domingo, 24 de outubro de 2010

Município de Tavira celebra Protocolo com Provedoria de Justiça


Com o objectivo de facilitar a apresentação de queixa ao Provedor de Justiça, a Câmara Municipal de Tavira celebrou com a Associação Nacional de Municípios Portugueses um protocolo, através do qual as autarquias aderentes disponibilizam meios informáticos gratuitos para acesso ao formulário de queixa constante em www.provedor-jus.pt.
O Provedor de Justiça é, nos termos da Constituição, um órgão de Estado eleito pela Assembleia da República que tem como função a defesa e promoção dos direitos, liberdades e interesses legítimos dos cidadãos, assegurando, através de meios informais, a justiça e a legalidade do exercício dos poderes públicos.
Os utentes podem apresentar queixas contra serviços da Administração Pública (central, regional e autárquica), das Forças Armadas, das Forças de Segurança, dos Institutos Públicos, das entidades administrativas independentes e, também, contra as empresas públicas ou de capitais maioritariamente públicos, concessionárias de serviços ou de exploração de bens de domínio público.
O Provedor de Justiça aprecia e analisa queixas contra ilegalidades ou injustiças praticadas e interpela as entidades visadas, solicitando informações e realizando inquirições e inspecções. Caso se conclua existir irregularidades, o Provedor pode emitir recomendações aos poderes públicos.
As queixas podem ser apresentadas directamente ao Provedor de Justiça ou a qualquer agente do Ministério Público. Estas podem ser feitas presencialmente nas instalações da Provedoria de Justiça, assim como por carta, fax, telefone, correio electrónico e mediante o preenchimento do formulário disponível no sítio do Provedor http://www.provedor-jus.pt/queixa.htm.
As autarquias devem oferecer assistência no preenchimento do formulário online, sempre que esta seja solicitada pelo cidadão.

ALGAR galardoada com o Prémio de “Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos 2010”


A ALGAR recebeu o prémio de «Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos 2010», no âmbito de uma cerimónia pública, presidida por Sua Excelência a Ministra do Ambiente Engª. Dulce Pássaro, que decorreu no Centro Cultural de Belém. O troféu evocativo do prémio, concebido com materiais reciclados pelo Arquitecto Siza Vieira, foi entregue ao Presidente da Empresa Dr. Luís Faísca e ao seu Administrador Dr. Hélio Barros.
A distinção atribuída pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e pelo Jornal Água e Ambiente, contempla o citado prémio alusivo ao tema «Qualidade de Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos Prestados aos Utilizadores».
O Júri para atribuição deste prémio foi constituído pelas seguintes entidades: ERSAR, Jornal Água & Ambiente, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
O prémio atribuído vem reconhecer e galardoar o desempenho global da ALGAR na gestão do sistema multimunicipal de triagem, recolha selectiva, valorização e tratamento de RSU do Algarve.
Por unanimidade o júri homenageou ainda o empenho da ALGAR no âmbito da valorização orgânica de resíduos verdes, a recuperação do biogás, a caracterização dos resíduos, a qualidade dos lixiviados após tratamento, e também a construção em curso, de uma unidade de valorização orgânica de resíduos urbanos. Foi ainda salientada a Certificação em Qualidade e Ambiente, de que a empresa é detentora.
A atribuição deste prémio, tem como objectivo contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos sólidos urbanos, divulgando casos portugueses de excelência, como este da ALGAR.

Lagos comemora Dia do Município



Festas decorrem de 23 a 31 a Outubro

À semelhança de anos anteriores, Lagos vai comemorar, no próximo dia 27 de Outubro, o Dia do Município, Feriado Municipal celebrado em honra do seu padroeiro, São Gonçalo de Lagos. Para além das iniciativas de cariz institucional e protocolar, terão lugar diversas actividades recreativas que habitualmente marcam este dia.
Da programação, que se vai desenrolar entre os dias 23 e 31 de Outubro, destaca-se, no dia 27, a Inauguração da Esquadra da PSP, numa cerimónia que será presidida pelo Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e onde estarão igualmente presentes entidades de âmbito local, regional e nacional.
Destaque, também, para a Inauguração da Exposição “Retratos do Infante”, no Centro Cultural de Lagos, e o Concerto Comemorativo, este ano a cargo da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, com o solista Eudoro Grade.
Da programação prevista, destacam-se, ainda, a tradicional Estafeta dos Descobrimentos (nesta edição alargada ao Município de Vila do Bispo), o 4º Passeio em Patins de Lagos, a 1ª Prova de Resistência – Cidade de Lagos em Radiomodelismo, o XXXII Festival de Coros do Algarve e a Regata Infante Dom Henrique (Cruzeiros) – Dia da Cidade, organizada pelo Clube de Vela de Lagos. No dia 30, as Piscinas Municipais de Lagos associam-se às comemorações do Dia do Município, e assinalam o seu 3º aniversário, com a abertura das piscinas a todos os munícipes.

Estamos Orgulhosos - Águas do Algarve




Na 4º edição dos prémios de qualidade, atribuídos pelo jornal Água&Ambiente e pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), a Águas do Algarve, SA foi pela 2ª vez galardoada pela sua actividade, desta vez no tema: “Qualidade de serviço de saneamento de águas residuais urbanas prestado aos utilizadores”. Recorde-se que em 2007, a Águas do Algarve SA recebeu o prémio pela “Qualidade da Água para Consumo Humano”, relativo à avaliação efectuada no ano de 2004, 2005 e 2006.
De forma resumida, apresentamos os comentários que foram tecidos à Empresa aquando da atribuição deste galardão:
“ Num sector onde ainda há muito para fazer no País, o prémio atribuído justifica-se pelo papel importante, dinâmico e pró-activo da Empresa Águas do Algarve, SA na gradual melhoria ambiental da região no que diz respeito às águas residuais urbanas, através de um sistema complexo que assegura um serviço em alta de crescente qualidade, cobrindo a quase totalidade do território, com mais de 210.000 alojamentos.
Como aspectos mais positivos realça-se o facto da extensão da certificação em qualidade, ambiente e segurança a mais 16 subsistemas de saneamento no ano de 2009 fazendo um total de 22 subsistemas, o bom desempenho em termos de qualidade das águas residuais recolhidas e de análises de água residuais realizadas a toda a população equivalente, servidas por instalações de tratamento em que se verifica o cumprimento dos parâmetros de descarga e destino adequado de lamas, ressalvando a boa qualidade da informação fornecida no âmbitos das avaliações, realça-se o trabalho técnico que tem sido desenvolvido na procura das melhores soluções que promovam a reutilização da água.”
A Águas do Algarve irá ainda receber um selo de qualidade, criado especificamente para os vencedores destas distinções, de forma a ser enaltecido e reconhecido todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na Região.
Referimos que a análise efectuada pelo júri (constituído pela ERSAR, Jornal Água e Ambiente, LNEC,APDA, APRH, APESB), baseia-se numa avaliação qualitativa e quantitativa de toda a informação disponível no RASARP (Relatório Anual do Sector de Águas e Resíduos em Portugal), tendo o prémio sido atribuído por unanimidade.
A Cerimónia de entrega deste prémio, foi presidida pela Ministra do Ambiente e Ordenamento do Território e desenvolvimento regional – Eng Dulce Pássaro, decorreu dia 20, pelas 19.00 horas, no CCB em Lisboa, integrada naquela que é uma das Conferências mais importantes do Sector – a 5ª edição da Expo Água, onde anualmente é efectuada a atribuição dos Prémios de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos, às entidades portuguesas que mais se distingam nesta área.
Este ano foram atribuídos de 5 prémios de acordo com as seguintes categorias:
1- Qualidade da água para consumo humano
2- Qualidade de Serviço de Abastecimento Público de Água prestado aos Utilizadores
3- Qualidade de Serviço de Saneamento de Águas Residuais Urbanas prestado aos utilizadores
4- Qualidade de Serviço de gestão de Resíduos Sólidos Urbanos prestado aos utilizadores
5- Sustentabilidade Económico financeira das entidades gestoras

A atribuição do Prémio Qualidade da água para consumo humano em 2007, (referente aos anos de 2004, 2005 e 2006), acrescido do agora atribuído, referente à Qualidade de Serviço de Saneamento de Águas Residuais Urbanas prestado aos utilizadores” ( referente a 2009) são motivos de orgulho e incentivadores para todos quantos trabalham na Águas do Algarve SA em prol da Região do Algarve.

ESTATUTO DE UTILIDADE PÚBLICA PARA ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES FLORESTAIS DA SERRA DO CALDEIRÃO


A Câmara Municipal de Loulé emitiu um parecer favorável sobre a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, solicitado pela Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, na sequência do pedido de Declaração de Utilidade Pública requerido por aquela Associação.
Este parecer reflecte o modo como a Associação desenvolve as suas actividades e as repercussões na comunidade em geral, nomeadamente em termos da prevenção e combate a incêndios florestais.
Com sede no Barranco do Velho, freguesia de Salir, a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão é uma organização associativa de proprietários e produtores florestais, cujo objecto social inclui a prossecução de actividades directamente relacionadas com a silvicultura, a gestão e a exploração florestais, a actividade agrícola e a prestação de serviços a elas associadas.
Esta entidade tem vindo a desenvolver a sua actividade, nos últimos onze anos, no Concelho de Loulé, em colaboração com a Autarquia, associações de desenvolvimento local, universidades, Direcção Regional das Florestas e Direcção Regional de Agricultura do Algarve, entre outras.
Das actividades desenvolvidas destaca-se a dinamização do processo de constituição de uma ZIF (Zona de Intervenção Florestal) da Serra do Caldeirão/Loulé e elaboração do Plano Específico de Intervenção Florestal, principal documento orientador das acções a implementar no terreno, com vista a uma gestão económica e ambientalmente mais sustentável daquela área. Apresentou também candidaturas a financiamentos comunitários para implementar as acções consagradas no Plano.
Por outro lado, a Associação coordena a actividade de uma equipa de Sapadores Florestais que exerce, entre outras, acções de silvicultura preventiva, primeira intervenção em incêndios florestais, manutenção e beneficiação de infra-estruturas, vigilância e sensibilização do público para a prevenção e limpeza das florestais. A actividade desta equipa é um contributo fundamental na gestão florestal e defesa da floresta contra incêndios do espaço florestal do Concelho, desenvolvendo um serviço comunitário designadamente vigilância das áreas florestais, sensibilização das populações ou remoção de árvores caídas.
A realização e colaboração em actividades de educação ambiental e as candidaturas a projectos de financiamento na área florestal são outras das suas áreas de intervenção.
“Consideramos que o trabalho desenvolvido pela Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão é de extrema importância para o Concelho, desenvolvendo diligentemente e profissionalmente toda a sua actividade de apoio técnico, execução de projectos florestais aos seus associados e comunidade em geral e, deste modo, presta serviços que beneficiam toda a sociedade e o ambiente, além de ser reconhecida na Região pelo seu excelente trabalho”, refere o executivo municipal de Loulé.

Dramaturgo Norberto Ávila apresenta obra em Olhão na Semana da Casa dos Açores


O dramaturgo açoriano Norberto Ávila, talvez o maior dramaturgo português vivo, dá a conhecer ao público algarvio, no próximo dia 4 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Olhão, às 21h00, a sua última obra, Algum Teatro.
Entre 1 e 7 de Novembro decorre a Semana Cultural da Casa dos Açores no Algarve, em Faro e Olhão, na qual esta iniciativa está incluída. Na biblioteca olhanense estará também patente, na primeira semana de Novembro, uma exposição sobre a obra do dramaturgo e coordenada pelo próprio.
Na apresentação da obra de Norberto Ávila, que será proferida por Dália Paulo, na noite de 4 de Novembro, também o autor estará presente, numa iniciativa organizada pela Casa dos Açores no Algarve e Biblioteca Municipal de Olhão.
O percurso literário de Norberto Ávila mereceu palavras elogiosas de Francisco Rebello: “Pela diversidade e riqueza dos temas dramatizados, pela variedade e adequação dos modelos estruturantes, pelo saber oficinal, pela capacidade inventiva do jogo cénico, pela sábia dosagem do real e do fantástico, do humor e da emoção, do erudito e do popular, e pela articulação perfeita de tudo isto, a obra de Norberto Ávila, já internacionalmente consagrada, ocupa um lugar ímpar no quadro da dramaturgia portuguesa contemporânea”. Já Joan Casas (autor catalão, tradutor de As Histórias de Hakim) referiu: “(…) Norberto Ávila, bom conhecedor daquele segredo que faz da fantasia o melhor instrumento para descobrir a realidade”.
Norberto Gregório Ávila, dramaturgo português nasceu a 9 de Setembro de 1936, em Angra do Heroísmo, Açores. Entre 1963 e 1965 frequentou a Universidade do Teatro das Nações, em Paris. Fundou e dirigiu a revista Teatro em Movimento, entre 1973 e 1975; entre 1974 e 1978 chefiou a Divisão de Teatro da Secretaria de Estado da Cultura. Traduziu peças de Jan Kott, Shakespeare, T. Williams, A. Miller, Schiller, Valle-Inclàn, Fassbinder, entre outros.
As suas primeiras peças (A Descida aos Infernos e O Homem que Caminhava sobre as Ondas) revelavam, segundo Luiz Francisco Rebello, "no seu simbolismo expressionista uma decidida vocação de dramaturgo moderno, que as obras posteriores vieram confirmar" (REBELLO, Luiz Francisco - 100 Anos de Teatro Português (1880-1980), Porto, ed. Brasília, 1984, p. 42).
Conjugando um sentido da representação teatral enquanto acto ao mesmo tempo lúdico e interveniente, foi distinguido com o Prémio Comemorativo do Cinquentenário da Sociedade Portuguesa de Autores, atribuído a As Cadeiras Celestes e com o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores, em 1987, para a peça Florânia ou A Perfeita Felicidade. Embora muitas das suas peças permaneçam inéditas (O Labirinto, 1962; A Pulga, 1962; Magnífico I, 1965; O Pavilhão dos Sonhos, 1979; Os Deserdados da Pátria, 1982), grande parte da sua obra encontra-se traduzida em alemão, polaco, servo-croata e espanhol, tendo já sido levada à cena por diversas companhias estrangeiras.

Câmara licenciou os 2 primeiros guarda-nocturnos em Faro



A Câmara licenciou os 2 primeiros guarda-nocturnos em Faro, decisão esta que visa reforçar a segurança de pessoas e bens. Desejavelmente esperamos que outros lhes sigam o exemplo.
Estes profissionais efectuam patrulhamento de proximidade e visibilidade, todos os dias do ano, no horário nocturno, garantindo a segurança dos subscritores e dos seus bens, agindo assim por forma a dissuadir os indivíduos, que pela calada da noite, vagueiam pelas ruas, com o intuito de fazerem o reconhecimento, para de seguida tentarem avançar para a prática de actos ilícitos.
Os guardas-nocturnos funcionarão em estreita articulação e colaboração com as forças de segurança da respectiva área e constituirão uma indiscutível mais-valia para promover um clima de segurança essencial para o bem-estar dos cidadãos.

Em Vila do Bispoo: Comemorações do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares


No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, vai realizar-se, no próximo dia 25 de Outubro, a iniciativa "Vamos conhecer um Escritor!" com a presença da escritora Regina Gouveia e o escritor Fábio Ventura.
Regina Gouveia, autora de livros de literatura infantil irá às Escolas do Município promover a Leitura e o Ambiente, através de várias actividades que envolvem histórias e experiências únicas e apresentar também o seu último livro onde a poesia e a ciência se misturam de um modo novo e divertido e o jovem escritor Fábio Ventura irá apresentar o seu mais recente livro da saga Orbias – O Demónio Branco, no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo.
Trata-se de mais uma iniciativa desenvolvida pelos Serviços da Biblioteca Municipal de Vila do Bispo em coordenação com a Biblioteca Escolar da EB 2,3 São Vicente que tem como objectivo promover o livro e o gosto pela leitura junto da comunidade estudantil do concelho.

A propósito do Orçamento para 2011: PSD Algarve reúne-se com Associações Empresariais


Luís Gomes acabou de tomar posse à frente do PSD/Algarve e já trabalha

A Comissão Política Distrital do PSD Algarve está a promover um conjunto de reuniões com Associações Empresariais Algarvias para analisar a proposta de Orçamento de Estado para 2011 no que se refere à Região.
As reuniões têm como objectivo auscultar as reacções dos empresários ao documento proposto pelo Governo para o Algarve, de forma a consolidar a posição pública do PSD Algarve sobre o referido documento.
Assim, a Comissão Política Distrital do PSD Algarve reúne-se com a AHETA - Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, a AIHSA - Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve, a CEAL - Confederação dos Empresários do Algarve, a NERA - Associação Empresarial Região Algarve, a AECOPS - Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e a ACRAL - Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve.
“Esta será a tónica do PSD Algarve: Tomar posições políticas mas baseadas na proximidade à sociedade, de forma a que a sua actuação seja um reflexo daquilo que realmente interessa à nossa região”, refere Luís Gomes, Presidente da Comissão Política Distrital do PSD Algarve.
Para além dos investimentos estruturais, o PSD Algarve pretende saber que iniciativas estão a ser tomadas para a promoção do emprego na região, nomeadamente através do incentivo ao empreendedorismo local.
Recorde-se que, segundo os últimos dados disponibilizados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Algarve tem mais de 21 mil desempregados inscritos, numa taxa superior aos 13%, muito acima da média nacional.

"VALE DO LOBO É OBRIGADA A REINTEGRAR DIRIGENTE SINDICAL!"


Através de um comunicado de imprensa, Sindicato da Hotelaria do Algarve, faz saber que, "no dia 21 de Outubro, o Tribunal de Trabalho de Faro declarou a reintegração do trabalhador Tiago Jacinto no seu posto de trabalho, no Empreendimento Turístico Vale do Lobo – RTL, S.A., em Almancil, concelho de Loulé, depois de este ter sido despedido ilegalmente em Janeiro passado".
"Este trabalhador foi eleito para a direção do Sindicato da Hotelaria do Algarve em Abril de 2009, sendo esta a principal razão do despedimento ilegal. O exercício da defesa dos direitos dos trabalhadores é um direito consagrado na Lei e tem de ser respeitado pelo patronato", salienta o Sindicato.
Assim, acrescenta a nota de imprensa: "o trabalhador irá ser reintegrado no dia 2 de Novembro na secção de Manutenção após a recusa por duas vezes em aceitar as propostas da empresa de € 3.000 e € 5.000 euros, respectivamente para o trabalhador desistir do processo.
"A luta organizada dos trabalhadores nos seus sindicatos de classe é o único caminho para a defesa dos seus direitos e conquista de melhores condições de trabalho e de vida. Este é mais um exemplo de que quem luta pode sempre vencer, mas quem não luta perde sempre", enfatiza o Sindicato da Hotelaria do Algarve.

I V Jornadas APATRIS 21 "Intervir para Incluir"


A APATRIS 21 – Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve, vai realizar, no Sábado, dia 6 de Novembro, as suas 4ª Jornadas - “Intervir para Incluir. O Local de realização é no Campus da Penha, no auditório a designar , da Universidade do Algarve, em Faro.

Programa das 4as. Jornadas da APATRIS 21 “Intervir para Incluir “ 6 Novembro


8.30 - 9h30 Abertura do secretariado

9.30 – 10.00 Sessão abertura

10.00 – 10.30 Epilepsia na criança
Dr. Fernando Tapadinhas
Médico, Hospital de Faro

10.30 – 11.00 INTERVALO

11.00 -12.30 Trissomia 21
- Espectro da população pediátrica com Trissomia 21no Algarve
Dr.ª Luísa Gaspar
Médica Hospital de Faro
- Linguagem, articulação e alimentação na Trissomia 21
Dr.ª Susana Mestre
Terapeuta da fala – APAT
- O adulto com Trissomia 21
Dr.ª Eliane Cruz
Médica, Hospital de Faro

12.30-13.00 - Dislexia na criança
Dra Cláudia Calado
Médica, Hospital de Faro

13.00-14.30 ALMOÇO

14.30-15.00 Educação para a saúde e educação sexual na escola
Prof. Dra. Gabriela Silva
Investigadora do CIES, ISCTE

15.00-16.15 -Adolescência no Jovem com deficit cognitivo
Dr.ª Maria do Carmo Marcelino
Médica, Hospital de Faro
Dra. Andreia
Psicóloga, Hospital de Faro
- Alterações posturais na adolescência
Dr. Carlos Machado
Medico, Hospital de Faro

16.15-16.45 Intervalo

16.45- 17.15 - Aspectos jurídicos na deficiência mental
Dr.ª Alexandra Moita
Jurista – APATRIS 21

17.15 – 17.45 A Integração Neuro Sensorial, nas perturbações do desenvolvimento
Dra. Paula Serrano
Terapeuta ocupacional, Escola das Brincadeiras
18.00 - ENCERRAMENTO

Portimão recebe acção de promoção do empreendedorismo jovem


Roadshow “Empreende JA”
Informar sobre programas e iniciativas relacionadas com o tema do emprego e do empreendedorismo e aconselhar e apoiar as melhores iniciativas empresariais são os objectivos do Roadshow “Empreende JÁ”, uma acção nacional que vai estar em Portimão entre 25 e 30 de Outubro.
Para além de uma unidade móvel, localizada na Praça 1º de Maio, onde vão ser realizadas acções de informação e aconselhamento entre as 10h00 e as 19h00, esta iniciativa vai ainda promover acções de formação gratuitas na Loja Ponto JA.
Destinada a jovens entre os 16 e os 34 anos, o curso GET- IT– Formação para Empreendedores, criado pela FDTI - Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação - e pela HP - Hewlett Packard, tem como objectivo dotar de competências para conseguir um emprego ou para criar o próprio negócio. Os interessados em participar poderão fazer a inscrição na Loja Ponto JA Portimão, Rua Pé da Cruz 12, telefone 282 422 388, e-mail: lojaja.portimao@ipj.pt
Mais informações em http//juventude.gov.pt

sábado, 23 de outubro de 2010

ESPECIALISTAS DEBATERAM MOBILIDADE, ESTACIONAMENTO E SUSTENTABILIDADE EM ALBUFEIRA

No âmbito do III Seminário Ibérico de Estacionamento
Nos últimos três dias, Albufeira acolheu os principais especialistas, decisores políticos e empresários de referência do sector da mobilidade, tendo as reflexões decorrido em torno da temática da Gestão do Espaço Urbano, em geral, e do Estacionamento, em particular.





Sob o lema “A Cidade Possível”, a 3.ª Edição do Seminário Ibérico de Estacionamento encerrou hoje com balanço positivo.
Albufeira, como Município Anfitrião, recebeu na passada Quarta-feira os participantes e os elementos da organização do III Seminário Ibérico de Estacionamento. A Cerimónia Oficial de Boas-vindas decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e foi presidida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Dr. José Carlos Rolo, em representação do Presidente, pelo Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Carlos Silva e Sousa, e pelo Vereador do Pelouro dos Transportes e Estacionamento, Eng.º Carlos Quintino.

Ciente da relevância deste evento para o Concelho, não só pela troca de ideias e experiências no espaço ibérico, mas sobretudo pela importância e pertinência das comunicações e respectivo prestígio dos oradores, o Vice-Presidente da Câmara Municipal mostrou-se visivelmente satisfeito.
A Abertura Oficial do Seminário Ibérico e Inauguração da Exposição, tiveram lugar ontem, dia 21 de Outubro, no CS São Rafael Atlantic Hotel e contaram com a presença do Presidente do IMTT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, António Crisóstomo Teixeira, em representação do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, do Presidente da Mesa de Assembleia da ANEPE, Dr. Rogério Pacheco, do Presidente da ASESGA, D. Jaime Lopez Aguilar, e do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Desidério Silva.
O Autarca referiu que Albufeira é um Concelho atento e preocupado com os problemas da mobilidade e do estacionamento, no entanto, pelas características turísticas da cidade, pelo crescimento e flutuação de pessoas e veículos “(…) não tem sido fácil encontrar espaços e construir estacionamentos de proximidade (…)”. E relembrou, nomeadamente, as acções desenvolvidas pela Câmara Municipal na área dos transportes públicos: “(…) mais de 1 milhão de cidadãos utilizaram a rede urbana do Giro (…)”.
Ainda durante a manhã de ontem, e no âmbito do III Seminário Ibérico, teve lugar, em Albufeira, a Apresentação Pública do Citroën C-Zero, um carro movido a energia eléctrica lançado recentemente a nível mundial. Os participantes puderam, deste modo, testar o carro eléctrico, que começará a ser comercializado a partir de Janeiro próximo e que se destina sobretudo a trajectos curtos na cidade. Sempre atenta às questões da mobilidade sustentável, a Câmara Municipal de Albufeira já dispõe de 6 pontos de recarregamento gratuitos: 4 no Parque de Estacionamento P1, no Pau da Bandeira, e 2 no Parque de Estacionamento P5, na Avenida 25 de Abril.
Durante três dias, foram muitas as temáticas debatidas e diversos os pontos de interesse desenvolvidos neste III Seminário Ibérico. Os “Novos desenvolvimentos da indústria automóvel”, “O automóvel e a cidade”, “Legislação e fiscalização” ou “As energias tecnológicas no estacionamento” foram alguns dos painéis debatidos. Entre os oradores estiveram representantes das mais prestigiadas empresas do sector, como sejam a Citroën, EDP Inovação, AIPARK, International Parking Institute, TCM Enginy, European Parking, Empark, Saba e inúmeros autarcas portugueses e espanhóis, com responsabilidades na área dos Transportes e Estacionamento.
Também Albufeira, a cidade escolhida para anfitriã, representou um desafio neste Seminário, no sentido em que rompe com o paradigma das grandes cidades e força o sector a reflectir sobre outras tipificações possíveis, onde a organização e a mobilidade obrigam a esforços complexos e contínuos.
Depois das organizações decorridas no Porto (2006) e Saragoça (2008), “A Cidade Possível”, em Albufeira, pelo seu carácter actual e pertinente, pela grande adesão de participantes e pelo impacto positivo no Sector, encerrou hoje com balanço positivo.

Faro: Escolas portuguesas em análise na UAlg


“Escolas: Um olhar a partir da avaliação externa”serve de mote para o seminário que se realiza no próximo dia 27 de Outubro, às 14h00, no Anfiteatro 0.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha, em Faro, onde vão ser apresentados os resultados de uma investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia ao longo do último ano.
Os seminários EDUORG, organizados pelo Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa, em articulação com Universidade do Algarve e a Barafunda, decorrem em diferentes pontos do País: Faro (27 de Outubro), Évora (5 de Novembro) e Lisboa (9 de Novembro).
Nos três dias vão ser apresentados os resultados de uma investigação centrada nos contextos institucionais das escolas do ensino básico e secundário nas regiões do Algarve, Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo. Far-se-á uma análise crítica com base nos relatórios de avaliação externa realizados pela Inspecção Geral da Educação, em que se aborda a relação entre as políticas educativas, os modelos de organização, os perfis de liderança e o sucesso escolar. Todas as comunicações vão ser comentadas por peritos da área da Educação e acompanhadas por testemunhos de directores de escolas que viveram o processo de avaliação externa.
Como se enquadram as medidas políticas com impacto directo na organização escolar? Como se distinguem as organizações escolares? De que forma as escolas valorizam as aprendizagens e os resultados escolares? Que modelos de liderança caracterizam as escolas portuguesas? No decorrer das três sessões serão apresentadas possíveis respostas a estas e a outras questões, num espaço dedicado à crítica e ao debate.
Entrada livre, com pré-inscrição em: eduorg2009@gmail.com
Programa disponível em www.cies.iscte.pt.

Faro: Competição Local de Engenharia na UAlg





O BEST (Board of European Students of Technology) Observer Group (OG) Faro Algarve foi recentemente fundado também na Universidade do Algarve (UAlg). Está presente em 30 países da Europa, organizados em 86 universidades.
A instituiçaõ está a organizar a I – Competição Local de Engenharia, no dia 3 de Novembro, que vai colocar à prova as habilidades e os conhecimentos dos estudantes da Universidade do Algarve, desafiando-os a encontrarem a solução mais viável em termos de gestão, criatividade e aplicação para um determinado problema.
ara isso serão disponibilizados os materiais necessários, sendo na sua grande maioria provenientes de objectos reutilizados do nosso dia-a-dia, para, através de novas tecnologias, construir um protótipo funcional, tendo em atenção a sustentabilidade Ambiental e Económica.
A equipa vencedora será premiada e serão entregues lembranças a todos os participantes juntamente com um certificado de participação.

Tavira: NA BIBLIOTECA MUNICIPAL - CÁTIA SAÚDE, FALOU DA DOENÇA DE ALZHEIMER



Por iniciativa da Associação Âncora e integrada no Projecto “Do Outro Lado – A Saúde mental dos mais velhos” teve lugar na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, uma palestra de esclarecimento sobre a doença de Alzheimer, apresentada por Cátia Saúde, da Associação de Doentes de Parkinson e Alzheimer.
A doença pode apresentar-se sobre várias formas e pelos mais variados motivos. Começando pela idade – 70 anos - a partir da qual a doença se pode desenvolver mais, embora possa aparecer antes, perguntámos:
- Neste escalão etário, muitos idosos sofrem do stress da guerra, do abandono da família. Como é que é possível detectar a doença?
- Para isso é preciso o diagnóstico diferencial, ou seja fazer uma avaliação minuciosa para realmente não se confundir a doença de Alzheimer com a possibilidade de existirem outras doenças. É feito um exame muito mais pormenorizado, com exames mais exaustivos. Em termos psicológicos, de avaliação neuropsicológica em que se vai excluir a possibilidade de existirem outras doenças que possam causar sintomas semelhantes.
- Em caso de suspeita da doença, onde se deve dirigir o doente? Ao médico de família? A um especialista?
- Pode ir ao médico de família que vendo não ser da sua especialidade, o vai encaminhar para o neurologista que é a especialidade que trata da doença de Alzheimer que depois passará a medicação e faz a avaliação com a periodicidade que julgar ser considerada eficaz.
- Especialistas na matéria não haverá muitos no País e no Algarve serão poucos pelo que será difícil chegar até eles.
- Não. Muitas vezes o acesso é mais as dificuldades, porque em termos de oferta há mais em termos particulares e as pessoas, por vezes, não têm posses para chegar até ao neurologista. Pagar uma consulta de especialidade que sabemos ser cara. Há possibilidades de ser acompanhado no Hospital, mas ai, as listas de espera, complicam um pouco o processo. Na saúde é sempre complicado com os valores financeiros.
- Para prevenir a doença é aconselhada a prática saudável de exercícios físicos regulares e dormir bem. Dormir bem, é dormir X horas por dia ou deitar-se e dormir sem sobressaltos?
- Depende muito. Há pessoas que com seis ou sete horas de sono ficam estabilizadas. Há pessoas que precisam de menos tempo. São menos horas mas é um sono de qualidade. Ai também ajuda. Muitas vezes as pessoas estão deitadas mas não têm um sono de qualidade, reparador. O ideal será dormir 7 a 8 horas que é o tempo considerado útil e, procurar que seja um sono de qualidade.
- Também o baixo nível de escolaridade será um factor de risco. No escalão etário dos setenta anos grande parte da população portuguesa, não tem a escolaridade obrigatória.
- Exactamente. E por isso mesmo, não só por esse facto, mas depois conjugando isso com a idade e a possibilidade de haver já a hereditariedade na família isso vai ainda complicar mais. Sendo esta uma doença da idade, a nossa população é envelhecida e tem ainda pouco acesso à escolaridade. No passado não havia possibilidades de estudar.
- Quando agora se chama mais a atenção para uma doença é também para alertar os ainda jovens para a prevenção da propagação da mesma. O que vamos fazer?
Exactamente. Esta doença não é só para aqueles que já a têm mas sobretudo para gerações que já cá estão. Serve para as pessoas se prevenirem mesmo as dos escalões mais novos e também porque podem vir a ter familiares com essa doença e terem a tarefa de cuidar deles, pelo que devem estar informados.
- Cuidar deles, quando não há tempo para cuidar dos filhos, quanto mais dos pais e avós…
- Isso é uma questão complicada. Antigamente os pais cuidavam dos filhos e estes um dia mais tarde iriam cuidar dos pais. Actualmente isso é mais complicado, porque os filhos têm as suas actividades profissionais e muitas vezes não conseguem conjugar a profissão e o cuidar dos pais. A hipótese é colocar num lar, mas ai, como sabemos a dificuldade é muita, porque temos de enfrentar as listas de espera, os valores são altos e por vezes nem os pais nem os filhos os podem suportar.
- De qualquer maneira é sempre bom chamar a atenção para esta e outras doenças e a forma de as detectar.
- Ainda bem que existem estas actividades, palestras, seminários, porque quanto mais informados estivermos e mais sensibilizarmos a população melhor.

Geraldo de Jesus

TAVIRA: CANDIDATO A BASTONÁRIO DA ORDEM DOS ADVOGADOS, REUNIU COM A CLASSE



A fim de apresentar o seu projecto, como candidato à Ordem dos Advogados, Fragoso Marques esteve em Tavira, onde reuniu com a classe, na Sala dos Advogados, no Tribunal da Comarca de Tavira.
Num momento em que a Justiça em Portugal não goza da total confiança, da maioria dos portugueses, falámos com o candidato a esse respeito e perguntamos se sentia o apoio da classe.
- Sem dúvida. Essa é a tónica que tenho sentido por todo o País. A classe empenha-se na defesa e dimensão das suas ideias e por consequência é uma oportunidade única de auscultar os interesses e as opiniões dos advogados de todas as Comarcas, onde estou com muito gosto. Em todo o País tenho recebido manifestações de grande apoio, de grande solidariedade, de grande empenhamento. É muito gratificante estar a fazer esta campanha, definir este campo.
- Se vier a ser eleito, o que vai fazer para mudar a situação actual?
- A situação actual é de tal forma deprimente que sem dúvida alguma o primeiro acto de qualquer Bastonário é alterá-la. Arrumando a casa desde logo, pacificando a nossa classe que está hoje profundamente dividida. Afirmando da necessidade da sua união porque a união faz a força. Procurando reconciliar os advogados entre si, procurando prestigiá-los à opinião pública, num diálogo sério, sereno com os demais intervenientes. Juízos, Procuradores, funcionários judiciais. Procurando também democratizar no sentido de ouvir a opinião de todos os advogados nos seus órgãos próprios, nos seus congressos, nas suas assembleias e não fechar a Ordem em S. Domingos, isolando-a do resto do mundo. Ter um discurso que não seja um discurso politico, mas um discurso empenhado na defesa do que são os interesses, uma vez mais, dos cidadãos e dos próprios advogados.
- Existem actualmente problemas com os estagiários. Isso também será resolvido?
- Claro que sim. De resto não é com os estagiários, mas sim com os licenciados em direito, após Bolonha. Esse é um problema que vai merecer uma resposta pronta por parte da Ordem e essa resposta necessariamente se tem de traduzir na exigência, no alto grau de exigência aos colegas após Bolonha, dizendo que carecem do mestrado para poderem ingressar na Ordem. O equivalente nesta licenciatura actual após o Bolonha, à licenciatura anterior é o mestrado e é isso que nós vamos exigir. O mestrado a todos os que queiram ingressar no estágio e depois para sermos mais rigorosos vamos dizer aos colegas que queiram entrar e aos que já cá estão que connosco não vai haver facilidades. Connosco os exames vão ser absolutamente rigorosos, exigentes, ligados à prática quer do ponto de vista de ontologia quer do ponto de vista da gestão dos escritórios de advogados, nas línguas com interesse jurídico, o francês, inglês e alemão jurídico. Vamos vê-los virados para a prática. As técnicas oratórias, a psicologia, segurança, as técnicas de inquirição de testemunhas, registo notarial. Vamos criar a formação eminentemente ligada à prática. Ela vai deixar de ser escolástica, mas vai ser muito exigente e aqueles que não se sentem com vocação para abraçar uma profissão difícil que não venham para a advocacia. Connosco não vão ter quaisquer facilidades.
- Vão para um curso, porque não têm oportunidade de ir para outro. Apesar da licenciatura, terão de cumprir as regras ou terão de mudar para outras profissões?
- Não. Nós vamos ter relações públicas dentro do mercado jurídico. É que hoje parece que não existe nenhuma alternativa e cai tudo na advocacia. Nós vamos bater-nos para, por exemplo, os senhores funcionários oficiais de justiça sejam licenciados em direito e o requisito de admissão dos oficiais de justiça, dos investigadores, dos senhores funcionários de finanças, todos aqueles que estão relacionados com processos de execuções fiscais, os senhores funcionários dos cartórios notariais e das conservatórias que sejam licenciados em direito. Portanto, nós vamos reunir uma forte frente de trabalho onde já poderão ser acolhidos todos aqueles que não querendo ou não podendo ser advogado, pode seguir para outras carreiras abertas no mercado jurídico.
Geraldo de Jesus

"TURISMO DE PORTUGAL APROPRIOU-SE DE 1,2 MILHÕES DE EUROS DO TURISMO DO ALGARVE" - MENDES BOTA QUESTIONOU GOVERNO


Através de uma nota de imprensa, o deputado Mendes Bota torna público que questionou o Governo sobre a "apropriação indevida por parte do Turismo de Portugal I.P. de uma verba de € 1.216.256,14, relativa ao exercício orçamental de 2008, que pertence por lei à Entidade Regional de Turismo do Algarve, e desafia as instâncias governamentais a procederem à respectiva reposição".
Eis, na íntegra, as questões colocadas por Mendesa Bota ao Presidente da Assembleia da República:
Na sequência da entrada em vigor do decreto-lei 67/2008, de 10 de Abril, que estabeleceu o regime jurídico das Áreas de Turismo de Portugal, o qual pretendeu reorganizar o anterior mapa das 19 Regiões de Turismo, a Região de Turismo do Algarve foi extinta, dando lugar à Entidade Regional de Turismo do Algarve, cujo processo de criação ficou concluído no dia 20 de Outubro de 2008, com a eleição dos seus órgãos sociais.
Acontece que, o Orçamento de Estado para 2008 previu uma dotação de 20 milhões de Euros “destinados às regiões de turismo e juntas de turismo e às entidades que lhes sucederão” a transferir mensalmente para aquelas entidades.
O próprio Despacho conjunto nº 7991/2008, de 18 de Março, define em anexo o quadro da distribuição desta dotação pelas entidades atrás referidas, sendo que à Região de Turismo do Algarve cabia o montante mensal de € 516.067,68.
Ora, sucedeu que o Turismo de Portugal I.P. reteve esta transferência a partir do dia 20 de Outubro de 2008 até ao final desse ano, só voltando a distribuir verbas provenientes do Orçamento de Estado relativas ao exercício de 2009, e à luz dos critérios definidos no novo enquadramento legal definido pelo decreto-lei 67/2008, de 10 de Abril.
Parece, assim, à evidência, que o Turismo de Portugal se apropriou indevidamente de um montante de € 1.215.256,14, verba destinada aos custos de funcionamento de uma estrutura que, obviamente, não deixou de existir nem de funcionar entre o dia 20 de Outubro e o dia 31 de Dezembro de 2008.
Assim sendo, ao abrigo do arsenal de disposições constitucionais, legais e regimentais em vigor, requeiro a V. Exa. se digne obter do Ministério da Economia da Inovação e do Desenvolvimento resposta às seguintes perguntas:
1- Reconhece ou não, que o Turismo de Portugal I.P. se “esqueceu” de transferir para a Entidade Regional de Turismo do Algarve a verba de € 1.215.256,14 a que estava obrigado por força da lei orçamental, referente ao período decorrido entre 20 de Outubro e 31 de Dezembro de 2010?
2- Quando pensa regularizar a situação?

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PJ: Detenção de bando por crimes de roubo



A Polícia Judiciária, através da Directoria do Sul, identificou e deteve cinco homens pela presumível prática de vários crimes de roubo cometidos no Algarve.
Um dos arguidos, conhecido por “boss”, seleccionava os alvos a assaltar, os quais poderiam variar entre residências, estabelecimentos comerciais, veículos ou pessoas; após o que, delineava o modo de actuação, arregimentava executores e distribuía tarefas.
Embora em alguns dos crimes estejam referenciados outros comparticipantes, os detidos constituem o núcleo duro do bando e estão indiciados pela co-autoria de assaltos a residências.
Aquando da detenção, o arguido designado por “boss” fazia-se transportar numa viatura topo de gama e trazia três pistolas e um revólver.
Na sequência de buscas efectuadas, foram encontrados alguns objectos roubados e uma caçadeira de canos cerrados.
Os detidos, com idades compreendidas entre os 45 e os 28 anos de idade, vão ser presentes às autoridades judiciais competentes para aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.

Na Biblioteca de Albufeira: Renato Costa apresenta a sua mais recente


“Uma educação para a vida”

“Uma educação para a vida - um projecto de educação internacional no
séc. XXI” é o título do novo livro de Renato Costa, que apresenta uma
síntese de 10 anos de práticas educativas de uma escola no séc. XXI no
desenvolvimento de um projecto local e global de educação
internacional. Este novo ensaio de Renato Costa estabelece uma ligação
entre os pressupostos teóricos de uma escola de educação internacional
num mundo global e os seus horizontes de desenvolvimento. O lançamento
do livro “Uma Educação para a Vida” terá lugar no auditório da
Biblioteca de Albufeira, no próximo dia 5 de Novembro, 6ª. Feira, às
17.00 horas., e terá, como oradores convidados, João Trigo e João
Valsassina, os directores do Colégio Nossa Senhora do Rosário, no
Porto, 1º classificado no ranking das escolas secundárias 20010; e do
Colégio Valsassina, em Lisboa, um colégio português prestigiado com um
projecto educativo com mais de 100 anos.
Renato Costa, director pedagógico do Colégio Internacional de
Vilamoura nos últimos 23 anos, tem liderado, desde 1987, uma equipa de
professores que se tem dedicado a aprofundar um modelo de educação
internacional em Portugal. Foi secretário-geral do ensino particular e
cooperativo entre 1993 e 1995 e desempenhou vários cargos no ensino
particular e cooperativo a nível nacional e internacional. É membro da
American Educational Research Association e tem participado em
múltiplas missões internacionais de educação em diversos países do
mundo e continentes.
Nas últimas duas décadas, o Colégio Internacional de Vilamoura, que
comemora 26 anos de existência, foi uma das escolas em Portugal que
procurou dar uma resposta inovadora aos desafios da globalização. O
sucesso prático das suas metodologias de aprendizagem e o ambiente
criativo têm merecido uma atenção especial por parte da comunidade
científica. Em 2009, alcançou o top das escolas secundárias no mundo
em investigação científica. Actualmente, conta com uma importante
comunidade de ex-alunos espalhados pelas mais diversas partes do
mundo, desde a Europa à Ásia, aos Estados Unidos e Austrália. É uma
escola pioneira, desde os finais dos anos oitenta, no ensino precoce
de línguas.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Em Vilamoura: XI Jornadas da ANTRAM



A Associação Nacional dos Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), realiza, nos 22 e 23 de Outubro, em Vilamoura, as XI Jornadas, subordinadas ao tema “Um Transporte Rodoviário de Mercadorias Sustentável e Eficiente”.
O programa das Jornadas vai ser constituído por quatro painéis: as políticas de transportes do Séc. XXI, desafios sustentáveis; os desafios eficientes e a planificação estratégica do transporte rodoviário de mercadorias – uma necessidade.
Nos dois dias do evento vão estar presentes personalidades como Attila Eordogh, da Unidade dos Transportes da EU; Paulo Marques, Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária; Jorge Costa, Deputado da AR; João Duque, docente do ISEG; entre outros.
Para António Mousinho, Presidente da ANTRAM, “as Jornadas realizam-se numa altura de significativa importância para o sector, pois discute-se o futuro da actividade num cenário macro económico difícil onde apenas as empresas com métodos e meios sustentáveis terão capacidade para sobreviverem de forma sustentável.”

PSD: Hélder Martins nomeado Coordenador do Gabinete Autárquico

Gabinete do PSD Algarve prepara autárquicas


Helder Martins (1º da esquerda) na tomada de posse do novo líder do PSD/Algarve, Luís Gomes
A Comissão Política Distrital do PSD Algarve nomeou por unanimidade Hélder Martins como Coordenador do Gabinete Autárquico da estrutura partidária, que terá como objectivo começar a preparar as próximas eleições autárquicas.
Numa primeira fase o Gabinete Autárquico irá fazer o “ponto de situação” nos diferentes municípios algarvios, sendo que as conclusões desse estudo serão dadas as conhecer aos militantes, de modo a que os núcleos e as secções possam apontar as necessidades de preparação de quadros para os diversos desafios que o Partido terá e em que esse gabinete terá um papel determinante na sua concretização.
É um processo que tem que de ser desenvolvido em estreita colaboração entre a Comissão Política Distrital e os autarcas e as comissões políticas locais, envolvendo os respectivos núcleos e secções para que, de forma atempada, o PSD possa apresentar às populações os melhores projectos e os melhores candidatos.
“Não esqueçamos que em 2013, teremos, por força da lei, que proceder à substituição de cinco dos actuais presidentes de câmara e, não menos relevante, de dezenas de presidente de junta, abrangidos que estão pela mesma limitação de mandatos. No entanto, se nós teremos que enfrentar essas dificuldades, não é menos verdade que os nossos adversários políticos também terão esse mesmo problema”, afirma Luís Gomes, Presidente da Comissão Política Distrital do PSD Algarve.
“Por isso, se estivermos adequadamente preparados, não só conseguiremos escolher aqueles que darão continuidade ao trabalho desenvolvido pelos nossos autarcas, como, não menos importante, as próximas eleições autárquicas poderão constituir uma oportunidade ímpar para uma afirmação ainda maior do Partido nos Concelhos Algarvios”, conclui Luís Gomes.
Hélder Martins que detém uma vasta experiência junto dos autarcas Algarvios, tendo sido Presidente da Junta de Freguesia de Querença, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loulé e Presidente da Região de Turismo do Algarve, foi unanimemente nomeado pelos elementos da Comissão Política Distrital do PSD Algarve para assumir a coordenação deste projecto do Partido para a Região

Em VR Stº. António: ACTA apresenta "Um Homem Singular - Retratos de Manuel Teixeira Gomes"




A ACTA apresenta a peça “Um Homem Singular – Retratos de Manuel Teixeira Gomes”, com texto de Alexandre Honrado e encenação de Luís Vicente, no dia 30 de Outubro, às 21h30 no Centro Cultural António Aleixo em Vila Real de Sto. António. O espectáculo tem a duração de 1h05m, é indicado para maiores de 12 anos. O preço dos bilhetes é de €5,00 com desconto de 40% para estudantes e reformados.
Este espectáculo constitui um modesto contributo de honra à memória de Manuel Teixeira Gomes e foi construído a partir de um texto que Alexandre Honrado escreveu, a pedido da ACTA.
Cada foto “tirada” no decorrer da peça – em cada um dos tempos/cenas - traduzirá um tempo de narrativa do protagonista: da primeira infância (isto é, desde o nascimento em Vila Nova de Portimão) ao fim da vida, em Bougie, na Argélia. Em cada um desses tempos renovam-se as personagens em cena: grupos atrás de grupos que contarão pedaços de uma história que sendo a de Teixeira Gomes é a história do seu imaginário e um pouco da nossa história enquanto povo.
Uma peça de retratos para um retrato do homem... Em contracena – para um grupo de oito actores – estarão personagens da República à Palavra, de Sabina Freire a João de Deus, de Soares dos Reis, a Fialho de Almeida, Mulheres Amadas, Opositores políticos, ou Salazar.
Uma peça com a duração aproximada de sessenta minutos, ao longo dos quais revemos uma grande figura histórica – com a possibilidade simultânea de nos revermos nas emoções que nos percorrem e que por vezes insuspeitamos.
O espectáculo conta com a participação dos actores Bruno Martins, Carlos Pereira, Elisabete Martins, Glória Fernandes, Luís de A. Miranda, Pedro Mendes e Tânia Silva, da bailarina Ana Filipa Antunes e do músico José Alegre. A coreografia ficou a cargo de Evegueni Beliaev, os figurinos são de Sónia Benite e Ana Rita Fernandes a execução cenográfica é de Tó Quintas, as imagens e o vídeo de Marco Mártires, desenho e operação de Luz de Octávio Oliveira, sonoplastia e operação de som de Pedro Leote Mendes, produção executiva de Elisabete Martins, comunicação de Cristina Braga, secretariado de António Marques e direcção de produção de Luís Vicente.

1ª CÃOMINHADA DO CONCELHO DE LOULÉ – PARA CÃES E DONOS


Realiza-se no próximo dia 7 de Novembro a 1ª Cãominhada do Concelho de Loulé. Trata-se de uma caminhada para cães e donos podendo, também, inscrever-se pessoas que não levem cão mas queiram participar pelo prazer de caminhar.
O local de encontro vai ser o Pavilhão Desportivo Municipal, pelas 9h30, iniciando-se a Cãominhada pelas 10h00. O percurso terá cerca de 5 km, por caminhos rurais junto a Loulé.
O fim da Cãominhada acontecerá pelas 12h30, seguindo-se uma sessão de esclarecimento acerca dos perigos da Leishmaniose, uma doença parasitária grave do cão, causada por um parasita microscópico, denominado Leishmania, transmitido por um insecto relativamente parecido com um mosquito, mas mais pequeno. A Leishmaniose é uma zoonose, ou seja, pode transmitir-se ao Homem, embora em Portugal, esta transmissão seja rara e considerada acidental.
Pretende-se com esta iniciativa angariar rações ou donativos (por exemplo cobertores) para o Canil S. Francisco de Assis, pelo que, se agradece a colaboração de todos os participantes.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Loulé e conta com o apoio da loja “Patas ao Ar” e das empresas de alimentação para animais Husse, Pedigree, Nutro e Royal Canin.
As inscrições são gratuitas e podem ser efectuadas até ao dia 4 Novembro pelo telefone 289400890 ou pelo correio electrónico dads@cm-loule.pt. As primeiras 30 inscrições recebem ofertas dos patrocinadores do evento.

S.B. Alportel: Estão aí de novo... os Prémios Juventude!


Para premiar os jovens de mérito, que se distinguem nas mais diversas áreas e semear nos outros jovens e nas gerações de Amanhã esta semente de empenho e de dedicação, capaz de cultivar um futuro melhor, o Município de São Brás de Alportel lançou em 2004 a iniciativa “Prémios Juventude”. De dois em dois anos, a comunidade são-brasense é convidada a identificar, reconhecer e premiar os jovens de mérito que são valores de futuro!
A iniciativa é aberta à participação de todos, num processo que decorre em 2 diferentes momentos: a 1.ª fase - nomeação, na qual todos os são-brasenses podem indicar nomes de jovens e grupos de jovens para nomeados e a 2.ª fase – votação, na qual todos são de novo convidados a participar, para votar nos jovens e grupos de jovens nomeados, de realizada uma criteriosa selecção de todos os nomes indicados na 1.ª fase, que cabe à Comissão Organizadora dos Prémios Juventude. Esta Comissão é constituída por elementos da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, associações locais, agrupamento de escolhas e órgãos de comunicação social local.
Os Prémios Juventude subdividem-se em 3 tipos:
Prémios Juventude – Melhores Alunos Finalistas – atribuídos aos melhores alunos finalistas do 12.º ano da Escola Secundária José Belchior Viegas (único caso em que não existem obviamente nomeações);

Prémios Juventude - Categorias
Nesta edição, os jovens podem ser nomeados em 11 diferentes categorias: às artes e às letras, à música e ao desporto, à ciência e investigação, à comunicação, à inovação e ao jovem empresário, à cidadania e à solidariedade, junta-se ainda uma nova categoria nesta edição: a categoria Carreira, para valorizar os jovens de mérito que apesar da sua juventude já traçaram uma carreira de êxito fruto do seu empenho e trabalho, pelo que merecem o justo reconhecimento da comunidade.


Prémios Juventude Município

Para além dos prémios categorias, podem ser premiados jovens que enalteceram o nome do Município de São Brás de Alportel, nos mais diversos campos de acção, pelo que merecem também o reconhecimento da comunidade.
A Fase de Nomeação decorre de 21 de Outubro a 3 de Novembro.
Os interessados podem também participar de uma forma muito simples e confortável, através do formulário on line, disponível aqui:
http://calcadinha.cm-sbras.pt/pjuv/

SB Alportel: Percurso pedestre temático "Geologia no Sobreiral Algarvio"


O percurso pedestre temático "Geologia no Sobreiral Algarvio", no dia 30 de Outubro, entre as 10h00 -13h00, com ponto de encontro no Largo de S.Sebastião, em S. Brás de Alportel, contará com a presença do especialista Francisco Lopes.
Esta actividade encontra-se aberta a todos os interessados no contacto com a natureza e na temática da geologia de transição entre o barrocal - serra, atendendo às respectivas alterações da fauna e flora decorrentes.
Para informações adicionais e inscrições: 960 070 806 / 280 840 018 ou através do info@rotadacortica.pt

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Município de Olhão promove campanha de esterilização de felinos abandonados


A Câmara Municipal de Olhão, em parceria com médicos veterinários privados do Concelho, laboratórios veterinários e a Associação de Defesa de Animais e Plantas de Olhão (ADAPO), promove uma campanha de esterilização de gatas
abandonadas nos dias 25 e 28 de Outubro e a 2, 4 e 8 de Novembro.
Tendo em consideração a problemática relacionada com estes animais, particularmente ao nível das consequências da sua reprodução descontrolada, a iniciativa do Município incidirá, principalmente, ao nível das colónias de gatos, uma vez que a sua reprodução é mais rápida e de difícil controlo no terreno.
Os parceiros da iniciativa participam de várias formas: os médicos veterinários privados com actividade no Concelho realizarão as cirurgias próprias do processo de esterilização; o fornecimento de anestésicos e medicamentos será feito por laboratórios veterinários e a ADAPO identificará as colónias a esterilizar, procederá à captura dos animais e prestará depois os cuidados pós-operatórios sob supervisão do médico veterinário municipal.
Todas as boas práticas médico-cirúrgicas e de bem-estar animal serão cumpridas e supervisionadas pelo médico veterinário municipal.

SEMANA DA REFLORESTAÇÃO NACIONAL


A Semana da Reflorestação Nacional, a decorrer entre 23 e 28 de Novembro, promovida pelo Movimento Plantar Portugal, não vai passar apenas pela realização de grandes acções de reflorestação. Vai também promover inúmeras acções de plantação de árvores em Escolas, Parques, Jardins, Freguesias, com muitas actividades a decorrer em simultâneo.
Até ao momento já foram constituídas várias Equipas Concelhias, mas espera-se que nos próximos dias este número venha a aumentar significativamente. Até ao momento já estão constituídas equipas em mais de 50 concelhos, nomeadamente: Águeda, Guarda, Alcanena, Lajes do Pico, Ansião, Manteigas, Arcos de Valdevez, Mealhada, Arganil, Odivelas, Benavente, Paços de Ferreira, Bragança, Paredes de Coura, Caminha, Proença-a-Nova, Carregal do Sal, Santa Cruz da Graciosa, Celorico da Beira, São Brás de Alportel, Coruche, São Roque do Pico, Faro, Seia, Ferreira do Alentejo, Setúbal, Ferreira do Zêzere, Silves, Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Nova de Famalicão, Figueiró dos Vinhos, Pinhel, Sertã, Penacova, Castanheira de Pera, Oliveira do Bairro, Tavira, S. João da Pesqueira, Reguengos de Monsaraz, Ourém, Belmonte, Batalha, Macedo de Cavaleiros, Ponte da Barca, Tarouca, Boticas, Torres Vedras, Olhão, Viana do Castelo, Castelo de Paiva e Vila de Rei.
O Movimento Plantar Portugal (MPP) é um movimento de cidadãos sem fins lucrativos que tem como objectivo contribuir para a conservação da natureza, biodiversidade e uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. Um movimento que procura dar resposta ao grande desafio de lançar sementes para um futuro mais sustentável para todos.
Espera-se com o contributo deste projecto, através do forte apelo ao espírito de voluntariado e cidadania activa, plantar consciências e motivar à protecção da natureza. O significado deste projecto de longo prazo não passa apenas pelo gesto da plantação de árvores, favoráveis à manutenção do equilíbrio natural, mas também a motivação à alteração de comportamentos e atitudes que tendem a agravar a tendência repressiva aos bens essenciais à vida humana e do planeta.
O Movimento Plantar Portugal assume-se portanto como um projecto que pretende dar um enorme contributo no combate urgente que há a travar contra o aquecimento global e as alterações climáticas, sob pena de um dia chegarmos a um ponto de não retorno de consequências imprevisíveis para nós e para os nossos descendentes.
Acredita-se que esta crescente onda de consciencialização ambiental seja o início de uma revolução nas mentalidades, um marco nunca antes alcançado em Portugal e que revela uma maturidade e sentido de responsabilidade que a todos nos apraz registar e pela qual devemos estar todos orgulhosos.
A Coordenação deste movimento faz o apelo para que todos os cidadãos interessados se juntem a esta causa e procedam à criação ou à sua inscrição nas equipas concelhias no sitio electrónico http://plantarportugal.org, e solicita que convidem Escolas, Associações, Clubes, Grupos de Escuteiros, Freguesias e Autarquias a fazer o mesmo. Vamos todos Plantar Portugal!

A Equipa Concelhia de Faro
O Coordenador
Bruno Lage

Ponte Alcoutim - San Lúcar: CM Alcoutim "repudia" Afirmações de Miguel Freitas


Foi hoje aprovada por unanimidade, em reunião de câmara extraordinária, a seguinte moção, que transcrevemos na íntegra:
“O executivo da Câmara Municipal de Alcoutim, em reunião extraordinária, decidiu repudiar as afirmações do Deputado Miguel Freitas, num órgão de comunicação social, quando afirma que “uma grande parte das pessoas de Alcoutim já mora na aldeia em frente e que se houvesse ponte iam todas” - Afirmação que não corresponde à verdade.
A realidade é bem diferente: dois alcoutenejos vivem em San Lúcar tal como dois sanluquenhos residem em Alcoutim. A população da vila portuguesa é mais do dobro da sua vizinha.
Por outro lado, o Município de Alcoutim, lamenta a mudança de convicções do Sr. Deputado Miguel Freitas já que o primeiro acto público, como líder regional partidário, que realizou foi precisamente a colocação de uma pedra gigante no local onde se irá construir a ponte, a qual revelava bem a vontade inabalável do Partido que representa.
Ainda há 4 anos, deputados do Partido Socialista participaram numa manifestação no Rio Guadiana pela construção da ponte Alcoutim/ San Lúcar.
Os Alcoutenejos unidos numa única vontade, desprovida de qualquer partidarismo, continuarão a uma só voz, a lutar pela construção da ponte Alcoutim/ San Lúcar.”

CM Loulé Lança "Bolsa de Apoio ao Teatro"


No seguimento do que acontece desde 2007, a Câmara Municipal de Loulé lança mais uma edição da “Bolsa de Apoio ao Teatro”, com vista a apoiar os grupos de teatro do Concelho e incrementar esta arte do palco.
Esta Bolsa está aberta apenas aos grupos de teatro amador e/ou profissional sedeados no Concelho de Loulé, com personalidade jurídica. Os candidatos deverão apresentar propostas de espectáculos de teatro inéditos, ou seja, que nunca tenham sido apresentados.
Neste contexto, os grupos seleccionados serão obrigados a fazer três representações, por ocasião da VI Mostra de Teatro promovida por esta edilidade, que decorre entre Março e Abril do próximo ano.
Quanto às propostas a apresentar, em caso do projecto possuir texto, deverá, obrigatoriamente, utilizar a língua portuguesa como idioma dominante. Por outro lado, as peças de teatro deverão estar adequadas aos mais variados públicos, tendo em consideração a diversidade do Concelho, e que os palcos de apresentação dos espectáculos terão dimensões variadas.
Ao mesmo tempo nas normas da “Bolsa de Apoio ao Teatro”, são definidos os limites de duração dos espectáculos e da montagem/desmontagem dos mesmos.
Todas as propostas aceites a concurso serão avaliadas por um júri composto por uma individualidade de reconhecida idoneidade artística e por dois técnicos da Câmara Municipal de Loulé. Caberá ao júri decidir a distribuição das comparticipações, tendo em conta os seguintes critérios de avaliação: conteúdo, criatividade/originalidade, adequação aos espaços dos espectáculos e público e currículo do grupo/encenador.
A verba total a atribuir é de 25.000 euros, sendo que 7.500 euros são para aquisição de material de som e luz, 3.000 euros para aluguer de material de som e luz (para os grupos que eventualmente ainda precisem de alugar algum material) e 14. 500 euros para as produções. A todos os apurados será atribuído ainda um subsídio para despesas tidas com alimentação e deslocação.
A Câmara Municipal de Loulé não está obrigada a esgotar a verba destinada a qualquer área de comparticipação da Bolsa de Apoio ao Teatro.
Os candidatos deverão apresentar as suas propostas junto da Divisão de Cultura e História Local da Câmara Municipal de Loulé até ao dia 31 de Dezembro de 2010, ou enviadas pelo correio para a Divisão de Cultura e História Local, Rua Vice‐Almirante Cândido dos Reis, nº 36, 8100 Loulé, pelo que todas as candidaturas que dêem entrada após essa data serão excluídas.
Regulamento disponível em www.cm-loule.pt

LOULÉ LANÇA EDIÇÃO DA "BOLSA DE APOIO AO TEATRO"

No seguimento do que acontece desde 2007, a Câmara Municipal de Loulé lança mais uma edição da “Bolsa de Apoio ao Teatro”, com vista a apoiar os grupos de teatro do Concelho e incrementar esta arte do palco.
Esta Bolsa está aberta apenas aos grupos de teatro amador e/ou profissional sedeados no Concelho de Loulé, com personalidade jurídica. Os candidatos deverão apresentar propostas de espectáculos de teatro inéditos, ou seja, que nunca tenham sido apresentados.
Neste contexto, os grupos seleccionados serão obrigados a fazer três representações, por ocasião da VI Mostra de Teatro promovida por esta edilidade, que decorre entre Março e Abril do próximo ano.
Quanto às propostas a apresentar, em caso do projecto possuir texto, deverá, obrigatoriamente, utilizar a língua portuguesa como idioma dominante. Por outro lado, as peças de teatro deverão estar adequadas aos mais variados públicos, tendo em consideração a diversidade do Concelho, e que os palcos de apresentação dos espectáculos terão dimensões variadas.
Ao mesmo tempo nas normas da “Bolsa de Apoio ao Teatro”, são definidos os limites de duração dos espectáculos e da montagem/desmontagem dos mesmos.
Todas as propostas aceites a concurso serão avaliadas por um júri composto por uma individualidade de reconhecida idoneidade artística e por dois técnicos da Câmara Municipal de Loulé. Caberá ao júri decidir a distribuição das comparticipações, tendo em conta os seguintes critérios de avaliação: conteúdo, criatividade/originalidade, adequação aos espaços dos espectáculos e público e currículo do grupo/encenador.
A verba total a atribuir é de 25.000 euros, sendo que 7.500 euros são para aquisição de material de som e luz, 3.000 euros para aluguer de material de som e luz (para os grupos que eventualmente ainda precisem de alugar algum material) e 14. 500 euros para as produções. A todos os apurados será atribuído ainda um subsídio para despesas tidas com alimentação e deslocação.
A Câmara Municipal de Loulé não está obrigada a esgotar a verba destinada a qualquer área de comparticipação da Bolsa de Apoio ao Teatro.
Os candidatos deverão apresentar as suas propostas junto da Divisão de Cultura e História Local da Câmara Municipal de Loulé até ao dia 31 de Dezembro de 2010, ou enviadas pelo correio para a Divisão de Cultura e História Local, Rua Vice‐Almirante Cândido dos Reis, nº 36, 8100 Loulé, pelo que todas as candidaturas que dêem entrada após essa data serão excluídas.
Regulamento disponível em www.cm-loule.pt

Daniel Sampaio lança em Portimão o livro "Memórias do Futuro - Narrativa de Uma Família"


No dia 26 de Outubro, Daniel Sampaio lançará na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes o seu livro “Memórias do Futuro - Narrativa de Uma Família”, com selo da Editorial Caminho, numa cerimónia marcada para as 18h30.
O narrador e personagem principal deste novo livro do psicólogo e escritor, é um dia confrontado com uma situação comum a muitos homens de 78 anos de idade – o casamento de um neto.
Convidado para a festa, feliz por não ter sido esquecido, parte para uma longa viagem mental nas profundidades da sua memória. Começa por esse neto, Afonso, que o fez sentir velho pela primeira vez, aos 60 anos; aqui recupera a memória de Luísa, a colega na escola onde ambos ensinavam e partilhavam projectos e sonhos profissionais; recua até aos 40 anos, à figura de Mariana, sua mulher e companheira de sempre, mas que por esta altura da vida o confronta com a fragilidade das relações humanas, a começar pelo amor; e enfim, chega aos 20 anos, à adolescência e à juventude, onde tudo começa, para o bem e para o mal.
Professor catedrático de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Lisboa, Daniel Sampaio centra as suas obras no quotidiano da família e da escola e tem-se dedicado ao estudo e à intervenção junto de jovens em risco.
Dos títulos que publicou, destacam-se “Ninguém Morre Sozinho” (uma obra de referência sobre o suicídio adolescente), “Inventem-se Novos Pais”, “Arte da Fuga”, “Tudo o Que Temos Cá Dentro” e “Lavrar o Mar”.
A versão teatral do seu livro “Vagabundos de Nós” foi levada à cena em 2004 e galardoada com o Prémio do Teatro Marcelino Mesquita, da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos.