o Cine-Teatro, no seu discurso inaugural, o presidente da Autarquia relembrou as individualidades louletanas que estiveram na génese da sua fundação - Alberto Rodrigues Formosinho, Artur Gomes Pablos, David Evaristo d’Aragão Teixeira, Joaquim Cândido Pereira Magalhães e Silva, José da Costa Ascensão, José da Costa Guerreiro, José Martins Júnior, Manuel dos Santos Pinheiro Júnior e, por último, António Maria Frutuoso da Silva.
Relativamente a Frutuoso da Silva, uma das principais figuras ligadas a esta construção, jurista mas um profundo amante das artes, o edil sublinhou “a sua tenacidade, a sua iniciativa, o seu denodado propósito de levar por diante a construção do Cine-Teatro a ponto de se ter arruinado para poder concluir, em 1930, esse projecto que havia começado precisamente 5 anos antes”. Nesse sentido, Seruca Emídio lançou a proposta do nome deste louletano poder vir a ser adoptado como patrono do Cine-Teatro Louletano, naquilo que considera ser “uma justa homenagem”.
Quanto à obra, o autarca justificou a opção em fazer uma reabilitação do antigo edifício em vez de criar uma obra de raiz. “A decisão que nos levou à aquisição do edifício, devolvendo a sua propriedade ao povo de Loulé, só fazia sentido se prosseguida por uma outra que visasse a sua recuperação, reabilitação e remodelação, em defesa e promoção do património construído”, salientou.

E no contexto da política de valorização do património da cidade de Loulé que tem sido seguida nos últimos anos, o presidente da Câmara referiu a intervenção realizada no Arquivo Municipal, “que é hoje depositário de uma herança cultural que dá expressão à nossa identidade e que desempenha um papel fulcral no conhecimento do nosso passado”; a reabilitação e requalificação do Mercado Municipal, distinguida com um Prémio de Turismo; a intervenção na zona amuralhada da cidade, “reassumindo visualmente aquilo que foram as suas funções, caracterizando e projectando um espaço que nos valoriza como comunidade multissecular”; a recuperação e restauro da Ermida da Nossa Senhora da Conceição; e a requalificação da Praça da República.
Apesar de momentos difíceis na história do Cine-Teatro Loueltano, nomeadamente na década de 70, altura em que esteve à beira de ser vendido para outros fins que não espaço de artes e espectáculos, Seruca Emidio mostrou-se confiante quanto ao novo rumo deste equipamento cultural: “O Cine-Teatro Municipal transforma-se, a partir de hoje, num instrumento de afirmação de uma política de preservação do património e desenvolvimento cultural e da história local. É, pois, um exemplo, mais um exemplo, um bom exemplo, do que temos feito e do que queremos continuar a fazer - pensar sempre o dia de amanhã”, disse, referido ainda que irá integrar “uma programação simples mas de qualidade que vá ao encontro dos diversos públicos e que alcance diferentes géneros de espectáculos”.

3,5 milhões de investimento
Antes desta intervenção, o edifício do Cine-Teatro Louletano encontrava-se em acentuado estado de degradação e bastante obsoleto em termos dos equipamentos técnicos. Por outro lado, existiam algumas deficiências e carências estruturais e arquitectónicas e alguns problemas de segurança, nomeadamente no 2º e 3º balcão que nos últimos tempos se encontravam encerrados ao público.
Assim, os principais objectivos desta intervenção passaram por quatro directrizes - modernidade, polivalência, segurança e conforto.
Os trabalhos efectuados incidiram na preservação das principais estruturas da sala de espectáculos – plateia, frisas, 1º e 2º balcão, passando agora a ter uma lotação para 314 espectadores. Por outro lado, optou-se por construir de raiz uma caixa de palco verdadeiramente dimensionada e equipada e novos núcleos de acessos verticais. Criou-se um palco tradicional inteiramente novo, equipado com bastidores laterais com dimensões bastante superiores às que existiam.
A instalação do sistema de ar condicionado da sala, a substituição das cadeiras e a execução de novos revestimentos dos tectos foram alguns dos trabalhos realizados, a par de uma profunda remodelação ao nível de materiais de revestimento, cores e pinturas, de modo a melhorar as condições deficientes de acústica, conforto e visibilidade. Procedeu-se à demolição dos antigos camarins (substituídos por novos), bem como do 3º balcão.
Todas as zonas técnicas, instalações sanitárias, sub-palco, teia/palco, e boca de cena, foram objecto de reconstrução por não apresentarem condições de segurança que permitissem considerar o seu restauro. Foram, criados novos caminhos de evacuação em número e dimensão, nomeadamente instalação de elevadores, que garantam o respeito pela regulamentação em vigor. O 2.º balcão – 70 lugares – foi totalmente reperfilado no que diz respeito aos degraus e profundidade.
Não obstante da forte apostado na modernização do espaço, preservou-se a memória do edifício, nomeadamente em termos da sua fachada, e apontamento no interior da sala.

Programação de qualidade para vários públicos
Espectáculos para diversos públicos, nas diversas áreas artísticas, da música à dança, passando pelo teatro e, naturalmente, pelo cinema, a diferenciação é a nota dominante no conjunto das actividades previstas para o presente ano no Cine-Teatro Louletano.
A organização do Cine-Teatro Louletano pretende oferecer ao público eventos distintos das restantes propostas culturais existentes na região, numa tentativa de tornar este ex-líbris da cidade um pouco como um espaço alternativo, mas mantendo o cariz tradicional do edifício. A qualidade será sempre o principal objectivo das actividades a realizar.
De um modo geral, as valências que aqui existiam mantêm-se. A grande diferença é que há melhores condições e equipamentos para dar resposta às necessidades sentidas anteriormente. Os espectáculos de teatro, dança ou música continuam a ser as grandes apostas deste espaço. Também o cinema continua a merecer destaque sobretudo porque foi instalada uma nova máquina de projecção, adaptada aos novos tempos da sétima arte. Outra das novidades introduzidas diz respeito a cabines de tradução que permitirão criar condições para acolher seminários, colóquios, conferências, criando também aqui uma espécie de centro de congressos, a par da vertente de sala de espectáculos.

81 anos de história
O Cine-Teatro Louletano manteve-se ao longo destes cerca de 80 anos de existência como propriedade da Sociedade Teatral Louletana, constituída em 1925 com o objectivo de “construir um teatro e suas dependências, a respectiva exploração em todas as suas manifestações de arte dramática, lírica, cinematográfica, concertos musicais, serões e conferências artísticas e em tudo o mais que lhe é próprio, excepto comícios políticos”. De entre o nome dos seus fundadores estavam Alberto Rodrigues Formosinho, António Maria Frutuoso da Silva, Artur Gomes Pablos, David Evaristo d'Aragão Teixeira, Dr. Joaquim Cândido Pereira de Magalhães e Silva, José da Costa Ascensão, José da Costa Guerreiro, José Martins Júnior e Manuel dos Santos Pinheiro Júnior que investiram um capital social de 180 contos divididos em nove quotas de 20 contos, ao qual se juntaram dois terrenos, um deles adquirido em hasta pública à Câmara Municipal de Loulé.
A inauguração oficial do teatro deu-se a 19 de Abril de 1930 mas, entre 15 e 23 de Março, já funcionara como cinema.
Na inauguração actuou a Companhia Teatral, da grande actriz Ilda Stichini, da qual faziam parte os artistas Clemente Pinto, Luz Veloso, Luís Prieto, Joaquim Oliveira, Alves da Costa, Maria Lagoa, Fernanda de Sousa e outros mais. Apresentaram a peça “Se eu quisesse”; no segundo dia “Os Filhos” e no terceiro “O Tambor e o Guiso”.
Para além das autoridades concelhias, estiveram, presentes nesta cerimónia autoridades distritais como o Governador Civil, o Secretário Geral e outras, além de muitos populares de Faro, Olhão, S. Brás, etc..
Durante décadas passaram por este palco grandes figuras da cena como Alves da Cunha, Berta de Bívar, Chaby Pinheiro, companhias de revista, etc., e mais recentemente alguns dos melhores actores nacionais como Maria do Céu Guerra, Raul Solnado ou Ruy de Carvalho. No que concerne ao cinema, foram ali projectadas películas de fama mundial que encheram por completo aquela que é considerada a mais importante sala de espectáculos do Algarve.
Após vários anos de negociação difícil e burocrática com os proprietários do Cine-Teatro Louletano, a Câmara Municipal de Loulé adquiriu, em 2003, este ex-líbris cultural da cidade, do concelho e de toda a região. Ao longo dos tempos, o papel desempenhado pela Autarquia em termos de promoção dos eventos realizados neste espaço, bem como da manutenção do edifício, foi fundamental para que o Cine-Teatro não fechasse as suas portas ou não chegasse mesmo a ser demolido, apesar deste ser um edifício de domínio privado.
Ao longo dos anos, a Câmara Municipal levou a efeito obras de conservação e modernização deste imóvel de forma a satisfazer as exigências dos espectáculos de qualidade.

VISITA DO BISPO DO ALGARVE ÁS PARÓQUIAS DA FUZETA E MONCARAPACHO


Entre os próximos dias 5 e 13 de Fevereiro, o Bispo do Algarve vai realizar uma visita às Paróquias da Fuzeta e de Moncarapacho, no concelho de Olhão.
D. Manuel Neto Quintas, será recebido na Praça da República, na Fuzeta, no Sábado, dia 5, pelas 16H30 e rumará em cortejo até á Igreja, onde pelas 18H00 celebrará a Eucaristia
No Domingo, o Bispo chegará a Moncarapacho, pelas 15H30 onde será recebido
junto à Santa Casa da Misericórdia local.
Ao longo da semana em que permanecerá nas Paróquias confiadas ao Padre Albert Teixeira, o Prelado diocesano visitará as Juntas de Freguesia, Misericórdias, Lares de idosos, creches, escolas e outras instituições sociais, culturais, desportivas e de solidariedade, reunindo com todos os agentes sociais e eclesiais daquelas freguesias. A visita termina no dia 13 de com a administração pastorais.

Turismo de Albufeira organiza Seminário sobre Turismo e Marketing Digital


A Inesting e Breef.me realizam no próximo dia 10 de Fevereiro um Seminário dedicado ao tema “Turismo e Marketing Digital”. Este evento, organizado pela APAL (Associação de Promoção de Albufeira), vai decorrer em Albufeira, no auditório da AHETA, pelas 14h30 e terá entrada gratuita.
Neste seminário serão debatidas questões relacionadas com o marketing digital e a sua importância no mercado Hoteleiro e na Promoção de um destino. Os casos de sucesso, o e-commerce e as estratégias de digital advertising, entre muitos outros tópicos da actualidade.
Inscrições e mais informações em:
http://seminarios.marketingtecnologico.com/turismo-marketing-digital/programa.html

Investir na produção de Milho para garantir o auto-abastecimento de cereais em Portugal



As políticas agrícolas em tempos de crise, o Milho enquanto matéria-prima de elevado valor nos mercados nacional e internacional, o potencial económico da cultura de milho e as vantagens competitivas de Portugal neste sector de produção agrícola, são alguns dos temas a serem debatidos no 6º Colóquio Nacional do Milho que terá lugar no próximo dia 10 de Fevereiro no Centro Nacional de Exposições de Santarém (CNEMA).
A ANPROMIS – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sogro promove no próximo dia 10 de Fevereiro, o 6º Colóquio Nacional do Milho. O encontro que tem lugar no Centro Nacional de Exposições de Santarém reúne cerca de 450 profissionais e especialistas ligados ao sector e às políticas agrícolas nacional e europeia.
Mais do que debater ideias e trocar experiencias, este é um encontro que procura expressar as preocupações de todos aqueles que se movem no sector de produção de milho. A ANPROMIS acredita que é importante promover a produção deste cereal, uma vez que se trata de uma matéria-prima de elevado valor para a economia nacional e até mundial. Há que não esquecer que perante uma eventual crise alimentar a nível mundial, os preços tendem inevitavelmente a subir o que acaba por constituir uma boa oportunidade para os produtores nacionais.
A realização do 6º Colóquio Nacional do Milho, constitui uma oportunidade única no panorama agrícola nacional, para levar um conjunto de oradores nacionais e estrangeiros a debater temas tão importantes como a competitividade da cultura do milho em Portugal e o futuro da Política Agrícola Europeia. O encontro conta ainda com a participação de Pedro Soares, Presidente da Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas da Assembleia da República, de M. Julien Valentin, Vice-Presidente do Conselho Europeu dos Jovens Agricultores e de Luís Vieira, Secretário de Estado das Pescas e Agricultura.
Segundo Luís Vasconcellos e Souza, Presidente da ANPROMIS, «Numa altura, em que vão surgindo em Portugal novas áreas de regadio, destacando-se de forma notória o perímetro de Alqueva, cujas áreas de infra-estruturadas para rega vão a caminho dos 110.000 hectares, importa criar condições para que o milho possa contribuir de forma significativa para o imprescindível aumento do nosso grau de auto-abastecimento em cereais e para o acréscimo do nosso Produto Agrícola Bruto.»
O milho constitui a única cultura capaz de em extensão vir a ocupar uma parte significativa dessa área. Os produtores nacionais de milho estão conscientes que produzir é a sua missão, cabendo ao Estado criar as necessárias condições para um maior desenvolvimento desta cultura no nosso país.
«Numa altura em que o mercado mundial de cereais vive uma acentuada volatilidade de preços, importa cada país apoiar de forma decidida a sua agricultura mais competitiva. Em Portugal, a agricultura competitiva é, e será sempre, a de regadio» acrescenta Luís Vasconcellos e Souza.
Inserido no 6º Colóquio Nacional do Milho, a ANPROMIS traz a Portugal no dia 9 de Fevereiro, para um Workshop sobre boas práticas para uma cultura do milho mais competitiva em Portugal, o conceituado consultor agrícola e perito para a cultura do milho Albert Porte Laborde.
O milho tem sido, ao longo dos últimos anos, a cultura arvense mais representativa da agricultura de regadio nacional. Assumindo-se o regadio como um factor estratégico para o desenvolvimento e sustentabilidade da agricultura nacional, esta cultura tem um papel fundamental no ordenamento e competitividade do nosso território.
Nos últimos 5 anos, semearam-se em média em Portugal cerca de 190.000 hectares, dos quais 135.000 hectares foram para grão e 55.000 mil hectares para silagem. O milho é assim, e de forma destacada, a cultura arvense com maior expressão encontrando-se presente em cerca de 67.000 explorações distribuídas por todo o país.
As inúmeras utilizações que actualmente podem ser dadas ao milho, tais como a silagem, ou no caso do grão, os alimentos compostos para animais, a alimentação humana (amidos, gritz, farinhas, etc...) ou, mais recentemente, a produção de energias renováveis (bioetanol e biogás) e materiais biodegradáveis (bioplásticos e fibras) fazem que esta cultura seja única na grande diversidade de aproveitamentos que lhe são dados.

Sobre a ANPROMIS:
A ANPROMIS – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sogro surgiu em 1988 com o intuito de representar e defender os interesses dos produtores de milho e sorgo portugueses, junto dos poderes decisores nacionais e internacionais. A ANPROMIS é um centro de apoio, informação e defesa dos interesses dos Produtores Nacionais de Milho e Sorgo e das Organizações por estes constituídas. A ANPROMIS é, desde a sua criação, membro da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e desde 1998, membro da Confederação Europeia dos Produtores de Milho (CEPM). A ANPROMIS que possui como associados 12 Organizações de Produtores, representa os 67.000 produtores de milho existentes em Portugal (continente e Açores).

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Portagens na Via Infante: CFC lança "apelo à plataforma por um NÃO verdadeiro, em vez de as aceitar"



CFC LANÇA UM "APELO À PLATAFORMA POR UM NÃO VERDADEIRO, EM VEZ DE UMA DECECIONANTE ACEITAÇÃO DE PORTAGENS COM A REQUALIFICAÇÃO DA EN 125"

Através de uma nota de imprensa, que tyranscrevemos na íntegra, o movimento Cidadãos com Faro no Coração (CFC), que transcrevemos na íntegra, "apela à unidade e firmeza na luta contra as portagens" na Via do Infante.

"1. CFC sempre foi pelo NÃO absoluto às portagens sem que essa posição dependa da requalificação da EN 125, pois esta será sempre uma rua perigosa e estranguladora e nunca uma alternativa.
Desde sempre apelámos a uma forte unidade pelo NÃO e louvámos quem tem sido firme nessa posição. Em coerência, CFC esteve em Loulé numa reunião promovida pela Comissão de Utentes, para a qual foram também convidados Deputados, Autarcas, partidos, entidades e associações diversas, em que houve consenso no NÃO absoluto às portagens e se considerou que mesmo requalificada a EN 125 não è alternativa.
2. Foi com satisfação que CFC tomou conhecimento da plataforma auto-intitulada pelo NÃO às portagens, composta pela AMAL, Comissão de Utentes, Associações empresariais e sindicais. No entanto, aguardámos por mais informação.

Analisado, agora, o que já veio a público, CFC destaca o seguinte:

a) O Eng.º Macário Correia afirmou que havia uma estratégia convergente e consensual na luta contra as portagens e que isso era coisa nunca conseguida, salvo em 2004.
b) No manifesto, além de se referirem várias consequências graves das portagens, é salientado que a EN 125, ainda sem a requalificação concluída, não constitui alternativa.
Pela matéria fatual, é óbvia a conclusão de que a posição é dececionante e lamentável para os algarvios, com a força da mensagem apresentada errada em relação ao conteúdo.
De fato, contráriamente ao NÃO ás portagens com que a plataforma auto-intitula o manifesto, a verdadeira posição da plataforma é de SIM com a requalificação da 125. Está-se perante um NÃO, que NÃO É VERDADEIRO.
Quanto ao Eng.º Macário Correia, também é errado o que diz, pois a unidade em 2004 era por um NÃO verdadeiro, sem depender da requalificação da EN 125, ao contrário do que agora foi apresentado.
3. CFC respeita as entidades que integram a plataforma e seus dirigentes. É indiscutível a autonomia das suas decisões, mas considerando posições anteriores absolutamente contra as portagens de algumas delas, por ser de interesse público e face ao que sobre o manifesto foi divulgado, é lícito que os algarvios se questionem sobre se se identificam com ele e porque mudaram de posição.
4. Perante os graves problemas presentes e de sustentabilidade do Algarve (muito agravados em relação a 2004) e que são claramente distintos do resto do país, CFC apela à plataforma e às entidades regionais em geral, que sejam firmes na luta por um NÃO verdadeiro às portagens na Via do Infante. Quanto à EN 125, é urgente requalificá-la mas não será nunca uma alternativa à Via do Infante", conclui o documento CFC.

Miguel Freitas apela a maior participação de empresas e empresários da região na integração profissional de jovens com deficiência

O Presidente do PS Algarve, Miguel Freitas, apelou, ontem, às empresas e empresários da região, para um maior contributo na integração de trabalhadores com deficiências no mercado de trabalho, solidificando assim o esforço desenvolvido nos últimos anos pelas diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social na formação profissional de activos.


Miguel Freitas, que visitou a Unidade de Formação Profissional da Associação Algarvia de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM), em funcionamento há cerca de 19 anos, realçou a necessidade de uma maior coesão entre os organismos do Estado e a sociedade civil, no sentido de absorver esta mão-de-obra especializada.
“Há que valorizar o trabalho notável que as instituições estão a desenvolver e sensibilizar as empresas e os empresários no sentido de uma maior responsabilidade social para com esta faixa da população que, naturalmente, em momentos de crise, tem ainda maior dificuldade em encontrar saídas no mercado de trabalho”, frisou.
A actual conjunta económica associada aos constrangimentos à integração profissional de formandos com deficiência, resultantes das recentes alterações à legislação, foi uma das questões analisadas durante a visita à AAPACDM, cuja direcção manifestou a sua preocupação pela quebra significativa do número de activos contratados desde 2010, altura em que deixaram de ser atribuídos às empresas os subsídios de compensação.
Miguel Freitas sublinhou, a propósito, a necessidade de uma adaptação das instituições aos novos modelos de apoio financeiro, actualmente em fase de regulamentação, de forma a que estes sirvam de estímulo às empresas para a integração destes jovens, tendo salientado também a importância de uma avaliação diferenciada das candidaturas à formação na área da deficiência, especialmente no âmbito do Programa Operacional de Potencial Humano (POPH).
“Não se podem avaliar candidaturas à formação na área da deficiência através dos mesmos padrões que se avalia uma candidatura vocacionada para pessoas sem deficiência, pelo que os mecanismos criados para esse fim devem compreender a diversidade inerente a estas populações, salvaguardando assim a concretização de mais projectos nesta área” considerou o líder socialista e também Deputado na Assembleia da República pelo distrito de Faro.
No âmbito da visita realizada ontemn, que contou com a participação da Delegada Regional do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Miguel Freitas considerou que o Algarve é uma região onde se verifica uma preocupação séria sobre os problemas da deficiência, tendo realçado o “trabalho notável” realizado pelas sete instituições que desenvolvem formação profissional nesta área.
“É necessário apoiar mais estas instituições, porque esta é uma responsabilidade de todos. O Estado faz a sua parte mas, nestes tempos em que as dificuldades são muitas, é preciso que todos dêem o seu contributo para que estas instituições continuem a existir”, defende Miguel Freitas.
Fundada em 1968, a AAPACDM tem em funcionamento há cerca de 19 anos uma Unidade de Formação Profissional, destinada a pessoas com deficiência ou incapacidade, visando a sua integração no mercado de trabalho. Entre 2009 e 2010 a instituição formou um total de 129 pessoas. Este ano tem em formação 59 jovens em diversas áreas como a de Hotelaria/Restauração e Floricultura/Jardinagem.
Esta acção de trabalho, realizada pela Direcção Regional do PS, integrou ainda uma visita à fábrica Faro Doce, empresa que emprega actualmente três jovens formados pela AAPACDM, dois dos quais desde 2003.

Escolas de Lagos dinamizam projecto de solidariedade



O Agrupamento Vertical de Escolas de Lagos está a desenvolver, desde o início do ano lectivo, um projecto cujo ponto de partida é o significado da palavra solidariedade.
Foi neste âmbito que a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Joaquina Matos, se deslocou à Escola E.B.2,3 Tecnopolis, no passado dia 27 de Janeiro, para falar com os alunos sobre este mesmo tema, a propósito da iniciativa deste Agrupamento.
Refira-se que, desde o início do ano lectivo, e no âmbito da Área Não Curricular de Formação Cívica, foi pedido aos alunos do Agrupamento Vertical de Escolas de Lagos para participarem num projecto cujo ponto de partida era perceber o significado da palavra solidariedade.
De acordo com a Direcção do Agrupamento e a equipa de docentes dinamizadores do projecto os “valores e atitudes mais do que proclamados ou ensinados devem ser postos em prática”. Por isso, foi pedido aos alunos que quisessem participar que retirassem do seu mealheiro 1€ por mês, a fim de contribuírem para um cabaz de géneros alimentares.
A ideia é que os cabazes conseguidos sejam entregues pelas escolas participantes à autarquia, para que esta faça chegar os mesmos a famílias necessitadas e já referenciadas pelos serviços de acção social da Câmara. Foi exactamente o que aconteceu no passado dia 27 de Janeiro. A Vice-Presidente da autarquia fez-se acompanhar por elementos da Divisão de Habitação e Acção Social e, neste dia, foi entregue, pelos próprios alunos participantes, o primeiro conjunto de cabazes a resultar deste projecto.

Tavira: ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES COM NOVA SEDE

Decorre amanhã, dia 02 de Fevereiro, pelas 15 horas, no edifício do Terminal Rodoviário (Rua dos Pelames), a assinatura de um contrato de comodato entre o Município de Tavira e a APTAV – Associação de Armadores e Pescadores de Tavira com vista à atribuição de sede.



Com a celebração deste protocolo, a APTAV passa a usufruir de uma sala do piso dois do referido prédio, bem como do mobiliário nela existente.
O espaço destina-se, exclusivamente, a sede da Associação e ao desenvolvimento das suas actividades.
O acordo tem a duração de um ano, sendo prorrogável automaticamente por iguais períodos.
Ao ceder mais um espaço, a Câmara Municipal continua a trabalhar em prol do associativismo e do desenvolvimento local.

MODERNIZAÇÃO DO PARQUE ESCOLAR ABRANGE ESCOLA SECUNDÁRIA DE TAVIRA


A Escola Secundária de Tavira Dr. Jorge Correia integra a quarta fase do Programa de Modernização do Parque Escolar, o qual visa a reabilitação dos estabelecimentos escolares do ensino secundário.
A implementação deste programa constitui um factor de desenvolvimento do país em termos urbanísticos, de acordo com o modelo territorial proposto no Programa Nacional de Política de Ordenamento do Território (PNPOT), contribuindo quer para o aumento da sua atractividade, quer para a redução das assimetrias regionais.
Esta medida apresenta três objectivos fundamentais:
1. Recuperar e modernizar os edifícios, potenciando uma cultura de aprendizagem, divulgação do conhecimento e aquisição de competências;
2. Abrir a escola à comunidade, centrando-a nos meios urbanos em que se inserem, criando condições espaço funcionais e de segurança para que, nos horários pós ou extra-escolares, os edifícios possam ser utilizados pela comunidade;
3. Criar um sistema eficiente e eficaz de gestão dos edifícios, garantindo, para além da operação de requalificação e modernização, três condições:
• Resposta às intervenções pontuais de reparação ou programadas de conservação e manutenção;
• Fomentar a correcta utilização das instalações e dos equipamentos, formando, acompanhando e responsabilizando os utilizadores;
• Garantir a plena utilização das instalações.
Este programa enquadra-se nos objectivos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), bem como no eixo prioritário IX - Desenvolvimento do Sistema Urbano Nacional - do Programa Operacional Temático Valorização do Território (POTVT).
Nas prioridades estratégicas e compromissos de desenvolvimento estabelecidos pelo QREN, o investimento no sector da educação, em particular no que se refere à modernização do parque escolar, desempenha um papel fundamental em termos de elevação do nível médio de qualificação escolar, cultural e profissional da população, bem como da qualificação social e económica das cidades e do território.

Deputados do PS solicitam esclarecimentos ao Governo sobre versão final do POPNCVSA


Os Deputados do PS eleitos pelo Algarve Miguel Freitas, João Soares e Jamila Madeira, questionaram hoje o Ministério do Ambiente, em conjunto com os Deputados eleitos por Beja, sobre a evolução registada no Plano de Ordenamento do Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano (POPNCVSA), na sequência das alterações apresentadas nos últimos dois anos ao Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), designadamente, desde a apresentação da proposta inicial até à data de aprovação do documento.
Os Parlamentares, que reconhecem desconhecer o teor final da Resolução do Conselho de Ministros, consideram que esta matéria deve ser cabalmente esclarecida, pelo que solicitaram ainda esclarecimentos quanto às questões mais sensíveis relacionadas com o Plano que não mereceram aceitação por parte do Ministério, bem como as razões objectivas para a sua não inclusão no documento.
No pedido de esclarecimentos apresentado hoje, os três Parlamentares realçam o acompanhamento feito pelos Deputados do PS eleitos pelos círculos de Faro e de Beja a todo este processo, no âmbito do qual procederam à realização de uma audição pública junto dos diversos actores, reuniram com o ICNB e apresentaram propostas concretas ao Governo, tendo mesmo organizado visitas ao território, uma das quais com a presença do Secretário de Estado do Ambiente.
Embora desconheçam o teor final da Resolução do Conselho de Ministros, os Deputados eleitos pelo Algarve e Beja esperam que a versão final incorpore o resultado de todo o processo de discussão pública, do diálogo com os autarcas das áreas abrangidas pelo Plano e de conciliação entre os vários Ministérios com intervenção em matéria de ordenamento do território e desenvolvimento regional e rural.
Na sequência da aprovação do POPNCVSA, os Deputados do PS vão ainda solicitar esclarecimentos quanto ao Polis da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, nomeadamente qual o ponto de situação do programa e os meios financeiros para a concretização dos investimentos previstos.

Corta-mato Escolar Loulé Concelho 2011


Amanhã, dia 2 de Fevereiro, realiza-se o Corta-mato Escolar Loulé Concelho 2011

Agência Inova promove INDUSTRIAS CRIATIVAS em Portimão


Agência INOVA organiza, no próximo dia 16 de Fevereiro, no TEMPO, em Portimão, entre as 10h e as 13h, um encontro inserido no roadshow nacional para apresentação do projecto DO IT OUTSIDE THE BOX (DIOB), destinado à promoção internacional do sector cultural e criativo português.
Este projecto procura reforçar a competitividade das indústrias criativas, através de um conjunto de acções de natureza internacional, respondendo às fraquezas relacionadas com a incapacidade de comunicar com uma audiência mais vasta e com mercados mais alargados e mais concorrenciais.
O DO IT OUTSIDE THE BOX, propõe-se implementar uma estratégia assente numa abordagem integrada de preparação para a internacionalização, envolvendo especialistas em marketing internacional e empreendedores. A essência desta actividade consiste em, juntamente com associações profissionais e associações empresariais sub-sectoriais, assegurar uma presença nacional organizada em certames internacionais: Europa, Macau, Brasil e Angola.
O roadshow pretende, assim, divulgar as acções previstas e os mercados a visitar junto de criativos em nome individual, micro ou pequenas empresas - design de comunicação, de produto, de moda, de luz, som e imagem, arquitectura, manufactura (artes e ofícios) - , promovendo candidaturas eficazes aos projectos.

Dia Mundial do Doente na capela do Hospital de Faro

"Os Verdes" questionam sobre o acesso a edifícios públicos por parte de pessoas com mobilidade reduzida


EDIFÍCIOS AUTÁRQUICOS SÃO UM DOS MUITOS EXEMPLOS DA INACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA
A Deputada do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, Heloísa Apolónia, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através de todos os Ministérios, sobre o acesso a edifícios públicos por parte de pessoas com mobilidade reduzida.

PERGUNTA:
Desde 1997 (por via do DL 123/97, de 22 de Maio) que se tornou obrigatória a adaptação, de edifícios de acesso ao público, a pessoas com mobilidade reduzida, introduzindo um conjunto de equipamentos que tecnicamente facilitem a mobilidade (desde rampas de acesso, elevadores, portas, instalações sanitárias, distanciamentos mínimos, etc.).
Esta legislação foi, entretanto, substituída pelo DL 163/2006, de 8 de Agosto, o qual manteve as mesmas determinações, pese embora julguemos que a sua produção se tenha devido ao claro incumprimento dos prazos estipulados no anterior DL de 1997. Ou seja, ao invés de se exigir o cumprimento dos prazos estipulados para adaptação de edificações, o que se fez foi produzir um novo DL, alargando o prazo de transição, tal como o PEV denunciou à época.
O certo é que, pese embora a legislação existente, há um conjunto significativo de edifícios de acesso ao público que continuam sem concretização das adaptações estipuladas e outros cujo processo de adaptação resultou em equipamentos deficientes, que não respondem às necessidades de mobilidade reduzida. A DECO denuncia essa questão de uma forma muito pertinente e factual.
Torna-se, nesta altura, necessário obter uma avaliação do resultado da aplicação da legislação em vigor.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exa. O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a presente pergunta de modo a que me possa ser prestada a seguinte informação, dirigida a cada um dos Ministérios em particular:
Dos edifícios que estão sob a responsabilidade directa ou indirecta desse Ministério, quais os que ainda não estão preparados, ao abrigo do DL 163/2006, para acesso de pessoas com mobilidade reduzida?
Dos que já estão adaptados, resulta um efectivo e fácil acesso de pessoas com mobilidade reduzida, ou existe algum que continue a revelar dificuldades? Se há, por que motivo?

Quando o talento é louletano: Pequenos ginastas da APAGL brilham no Torneio de Iniciação de Trampolim e Mini-Trampolim


O Pavilhão da Casa do Povo de Messines recebeu, no passado 29 de Janeiro, o Torneio de Iniciação de Trampolim e Mini-Trampolim da Associação de Ginástica do Algarve, em que competiram cerca de 170 ginastas e 8 clubes Algarvios. A APAGL participou nesta competição e os seus pequenos ginastas, não só executaram as suas séries com grande correcção técnica, como alcançaram excelentes classificações nos níveis que disputaram.
Gonçalo Martins obteve o 1º lugar no Mini-Trampolim e o 3º lugar no Trampolim. Sofia Correia alcançou o 1º lugar no Trampolim e a Ana Canhestro o 2º lugar. Sofia Carapeto também obteve a 2ª classificação em Trampolim e a Beatriz Nascimento foi 3ª classificada em Mini-Trampolim e 31ª em Trampolim.
Realce ainda para Catarina Costa, 8ª classificada em Mini-Trampolim e 9º em Trampolim; Tiago Vargues (ginasta mais novo da competição - 5 anos), 28º em Trampolim e 64º em Mini-Trampolim; André Costa, 11º classificado em Trampolim e 26º em Mini-Trampolim; Pedro santos, 27º classificado em Trampolim.
Por equipas a APAGL conseguiu o 1º lugar em Trampolim (nível 2) e o 2º Lugar em Mini-Trampolim (nível 1).
O Presidente do Clube apresentou-se muito satisfeito com os excelentes resultados e felicitou todos os seus ginastas; os técnicos Pedro Fernandes, Hugo Cecília e André Fernandes; os pais “que da bancada enviaram o maior apoio” e a organização da Casa do Povo de S. Bartolomeu de Messines “que recebeu os participantes muito bem e demonstrou grande envolvimento na organização”.

Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé
A Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé (APAGL) é uma instituição sem fins lucrativos, fundada a 14 de Junho de 1992, com a missão de atrair os jovens para a prática desportiva, incentivando-os, desde muito cedo, a usufruir de um desenvolvimento saudável. Actualmente o Clube centra a sua actividade nas modalidades de Ginástica Para Todos, Ginástica Acrobática e Trampolins.

Exercício "AEROFARO’ 11”: CDOS DE FARO TESTA PLANO DE INTERVENÇÃO PARA O AEROPORTO INTERNACIONAL DE FARO




O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, da Autoridade Nacional de
Protecção Civil (ANPC) e a ANA-Aeroportos de Portugal SA, Aeroporto de Faro, irão realizar na próxima terça-feira, dia 08 de Fevereiro, pelas 15h00 horas, um exercício de tipo LIVEX (Live Exercise) para testar os procedimentos e a operacionalidade do Plano Prévio de Intervenção(PPI) e do Plano de Emergência (PE) para o Aeroporto Internacional de Faro, que se encontram já homologados.
O exercício, designado por "AeroFaro’11”, servirá para testar em simultâneo se o PPI para o Aeroporto de Faro, e o Dispositivo Integrado de Resposta (DIR) previsto no mesmo, para apoio aos meios internos do Aeroporto de Faro, são efectivos e se estes se articulam com o Plano de Emergência Interno (PEI) dado que aquela infra-estrutura irá também exercitar o seu plano de emergência.
O exercício, de âmbito distrital, é planeado e conduzido com a finalidade de testar e exercitar a resposta do DIR para minimizar os efeitos adversos de um acidente grave no Aeroporto.
Neste âmbito, o CDOS, os meios internos do Aeroporto de Faro, os APC participantes, as Entidades Cooperantes e os Serviços Municipais de Protecção Civil (SMPC) de Faro e Loulé, actuarão nesta condução, como se de uma situação real se tratasse, procedendo às acções necessárias para a resolução da mesma.
O cenário definido pela Direcção do Aeroporto de Faro para o exercício é o de um acidente aéreo grave, na aterragem de uma aeronave, que origina elevados danos materiais e humanos.
Todas as informações relativas ao exercício serão prestadas pela Assessoria de Imprensa da ANAAeroportos de Portugal SA e pelo Gabinete de Planeamento e Informação Pública (PIP) do CDOS de Faro.

Olhão promove candidaturas para aquisição de coletes de salvação


A Câmara Municipal de Olhão está a apoiar os pescadores na elaboração de candidaturas para aquisição de coletes de salvação, obrigatórios nas embarcações de pesca local. Os equipamentos são totalmente gratuitos.
Com este tipo de iniciativas, pretende-se “desenvolver uma cultura de prevenção e segurança entre os trabalhadores da pesca, capaz de fazer diminuir a ocorrência de acidentes no mar”, refere o presidente da autarquia olhanense, Francisco Leal.
Os coletes, que são totalmente gratuitos para os pescadores – são financiados em 90% pelo Plano Operacional da Pesca (PROMAR) e os restantes 10% são suportados pela Câmara de Olhão – permitirão maior segurança na actividade de pesca junto à costa e em zonas de rebentação, na entrada e saída das barras e quando existem condições atmosféricas adversas.
Com a entrada em vigor do Decreto-Lei nº 9/2011, de 18 de Janeiro, que altera o regime jurídico aplicável aos meios de salvação de embarcações nacionais e o Regulamento dos Meios de Salvação relativo à segurança de embarcações e equipamentos marítimos, passa a estar consagrada legalmente a obrigatoriedade do uso de coletes individuais de salvação para os pescadores das embarcações de pesca local.
Os pescadores e aquacultores interessados em concorrer a estas ajudas devem dirigir-se ao Gabinete de Apoio às Pescas da Câmara Municipal de Olhão, uma das entidades promotoras destas candidaturas, onde podem obter mais informações e receber o apoio necessário no preenchimento das mesmas.

Tavira: Apresentação do livro “Um olhar no tempo” de David Sequeira


No próximo dia 5 de Fevereiro, Sábado, pelas 11 horas, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, terá lugar a sessão de apresentação do livro “Um olhar no tempo”, de David Sequeira, com Prefácio do Bispo Emérito do Algarve, D. Manuel Madureira Dias.
Segundo o autor do prefácio “Não se pode querer encontrar aqui, nem a biografia de quem escreve, nem o relato minucioso de uma vida de pastor da Igreja na plenitude das suas actividades sacerdotais. Mas muito nos é dito da sua vida de “estudante e professor” e das muitas actividades culturais, desportivas e musicais. Parece ser intenção do seu autor, deixar uma “memória” de muita coisa acontecida para que tal memória “não se venha a perder”. Trata-se de um testemunho. E é, como tal, que deve ser lido e entendido”
Padre David Gonçalves Sequeira, natural de Pêra, Silves, com 54 anos de ordenação sacerdotal, foi Pároco em Tavira desde 1969 até 2008. Licenciado em Filologia Românica pela Universidade Clássica de Lisboa, foi professor do Ensino Secundário em Tavira durante mais de trinta anos.
Antes da sua nomeação para esta cidade, havia feito, em Roma, o Magistério em Canto Gregoriano e a Licenciatura em Composição Sacra.
Aqui fundou e dirigiu o Coral Nova Esperança, mais tarde denominado Psallite Chorus, por onde passaram, desde 1989, mais de 300 jovens tavirenses, a quem ensinou o domínio da pauta, incentivando muitos deles à aprendizagem da música e ao gosto pela execução instrumental.
O autor constituiu-se, ao longo destes últimos quarenta anos e para além das suas atribuições pastorais, como uma presença interessada e constante na vida social e cultural da cidade de Tavira.
Relatos da sua própria formação, dos caminhos que percorreu e das funções pedagógicas que exerceu, ficam autenticados por este seu “Um olhar no tempo”.

DESIDÉRIO SILVA FAZ BALANÇO DE 9 ANOS DE PRESIDÊNCIA


Autarca de Albufeira destacou principais intervenções do seu mandato
Desidério Silva assinalou nove anos à frente da Câmara Municipal de Albufeira, com um pequeno-almoço em que juntou a imprensa para falar do trabalho desenvolvido. O autarca traçou o percurso destes anos e apontou baterias para os desafios do futuro.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Desidério Silva, reuniu-se ontem com a imprensa regional, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, para apresentar um balanço dos seus nove anos de presidência.

Na presença do actual executivo, do presidente da Assembleia Municipal de Albufeira e dos presidentes de Junta de Freguesia, Desidério Silva recordou as principais intervenções e projectos desenvolvidos no decurso do seu mandato. “Foi no dia 8 de Janeiro de 2002 que tomei posse como Presidente do município de Albufeira. Ao longo destes nove anos, temos trabalhado em prol da população, previligiando áreas como a O trabalho autárquico realizado no âmbito das Acessibilidades, Requalificação Urbana, Ambiente e Espaços Verdes, Transportes, Cultura e Turismo também foi evidenciado pelo edil: “Todas estas áreas são fundamentais para o desenvolvimento do concelho, pelo que temos dedicado especial atenção a cada uma delas. Construímos equipamentos, lançámos projectos e programas de apoio à população, apostámos na valorização da nossa marca turística, previligiámos o espaço público e, acima de tudo, mostrámo-nos disponíveis para ouvir os municípes e trabalhar em conjunto com todos os parceiros”.

O autarca sublinhou a necessidade de se fazer um ponto da situação relativamente ao trabalho realizado pela autarquia também com o objectivo de se enquadrarem as opções futuras. Questionado sobre o rumo dos próximos três anos de mandato, Desidério Silva afirmou que irá “continuar a abraçar o desafio de trabalhar por Albufeira com a mesma convicção com que comecei este caminho”.
Recorde-se que Desidério Silva é Presidente da Câmara Municipal de Albufeira pelo terceiro mandato consecutivo, tendo assumido diversas funções a nível autárquico, nomeadamente as de presidente da Assembleia de Freguesia de Albufeira entre 1985 e 1989, secretário da Junta de Freguesia de Albufeira entre 1994 e 1996, vereador na Câmara Municipal de Albufeira, sem pelouros, entre 1996 e 1998 e novamente vereador na Câmara Municipal de Albufeira, com pelouros, entre 1998 e 2002.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mostra Filatélica no Museu da Cidade de Olhão



Os Amigos da Filatelia, o Núcleo de Filatelia de Faro (ATAF) e o Município de Olhão, no âmbito da celebração dos 550 anos da morte do Infante D. Henrique irão organizar uma mostra filatélica.
O referido evento terá a sua inauguração no dia 04 de Fevereiro de 2011, pelas 17:30, no Museu da Cidade de Olhão situado no Edifício do Compromisso Marítimo (Largo da Restauração) e estará patente até ao dia 18 de Fevereiro, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-Feira das 09:00 às 17:00 horas.
Para assinalar a data será ainda efectuado um selo personalizado com a imagem da Nossa Senhora do Rosário que está intimamente ligada aos navegantes.
Nesta iniciatíva poderão encontrar-se colecções temáticas sobre descobrimentos, turismo, personalidades e monumentos. Poderão ainda observar-se inúmeros exemplares de extrema beleza e raridade filatélica.
Desta forma espera a organização "promover junto da comunidade olhanense o gosto pelo coleccionismo, bem como chamar à atenção sobre um dos grandes vultos da nossa história e da nossa cultura que esteve intimamente ligado ao Algarve, não só pela promoção e dinamização das viagens marítimas mas também pela dinamização da actividade da pesca".

Marina Mota e Carlos Cunha no Auditório Municipal de Olhão


A 12 e 13 de Fevereiro, o palco do Auditório Municipal de Olhão recebe os artistas Marina Mota e Carlos Cunha que vão mostrar como vivem “Três em Lua de Mel”. A comédia (dia 12 às 21h30 e dia 13 às 16h00) traz ao palco olhanense a mestria de dois artistas de excepção. A não perder!
A vida de Madalena corria às mil maravilhas depois de casar com Manuel em Marrocos. Mas... João Romeira, o seu primeiro marido, que ela julgava morto, decide regressar a casa para os braços da sua querida mulher. A partir daqui vão viver mil aventuras os "Três em Lua de Mel".
Numa verdadeira casa de loucos, onde a empregada fala demais, um empregado de seguros tem pavor a frigoríficos, uma parteira diplomada aconselha limão para os olhos e um médico em pijama dá beijos na “propedêutica”.
Baralhado? Também nós! Talvez a amiga de Madalena ajude...ou baralhe ainda mais as coisas. Quem é que Madalena vai escolher? Só vendo esta divertida comédia onde rir é mesmo o melhor remédio.
Com “Três em Lua de Mel” assiste-se a uma comédia de costumes da autoria de Henrique Santana e Ribeirinho, uma verdadeira revista à portuguesa com o ritmo inconfundível de um elenco arrebatador.

Em Portimão "TEMPO" homenageia José Saramago



com cinema, exposição fotográfica e concerto pela Orquestra do Algarve
De 2 a 5 de Fevereiro, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão evoca José Saramago, através de uma homenagem que contempla um conjunto de propostas que visam revisitar a obra e o autor.
O programa tem início com um Ciclo de Cinema que propõe as longas-metragens, adaptações de romances do Prémio Nobel, “Jangada de Pedra” de George Sluizer (dia 2 às 21h00), e “Embargo” de António Ferreira (dia 3, também às 21h00), enquanto no dia 4, às 21h30, sera apresentado o belíssimo documentário intimista “José e Pilar” de Miguel Gonçalves Mendes, contando com a presença do realizador, sendo de referir que neste dia haverá também uma sessão dedicada às escolas, às 14h30.
As exibições das três películas são gratuitas estando, no entanto, sujeitas a levantamento prévio de bilhete.
Segue-se a inauguração de uma exposição de fotografias inéditas da rodagem de “José e Pilar”, às quais se junta a objectiva de Susana Paiva, com os momentos que não couberam no filme e as imagens de um documentário imperdível. A inauguração será no dia 4 de Fevereiro, às 21h00, na sala de exposições do TEMPO, antes da exibição do documentário.
Também os mais pequenos vão celebrar Saramago, pois nos dias 3 e 4 de Fevereiro, às 9h30 e às 14h00, Carla Lopes e Joana Cordeiro apresentam, na Black Box, “Dançar Saramago”, uma oficina de dança e expressão plástica pensada e concebida a partir do conto “A maior flor do mundo” de José Saramago, adaptado ao cinema, em 2006. Estas sessões destinam-se às escolas, mais precisamente a crianças entre os 6 e os 10 anos. No sábado, dia 5, às 16h00, haverá também uma sessão para as famílias.
Esse dia será também dedicado à literatura, já que o TEMPO propõe uma leitura partilhada da obra “A Viagem do Elefante”, último romance do autor, através da realização de uma sessão de comunidade de leitores no Café Concerto, pelas 17h30. A participação neste encontro é gratuita, sendo necessária inscrição prévia junto da bilheteira do TEMPO.
A fechar o programa, e ainda na mesma data, pelas 21h30, terá lugar no Grande Auditório Nuno Mergulhão um dos momentos altos da homenagem a Saramago – um concerto único e imperdível pela Orquestra do Algarve com um programa que integrará temas da banda sonora do documentário “José e Pilar”, da autoria de Noiserv e Pedro Gonçalves (dos Dead Combo), e que contará com este último, como solista.
As propostas da Orquestra, sob a direcção do maestro Osvaldo Ferreira, vai ao encontro da versatilidade que marcava os gostos musicais de José Saramago, interpretando a “Sinfonia Nº 104” de Joseph Haydn, o compositor da obra “As Sete Últimas Palavras de Cristo” para a qual Saramago escreveu, a convite de Jordi Savall, o texto “As Sete Palavras do Homem”, que terminava desta forma: «Representei o meu papel o melhor que podia. O futuro dirá se o espectáculo valeu a pena».
De referir que, pela atribuição do Prémio Nobel da Literatura, na sessão solene do Dia da Cidade de 1998 José Saramago foi agraciado com a medalha de honra do Município de Portimão.

No âmbito do Banco de Ajudas Técnicas: Câmara Municipal de Vila Real de Santo António recebe material ortopédico e mobiliário médico – hospitalar



A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, na sequência dos contactos desenvolvidos com a Fundação AGAPE – ONG Escandinava, recebeu no dia 31 de Janeiro de 2011, um conjunto de material ortopédico e mobiliário médico. A Fundação é representada por Carlos Quaresma, antigo jogador do Benfica, que em Vila Real de Santo António se fez representar por José Augusto, outra glória do futebol português.
Com este material, será possível prestar importantes ajudas sociais a munícipes ou IPSS, através do respectivo empréstimo.
Esta doação irá permitir ao município a criação de um Banco de Ajudas Técnicas, nos termos do respectivo Regulamento, aprovado pela Câmara Municipal, estabelecendo as regras e os critérios de funcionamento e consequente utilização.
Entre outro tipo de material, foram entregues pela AGAPE, cadeiras de rodas, andarilhos de vários tipos, camas ortopédicas, colchões, aparelhos de reabilitação física, apoios de mesa e apoios sanitários. No total, o valor do material entregue ascende a cerca de 600.000 euros.
O material em questão é proveniente de hospitais e lares escandinavos, onde existe uma política de constante renovação, encontrando-se em perfeitas condições de utilização.
Foi com enorme satisfação que o executivo municipal encarou esta iniciativa, uma vez que a preocupação com a qualidade de vida e o bem-estar dos seus munícipes é uma das prioridades da Autarquia.

EM ALBUFEIRA: GALA DO DESPORTO HOMENAGEOU ATLETAS LOCAIS

A comunidade desportiva de Albufeira voltou a partilhar um dos momentos mais marcantes da área. A Gala do Desporto homenageou mais de duas centenas de atletas que se consagraram campeões em diferentes modalidades.
O Auditório Municipal de Albufeira voltou a acolher a tradicional Gala do Desporto, levada a cabo pela autarquia, no passado dia 28 de Janeiro.


Público, onde se destacam diversas figuras do desporto e política

Atletas Homenageados

Danças de Salão da LUEL

Ginástica Acrobática da LUEL

Leonel Santos (Equitação)

Desidério Silva e Miguel Praia Miguel Praia foi o desportista em destaque
Cerca de 230 atletas do concelho foram homenageados pelos excelentes resultados obtidos na época desportiva 2010/11, nas modalidades de Basquetebol, Andebol, Futebol, Futsal, Pesca Desportiva, Atletismo, Xadrez, Dança, Motociclismo, Artes Marciais, Judo, Karaté, Badminton e Equitação.
Clubes e associações de Albufeira subiram ao palco para receber pela mão do executivo e do convidado especial deste ano, o piloto Miguel Praia, um troféu, símbolo do reconhecimento público pelo esforço e dedicação de cada desportista.
O evento contou ainda com diversos apontamentos de animação, entre eles a actuação das classes de Ginástica e Danças de Salão da Associação local Luel- Arte em Movimento.
A Gala do Desporto é uma iniciativa anual do Município de Albufeira que visa promover o empenho dos atletas, clubes e associações que atingem resultados de grande projecção em cada época desportiva. Para Desidério Silva, Presidente da Câmara Municipal, esta iniciativa demonstra a importância que o Desporto representa para o executivo, que ao longo dos últimos nove anos tem apostado fortemente na criação de infra-estruturas, formação de jovens, apoio a clubes e associações, e realização de eventos desportivos de relevo. “Procuramos criar as condições para que os nossos jovens se evidenciem nas mais variadas modalidades. Apesar da difícil conjuntura económica, continuaremos a apoiar as associações e clubes, dentro das nossas possibilidades, quer seja a nível financeiro, logístico, transportes ou na organização de eventos”, referiu.
Refira-se que existem em Albufeira cerca de 5500 praticantes, o que corresponde a um índice de prática desportiva na ordem de 22%. Nos últimos anos, o investimento na rede de equipamentos desportivos, bem como o aumento do número de clubes e de modalidades, têm vindo a cativar mais pessoas para a prática do desporto formal e informal. A gala do Desporto realiza-se todos os anos e pretende motivar todos os clubes do concelho a perseguirem um estatuto de excelência.

CÂMARA DE LOULÉ DISTINGUE MELHORES ALUNOS DO INUAF

Na passada sexta-feira, a Câmara Municipal de Loulé distinguiu os melhores estudantes do INUAF – Instituto Superior Dom Afonso III, durante a cerimónia de atribuição de diplomas, que decorreu no auditório desta universidade.



Através desta iniciativa, os 13 estudantes que obtiveram melhores resultados nos anos lectivos de 2007/08 e 2008/09 receberam um cheque no valor de 500 euros.
Relativamente aos Melhores Alunos do Ano Lectivo 2007/08, foram distinguidos Daniel Nunes (Educação Física e Desporto), Cecília Afonso (Gestão Ambiental), Karine João (Psicologia Clínica), Cláudia Guerreiro (Gestão), Daniela Oliveira (Multimédia) e Sofia Santos (Marketing).
Inês Lima (Psicologia), Miguel Fernandes (Educação Física e Desporto), Diana Brito (Gestão de Marketing e Publicidade), Rui Roque (Gestão), Lucília Faísca (Línguas Aplicadas e Gestão), Daniel Crispim (Multimédia) e Carita Ponte (Gestão de Bio-Recursos) foram os premiados do Ano Lectivo o de 2008/09.
Instituída em 2006, esta é mais uma das iniciativas do Município de apoio à Educação, neste caso particular ao ensino superior. “O Ensino Superior, pelos níveis que compreende e objectivos a que se propõe constitui sempre uma ‘mais-valia’ de fundamental importância para as comunidades em que se instale e onde desenvolva a as suas ideias e projectos, estando em Loulé excelentemente representado pelo Instituto D. Afonso III, com o qual a Câmara Municipal de Loulé tem mantido, ao longo do tempo, uma profícua e exemplar colaboração”, refere o executivo municipal.
Quanto aos prémios, os responsáveis da Câmara consideram que “mais do que um gesto de reconhecimento meramente formal, a Autarquia pretende que o mesmo constitua, essencialmente, um estímulo para todos os que, em Loulé, investem na sua formação superior”. “Se é justo premiar o esforço dos que dão o seu melhor, seja em benefício do seu próprio percurso, seja a título de exemplo para os demais, o mais importante nos tempos que correm é apostar, com crescente empenho, numa formação académica sólida, completa e diversificada com vista aos desafios de um mundo cada vez mais exigente. Mais do que nunca, precisamos de uma nova geração de vencedores, que se superem e superem no sentido mais construtivo de uma valorização permanente que nos relance na senda da competitividade”, considera ainda o executivo do Município de Loulé.

"Uma Aventura Radical nos Monumentos a Sul de Portugal"